Irã anuncia morte do agente dos EUA responsável pelo atentado ao general Soleimani

Mulher iraniana caminha com retrato do general Qassem Soleimani perto de muro com representação de bandeira dos Estados Unidos

Em Teerã, uma mulher empunha a foto do general Qassem Soleimani

Deu no Sputnick

A mídia iraniana anunciou a morte de um oficial de alto nível da Agência Central de Inteligência dos EUA, Michael D’Andrea, que, segundo dados preliminares, supervisionou o ataque contra o general iraniano Qassem Soleimani, que foi morto em 3 de janeiro.

Na terça-feira (28), a agência de notícias iraniana Mehr, citando fontes na inteligência russa, afirmou que o oficial da Agência Central de Inteligência (CIA) dos EUA Michael D’Andrea morreu em resultado da queda de um avião militar estadunidense no Afeganistão. De acordo com a mídia, ele foi o coordenador do atentado.

EUA CONFIRMAM – Nesta segunda-feira (27), um avião militar dos EUA caiu no leste do Afeganistão. Segundo as Forças Armadas dos EUA, um Bombardier E-11A de vigilância da Força Aérea dos EUA caiu na província de Ghazni e uma investigação sobre o incidente está em andamento.

O general Soleimani foi morto em meio à disputa sobre um ataque de manifestantes, no Ano Novo, contra a Embaixada dos EUA no Iraque. O assassinato deu início a uma nova escalada de tensões entre o Irã e os EUA, com Teerã lançando um ataque de mísseis contra bases militares usadas pelos EUA, ferindo 11 militares.

Ambos os lados, porém, indicaram que nenhum confronto militar está em curso.

3 thoughts on “Irã anuncia morte do agente dos EUA responsável pelo atentado ao general Soleimani

  1. -Acredito que seja boato.
    -E muita mentira, como em toda a guerra.
    -Os americanos confirmaram a queda do avião, mas não disseram se foi falha mecânica (o mais provável, considerando o tipo de avião e o seu uso apenas como “roteador” de comunicações wi-fi), quem morreu e o número de vítimas.
    Um blog esquerdista argentino já afirmou que morreram “pelo menos” cem militares.

    “A USAF freqüentemente usa versões modificadas de aeronaves civis para suas missões de transporte e combate. O E-11A é um avião de vigilância eletrônica usado para conectar as comunicações no campo de batalha. Dado o terreno montanhoso e acidentado do Afeganistão, o E-11A é essencial para a transmissão de comunicações entre unidades terrestres, comandantes e outros ativos da região. Estima-se que estivesse transportando meia-dúzia de tripulantes.”

    https://www.cavok.com.br/blog/aeronave-e-11a-bacn-centro-de-comunicacoes-aereo-no-afeganistao/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *