Joaquim Barbosa não inventou a pólvora. O ministro da Justiça é um bom nome para SP. Mas ganha? O BNDES “empresta” 500 milhões para o estádio do Corinthians, com “garantias” que a Caixa não aceitou. Prestes foi “demitido” do Exército 13 anos depois de ter pedido demissão.

Helio Fernandes

O presidente do Supremo tem todo o direito de dizer o que quiser, sobre qualquer assunto. E os parlamentares responderem com a mesma liberdade, sem que isso seja considerado “crise” entre Poderes. Sem contar que ele deu grande vantagem para a resposta, porque foi superficial, ineficiente, abusou do lugar comum.

Há mais de 30 anos escrevo e falo sobre a reforma política, eleitoral e partidária, precisamente o que o presidente do Supremo pretendeu criticar, mas sem nenhuma profundidade. Sempre comparo o presidencialismo-bi-partidário dos EUA com o presidencialismo-pluri-partidário do Brasil.

Desde 1861 (Lincoln) e depois de 1901 (Theodore Roosevelt) eles tentam fundar o terceiro partido, sem nenhum sucesso. Aqui já estamos com 29 partidos, sem consistência, com direito a Fundo Partidário e horário “gratuito” de televisão. Não elegem ninguém, se candidatam na próxima, são profissionais disso.

No mês passado relacionei 10 pontos que teriam que se alterados obrigatoriamente. Leitores e comentaristas acrescentaram outros 10 itens, ficaram visíveis uns 20, Joaquim Barbosa não tocou em nenhum. Nesse pluripartidarismo de 29 partidos, é evidente que tudo tem que ser conseguido sem ser conquistado.

O PRESTÍGIO
DO GOOGLE

É cada vez maior e mais considerado. Pela primeira vez citaram a Palestina como Estado, grande repercussão. Os palestinos agradeceram, oficialmente. E com toda a justiça.

VARIG E AERUS, 20 ANOS
ESPERANDO A INDENIZAÇÃO

Isso mesmo, tanto tempo. O STJ decidiu a questão em 2004, com vitória total da empresa. Agora, só agora, entrou na pauta do STF. Cármen Lúcia relatou logo, Joaquim Barbosa pediu vista quarta-feira passada, mais de uma semana. O Aerus é o Fundo da Varig, com dezenas de milhares de aposentados e pensionistas. Vivendo na maior dificuldade. Até quando, Joaquim?

O MINISTRO DA JUSTICA ESCREVE
SOBRE A REFORMA DO JUDICIÁRIO

José Eduardo Cardozo apareceu como ministro da Justiça ou como pretendente a uma vaga no Supremo? (Na Folha). Ministro da Justiça ele é . Do Supremo não é segredo que gostaria de ser.

Só que Lula quer dar demonstração de força, e lançará para governador dois autênticos postes. Ele e o ministro Mantega, da Fazenda. Se ganhar, como governador do maior estado da Confederação, seus holofotes viram para outro lado. Se perder, como indicar um derrotado para o mais alto tribunal do país?

DONA SUPLICY,
TOTALMENTE FORA DE FOCO

Discretamente, como é seu hábito retumbante, coloca o nome para governar São Paulo. Alega que em 2014 ainda terá mais 4 anos como senadora. De ZERO a 10, imaginem a cotação dela com Lula e com o eleitorado?

PRIVILÉGIOS
DO CORINTHIANS?

Com a proteção de Lula, o estádio do Corinthians custará 700 milhões. Mais ou menos 500 milhões, de bancos estatais. A Caixa Econômica, “escalada” para o financiamento, não gostou das garantias, desistiu. Como não podiam obrigar a Caixa a aceitar, mudaram o esquema, usaram o Plano B.

Só podia ser com o BNDES, quem mais aceitaria o risco? Luciano Coutinho vai entregar 500 milhões a 5 por cento ao ano, quando o BC examina se aumenta os juros agora ou mais adiante. Que República. O que diria o doutor Ulisses, que há 30 anos dizia para o deputado Renato Archer, “é um grande economista”.

EQUÍVOCOS
DO AECIO

Vem errando em relação a ele mesmo, há muito tempo. Vinha fazendo há 15 anos, está com 53. Mas agora atinge o próprio país, comete suicídio como analista. Bastou uma frase: o PSDB errou ao esconder FHC”.

Para a afirmação estapafúrdia, bastou a Aecio um compromisso: FHC embaixador do Brasil na ONU. Isso, lógico, se ganhar. Quer dizer: FHC terá que esperar (como alternativa) 2018, quando estará com 88 anos. E Aécio praticamente com 60, ainda candidato. Mas já não tão jovem. Só que livre de Lula e Dilma.

O CINEASTA E ATIVISTA
COSTA GAVRAS

Afirmação importante: “Todos os filmes são políticos”. Ele sabe o que diz. Basta consultar três filmes que fez. O primeiro e melhor de todos é “Confissão”, sobre as ditaduras de esquerda. Notável. Depois “Missing”, um espantoso libelo sobre a participação dos EUA no assassinato de Allende, com a cumplicidade total dos americanos.

O terceiro, “Estado de Sítio”, sobre os 21 anos da ditadura no Brasil, irreconhecível. Não sei o que houve, nem parece Costa Gavras.

A VENEZUELA
DE MADURO

A guerra suja dos herdeiros de Chávez com a oposição, mobilizou centenas de milhões de dólares em papel higiênico. Quem diria: a estatização de Cháves e do bolivarianismo, acabaria na privada.

87 ANOS DEPOIS, PRESTES
É NOTÍCIA E CONTROVÉRSIA

É lógico que não vou escrever sobre Prestes, muita gente já fez isso, e muitos outros farão. Prestes é a própria História do Brasil, desde 1924, quando surgiria a lendária Coluna com seu nome. Vou apenas citar alguns fatos ligados à divergência na família. Apesar da divergência, os dois lados (a filha Anita Leocádia e os outros filhos) têm razão.

Prestes foi o mais jovem capitão de toda a História do Exército, com 24 anos. Em 5 de julho  de 1924, na comemoração do 5 de julho de 22 (o auge do tenentismo, com os “18 do Forte”), surgiu a idéia  da “Coluna”. O importante é que, ao sair de São Paulo, Prestes mandou documento protocolado ao Ministério da Guerra, pedindo DEMISSÃO do Exército.

Em 1937, depois da “Coluna”, da “Intentona” (como sempre foi chamada) de 1935, da prisão e condenação, das torturas brutais, foi DEMITIDO oficialmente do Exército. DEMITIRAM quem já se DEMITIRA.

Agora, uma parte da família quer que ele volte como General. Anita Leocádia é contra. Precisam fazer acordo, os dois têm razão.

###
PS – A aula do professor Joaquim Barbosa é nitidamente presidenciável. Só que para se candidatar à Presidência, precisa entrar num desses partidos de mentirinha.

PS2 – Antes tem que explicar: sua afirmação de que não é candidato, “não trocarei o Judiciário pelo Executivo”, é verdadeira ou de mentirinha?  

JOSÉ SERRA,
AMALDIÇOADO 

Eleito prefeito de São Paulo, Serra deixou 33 meses para o vice Kassab, se candidatou a governador. Ficou amaldiçoado por isso, tido como fato principal para não ser eleito prefeito, em 2012.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

13 thoughts on “Joaquim Barbosa não inventou a pólvora. O ministro da Justiça é um bom nome para SP. Mas ganha? O BNDES “empresta” 500 milhões para o estádio do Corinthians, com “garantias” que a Caixa não aceitou. Prestes foi “demitido” do Exército 13 anos depois de ter pedido demissão.

  1. Permita-me corrijí-lo, Mestre Helio Fernandes. O estádio do Corinthians (na verdade estádio da Odebrecht, pois o Corinthians não enfiou nem enfiará um tostão nele..)vai custar algo em torno de R$1,3 bilhão aos cofres públicos (municipais, estaduais e federais..)Por conta dele a Odebrecht está ganhando dezenas de “obras” em Cuba, Angola, Panamá, Moçambique, Venezuela, etc. Muito justo…uma mão lava a outra…não é verdade?

  2. Grande mestre do jornalismo Hélio Fernandes, o senhor escreve sobre a VARIG e AERUS que esperam 20 anos da indenização que tem direito, eu e muitos outros funcionários do BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S/A empresa de economia mista, que tem o Governo Federal como o maior acionista, temos um processo datado de 1988 que agora em abril de 2013 fez bodas de ouro, de equiparação ao Banco do Brasil, esse processo já transitou em julgado e o que acontece, vários colegas já foram para o andar de cima e nós continuando a chupar dedo, enquanto diversos picaretas de colarinho branco estão aí flanando e rindo na nossa cara. Pobre Brasil, pobre país pindorama. Um abraço,
    Zudgard José de Barros Paes Coelho

  3. Sr. Helio, muita vida e saúde.

    O Aecio tem errado mesmo. Outra declaração politicamente perigosa é esta que está nos jornais. A de que “a Dilma tem todos os instrumentos para combater a inflação e não está utilizando-as com força”.

    O que ele está dizendo é que o BC deveria usar a SELIC para derrubar a inflação, ou seja, elevar a taxa lá nas alturas. E ninguém quer mais a Selic lá nas alturas como fez FHC. Muito menos para dar mais dinheiro aos bancos como fez,também, FHC.

    Mais um ponto a menos o Aecio.

  4. Aécio Cunha um grande engodo. Jamais governou Minas Gerais.
    Procurem se informar. Começa muito mal sua corrida (?) ao
    Planalto. Ontem (21/05/13), programa transmitido pela TV Brasil, êle disse:
    Plano Real uma criação do pecedebe. Quanta hipocrísia, quanta mentira,
    até as pedras sabem que quem planejou, gestou e criou o Plano Real
    foi Rubens Ricupero. Acontece que falou o que não devia antes de entrevista ao jornal da meia noite do grobo, havia um microfone aberto e tudo foi ao ar, o que êle
    disse: nós não temos escrupulos, o que é bom agente mostra, o que é ruim a gente
    esconde. O que disse Hélio Fernandes em 2002 sobre Serra, também vale para Aécio
    Cunha: jamais será eleito presidente do Brasil.

  5. Antes de falecer o ex-presidente deu uma entrevista e nela falou sobre a demissão do diplomata citado acima:
    “Já o seu Vinicius de Moraes só foi cassado por pura vagabundagem. Ele até diz que muita gente do Itamaraty foi cassada ou por corrupção ou por pederastia. É verdade. Mas no caso dele foi por vagabundagem mesmo. Eu era o chefe da Agência Central do Serviço e recebíamos constantemente informes de que ele, servindo no consulado brasileiro de Montevidéu, ganhando 6 000 dólares por mês, não aparecia por lá havia três meses. Consultamos o Ministério das Relações Exteriores, que nos confirmou a acusação. Checamos e verificamos que ele não saía dos botequins do Rio de Janeiro, tocando violão, se apresentando por aí, com copo de uísque do lado. Nem pestanejamos. Mandamos brasa”.

  6. 500 milhões para o timinho da globo.??
    Oras bolas , ó pá, como dizem meus parentes Além-Mar.
    Até agora os filhos do marinho passavam a maioria dos jogos da Libertadores, inclusive o do meu time, poucos , mas passavam.
    E hoje para a surpresa de todos, quarta-feira de futebol, o que os filhinhos do marinho vão passar ?
    Um filminho de segunda categoria para ‘compensar” a falta do timinho da globo, desclassificado na outra semana pelo Meia-Boca.
    Acho que os filhinho do marinho ficaram bravinhos com a saída vexátoria do seu timinho e como “protesto” não passarão nenhum jogo hoje, muito menos da Copa do Brasil, que tem o Santos como jogo de quarta.
    Será que o timinho da globo tem mais privilégios do que ter uma EMISSORA DE TEVELISÂO sem qualquet tipo de imparcialidade perante ao outros times de futebol.?
    Será que só existe um time de futebol neste Páis das chuterias.:/?
    O que os filhos do marinho devem ter tramado nos “escritorios globais, ás escuras”.?
    eh!eh!eh

  7. Presidente do Banco Central faz declaração sobre a meta da inflação.

    Segundo Tombini o foco é o centro da meta da taxa de (4,5%) e o BC atua com “choques de acomodação”. Depreende-se que acomodar é garantir que a taxa oscile dentro dos limites pré-estabelecidos.

    Além disso, prevê que a inflação retornará para dentro do limite superior (6,5%) já a partir do primeiro semestre, uma vez que os preços de certos alimentos se mostram em queda.

    De fato, os números divulgados pelo IBGE mostram que o impacto do grupo (alimentos e bebidas) caiu de 43,63% (no mês passado) para 26,1% de participação no presente mês, sendo superado pelo grupo (saúde e cuidados pessoais) com 30,4% de participação no índice inflacionário. O grupo habitação ficou em 3º lugar com 21,74%, seguido pelos demais grupos.

    Observando os dados do IBGE vê-se que a inflação guarda certa inércia por conta do grande impacto que os preços dos alimentos demonstraram exercer logo no início do ano. A taxa é cumulativa e depende das variações futuras para convergir ou não para dentro do controle do BC.
    A tendência é de queda.

    Já estamos no final do mês de maio, ou seja, temos pouco mais de um mês para o fechamento do semestre. Segundo o IBGE o IPCA-15 que é uma prévia do IPCA, ficou em 0,46%, confirmando a tendência de queda da taxa.

    Mas, será que chegaremos ao final do ano dentro da faixa de tolerância do Banco Central [2,5% a 6,5%]?

    A inflação já se acumula em 2,97%; o que daria 7,29% projetados até o fim do ano. Portanto, acima da meta; por enquanto.

  8. Pau que dá em Chico, não dá mais em Francisco.
    .

    Quando o Corinthians foi garfado a imprensa fez um rumoroso escândalo e até hoje chora a cântaros. Já o Santos, em seu próprio estádio, escandalosamente tungado, nos mesmos ou até piores moldes com dois pênaltis e uma falta da meia lua, afrontosamente claríssimos a favor não marcados, a imprensa, principalmente a especializada, fez um silêncio ensurdecedor.
    O futebol não é mais o mesmo…
    .
    Arrego!

  9. Meu caro Barata.
    Hoje em dia a a mídia-esgoto tem time de coração, o mais ajudado dentro e fora das quatro linhas é o timinho da globo, este “anexado” aos filhos do marinho para poder fazerem suas trambicagens para alguns bilhãozinhos na conta aqui e acolá.
    E o pior, a máioria dos jornalistas amestrados de hoje, nem escondem mais a sua “im-parcialidade”, por debaixo do paletó levam a camisa do timinho da globo…

  10. Helio, o Joaquim Barbosa poderia vir a ser um Jânio Quadros lúcido? Verdade que Jânio foi eleito várias vezes, tinha uma carreira notável. A cartada de Jânio foi lúcida (“ressurgir nos braços do povo” após a renúncia)? Jânio fez campanha para presidente com uma vassoura, seu símbolo maior diante da sujeirada que havia no país. Obteve uma votação consagradora.
    Se Joaquim Barbosa se candidatasse com um outro “símbolo de limpeza”, que o Brasil atual tanto precisa, como você analisaria esta situação? Ele precisaria de um partido forte? Ele transformaria um partidinho de mentirinha em colosso, arrastando o país com ele? Joaquim Barbosa nem teria um tempo pelo menos razoável na televisão, mas o nome dele está fortíssimo, e superaria isto? Pode surgir, enfim, um Jânio da Silva Quadros e arrebatar a todos???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *