Impunidade de Renan consegue desmoralizar Executivo, Legislativo e Judiciário

Resultado de imagem para renan charges

Fotomontagem reproduzida do Google

Carlos Newton

O senador Renan Calheiros é o mais perfeito exemplo da desmoralização simultânea dos três Poderes da República. Sua inexplicável impunidade é uma afronta à cidadania e depõe contra o funcionamento das instituições brasileiras. A trajetória política dele mais parece uma folha corrida. Como conseguiu ser eleito senador após ter renunciado à presidência da Mesa Diretora para evitar cassação? Somente esse fato já mostra a falência da política nacional. E logo depois ele conseguiu voltar a ser presidente do Senado e entrou de novo na linha sucessória da República, vejam a que ponto de esculhambação chegamos.

Renan foi um dos homens de ouro do então presidente Fernando Collor e desde sempre esteve envolvido em corrupção. Em 2006, ficou provado que recebia mesada da empreiteira Mendes Júnior para sustentar uma filha fora do casamento, cuja mãe virou capa da Playboy. Para se defender, o senador então apresentou notas frias de falsas venda de gado. Nada, absolutamente nada, aconteceu a Renan, e o processo está prestes a prescrever no Supremo, que coleciona inquéritos e ações contra ele.

TUDO É INACREDITÁVEL – A impunidade de Renan Calheiros é imponderável, inaceitável e inacreditável. Não há explicação. E devemos lembrar que esse personagem marginal até chegou a ser ministro da Justiça no governo de Fernando Henrique Cardoso, que até hoje alimenta o sonho de voltar ao poder, era só o que faltava.

E agora a Folha de S. Paulo noticia que “após irritação de Renan, Temer discute operação com ministro da Justiça”, referindo-se à prisão do diretor da Polícia do Senado, Pedro Ricardo Araújo. Protegido de José Sarney e de Renan Calheiros, este servidor da República funciona como uma espécie de leão-de-chácara dos caciques do PMDB e de outros políticos de idêntica ideologia, digamos assim, como Gleisi Hoffmann (PT-PR), Fernando Collor (PTC-AL) e José Sarney (PMDB-AP).

Quer dizer que o presidente Michel Temer se reuniu com Alexandre de Moraes, ministro da Justiça, para criticar a operação da Polícia Federal no Senado e depois telefonar e se desculpar com Renan, que considerou abusiva a operação policial?  Será que entendi bem a reportagem de Gustavo Uribe e Daniel Carvalho?

ABUSO DE AUTORIDADE – Os excelentes jornalistas da Folha revelaram também que na sexta-feira, horas depois da operação da Polícia Federal, o ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) foi um dos primeiros a entrar em contato com Renan.

Noticiaram também que a reação do presidente do Senado será abrir espaço para aprovar o projeto que estabelece punições a autoridades policiais e judiciais que cometerem abusos.

Quer dizer que é assim que funcionam as instituições? O presidente do Senado protege acintosamente notórios corruptos, como Collor, Sarney e Gleisi, mas o ministro Geddel e o presidente Temer consideram que isso é normal e até dão força ao meliante?

CONCLUSÕES ÓBVIAS – A incompreensível impunidade de Renan e seu prestígio na política conduzem a algumas conclusões:

1) O governo de Michel Temer continua refém dos caciques do PMDB, conforme temos noticiado aqui na Tribuna da Internet;

2) O Supremo não tem a menor condição de processar parlamentares e ministros corruptos, porque é conivente, omisso ou incapaz;

3) O foro privilegiado precisa acabar, o mais rápido possível, para deixar a primeira instância florescer;

4) Os três Poderes estão apodrecidos, como diz Caetano Veloso, e precisam ser lavados e enxaguados, como diria Odorico Paraguaçu, o genial personagem da peça “O Bem Amado”, que virou uma das melhores produções da TV Globo.

5) Tentar abafar a Lava Jato não passa de ilusão, porque é mais fácil o governo ser derrubado do que parar a nova geração que toca a Justiça Federal, a Procuradoria-Geral da República e a Polícia Federal.

6) Alguém tem alguma dúvida a respeito?

34 thoughts on “Impunidade de Renan consegue desmoralizar Executivo, Legislativo e Judiciário

  1. Caro Newton, É uma vergonha a impunidade de Renan, o stf (minúsculo) é conivente, a Presidente, coloca em Pauta, o julgamento de Renan, agora para ser STF, ou vai continuar nesta podridão em que está mergulhado, tenho dito aqui neste Blog: palavras sem ação, o vento leva para as Calendas gregas.
    O povo trabalhador paga com suor e lágrimas, as mordomias e altos salários dos politiqueiros, estando na condição de escravos dos corruptos dos 3 podres poderes.
    Renan voltou, pelo eleitor alagoano, que não tomou conhecimento, vendendo de alguma forma sua consciência com o Voto corrupto.
    Em meus 87 anos, nunca vi tanta corrupção, rogo a Deus, proteção e iluminação para o Juiz Dr. Sergio Moro, que honra sua Consciência e a Srª Justiça, e sua Equipe do MPF e PF, exemplos de Dignidade, e Amor a Pátria.
    Lamento que os tribunais chamados superiores, deem o péssimo exemplo de estupro e vilipendio da Srª Justiça, quando tem obrigação de honrá-la, encabeçados pelo stf.e agora José, digo e agora Presidente Carmem, Dilma, Cunha, estão sendo injustiçados, com a conivência do stf, a Constituição colcha de retalhos, não diz: Todos são iguais perante a Lei, é outra madame estuprada e vilipendiada, com a hipocrisia dos poderes da republiqueta, em que transformaram o Brasil, colocando-o no Pódio da corrupção internacional.
    Deus, ajude nosso povo, para que o Brasil volte a ter Dignidade.
    Temer continua vice, cercado de ministros acusados, pobre Brasil, empurrado cada vês para o fundo desse Oceano de corrupção desenfreada, nada mudou, a não ser para pior,
    Caro Newton, assino em baixo de teu artigo com muita honra, gravei e vou colocar em nosso Boletim.
    Há um Tribunal, Divino, o da Consciência, que julgará nossas Obras, cuja Lei, tem duas penas: Luz e Paz e Ranger de Dentes, para nossas Almas imortais.

  2. Enquanto isso , devido a prisão do Cunha , o Moreira Franco vai ganhar status de ministro e o PT está negociando a presidência do Senado com o Eunicio Oliveira , cuja empresa fez um bilionário contrato com a Petrobras…
    Sob Nova Direção….

  3. As causas da impunidade de Renan serão reveladas pela auditagem que será minuciosamente realizada na memória de cada uma das maletas de contra-espionagem apreendidas pela PF no porão da “polícia” legislativa do Renan. Essas memórias revelarão comprometedoras ações de colegas do Presidente do Senado – principalmente seus opositores -, cujos registros estão no bolso do colete de Renan, e que serão usados como arma de contra-ataque, para o assalto final ao objetivo: a manutenção da impunidade, através da intimidação.
    Acredito, também, que Renan tem as chaves das portas de acesso de vários gabinetes de magistrados do onde STF e da ala dos gabinetes dos senadores, um verdadeiro corredor polonês do Senado, Entra e sai quem ele indicar. O mando é dele, em todos os sentidos.
    Por isso, até Temer retornou emergencialmente ao Brasil, assustado e temeroso, diante de um país desguarnecido de verdadeiras autoridades políticas. Os sinais evidentes de um iminente desastre de proporções gigantescas são óbvios.
    Matéria oportuna e corajosa, C. Newton. Parabéns!.

  4. Cada vez que vejo Renan Calheiros sentado na cadeira de presidente do senado e/ou congresso, me sinto esbofeteado. Em última instância o STF é culpado pela presença deste canalha, que afronta à todos com sua arrogância debochada e mafiosa. Mas não devemos esquecer, que este pilantra está no poder, graças ao povo ordinário que o elegeu aos milhões, e aos demais senadores, com Aécio & Cia, que não questionam seus evidentes atos criminosos. O STF e a PGR, são ameaçados constantemente por este calhorda e se acovardam. Vergonha Máxima. Pobre Brasil!

  5. Apelo aos constantes articulistas e participantes deste blog que me informem :
    Por que toda vez que um corrupto em Brasilia é preso o renan esbraveja como se fosse um paradígma da moralidade ?

  6. E, no entanto, nada como continuar votando, armando aquelas Filas de Gado, em caráter obrigatório, e em marcha inexorável para o abate…

    Se o sistema é, de longe,nosso maior problema, cumpre, antes de tudo, derrubá-lo; não adianta mirar os efeitos se, obviamente, a cadela permanece no cio. Vocês aí, no RJ, por exemplo: se, conforme leio, nenhum dos dois candidatos merecem o voto, simplesmente NÃO SAIAM DE CASA E NÃO VOTEM!
    É o mínimo que o cidadão digno, decente e honesto pode fazer. O mínimo.
    Quanto tempo ainda levará para que as pessoas entendam, de uma vez por todas, que não existe mais Instituição alguma, no Brasil? Todas já foram tragadas pelos interesses da ” bandidocracia”. Portanto, criticar, criticar, criticar é, tão somente, enxugar gelo, enxugar gelo, enxugar gelo! Vamos liquidar as ilusões: o excelente Sérgio Moro, sozinho, não aguenta muito tempo! As pessoas precisam não apenas entender isso como, igualmente, terem atitudes firmes, destemidas. Por fim, é isso: não se tirou, anteriormente, o presidente do Senado? E por que ele voltou? Por que mirou-se o efeito, não a causa. A causa, meus amigos, é o poder legislativo, cuja força vem das Filas de Gado…

  7. O item 5 (“Tentar abafar a Lava Jato não passa de ilusão …”) é forte, porque levanta o moral de toda a sociedade, que conta com as leis iguais para todos.
    Ainda um sonho, mas com perspectivas de melhorar.

      • Só o Cunha ???

        Cunha passa noites em claro na cadeia, diz coluna
        14 / 31

        Notícias Ao Minuto9 horas atrás

        O deputado cassado Eduardo Cunha passou a primeira noite na cadeia sem dormir. Preso na última quarta-feira (19), o ex-parlamentar teria aproveitado a insônia para ler o despacho do juiz federal Sérgio Moro contra ele.
        As informações são da coluna Radar On-Line, da revista Veja, deste sábado (22).
        A prisão de Cunha gerou polêmica por um suposto tratamento “especial” dado a ele. De acordo com a mesma coluna, o ex-presidente da Câmara já ganhou cela individual em Curitiba. Ele também não usou algemas, além de ter sido conduzido por agentes à paisana.
        Uma das explicações para o detenção discreta seria a proximidade entre Cunha e o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. O ministro da gestão de Michel Temer foi advogado de Cunha em uma ação por uso de documentos falsos.

  8. No dia em que o Cunha foi preso fui a um show da Fafá de Belém , uma baita profissional, fez 2 shows de 2 horas mesmo estando gripada.
    No final ela disse que em comemoração ao fato iria contar mais uma música e cantou Coração de Estudante. um dos hinos das diretas Já.
    Depois ela terminou a apresentação assim : Fora Todos !
    Assino embaixo.

  9. Antes de mais nada, gostaria de falar que adoro o Nordeste e o povo Nordestino, que é o mais hospitaleiro do Brasil.
    Porém essa concentração de poder começou lá atrás com o ACM, quando ele criou a ‘bancada nordestina’ no Senado.
    O Nordeste tem 9 estados, ou seja 27 Senadores o que significa 1/3 do Senado.
    O ACM cansou de convocar a bancada multipartidária para votar contra ou a favor do governo, conforme o interesse.
    O PT aos poucos está ‘mudando’ para o Ceará….

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/10/1825403-pt-pode-apoiar-nome-do-pmdb-para-presidir-o-senado.shtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *