Investigação sobre Lula e d. Marisa está de acordo as regras

Promotor diz que obedece às regras do Conselho e Lula tem de depor

Márcio Pinho
G1 São Paulo

O promotor Cássio Conserino, que tomaria o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (17) sobre um triplex em Guarujá (SP), afirmou que pedirá revisão da decisão que suspendeu a declaração de Lula e da mulher dele, Marisa Letícia.

“Os promotores de Justiça condutores da presente investigação criminal levarão informações e documentos ao CNMP [Conselho Nacional do Ministério Público], a fim de obter urgente revisão e reversão da decisão preferida, para que possam cumprir o objetivo de apurar os graves fatos envolvendo pessoas que se consideram acima e à margem da lei, algo que não pode ser subtraído da honesta sociedade civil brasileira”, diz nota lida pelo promotor.

Para Conserino, a decisão de suspender a audiência, tomada por um integrante do conselho, “prejudica o trâmite da investigação criminal”. “Os promotores de Justiça ressalvam, com veemência, que o ilustre conselheiro do CNMP certamente foi induzido em erro pelo DD [autor do pedido]”, diz nota lida pelo promotor.

O deputado petista Paulo Teixeira (SP) foi quem pediu o cancelamento da audiência. Ele criticou a distribuição do caso. As suspeitas sobre o triplex são apuradas na 5ª Vara Criminal da 1ª Promotoria de São Paulo, mas o procurador Cássio Cesarino, que convocou Lula para o depoimento, é da 2ª Vara.

[A revisão da decisão deve] cumprir o objetivo de apurar os graves fatos envolvendo pessoas que se consideram acima e à margem da lei, algo que não pode ser subtraído da honesta sociedade civil brasileira”

NÃO HOUVE TRANSGRESSÃO

A nota lida por Conserino, que é assinada também pelos promotores Fernando Henrique Araújo, José Reinaldo Carneiro e José Carlos Blat, afirma que a investigação respeita as regras do próprio CNMP.

O texto cita o artigo terceiro da Resolução número 13/06, que prevê que o procedimento investigatório criminal poderá ser instaurado de ofício por qualquer meio pelos membros do Ministério Público, que poderão prosseguir à frente do procedimento “até a distribuição da denúncia ou promoção de arquivamento em juízo”.

A afirmação é uma resposta à alegação feita pelo deputado Paulo Teixeira de que houve violação do princípio do promotor natural na investigação em questão.

NOTA DO PROCURADOR-GERAL

O procurador-geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, também divulgou nota afirmando que a Constituição reserva ao CNMP a fiscalização do Ministério Público no âmbito administrativo. O conselho não deveria, segundo esse entendimento, interferir na condução dos trabalhos dos promotores.

“Compreende que a Constituição ao reservar ao CNMP o controle externo quanto à atividade administrativa do Ministério Público, exclui de seu âmbito a interferência nas funções de execução, entendimento já consolidado no âmbito daquele próprio colegiado”.

42 thoughts on “Investigação sobre Lula e d. Marisa está de acordo as regras

  1. Seria bom ouvirmos nossos doutores Béja, Werneck e Belem sobre esse caso. Que legitimidade teria um deputado para agir em nome de investigados em ação penal, se nem advogado deles é? Parlamentar no exercício do mandato pode advogar?

  2. Por que o tratamento de “dona” Marisa? Essa bruaca botocada (com o nosso dinheiro) não merece pronome de tratamento nenhum. O que essa corna merece mesmo é ser destratada.

      • Sr. Paulo_2, é a mesma tática que utilizam com a tal lista de Furnas, cujo “fabricante” está preso há bom tempo. Os adoradores do Pixulecão não querem, mas vão vê-lo preso, por tudo o que fez e vem fazendo.

        • É exatamente isso Mara! A conhecida e mais que manjada tática Leninista de:

          “A tarefa dos comunistas é explorar todas as contradições; e onde não existirem, criá-las!”

          Como não existem contradições nessa matéria, estão tentando CRIÁ-LAS para tumultuar e desviar o foco para os conflitos que serão promovidos com os TUMULTOS que produzirão exclusivamente com esse fim de camuflar as evidencias para retardar as decisões que irremediavelmente evidenciará a CULPA pelos CRIMES que LULA e CATERVA cometeram!

          De uma certa forma, ao protegerem LULA de ser preso, estão empenhados principalmente em não serem presos também, ou, no mínimo, demonstrando com todas as letras estarem preocupadíssimos de virem a perder a MAMATA!

    • Mais uma calhordice da indústria da difamação da corja petista. Ele encomendou sim, pois foi o primeiro a entender o cyber tráfico. Como não acreditaram ele pediu autorização judicial ao juísz de Praia Grande e comprou, pedindo para entregar no Fórum.
      A horda da indústria da difamação é essa.

      Bando de calhordas que em horário de expediente, recebendo salário da população, usam o nosso dinheiro para difamarem quem é sério, a fim de defenderem os quadrilheiros.

    • É essa raça que quer ferrar com o Grande Lula.
      Eu não sabia disso,achava que eram so os achacadores,”merendeiros” e “metroleiros”,agora tambem maconheiros,aonde vamos parar?

    • Os links são verdadeiros mas a notícia é falsa. Mas te faço uma pergunta: Mesmo que o fato fosse verdadeiro, isto muda o contexto da matéria publicada pela TI? Isto deixaria o Lulla menos culpado de ter roubado o que roubou? Evidentemente que não. Então estás apenas a defender bandidos e sem argumentos e baseado em falsidades. E falsidade é crime.

  3. Expliquei o caso acima e capturei a tela para enviar ao Ministério Público. A horda da ‘verdade de Goebbels’ acha que podem incriminar a todos para encobrir os crimes da ORGACRIM.

    Assinado: Um babaca reacionário… kkkaaasss

  4. Mais uma calhordice da indústria da difamação da corja petista. Ele encomendou sim, pois foi o primeiro a entender o cyber tráfico. Como não acreditaram ele pediu autorização judicial ao juísz de Praia Grande e comprou, pedindo para entregar no Fórum.
    A horda da indústria da difamação é essa.

    Bando de calhordas que em horário de expediente, recebendo salário da população, usam o nosso dinheiro para difamarem quem é sério, a fim de defenderem os quadrilheiros.

    PS. : Não uso Ig mail…. kkkaaasss

  5. Que autoridade do judiciário paulista, legalmente constituída, enquadrará o incompetente e arrogante Conselheiro por interferir em oitiva de testemunhas ( por enquanto) em processo criminal?
    “Estão acima da lei e à margem dela?”(apud Promotor Conserino).
    É chegada a hora de os honrados juristas deste país em frangalhos levantarem a espada da Dâmocles e recolocarem a dignidade do exercício da profissão novamente em vigor.
    Falavigna

    • Mas tentou difamar, como todos os blogs chapa branca fizeram…. kkkaasss

      Venha que aqui tem bala na agulha…

      Assinado: Um babaca reacionário …

      Já enviei a notícia de fato ao MP/Sp…

    • Alverga, o que que é isso “cumpanheiro”?

      Esse arremedo chegou a ser ainda mais “P A T É T I C O” que a insinuação ! ! !

      Esse é o “caráter” que há por traz da defesa da “Ideologia Bolivariana” da “Pátria Grande” que o seu chefe BARBA ensinou vcs a defenderem através do “militantismo” e do Foro de São Paulo “camarada”?
      IMPRESSIONANTE !

  6. Antes que falem do processo que o Dr. Conserino e seu colega, foi condenado em 1.ª instância, como estão dizendo na Rede Goebbels de Difamação Petista, ele foi sim, pois um juiz decretou segredo de justiça em um caso envolvendo um bicheiro na Praia Grande. Ele e seu colega resolveram publicar o nome do advogado , que os processou. Os dois foram condenados a pagar em conjunto R$ 20.000,00 de indenização. Eles recorreram afinal como dizem os petistas, todos são inocentes até o último embargo infringente.

