Isolado, Aécio Neves sofre resistências para se candidatar novamente ao Senado

aécio

Aécio é aconselhado a não atrapalhar o PSDB

Deu em O Tempo
(Agência Estado)

Quase um ano depois de ser gravado pelo empresário Joesley Batista, do Grupo J&F, pedindo R$ 2 milhões para pagar advogados, e ser denunciado no Supremo Tribunal Federal por corrupção passiva e obstrução da Justiça, o senador tucano Aécio Neves voltou a percorrer Minas Gerais com o objetivo de renovar seu mandato no Senado por mais oito anos.

Seu projeto político, porém, enfrenta problemas de todos os lados. Sofre resistência dos dois principais candidatos de oposição ao governador Fernando Pimentel (PT) – Márcio Lacerda (PSB) e Rodrigo Pacheco (MDB) -, é considerado um problema pela cúpula nacional do PSDB e já está sendo visto com ceticismo até por aliados próximos.

AFASTAMENTO – Na base, prefeitos do interior historicamente aliados a Aécio hoje temem se engajar em sua campanha. “Ficamos muito angustiados com a situação dele. A questão do senador reflete em todos os membros do PSDB e pode prejudicar o partido”, disse ao Estado o prefeito de Cataguazes, William Lobo Almeida (PSDB). Ele conta que apoiará Lacerda na campanha local.

Em conversas reservadas, líderes tucanos mineiros dizem que a postulação ao Senado pode isolar o PSDB no Estado. Interlocutores do governador Geraldo Alckmin concordam e temem que o pré-candidato ao Palácio do Planalto fique sem um palanque competitivo no segundo maior colégio eleitoral do País. O assunto dominou os bastidores de um almoço com empresários, políticos e o governador no dia 5 em Belo Horizonte. Aécio não estava presente.

TENTAR A CÂMARA – “Falamos com ele que, se tiver 150 votos em cada cidade, será eleito deputado por telefone sem sair de casa”, disse um integrante da direção estadual do PSDB. No fim de evento, jornalistas locais questionaram o presidente do partido em Minas, deputado Domingos Sávio, sobre o dilema. “Essa tentativa de colocar o Aécio como carta fora do baralho parece-me um jogo muito injusto”, disse ele.

A estratégia do grupo de Aécio diante da ameaça de isolamento foi lançar na disputa ao governo estadual o deputado federal Marcus Pestana, que é um dos mais leais correligionários do senador mineiro.

Em 2006, quando Alckmin pensou em chegar ao Planalto, Aécio e seus interesses em Minas foram um entrave. Na época, o xadrez político mineiro cunhou a expressão “Lulécio”, uma referência ao suposto jogo duplo ligando o tucano ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Agora, quando Aécio enfrenta seu pior momento na política, seu projeto também pode ser de novo um obstáculo a Alckmin.

PLANO B – Apostar em Marcus Pestana seria um plano B, já que Aécio ainda não desistiu de convencer o colega e ex-governador Antonio Anastasia a disputar o governo. “Anastasia é, sem dúvida, o nome que mais aglutina o nosso campo político. Temos esperança de que, consciente do tamanho de sua responsabilidade, ele será nosso candidato. A expectativa é grande entre todos nós”, disse Aécio ao Estado. O senador conversou recentemente com Alckmin sobre o assunto e ambos ainda acreditam que Anastasia pode aceitar a missão.

Anastasia, entretanto, tem negado de forma enfática disputar novamente o cargo e, segundo aliados, tem demonstrado desconforto com a pressão.

COM PREFEITOS – Enquanto aguarda a decisão de Anastasia, Aécio faz sua parte. Ele já promoveu quatro encontros que reuniram 140 prefeitos.

O tucano leva na bagagem números de uma pesquisa que o colocaria em primeiro ou segundo lugar ao Senado. A quem lhe pergunta, nega que esteja sendo pressionado a disputar uma vaga de deputado na Câmara. Essa hipótese, aliás, é rejeitada.

Depois de receber mais de 50 milhões de votos em 2014, Aécio afirma aos aliados que prefere não disputar cargo nenhum a voltar a ser deputado. Alega que “não precisa” ser candidato e que não é o foro privilegiado que o move.

14 thoughts on “Isolado, Aécio Neves sofre resistências para se candidatar novamente ao Senado

  1. Este senhor pode se despedir de cargo público.
    Suas mazelas, seu vício horroroso, suas atitudes exacerbadas o rejeitam em todos os rincões.

    Pode já se preparar para enfrentar seus processos sem foro.

  2. Sempre fui contestador da chamada velha política. Por isso, quase sempre fiquei desconfortável no ambiente partidário, razão das várias mudanças de siglas. Digo que nunca mudei de partido, e sim de sigla, porque partidos não temos, e mudei de sigla à procura de um partido que não encontrei até hoje. Agora me encontro num movimento. Mudei de sigla para não barganhar meus princípios. Em 2010, imaginei que alguém propusesse ruptura; em 2014, também, mas não aconteceu, então me senti no dever de fazer isso.” Então tá, Senador Álvaro Dias, a ruptura não entrou na cena eleitoral em 2010, mas ganhou as ruas em Junho de 2013, não entrou na cena eleitoral de 2014, mas ganhou a Avenida Sapucaí em fevereiro de 2018, dando o campeonato para duas Escola que abordaram o mesmo tema, expondo à luz do sol ou dos holofotes o Vampirão e o Ratão. Ruptura que não ganhou a cena eleitoral em 2010 e 2014, exatamente porque as portas de todos os partidos em sua maioria mequetrefes, trapaceiros, imprestáveis e inservíveis ao sucesso pleno do bem comum do conjunto da sociedade, que, na verdade, não são partidos coisa nenhuma mas isto sim apenas acampamentos de interesse$ e interesseiro$, mantiveram sempre as portas fechadas a sete chaves contra Ela, a Revolução Redentora que se faz necessária, inevitável e inadiável, como propõe a RPL-PNBC-DD-ME, o novo caminho para o novo Brasil de verdade, tal seja o Projeto Novo e Alternativo de Política e de Nação. http://www.tribunadainternet.com.br/candidatura-temer-e-encenacao-apenas-obra-do-marketing-diz-alvaro-dias/

  3. É não quer perder a mordomia e os holofotes de Brasília, é este o interesse de políticos por cargos públicos, o sistema político do Brasil é uma excrecência, aliás, os poderes que estão aí são uma pocilga, corporativista, comprometedores, já perdi as esperanças com tais poderes.

