‘Inconformismo’ do governo com dados do Inpe é ‘inaceitável’, diz subprocurador-geral

Resultado de imagem para ricardo magnus osório galvão pt

Diretor do Inpe, Ricardo Galvão, anunciou a própria exoneração

Matheus Leitão
G1 Política

O subprocurador-geral da República Nívio de Freitas Filho afirmou nesta sexta-feira (2) ser “inaceitável” o inconformismo” do governo com a divulgação de dados sobre desmatamento formulados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Coordenador da 4ª Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público Federal, Nívio Filho acrescentou que o Inpe trabalha com “extremo rigor”.

DEMISSÃO Mais cedo, nesta sexta, o diretor do Inpe, Ricardo Magnus Osório Galvão, informou que deixará o cargo. O anúncio aconteceu um dia após o presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, terem convocado uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto para contestar os dados do instituto.

“É inaceitável que eventual inconformismo com a exposição de dados oficiais, que, por força de comando constitucional são públicos, e que desvelam quadro de sensível aumento no desmatamento, possa justificar a descontinuidade de serviços e ações de interesse do Estado brasileiro”, afirmou o procurador Nívio de Freitas.

Para ele, a eventual manipulação de atos estatais é ilegítima será “combatida” pelo Ministério Público Federal.

FALTA FISCALIZAÇÃO Para o subprocurador-geral da República, todos os que têm conhecimento e vivência na área ambiental sabem que o desmatamento na Amazônia é “diretamente afetado por deficiências na cadeia de fiscalização, comando e controle”.

“Especialmente quanto às aferições do desmatamento na Floresta Amazônica, os laudos, produzidos há longos anos, são totalmente confiáveis, e cientificamente inatacáveis. Por sinal, constituem fundamental instrumento de controle na defesa da Floresta Amazônica e, como tal, dão suporte à atuação do [MPF] no combate e responsabilização cível e criminal, especialmente no projeto ‘Amazônia Protege'”, completa o procurador Nívio de Freitas.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
É preciso que o Inpe faça uma pesquisa complementar, sobre o reflorestamento que vem sendo feito desde 2012, após a aprovação do Código Florestal. O Brasil é o país que mais refloresta no mundo, mas é preciso colher esses dados e ninguém se interessa. (C.N.) 

22 thoughts on “‘Inconformismo’ do governo com dados do Inpe é ‘inaceitável’, diz subprocurador-geral

        • Oh! Vejo-me enquadrado como analfabeto funcional por um comentarista que brilha por cacarejar como um galináceo.
          Escreves como pensa, com fraqueza lógica, pouquíssima ou quase nenhuma cultura e ignorando, geralmente, regras basilares de regência e concordância….entre outras.
          Sim, assisto aqui diariamente a exposição de suas vergonhas no espaço e, reconheço, por dias diverte-me.
          E há dias que vejo-me cruelmente exposto a
          à miséria humana, através dos seus carcarejos.
          Quer que eu regurgite ?
          Não me parece que desenho seja suficiente para tão ilustríssima ignorância.

  1. Apenas deixo uma pergunta para os defensores da Amazônia, que tanto protestam na mídia sobre o desmatamento:
    Tal devastação começou com Bolsonaro?!

    Aguardo as respostas.

    • Isso é sério?
      Nem vou responder….passar panos é uma coisa, prostituir sua
      credibilidade intelectual com uma obviedade como essa é patético.
      Veja os números do INPE, ou o senhor é desses que condena institutos de excelência intelectual?
      Se ainda fosse a galinha acima ainda nem me daria o trabalho de responder….mas o senhor?

      • Tempos atrás tivemos, eu e tu, um quiprocó.
        Desnecessário, em se tratando de duas pessoas que se julgam civilizadas, pelo menos.

        No entanto, alguns assuntos quando postados neste blog incomparável, exigem que nos manifestemos mesmo contra aqueles que evitamos provocar ou que não queremos debater, tanto a título de se impor a verdade, quanto para o esclarecimento da pendenga.

        Dito isso, a minha credibilidade intelectual até hoje não precisou de avalista, possuindo limites infinitos para apresentar seus pensamentos, ideias, interpretações e convicções, a respeito de temas mesmo os mais polêmicos, que é este caso, em tela.

        O desmatamento não pode ser discutido através de opiniões, ainda mais quando baseadas em ideologias, na política – esta, sim, sem qualquer crédito possível e imaginável quanto à sua confiança!

        Quando deixei a questão em aberto, formalizando uma pergunta sobre este tópico, eu quis dar a entender que esse problema vem de muito tempo, que não é de hoje, logo, recair sobre Bolsonaro a ira dos ecologistas e preservadores da natureza, considero injustiça e inadequado este procedimento contra o atual governo.

        A minha pergunta foi séria, sim, portanto.
        Se perguntaste com a intenção de que eu a reformulasse ou respondesse que não era o que eu queria dizer, pensaste indevidamente.

        Na verdade, eu queria que me dissessem que o desmatamento começou desde que surgiu a espécie humana sobre a face deste planeta!

        Contando que o homo sapiens – de triste lembrança quando Dilma se manifestou sobre a nossa espécie – o pensador, iniciou há 50.000 anos, aproximadamente, pois este é o tempo que estamos cortando árvores e florestas permanentemente.

        Ora, após milhares de anos ininterruptos utilizando a madeira tanto de maneira útil quanto condenável, definitivamente não será agora, e muito menos que esta responsabilidade seja exclusiva do Brasil, que devemos preservar as matas que o resto do mundo jamais se preocupou!!!

        Antes que tu me entendas mal, o que quero dizer é que se existe mesmo cuidados para a Amazônia por parte de nações que devastaram florestas inteiras e criminosamente, que paguem pelos nossos cuidados, que nos mandem dinheiro para isso, que nos valorizem por termos ainda a nossa Amazônia no seu esplendor!!!

        Eis a razão da minha pergunta e que foi deixada para que fosse respondida, menos que houvesse outra indagação sobre ela, atitude criticável porque demonstra falta de conhecimento ou por não ter o que dizer.

        Mas, foste educado – não precisas me chamar de senhor -, então decidi te dar atenção, pois, assim, com respeito, te devolvo o mesmo com este texto, onde explico a minha seriedade, que sempre me baliza quando registro meus parcos conhecimentos na Tribuna da Internet.

        Saudações.

    • Caro Francisco Bendl,
      Lula em 2008 disse o mesmo que o Bolsonaro disse recentemente.
      Se o Lula diz, então está dito, OK, maravilha, mas se é o Presidente Bolsonaro, então é um ABSURDO, ESCÂNDALO, …
      Esquerda hipócrita.
      Mídia hipócrita.
      Reproduzo abaixo alguns trechos que poderão ser conferidos no link acostado.
      “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que ainda tem dúvidas sobre o aumento do desmatamento na Amazônia.
      Lula disse ainda que aceita brigar com as Organizações Não Governamentais (ONGs) que têm acusado o governo de irresponsabilidade.
      Segundo o presidente, elas deveriam, antes, plantar árvores nos países delas.
      Para quem desmata ilegalmente, o recado do presidente foi claro: eles devem perder suas terras.”
      http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL281007-5598,00-LULA+TEM+DUVIDAS+SOBRE+O+AUMENTO+DO+DESMATAMENTO.html

      • 30/01/08 – 20h36 – Atualizado em 30/01/08 – 20h36
        Lula tem dúvidas sobre o aumento do desmatamento
        Presidente almoçou com jornalistas nesta quarta-feira (30).
        Lula defendeu o agronegócio e disse que desmatadores têm de perder suas terras.
        O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, nesta quarta-feira (30), que ainda tem dúvidas sobre o aumento do desmatamento na Amazônia. A declaração foi dada durante um almoço com parte da imprensa, em Brasília.
        Lula fez uma comparação: para ele, os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) foram tratados “como um câncer”, quando, na verdade, “seriam um nódulo, que pode ou não ser um tumor maligno”.

        Na semana passada, o Inpe divulgou que foi detectado, entre agosto e dezembro de 2007, o desmatamento no país da ordem de 7 mil quilômetros quadrados.

        O presidente defendeu o agronegócio, e afirmou que ninguém pode culpar a soja, o feijão, o gado, ou os trabalhadores rurais sem terra pelo desmatamento, antes de investigar o que aconteceu.

        Lula disse ainda que aceita brigar com as Organizações Não Governamentais (ONGs) que têm acusado o governo de irresponsabilidade. Segundo o presidente, elas deveriam, antes, plantar árvores nos países delas. Para quem desmata ilegalmente, o recado do presidente foi claro: eles devem perder suas terras.

        Sobrevôo
        Nesta quarta, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, sobrevoou o norte de Mato Grosso e o sul do Pará, as áreas mais pelo desmatamento, segundo o Inpe, ao lado do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, crítico dos números do Inpe e um dos maiores produtores de soja do país.

        Marina Silva responsabiliza o agronegócio pela devastação, e ela cobrou um pacto dos produtores pelo fim do desmatamento ilegal. “A sociedade brasileira não quer mais ver a Amazônia destruída”, declarou a ministra.

        http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL281007-5598,00-LULA+TEM+DUVIDAS+SOBRE+O+AUMENTO+DO+DESMATAMENTO.html

      • Caríssimo dr.Belem,

        Obrigado pela ajuda sobre esta questão do desmatamento, pois está dando a entender que Bolsonaro é o culpado pelo que vem acontecendo à Amazônia.

        Cínicos e hipócritas, querem que nossos problemas mais graves, que governos anteriores jamais os solucionaram – teve um deles que roubou tanto quer nos deixou quase que falidos! -, exigem que o atual presidente resolva as questões mais sérias que há décadas nos acompanham!

        Evidente que Bolsonaro poderia ter dado atenção à pobreza e à miséria, como de resto ter um comportamento diferente à testa do País diferente do que está tendo, mas está tentando criar o seu estilo de governar, e impedir que a corrupção seja alimentada como seus antecessores sempre o fizeram e, desta forma, instituir a sua marca registrada.

        Se vai ser boa ou não o tempo dirá, mas condená-lo como está sendo feito impiedosamente pelos ladrões deste país, por aqueles que nos roubaram, exploraram e manipularam permanentemente, Bolsonaro deve ser defendido, sim, mesmo com seus defeitos e sua incapacidade política, mas, pelo menos, o Brasil está diante de um presidente que não pode ser chamado de ladrão.

        Algo inédito, em se tratando de Brasil!!

        Um forte abraço, meu amigo.
        Excelente fim de semana.
        Saúde.

    • Presidente Bendl, desmatamento smpre existiu, como Bozolado esta legalizando-se a devastação; eu é que aguardo quem venha desmentir o que estou escrevendo aqui.

      Os dados do INPE estão corretos, os milicianos não estão desmatando, e sim devastando geral, desde o inicio do novo governo…

      O presidente deixou todo mundo que cuidava de barrar esses crimes a pé, NEGOU a veracidade do levantamento científico de um órgão superior como o Inpe, colocou um AMARELO sem valor algum (muito pelo contrario) para cuidar do Meio Ambiente, exonerou o Diretor do Inpe por ele não cooptar com a baixaria do governo, utilizando-se do astronauta inútil para faze-lo. Vexame…

      Atos CRIMINOSOS, não é preciso puxar a sardinha pro PT do Lula, nem viajar na maionese ‘letrando’ historia até a primeira arvore derrubada pelo bando do Pedro Alvares Cabral, nada justifica o estado atual das coisas.

      Não interessa quem começou, o que interessa é que está-se devastando, agora, e por não fazer porra nenhuma a respeito esse presidente é co-autor pactuando nesse crime.

        • É a agenda desse clã maldito!
          O Filho protocolou papel para acabar com as Reservas Legais.
          O Jefe quer regulamentar o garimpo em escala industrial…

          Vão vender aos índios a idéia de ficarem ricos, construírem cassinos (coisa de norte americano) …
          Índio que não morrer doente, poderá experimentar a doença do branco, ter muito dinheiro, mais do que precisa, comprar uma Ferrari para dirigir num pais onde não existe nenhuma estrada para dirigir uma Ferrari!
          Vai o índio dirigir Ferrari na Transamazônica!

          Fitzcarraldos obcecados, deixem a floresta em paz!

          Aqui na Zooropa plantamos ameixas para os filhos. Algumas ameixas, como a Damson, plantamos para os netos.
          Deus plantou a Amazônia para TODOS, não havia nem mesmo o Índio quando aconteceu.

          Ninguém é ‘dono’ da Amazônia, o Brasil tem tão somente o papel de protege-la, e tem recebido apoio financeiro de outros países devido a suma importância da manutenção da Floresta Amazônica.

          Não vai ser um presidente neoliberal quem vai decidir sobre a Amazônia, experimente para ver….

          • Como o Boris Johnson vai fazer para a preservação ambiental no Reino Unido? O que achas de Boris Johnson? What do you think? Tell us in english, please, if you can.

  2. De novo, a desgraça, agora ainda maior que a do PT:

    Ensine a ganhar dinheiro SEM ROUBAR:

    “Dentes de Marco Feliciano custam R$ 157 mil para a Câmara”

    Limpo, legal, troquem seu FGTS por uma vaga na Câmara! Tudo resolvido!
    Governo honestíssimo é assim! Dentes para todo mundo! Que ninguém passa fome neste pais!

    E O SITIO DO PICAPAU COM SEQUELA !!!!
    E o Saci criou trés pernas!
    E a Emilia ficou banguela!

    290 AGROTÓXICOS LIBERADOS NOS ÚLTIMOS 7 MESES NO BRASIL!

    Não é CRIME ! Não é CORRUPÇÃO!


    É A MORTE !!!!!!!

    ??? GOVERNO BOZOLADO MATA ! ???

    Vai la,Presidente, cata una nota velha dos trangenicos do Lula, finge que a Bozolada é a santinha, é só um chato útil só, que tem jeito ….
    Vai ensinar como faz um tratamento para conservar a pele por 2000 anos!

    CARA! VAMOS TODOS MORRER ENVENENADOS POR CULPA DO GOVERNO BOZOLADO !!! TAOKEY!?

    PROTEJA-SE, MANDE SEUS FILHOS PARA UMA EMBAIXADA EM WASHINGTON!!!

  3. Amazônia brasileira, assim como alasca ianque, sibéria russa, groenlândia danesa etc etc etc.
    O desmatamento nestes últimos 24 anos tem sido grave, ainda há esperança para recuperação.
    O inpe, embora de quase-excelência, também precisa calçar as sandálias da humildade, pois não são os donos da verdade e são ‘romarrentos’.
    Suspeita-se que muitas dass ongs alienígenas continuam praticando bio-contrabando, cooptando indigenas e estimulando separatismos, o que é tema de segurança nacional.
    Falando nisso, dona marina deve estar em hibernação até 2022, silêncio ensurdecedor da pseudoativista.
    E o lula, devastador das grandes barragens?
    Continua preso.
    E ninguém paga a conta do itaquerão…

  4. 0 Inpe nao é ONG…
    Apresente um argumento verdadeiro para desqualifica-lo.
    As ONGS são os elementos que a CIA utilizanpara desestabilizar, o clã Bozolado é a PIOR das ONGS que o chefe da matriz introduziu no Brasil.
    Ou voce acha que essa eleição foi mesmo ganha por um reles merreca com disfunção gástrica que apelou pras ondas do “novo rádio” (web)?
    Com urnas eletronicas e tudo mais….

    Crente…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.