    O meu computador acabou de ‘piscar’, continuem que volto ‘mais pesado’….kkkkaas

  7. Graças aos ‘jêniús’ do planejamento tupiniquim, viramos grau especulativo…

    S&P REBAIXA BRASIL
    Economia 17.02.16 16:42
    S&P cortou mais uma vez a nota do Brasil.

    Passamos de BB+ para BB. Com perspectiva negativa.

  8. Será que tem despesas do Cartão Corporativo dessas viagens ???


    Já que um dos assuntos do momento são os voos clandestinos, vamos variar um pouco, indo para os passageiros clandestinos…(…)…“Rose foi a única inscrita no Programa Conheça o Mundo com o Presidente Entre dezembro de 2005 e novembro de 2010, Rosemary Noronha participou de 34 viagens oficiais que lhe permitiram não fazer nada, além de alegrar o presidente da República, em 24 países distribuídos por três continentes. Durante o dia, Lula fazia discursos. Rose fazia compras ou se juntava aos ouvintes do Exterminador do Plural. A dupla só se juntava à noite. É certo que não misturavam assuntos públicos com prazeres privados, mas ninguém sabe o que conversavam. O que todo mundo sabe é o que faziam. Confira o roteiro do Programa Conheça o Mundo com o Presidente. 2005 Dezembro – Cúpula do Mercosul, Montevidéu (Uruguai)./2006 Julho – Cúpula do Mercosul, Córdoba (Argentina)./ 2007 Junho – Cimeira União Europeia-Brasil, Lisboa (Portugal)/ Julho – Conferência Internacional de Biocombustíveis, Bruxelas (Bélgica) /Novembro – Cúpula Ibero-Americana, Santiago (Chile)/ Dezembro – Posse da presidente Cristina Kirchner, Buenos Aires (Argentina); /Visita de trabalho, Caracas (Venezuela); /Declaração sobre o Corredor Bioceânico, La Paz (Bolívia); /Cúpula do Mercosul, Montevidéu (Uruguai). /2008 Abril – Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, Acra (Gana)/ Maio – Cúpula da Alc-UE (Conferência de Ciência e Tecnologia), Lima (Peru)/ Julho – Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Lisboa (Portugal)/ Outubro – Visita oficial, Madri (Espanha)/; Cúpula Ibero-americana, São Salvador (El Salvador)/; Visita oficial, Havana (Cuba)/. 2009 Março – Cúpula América do Sul-Países Árabes, Doha (Qatar)/; Encontro bilateral, Paris (França) /Abril – Cúpula do G-20, Londres (Inglaterra) /Maio – Posse presidencial de Maurício Funes, São Salvador (El Salvador)/; Encontro bilateral, na Guatemala;/ Encontro bilateral, San José (Costa Rica) /Agosto – Cúpula do Mercosul, Assunção (Paraguai) /Novembro – Encontro bilateral, Caracas (Venezuela) /Dezembro – Visita de Estado, Kiev (Ucrânia);/ Cúpula Ibero-americana, Estoril (Portugal);/ Visita de Estado, Berlim (Alemanha)/; Encontro empresarial, Hamburgo (Alemanha)/. 2010 Março – Cúpula da América Latina e Caribe sobre Integração e Desenvolvimento e Cúpula G-Rio/, Cancún (México); Visita oficial, em Havana (Cuba)/; Visita oficial, São Salvador (El Salvador) /Maio – Visita oficial, Moscou (Rússia)/; Cimeira Brasil-Portugal, Lisboa (Portugal)/ Novembro – Encontro bilateral, Maputo (Moçambique);/ Cúpula do G-20, Seul (Coreia do Sul).”/ Até hoje, o ex-presidente não deu uma única palavra sobre este escandalo de sua gestão.

  9. A Casa caiu de vez para os quadrilheiros….

    ” Uma vitória extraordinária de Sergio Moro
    Brasil 17.02.16 18:41
    O STF decidiu que os condenados agora vão para a cadeia depois da segunda instância.

    É uma vitória extraordinária para o juiz Sergio Moro, que defendeu essa proposta no ano passado.

    Isso deve ter um reflexo imediato sobre a Lava Jato.

    Os empreiteiros contavam com a possibilidade de arrastar seus julgamentos até que os crimes fossem prescritos.

    A decisão do STF elimina esse caminho da chicana.

    Confesse, Marcelo Odebrecht. Confesse, Léo Pinheiro.

  10. CAROS CIDADÃOS DO BEM EM USO DE SUA CIDADANIA, PROMETO A MIM MESMO, DEIXAR DE COMENTAR NESSA TRIBUNA DEMOCRÁTICA, QUE AMA SUA PÁTRIA, MAS NÃO CONSIGO, EM VER TANTA HIPOCRISIA NOS 3 PODRES PODERES, AO LER OS ARTIGOS, E COMENTÁRIOS, MINHA INDIGNAÇÃO, TOMA A FORMA CÓSMICA, EM VER A QUE PONTO PODE CHEGAR O SER HUMANO, TORNANDO-SE UM “AMORAL”, mas… minha consciência -TRIBUNA DIVINO, me faz participar nessa TRIBUNA.
    TENHO UMA CIÊNCIA E FILOSOFIA, COM A MORAL PREGADA POR JESUS, O CRISTO, QUE NOS RELIGA AO NOSSO CRIADOR, ATRAVÉS DE SEU LEGADO: O EVANGELHO, COMO CÓDIGO DE DIGNIDADE E HONRA PARA NOSSO PROGRESSO ESPIRITUAL, COM LEIS UNIVERSAIS, CITO “A CADA UM SEGUNDO SUAS OBRAS” E “PAGARÁS ATÉ O ÚLTIMO CEITIL”, QUE ACONTECERÁ QUANDO A PORTA DO TÚMULO SE ABRIR, PARA A DEVIDA PRESTAÇÃO DE CONTAS DA CONSCIÊNCIA, POIS A VIDA CONTINUA,E OS BENS QUE LEVAREMOS: O BEM, O MAL E O BEM QUE DEIXAMOS DE FAZER, ATÉ O CORPO, NOSSO INSTRUMENTO DE TRABALHO, FICA PARA O BANQUETE DOS VERMES. QUE DEU PAI ABENÇOE NOSSA NAÇÃO, VILIPENDIADA PELOS GOVERNOS. Me perdoe se me alonguei,mas 87 anos de vida em ver o que aí está é DOLOROSO.

  11. O fato de alguém querer pleitear judicialmente algum direito em nome de terceiros, não encontra amparo legal em face da ILEGITIMIDADE. Somente o próprio poderá pleitear o concurso da justiça, através do seu advogado. Assim sendo, essa liminar deveria ser anulada imediatamente e marcada, urgentemente, uma nova data para que a Lei fosse cumprida. A verdadeira intenção do Deputado Paulo Teixeira era tão somente procrastinar e tinha como único objetivo tumultuar o processo e livrar Lula e sua esposa de mais um acerto de contas com a justiça, dentre tantos outros que certamente virão.

  12. Rose, nóis tem uma antena só prá nóis…

    ” Análise mostra que antena só beneficiou sítio de Lula
    Brasil 17.02.16 20:10
    O Antagonista recebeu de um leitor uma análise da instalação da torre da Oi ao lado do sítio de Lula em Atibaia.

    Os cálculos levaram em conta como as ondas de rádio viajam pela atmosfera e como são afetadas pela topografia do terreno, vegetação, distância etc, gerando um mapa colorido da intensidade do sinal prevista para determinado ponto.

    Nas imagens, a força do sinal varia na escala de tons do mais fraco (azul) para o mais forte (vermelho).

    O primeiro cenário aponta para o local onde deveria ter sido instalada a antena, caso o objetivo da Oi fosse atender o maior número de clientes. No segundo cenário, está o ponto real de instalação da antena.

    Alguma dúvida?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *