Janot afirma que Lula é o chefe da quadrilha e quer embaraçar a Lava Jato

Resultado de imagem para rodrigo janot

Teori recua, mas Janot confirma: querem “embaraçar”

André de Souza
O Globo

Depois de o ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), foi a vez do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, dizer que a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta embaraçar as investigações. Em parecer assinado na última sexta-feira, Janot reproduziu as palavras de Teori, mesmo depois de o ministro ter recuado e mandado tirar essa expressão de sua decisão.

TEORI RECUOU… – Na semana passada, ao negar um pedido de Lula para suspender processos que tramitam na 13ª Vara Federal de Curitiba, comandada pelo juiz Sérgio Moro, Teori disse que isso se tratava de “mais uma das diversas tentativas da defesa de embaraçar as apurações”. Na última quarta-feira, Teori manteve a decisão, mas afirmou que usou uma expressão inadequada e determinou que ela fosse suprimida.

Janot, em documento assinado dois dias depois do recuo do ministro, apoiou-se nessas palavras para atacar recurso da defesa contra a decisão de Teori. “Efetivamente, tem absoluta razão o relator: essa reclamação constitui mais uma das diversas tentativas da defesa de embaraçar as apurações”, escreveu o procurador-geral. Ele ainda disse que Lula “no fundo quer gerar verdadeiro tumulto processual, conforme já consignado noutros feitos”.

VANTAGEM INDEVIDA  – Na ação, a defesa alegou que já corre no STF um processo semelhante aos que estão em Curitiba. Trata-se do inquérito 3.989, o maior da Lava-Jato no tribunal. Assim Moro estaria usurpando competências do STF. Teori discordou. Embora reconheça que há semelhanças, ele destacou que em Curitiba é investigado o possível recebimento de vantagem indevida. No STF, está pendente um pedido de investigação feito por Janot contra Lula por formação de quadrilha.

“Está muito claro (e assim já houve com inúmeros outros envolvidos) que a investigação no Inquérito 3.989 é, exclusivamente, quanto aos fatos que caracterizam o (autônomo) crime de organização criminosa (Lei 12.850/2013), e não os eventuais crimes cometidos no âmbito dessa organização. Parece que o agravante não compreende essa questão técnica. Ou, se compreende, fica nítido seu intuito de gerar tumulto”, disse Janot.

CHEFE DA QUADRILHA – “Com efeito, o requerente foi incluído na investigação do Inquérito 3.989 exatamente porque surgiram elementos bastante seguros de que os fatos não teriam acontecido senão com a sua firme e direta participação na organização criminosa. É dizer: há indicação de que o ora agravante integrou a organização criminosa investigada”, acrescentou o procurador-geral da República.

Os advogados de Lula divulgaram nota para contestar o parecer de Janot. Os defensores Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira dizem que “não há qualquer espaço para reabrir a discussão” sobre o caso porque o “ministro Teori Zavascki retratou-se da afirmação anterior de que a defesa de Lula tentava embaraçar as apurações”.

A defesa do ex-presidente alega também que das quatro reclamações apresentadas no STF contra atos de Moro, apenas em um a houve decisão desfavorável. “Esse cenário mostra está sendo realizado com a observância de todos os preceitos legais e ético”, afirma a nota. Os advogados dizem também que o “procurador-geral da República deveria ficar mais atento à conduta de seus pares” porque membros do MPF estão transformando “atos processuais em verdadeiros espetáculos midiáticos”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Em tradução simultânea, a Procuradoria-Geral da República está afirmando, em outras palavras, que Lula era o chefe da quadrilha. Dizer que “há indicação de que o ora agravante integrou a organização criminosa investigada” significa exatamente isso. Se Lula “integrou” a quadrilha, só ele podia ser o chefe. Ou então teria passado o bastão à companheira Dilma Rousseff. Afinal, não existe quadrilha (organização criminosa) sem chefe. Simples assim. Quanto ao recuo de Teori Zavascki, deve ser por excesso de trabalho. O ministro Luís Roberto Barroso e o próprio Janot já disseram que o Supremo não tem condições de investigar/processar a Lava Jato e todos os demais ministros, incluindo Teori, não falaram nada. Nem tomaram a menor iniciativa para acabar com o foro privilegiado. (C.N.)

One thought on “Janot afirma que Lula é o chefe da quadrilha e quer embaraçar a Lava Jato

  1. A quinta feira do dia 15 deste mês deveria ser um dia para os petistas esquecerem!
    Que infelicidade aquele discurso de Lula após a denúncia do MPF!
    E diria que foi um típico “tiro no pé”.
    Como é possível que um líder político da estatura de Lula, com tanta experiência e articulação com a oratória seja tão infeliz em um momento tão crucial para o partido?
    Poderíamos dizer que foi um problema de comunicação? Não. A falta de preparo foi geral denotando desespero.
    Difícil compreender como um ex-presidente, comandante máximo de um partido tem a coragem de dizer coisas como: “não vou me comportar como ex-presidente”, para em seguida, historiar sua chegada à presidência; “só ganha de mim no Brasil Jesus Cristo”; “por não ser concursado eu respeito famílias”; “não existe prova apenas convicção (segundo ele, nas palavras dos promotores); depois de detalhar sua vida de pobreza exemplifica sua vida modesta com um relógio que usa no preço “módico” de 800,00, não quero relógio de ouro para um ladrão levar” (praticamente um salário mínimo); sobre os presentes de seu acervo: “um presidente não sabe o que ganha…isso some, desaparece”; “muita gente concursada é analfabeto político”; e a pérola mais acachapante: “a profissão mais honesta é a do político mesmo sendo ladrão”…sem palavras!
    Como é possível ouvir tamanhas aberrações?
    Não sei se a estratégia de Lula atenderá ao intuito do PT de chegar à maioria da população, pode ser, mas posso dizer que o nível de seu discurso se degradou muito!
    Se isso não for um sinal de desespero, será uma estratégia última, de argumentos que contam com o tudo ou nada! A velha e única opção do: se colar, colou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *