Ibope, Sensus, DataFolha, Vox Populi: Pode-se enganar alguns, todo o tempo. Pode-se enganar todos, algum tempo. Mas no se pode enganar todos, todo o tempo.

Essa frase conceito definio magistral, foi feita por Lincoln, em 1864, quando a cidade de Gettysburg, com toda a populao morta, se transformou num cemitrio. Era o fim da “Guerra de Secesso, (que comeou como luta contra a escravido, mas passou Histria com outra denominao) e da mais espantosa devastao civil que o mundo ocidental j conheceu.

Servindo para reverenciar o grande estadista e toda minha admirao por ele, deixo claro que tambm pode evidenciar os equvocos dos institutos de pesquisa. E no apenas no Brasil.

Existem dezenas e dezenas de exemplos a respeito dos erros sobre eleies e as previses por escritrios pseudos especializados. Escrevo h muito tempo estudando as concluses desses pesquisadores, mas ao contrrio de muita gente, considero que no sejam equvocos cometidos por acaso. Para mim, h muita premeditao e planejamento.

Uma parte, sem dvida, consequncia da dificuldade de acertar trabalhando com fatores que no podem nem ser qualificados. A outra parte vem da impossibilidade de resistir aos famosos interesses criados. No podendo caminhar num terreno livre de obstculos, adivinha-se, acomoda-se, deturpa-se.

E ento destri-se ou elimina-se a realidade, mantendo aquilo que no pode confirmar, mas tambm, por outro lado, ningum pode desmentir. Isso a pesquisa eleitoral, principalmente no estgio inicial, quando os candidatos no esto nem consolidados.

Gosto muito de lembrar as pesquisas das eleies de 1960 e 1968 nos EUA. O pas que mais valoriza a publicidade, o marqueting e logicamente a pesquisa, tambm o que mais comete erros.

Nos EUA no se lana nenhum produto sem que o mercado tenha sido avaliado em profundidade. E no apenas na questo do consumo. Na manuteno da pena de morte ou sua transformao em priso perptua, os governadores esto acima da Suprema Corte, s decidem depois de se convencerem dos rumos da opinio pblica. Como os governadores disputam eleies e os juzes no, eles se resguardam de todas a maneiras.

Depois da eleio presidencial de 1960, quando fizeram o primeiro debate entre os candidatos, nunca mais houve eleio sem debate, estes mais importantes do que as pesquisas, muitas vezes realizadas sem as precaues necessrias e indispensveis.

Em 1960, o vice-presidente Nixon disputou contra o senador Kennedy. (Nixon, antes j havia sido senador). Favorito, as pesquisas no deixavam brecha para a vitria de Kennedy. Davam Nixon vencendo por margem de 5 a 6 por cento, ressalvando: A margem de erro de 2 a 3 por cento, para mais ou para menos. (O que ficou sendo obrigatrio em todas as pesquisas no mundo, a partir da).

Como previam a vitria de Nixon por 5 a 6 por cento e reconheciam que podiam errar por 2 ou 3 por cento, ficaram completamente desmoralizados e desprestigiados com os resultados. Votaram 60 milhes de americanos. Kennedy ganhou por 120 mil votos, ou seja, 0,2 por cento, um quinto de 1 por cento.

(Esses nmeros, sem os clculos feitos por mim, esto no livro do jornalista Ted White, Como se faz um Presidente. Ele cobriu as duas campanhas, ficou impressionado. Pois se os institutos davam a vitria pelos nmeros que registrei, no poderiam nem de longe imaginar que algum pudesse ganhar por uma diferena to pequena e imprevisvel).

Em 1968 novo erro colossal. Nem consideravam o nome de Nixon, que ganhou com uma vantagem extraordinria. O New York Times, que estava contra Nixon, se defendeu ou justificou, com este rodap na Primeira: A ressurreio de Nixon, lembra a ressurreio de Lazaro. O que fazer?

Agora, os institutos brasileiros erram (v l, cometem equvocos) com a mesma falta de credibilidade. Enquanto um registra (ou adivinha?) a vitria de Serra, com 10 pontos de vantagem (38 a 28), outro no faz por menos: Serra est na frente APENAS 1 PONTO, nos nmeros apresentados, 33 para Serra, 32 para Dilma.

***

PS evidente que algum no acertou. Como as pesquisas foram feitas no mesmo perodo, e praticamente ouvindo o mesmo nmero de pessoas, inadmissvel a diferena.

PS2 O instituto que revelou 38 a 28 a favor de Serra, j conhece o vencedor, no precisa anunciar que a margem de erro de 2 ou 3 pontos, para mais ou para menos. O que falou em 33 contra 32, no sabe de nada, a margem de erro foi devorada pela prpria pesquisa.

PS3 Outra infidelidade dos institutos. Todos procuram se proteger ou se precaver, com a expresso: Isso se a eleio fosse hoje.

PS4 Como a eleio ser dentro de 5 meses e alguns dias, esse levantamento badaladssimo, no tem o menor crdito. A no ser o de vender nmeros mais enganadores do que os preos dos supermercados.

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