
Charge do Duke (dukechargista.combr)
Carlos Newton
Com apenas um ano e meio de governo, o presidente Jair Bolsonaro jaz inerte, aprisionado por seus próprios erros. Totalmente despreparado para o exercício do Poder, Bolsonaro desprezou o aconselhamento de aliados de alto nível, como os generais Augusto Heleno, Santa Rosa, Hamilton Mourão e Santos Cruz e o advogado Gustavo Bebianno, preferindo seguir seus filhos irresponsáveis e o guru terraplanista Olavo de Carvalho, mentor ideológico deles.
Este foi seu primeiro gravíssimo erro, porque significou a escolha de ministros de baixo nível, como Ricardo Vélez Rodrigues, Damares Alves, Ernesto Araújo e Marcelo Álvaro Antonio.
IMPORTANTES PERDAS – Depois, insistiu no erro e perdeu quadros importantes, como Bebianno (Secretaria-Geral), Santos Cruz (Secretaria de Governo), Santa Rosa (Assuntos Estratégicos). E também errou ao colocar o vice Mourão no freezer do Planalto, proibindo-o de receber embaixadores e dar entrevistas sobre o governo. Os outros saíram, mas Mourão é indemissível, absorveu o golpe e deixou o tempo passar.
Ao mesmo tempo em que perdia grandes aliados, Bolsonaro cometia outros erros gravíssimos. Um deles foi atacar a mídia, que sempre apoia governos iniciantes. Mas Bolsonaro preferiu confiar na avaliação do guru virginiano e dos filhos, que lhe convenceram de que a mídia não tem mais força e hoje o importante é dominar as redes sociais.
Resultado: pela primeira vez na História do Brasil, um governo perdeu o apoio de toda a grande mídia logo no início da gestão, muito pior do que aconteceu com João Goulart, que ainda tinha parte da mídia a seu favor, quando foi derrubado.
GUEDES E BRAGA – Outro grave erro foi colocar Paulo Guedes como czar da economia, dando-lhe plenos poderes. O ministro da Economia fracassou desde o início, fez uma reforma da Previdência remendada, que garantiu privilégios da nomenklatura civil e militar, preferindo cortar por baixo.
O pior é que Guedes não tem nenhum planejamento, está perdido em si mesmo, só pensa em desonerar empresas, proteger banqueiros e vender estatais. É um mau brasileiro, deveria voltar ao mercado, para aplicar aqueles golpes nos fundos de pensão que lhe valeram denúncia oficial da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) e até hoje ele não foi prestar depoimento.
Desde o início, a chamada ala militar tentou recolocar o governo nos trilhos, mas o próprio Bolsonaro não aceita sugestões dos aliados. O resultado é um governo imbecilizado e imobilizado, no qual o chefe da Casa Civil, ao invés de tocar o governo na eterna ausência do titular, dedica-se a arranjar um emprego altamente remunerado para a filha.
###
P.S. – Todo mundo quer saber aonde vamos, mas essa pergunta não tem resposta, porque o governo está inerte, de volta ao passado, ao invés de buscar o futuro. Com Bolsonaro no poder e os filhos no terceiro andar do Planalto, podem acreditar que não iremos a lugar algum. Desgraçadamente, é essa a nossa situação. Desculpem, mas não há razões para otimismo. (C.N.)
CN, leio diariamente a TI, desde o início do blog e ainda com o Helio Fernandes. Gosto muito das suas análises mas nunca discordei tanto de você, não dá mais pra separar os militares do Bolsonaro, os de farda fizeram a escolha deles e estão abraçados com o presidente e insistem em defendê-lo. Merecem ir pro lixo da história junto com o presidente e os 3 filhos debilóides.
O governo vai bem, alguns erros e muitos acertos. Quanto a mídia, não interessa comprar apoio em troca de verbas públicas, essa velha política já morreu. Se a câmara, senado e o STF fizessem a parte que lhes competem seria muito mais fácil. Incrível como o foco na TI é apenas o presidente, parece que todo o resto está a serviço do Brasil, hipocrisia descarada.