  4. Quis dizer: É, não quer perder…, a indignação toma conta dos dedos no teclado.
    É a presidente recebendo um presidente investigado em sua residência e outros fatos bizarros.

  5. Instituto Alckmin ???

    Humanitas, Forum, Palestras & Cultura Ltda – Epp
    Verifique abaixo o endereço, cnpj, telefone e demais dados cadastrais da empresa “Humanitas, Forum, Palestras & Cultura Ltda – Epp” de Sao Paulo, SP.

    Nome da empresa (Razão social)
    Humanitas, Forum, Palestras & Cultura Ltda – Epp

    CNPJ
    08.509.880/0001-38

    Área de atuação
    – Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas (7220700).

    Endereço
    Av Nove De Julho, 5109, Mezanino
    Jd. Paulista, Sao Paulo,
    SP, CEP 01407905, Brasil

    Telefone
    (11) 3093-4377

    E-mail
    universoass@terra.com.br

    Em funcionamento desde
    7/12/2006

    Situação cadastral na Receita Federal
    Ativa

    Natureza
    – Sociedade Empresária Limitada (2062).

    Capital social
    R$ 10.000,00 (Dez mil reais).

    Quadro de sócios
    Nome (Sophia Ribeiro Alckmin)
    Qualificação (49-Sócio-Administrador)
    Nome (Geraldo Jose Rodrigues Alckmin Filho)
    Qualificação (49-Sócio-Administrador).

    Empresas relacionadas
    Trigo Assessoria E Consultoria De Negocios Ltda.

    Clique e veja mais informações.

    As informações dessa página são de carácter público e referentes apenas a pessoa jurídica. Dados pessoais como número do CPF não são exibidos neste site.

    Caso você seja o dono ou responsável legal dessa empresa, você pode solicitar a remoção de todos os dados clicando aqui.

    Para obter um orçamento de uma lista de empresas para envio de mala direta e descoberta de novos clientes, envie um email para listaempresasbrasil@gmail.com informando os filtros desejados(cidade, estado ou ramo de atividade com código CNAE).

  6. Quer dizer, então, que as prisões efetuadas não são válidas?!

    Que os petistas que estão presos é injusto?!

    Ora, mas se foi a quadrilha do PT que roubou o país e explorou o povo nos últimos 14 anos, certamente deveria ser sobre essa organização criminosa que as atenções deveriam recair!

    Tanto sobre Lula e sua quadrilha quanto seus aliados políticos, MDB, PP, PTB!

    Aliás, além dos tucanos, também faltam os criminosos do PTB, que arrasaram com o Correios e fazem o mesmo com o Ministério do Trabalho!

    Mais:
    E quanto aos partidos políticos, que receberam como doações os roubos contra as estatais, fundos de pensão, empréstimos consignados … e que nada foi feito ainda contra essas quadrilhas?!

    Pelo menos a Lava Jato deu início a caça à corrupção, aos ladrões, apesar de o STF protegê-los e enaltecer, em consequência, a IMPUNIDADE!

  7. Palavras do alto coturno , não dos coturnos ” soquetes ” !

    ! Palavras do General Heleno ……… Existe preconceito contra militares. (…) O País combate todos os preconceitos menos esse. Somos mal aproveitados por causa dessa bobageira de achar que vai ter revolução, que vamos derrubar o governo.” O general usa como argumento os resquícios da luta dos militares “para garantir que o País não se tornasse comunista”. “Não passa na nossa cabeça esse negócio de intervenção militar. Isso é inapropriado, extemporâneo, uma coisa que só vai prejudicar o País, tem que tirar isso da cabeça da população brasileira.”

  8. Sem dúvida nenhuma, Aécio Neves é a maior decepção política de uma geração que confiava no DNA que ele carrega (por ser neto de Tancredo). Se tivesse um mínimo de dignidade e vergonha na cara, não se candidatava nem mesmo para presidente de associação de moradores, mas como tem obsessão pelo poder, terá foro privilegiado e dignidade “zero”, com certeza irá se candidatar.
    Tancredo deve estar triste na esfera espiritual que se encontra, pois talvez tenha imaginado um legado deixado, e não uma mancha em seu DNA.
    Mas o pior não é o Aécio se candidatar, mas sim, o eleitor ter a capacidade de votar num candidato como ele.

  9. Depois de receber mais de 50 milhões de votos em 2014, Aécio afirma aos aliados que prefere não disputar cargo nenhum a voltar a ser deputado. Alega que “não precisa” ser candidato e que não é o foro privilegiado que o move.

    QUE EMPÁFIA É ESSA? É O MÁXIMO A QUE ELE PODE ASPIRAR! SE FOR DEPUTADO FEDERAL(JAMAIS SERIA COM MEU VOTO) AINDA PODE TENTAR SE SAFAR DA JUSTIÇA POR CAUSA DO FORO PRIVILEGIADO! AÉCIO, VOCE MORREU E SE RECUSA A ENTRAR NO TÚMULO! “AÉCEITA” ISSO QUE DÓI MENOS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *