Jogo combinado entre Bolsonaro e Senado prepara terreno para o filho embaixador

Resultado de imagem para eduardo embaixador charges

Charge do Brum (Arquivo Google)

Vera Magalhães
Estadão

A reforma da Previdência vira refém da conveniência de tempo e agenda dos senadores. Vetos são derrubados sem que o presidente que os proferiu sequer lamente. O líder do governo no Senado é investigado sob a acusação de ter recebido propina quando era, vejam só, ministro de ninguém menos que Dilma Rousseff.

A sequência de fatos, todos das últimas duas semanas, contraria dois pilares da campanha de Jair Bolsonaro, comprados pelo valor de face pelo eleitorado traumatizado pelo PT: a proposta liberal-reformista na economia e o combate implacável à corrupção e à velha política.

POUCO IMPORTA – Essas promessas e a fidelidade a uma parcela do eleitorado foram colocadas em segundo plano diante da prioridade do momento: preparar o terreno no Senado para o envio, mais de dois meses depois do primeiro anúncio, da indicação do terceiro filho do presidente, Eduardo Bolsonaro, à Embaixada do Brasil em Washington.

Não que seja uma preparação de todo planejada, como nada é na parafernália de conceitos e métodos do bolsonarismo. Ao mesmo tempo em que é necessário fidelizar senadores para a aprovação de Eduardo, seu irmão Carlos fustiga o partido com a segunda maior bancada na Casa, o Podemos – pela primitiva razão de que a sigla cresce em cima do PSL e pode virar morada de algum adversário do pai em 2022, como o temido Sérgio Moro.

O próprio candidato a embaixador, que de diplomático não tem absolutamente nada, postou há algumas semanas em suas redes sociais vídeo de uma youtuber bolsonarista com pesadas críticas a alguns de seus potenciais eleitores.

BASTIDORES – Mas isso são filigranas. O verdadeiro jogo de bastidores para que Eduardo passe no Senado, a despeito de sua completa falta de qualificação para um dos principais postos da diplomacia do País, passa pelo acordo nos grandes temas, descritos no início deste texto, e é feito em conexão direta entre o Planalto e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Eleito para o comando da Casa por ter fincado o pé como aquele capaz de peitar Renan Calheiros, o até então anônimo Alcolumbre foi comprado pelo alvoroço das redes sociais sem que nenhum dos que torciam por ele nem sequer o conhecessem. Essa tomada de partido imediata, na base da escolha binária, sem nem levar em conta o perfil da Wikipédia dos candidatos, levou à eleição de bancadas inteiras de lavradores de redes sociais e até de governadores, como Wilson Witzel.

DAS ANTIGAS – Não foi diferente com Alcolumbre, que, agora no comando, vai se mostrando um político das antigas – justiça seja feita, ele nem tentou vestir o figurino de renovador. No seu acerto com Bolsonaro entraram cargos no Cade, a garantia de execução de emendas e a proteção a Bezerra Coelho, outro da velha política, nesse caso inclusive aliado da temida esquerda, assimilado pelo bolsonarismo pragmático.

No jogo em que interesses corporativos do Senado e os familiares dos Bolsonaro são colocados à frente dos compromissos de campanha, a reforma da Previdência vai virando uma pauta secundária, que pode ser ou não votada a partir de conveniências. A previsão de que seja promulgada no dia 10 de outubro já parece otimista diante deste quadro.

LIMPANDO O TRILHO – Quanto à indicação de Eduardo Bolsonaro, parece aguardar o momento em que nada lhe obstrua o caminho, de reformas a CPIs indigestas para os também novos aliados do Judiciário.

Davi vai na frente, limpando o trilho para o terceiro filho, enquanto este gasta seu tempo entre conversas ao pé de ouvido com senadores, publicações nonsense no Twitter em que desfila uma bizarra doutrina armamentista a partir de uma escultura na entrada da ONU e viagens turísticas ao país no qual deve vir a morar logo mais, graças a um presentão do papai e do tio Davi.

31 thoughts on “Jogo combinado entre Bolsonaro e Senado prepara terreno para o filho embaixador

  1. Aguardando os zurros histéricos dos quadrúpedes ultramoralistas….

    “Ainnnnn, o meu Mito Borsxonaro não pode entrar em conluio com a Velha Política!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk xD

  2. Os erros ou omissões ou incompetência, mesmo, de Bolsonaro quanto ao seu governo, até que poderiam ser deixados para um segundo plano, pois recebeu o Brasil em estado pré-falimentar, e continua nessa situação.

    Menos, evidente, as castas judiciária e legislativa, que recebem proventos milionários e possuem vidas nababescas.
    Ah, claro, propiciado por nós, pobres e miseráveis, que temos a obrigação de oferecer-lhes do bom ao melhor.

    Mas, Bolsonaro jamais será perdoado – repito, JAMAIS SERÁ PERDOADO! -, por conta do envolvimento em corrupção do seu filho, senador!

    O motivo principal de ter sido eleito foi o combate à corrupção, que prometia acabar com essa chaga nacional.
    Se, justamente, o seu maior compromisso conosco o presidente deixar de atender, bye, bye reeleição, e merecidamente!

    Esse episódio envolvendo Flavio e o tal de Queiroz, maculou a administração de Bolsonaro irreversivelmente.

    Ou o presidente tira do bolso do casaco alguma medida de impacto poderoso em benefício do povo, e não para as castas e enaltecimento do “deus” mercado ou, então, o atual governo irá até o fim do mandato abaixo de críticas, na razão inversamente proporcional que fortalecerá de novo a esquerda, o PT e aliados na sua sucessão.

      • Prezado Zenóbio,

        Não se trata de ilusão, meu amigo, mas de realidade.

        A verdade nacional esbofeteia as autoridades quanto ao desdém, ao desprezo, que somos tratados!

        Desgraçadamente, Bolsonaro segue os passos de seus antecessores, uma forma de resolver o que deseja à base do troca troca, do toma lá dá cá.

        Mais:
        Conforme disseste e bem colocado, a posição de Guedes é francamente desfavorável ao povo, e a reforma previdenciária comprova a minha afirmação.

        Ora, bolas, se Bolsonaro segue a mesma corrupção de antes em seu favor ou benefício, e ainda por cima somos massacrados por mais tempo de serviço à aposentadoria, e maior carga de impostos, tenho sido conduzido, Zenóbio, por uma realidade cruel, hedionda, que, além de nos roubar, explorar e manipular, quer o nosso sangue, suor e lágrimas!

        Abração.
        Saúde.

    • Chico, colorado, assino embaixo mas me atrevo a acrescentar ainda ao que disseste, a pretensão de indicar o filho – já não sei nem mais o nome do rebento – a diplomata na matriz. É de lascar.

      • Caro Ricardo Miguel,

        Bolsonaro já não sabe o que faz, pois não tem objetivos com o povo, mas com o mercado, a iniciativa privada, o liberalismo econômico.

        Nessas alturas, quem for agora nomeado embaixador, sinceramente, mas até o Tiririca poderia ser indicado para a França, pois o que nos interessa o representante brasileiro em cada nação, se a nossa, o nosso país, vem sendo destruído??!!

        Abração.
        Saúde.

  3. Ronaldo, não é nepotismo, tens razão, é safadeza mesmo.Quanto aos 57 milhões de votos, não eram pro Boçalnaro, eram repudio ao pt. O povo estava de saco cheio da corrupção. Qualquer um que fosse pro segundo turno contra lullismo teria essa votação

  4. Um dia um empregado nosso tomou uma mistura de óleo de rícino com açucar. Aí não teve jeito: não trabalhou até que a diarréia pararasse. O exemplo é meio grosseiro, mas é para falar do Bolsonaro…
    Assim como o infeliz que tomou o óleo de rícino teve que esperar por um dia, os brasileiros que votamos em Bolsonaro teremos que esperar até 2022 para essa diarréia presidencial passar.

  5. “Jogo combinado entre Bolsonaro e Senado prepara terreno para o filho embaixador.”

    -O que o jornalista quer dizer é que o Bolsonaro deve evitar acordos e diálogos e entrar em confronto com o Supremo, com o Senado e com a Câmara…e que tente governar apenas com coalizões políticas vindas da Dinamarca.

  6. Sr Bendl acertou no alvo. Ao proteger o filho, Bolsonaro rasgou o compromisso que tinha com seus eleitores, deixando Moro numa posição incômoda.

  7. Boçalnaro não tinha compromisso nenhum. Fingiu para se eleger. Quando deputado federal, tinha uma funcionaria em seu gabinete que era fisioterapeuta de artista da Globo, segundo a mídia, que nunca esteve em Brasilia, que dizer, ele praticava a tal rachadinha. Foi obrigado a se reformar da carreira militar, enriqueceu na política. Agora. protege um filho corrupto e tenta encaixar outro como embaixador. Como o lulla nos enganou.

  8. Prezado Marins,

    Lembro-me de já ter pedido que para de me chamar de senhor!
    Somos amigos, ora.

    Observa, meu caro, o seguinte:
    Se votamos em Bolsonaro para que ele rompesse com as velhas práticas “políticas” ou atitudes imorais e antiéticas, que são as suas maiores características (da política), o presidente age exatamente igual ao seus antecessores, que tanto os criticou!!!

    A conclusão é só uma:
    A corrupção tomou conta dos poderes constituídos de forma inapelável e irreversível!

    Mas, tem sempre nos deixado lições (a corrupção), que não aprendemos porque não queremos, pois somos preguiçosos e alienados:
    Fica muito pior para aquele que se compromete a lutar contra, e depois da posse usa do mesmo expediente!

    Nesse particular, Bolsonaro enterrou o seu governo.
    A pá de cal será a nomeação do seu filho como embaixador nos “States”.

    Em outras palavras:
    A cada dia que passa, Bolsonaro asfalta a estrada dos seus opositores, que chegarão em 2022 com força e rápidos.

    Assim, cansados que estamos de esquerda e de direita – olha só o que imagino, Marins:
    Luciano Huck tende a crescer perante o eleitorado, que deverá estar até os cabelos decepcionados e frustrados com os políticos e essa politicagem deletéria e deplorável!

    Abração.
    Saúde.

  9. Também, vamos dar crédito ao 01.
    Pergunta básica:
    o que fizeram os embaixadores que lá estiveram e que resultou em benefícios para nosso país?

    • Digamos que não tivesso havido benefício, que todos tenham sido medíocres. Na sua ótica isso justifica a indicação de outro mediocre como Eduardo, que tem um inglês medíocre e nem é embaixador de carreira?

  10. Caro Chicão,
    Nós pagadores de impostos fomos esbofeteados e traídos por bolsonaro.
    Quanto a pá de cal, a nomeação do chapeiro não será a última. Teremos muitas outras!
    E vamos ter que engolir este presidente até 2022.

    O país está esborneado e nós, esgotados!
    Não há esperança!

    Jamais devemos esquecer que o roubo e desvios praticados pelos CRÁPULAS que em nós mandam, a bel prazer, foi instituído neste governo. O cara desmontou tudo!!
    É inacreditável o que estamos assistindo.
    bolsonaro criou uma nova tendência política, a ESQUERDEITA, que está a todo vapor!!!!!

    Vemos hoje, ladrões e petistas transitando com desenvoltura,
    lépidos e faceiros, neste governo de MERDA.
    Pra mim é INACEITÁVEL!

    Tenho certeza que para milhões também.

    O mais novo mantra do governo agora é: nos deixem trabalhar, senão o pt volta. rsrs

    Será que ninguém percebe que o pt já voltou e está dentro novamente?

    P.S.1- A última pérola do minto:

    https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.oantagonista.com/brasil/corrigir-e-melhor-que-sofrer-futura-sancao-diz-bolsonaro-a-membros-do-mp/amp/&ved=2ahUKEwjozOabmf7kAhV_HLkGHRAiCsgQFjAEegQIAhAB&usg=AOvVaw2LosbZEwAR2azUGEXRpGCf&ampcf=1

    P.S.2- Mas se mesmo assim algo der errado, já tem verba disponível pra pagar os advogados defenderem os FDP, também pago por nós.

    É profundamente desanimador e já arrisco a dizer que este governinho já é o pior da História!!

    Me despeço com um forte abraço desejando muita saúde e muita paz.
    Cordialmente.

  11. É a canhotada tá assanhada, e histérica, não dormem mais, são mais de 300 dias de desilusão o rebento canhoto não emplacou, só nos resta falar mal.

  12. Espectro,

    O teu comentário é amplo, mas diz verdades indiscutíveis.
    Apenas tenho reservas, e grandes, com relação a ser prematuramente julgado por ti como o pior da história!

    Olha, meu guri, Bolsonaro deverá confiscar nosso dinheiro e poupança nos bancos, roubar a fortuna incalculável que Lula e sua quadrilha praticaram, entregar as nossas estatais de graça para interessados, e permitir que a inflação volte a ser de três dígitos MENSALMENTE!

    Logo, missão impossível.

    Agora, segue cada vez mais forte a corrupção;
    continua a defesa à permanência da impunidade;
    desmandos, descalabros, desfaçatez, desonestidade, imoralidade, falta de ética, o desemprego, a miséria, a pobreza, continuam sem qualquer medida para diminuí-las, pelo menos.

    O governo está sendo ruim, sim.
    Mas, a ponto de classificá-lo como o pior desde a Proclamação da República, vamos e venhamos, meu caro, vai uma grande distância.

    Um forte abraço.
    Saúde.

  13. Trump não consegue nem pensar nele mesmo. O cara está todo enrolado com o Adam Schiff e a Pelosi. Ele vai ser impeached. Vocês acham que ele vai se preocupar com um fritador de hamburguer nessas horas?

  14. Sim, Chicão, você tem razão.
    Mas eu me referi a que o governo bolsonaro é o pior de todos os tempos naquilo que o levou a sentar na cadeira presidencial.

    O COMBATE IMPLACÁVEL À CORRUPÇÃO.

    bolsonaro esqueceu que foi eleito por isso…

    Eu chamo de estelionato eleitoral!
    Sacanagem, maldade pura!

    O poder embriagou o bolsonaro!

    Tá se achando!

    Vamos amargar muitas sacanagens…
    Ele se esconde covardemente atrás dos ARREGLOS!!

    É uma pessoa má e só pensa em salvar a pele dele e dos seus, e ainda por cima, dar filé mignon pro filhote.

    Nós vamos continuar tomando sopa de pedra e pagando os impostos mais altos do mundo.

    Não nos dão nada, só mentiras e mais mentiras!

    Pra mim este governo acabou em relação a tudo, principalmente no que tange à moralidade, lisura, transparência e dever com Pátria.
    bolsonaro esqueceu tudo isso!!
    Por isso o classifiquei como o pior da História.

    Os outros, não prometeram grande coisa, só mentiras também, concordo. Mas nunca criaram imensa expectativa em algo que era realmente possível. O COMBATE À CORRUPÇÃO.

    Chicão, nenhum país se levanta passando a mão na cabeça da corrupção e dos corruptos como bolsonaro está fazendo.

    Não existe nenhuma tese econômica de fazer crescer um país com a roubalheira desenfreada e agora também, considerada LÍCITA!
    Nao se pode mais prender ladrão!
    Tem que chegar respeitando o larápio, senão o policial tá arriscado a ir preso.

    Este é o resumo do governo bolsonaro.
    Forte abraço, Chicão.
    Cordialmente.

  15. Ai ai ai!
    E vamos assistindo ao cordão dos puxa-saco do Bozó tomando ares de viuvas frustradas e desiludidas….

    Nao tem essa de ficar de cocoras até 2021 levando pau do bozoleta e seus milicias….
    URGE ELIMINAR ESSA PESTE.

    • Quem já anulou um governo ou dois, anula mais um!

      Quem ja deixou governo demente destruir o Brasil, deixa mais um….

      Parece que sao todos escravos do cara, que não conseguem decidir o que é certo…?????

      Essa praga não me representa!
      Te representa? amém, reza e morre na praia…
      Nao te representa? Hora de mexer os pauzinhos….

      Voce vai aceitar uma corja de TRAIDORES fazendo uso do seu dinheiro suado pra colocar filhinho de papai comendo filet mignon numa embaixada em Washington?
      Entao voce é um corrupto de si mesmo!

      PONHA A MÃO NOS SEUS DIREITOS!

  16. O cara é um Piau só, os filhos, uns piebas indecentes.
    Nos temos uma constituição e 200 milhoes de vozes para dizer NÃO a essa esbórnia!!!
    Temos que fazer valer isso!

    PS: Sugiro aos ignorantes que afirmam ser o Brasil um país que nunca teve corpo diplomatico a buscarem no http://www.archive.org alguns dos escritos dos nossos diplomatas,talvez caia a ficha…
    Diplomacia nao de pratica dando ‘láikes’ em redes sociais, absolutamente….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.