Mutatis mutandis, no STF é lamentável
Em texto histórico, jornalista J.R. Guzzo conta “A verdade sobre o STF”
Leia mais: https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/21850/em-texto-historico-jornalista-jr-guzzo-conta-a-verdade-sobre-o-stf
Li o texto, e esperava um “mea Culpa” da TI. Afinal a TI seu um grande apoio ao golpe de 2016, e em nenhum momento se dedicou a analisar o passado do JB, sua família, seu mandato como Deputado. Leio a TI. E percebo quão oportunista são diversos colunistas. Despejam um monte de lixo e depois não assumem seu grosseiro ero de avaliação.
A qual família de Bolsonaro você se refere. Ronaldo? A primeira, a segunda, a terceira ou a prócima?
CN
PróCima ?
O Lula levou uma estrela vermelha para o poder; o atual idiota levou várias – o único verde que grassa sob o Imbecil é o dos uniformes. Enquanto a floresta sob queimadas agoniza.
Carlos Newton, esqueceste da traição feita ao Moro ?
Pessoas que operam serviços de Inteligência já estão achando que Moro foi nomeado ministro para que Bolsonaro ajudasse a acabar com a Lava-Jato.
Fatos posteriores, dentre eles o caso COAF, possuem forte peso nesses estudos.
Vamos aguardar, pois o tempo é o senhor da razão. E a verdade é filha do tempo.
Não sei o que faz Augusto Heleno.
– E antes que me esqueça. Vamos parar de chamar de general pois ele está ocupando um cargo civil. Portanto, não faz jus ao tratamento militar. Está na lei.
O governo Bolsonaro consegue fracassar em TODOS os setores. É talvez algo inédito na história deste país que inclusive ficou mais de uma década nas mãos da quadrilha lulopetista.
Bolsonaro consegue ser PIOR para o país do que a petralhada, e estando num tempo curtíssimo à frente da presidência.
Como ele consegue??? Incompetência absurda, arrogância, desonestidade, mendacidade, prepotência e baixeza moral são algumas das causas. Mas há inúmeras outras.
Para piorar, ele ainda consegue ter um rebanho de bovinos seguidores fanáticos, se bem que isso está diminuindo a olhos vistos a cada dia que passa. Afinal até a burrice de cada um tem sempre um fim, quando a luz da verdade quase lhe arromba a retina.
Tantos e tantos anos na câmara dos deputados e ninguém ouviu falar desse imbecil. Imbecilidade é hereditária, sabia? Haja vista os filhos dele. JAMAIS entenderei como é que um joão-ninguém dessa espécie conseguiu se eleger. Só encontro UMA explicação: FOI ELEITO PELO PT. Ele era MENOS PIOR que os petralhas. Deviam ter feito como eu, que anulei meu voto. Mas o Brasil vai apanhar tanto, mas tanto, que vai acabar aprendendo. Ou se f****** completamente.
Que Bolsonaro tem sido uma decepção como presidente dessa republiqueta é indiscutível;
Que Bolsonaro assumiu o poder sem qualquer plano de governo é do conhecimento de todos;
Que Bolsonaro não tinha a menor capacidade para comandar o país quando o recebeu em meio a crises em vários de seus segmentos não imaginávamos quando o elegemos;
Que Bolsonaro cada vez se mostra mais incompetente e próximo da corrupção no seu governo é facilmente constatável;
Que Bolsonaro jamais se preocupou com o povo é verdade absoluta;
Mas, dentre tantos erros graves cometidos e omissões indesculpáveis, Bolsonaro desmistificou as FFAA como qualificada para resolver as questões nacionais e nos tirar do caos econômico, político e social!
Os militares provaram que não são mais os mesmos como no passado, pois renunciaram à seriedade, à honestidade, à competência e, principalmente, ao patriotismo.
Bolsonaro mostrou ao povo brasileiro o quanto os poderes e as instituições atualmente estão distantes das necessidades e carências dos cidadãos.
E, se Lula, separou o Brasil entre petistas e não petistas, Bolsonaro rompeu de vez com a população, agindo apenas e tão somente em benefício do liberalismo econômico, aumentar substancialmente os salários das FFAA, conceder-lhes mais regalias, privilégios e aposentadorias especiais, e querendo se promover como o dirigente que teria retirado o Brasil da sua estagnação econômica, baseando-se numa política econômica volta exclusivamente aos interesses e conveniências do capitalismo na sua mais alta conceituação, onde dinheiro é que faz dinheiro, e não mais o trabalho que geraria recursos, lucros e dividendos.
Resultado:
Mesmo com os roubos incalculáveis cometidos por Lula e seus cúmplices – a maioria dos partidos políticos -, o país não esteve nessa situação de inviável e irrecuperável como nesse momento.
E mesmo com os militares no poder.
As consequências são impossíveis de ser calculadas até a saída de Bolsonaro em 2022, se chegar até lá.
A nossa situação não tem como ser avaliada agora, pois estamos literalmente nocauteados pela péssima administração do Planalto, agravada pela pandemia, que hoje deve apresentar 81 mil mortos, pois ultrapassamos a 80 mil na noite de ontem.
Não tenho a menor ideia de como será o dia de amanhã, porém posso afirmar que Bolsonaro tem sido o presidente que conseguiu arrasar com o país em todas as áreas vitais:
Saúde, educação, segurança, infraestrutura e saneamento básico!
Não bastasse uma administração incompetente, Bolsonaro está se deixando levar pela correnteza da corrupção, hoje o maior dano e prejuízo ao povo e país, que sequer o uso de militares no Planalto, o presidente não conseguiu impedi-la de atuar nos poderes constituídos e instituições!
Posso afirmar que, Jair Messias Bolsonaro, é o nosso Exterminador do Futuro!
O ministro da Saúde, um general 3 stars (!), demonstra passividade e indecisão impróprias para a sua profissão. Recentemente noticiaram que ele queria voltar a comandar uma região (whatever that is) mas não estava certo do que fazer. Vejam bem: ele não estava seguro do que fazer na vida! Imaginem se tivermos guerra. Mas Deus é grande e dizem as más linguas que ele é brasileiro (talvez quem saiba também flamengo).
Afinal é isso que temos: generais que não sabem o que querem e um presidente terrivelmente incompetente. The perfect storm!
Imobilizado por decisão absurda do stf que definiu que somente os prefeitos e governadores poderiam decidir sobre o ir e vir das pessoas.
Imbecilizado por mais de uma década de doutrinação dos jovens e pelo lixo cultural imposto á sociedade pela grande mídia.
Perfeito!
Assino.
Caro Chicão, os militares da ativa não seriam diferente desses que estão aí? Acomodados no chinelo e pijama, ganhando uma grana preta.
Esses aí já não podem ser chamados de militares.
Tem que existir algo melhor dentro da caserna. Não é possível que os militares tenham se reduzido a somente isso.
Mas é assustador da forma fácil que foram cooptados.
Eu tinha muita esperança nos militares e inclusive no Mourão. Apesar de ser melhor que o Estrupício, também não me inspira confiança. Tô achando ele meio falastrão… espero estar enganado. Se asim for, me cobre depois.
Chicão, não dá pra esperar 2022. O país não aguenta!
Parece que os outros dois poderes se divertem ao ver o ignóbil totalmente dominado e à deriva. Sabem que o bicho (com todo respeito aos bichos) passou de todos os limites, infringindo leis de todo tipo. Você sabe que o leque de loucuras é imenso.
Resumindo, temos um estelionatário nos “comandado” e urge tomar medidas mais drásticas.
Ele tem que ser parado com freio a disco nas quatro rodas com ABS de última geração.
Garanto que não fosse a pandemia, a rua já teria colocado esse estelionatários longe do planalto.
Os robôs só aparecem dando palpite na internet.
Na rua será diferente, diria, até covardia.
Ouso dizer que o bolsonaro está respirando por aparelhos.
Um forte abraço e muita saúde pra aturar toda esta doença.
P.S. – Todo mundo quer saber aonde vamos,.
Sr. Newton, não vamos, já estamos…!!!