Jornada do Papa veio reafirmar a crença de que a vida tem um sentido

Leonardo Boff

No pensamento social e filosófico, a questão da fé não está em alta. Antes, pelo contrário, a maioria dos pensadores, tributários dos mestres da suspeita e filhos da modernidade, entende a fé como expressão do pensamento arcaico e mítico, na contramão do saber científico.

Como quer que interpretemos a fé, o fato é que ela está aí e mobilizou milhões de jovens vindos de todo o mundo para a Jornada Mundial da Juventude, além de outros milhares que acorreram para ver o novo papa, Francisco. Suspeito que nenhuma ideologia, causa ou outro tipo de líder que não seja religioso consiga trazer para as ruas tão numerosa multidão. Pode-se dizer responsavelmente que aí vigoram alienação e arcaísmo?

Tal fato nos leva a refletir sobre a relevância da fé na vida das pessoas. Imaginar que um dia o ser humano abandone totalmente a fé é tão inverossímil quanto esperar que nós, para não ingerirmos alimentos “quimicalizados” ou transgênicos, deixemos uma vez por todas de comer.

Há um dado pré-reflexo que subjaz à existência de fé: a confiança na bondade fundamental da vida. Por mais absurdos que haja, e os há quase em demasia, o ser humano crê que vale mais a pena viver do que morrer.

Crer é dizer “sim” e “amém” à realidade. O filósofo L. Wittgenstein podia dizer em seu “Tractatus Logico-Philosophicus”: “Crer é afirmar que a vida tem sentido”. Esse é o significado bíblico para a fé – “he’emin” ou “amam” –, que quer dizer: “estar seguro e confiante”. Daí vem o “amém”, que significa “é isso mesmo”. Ter fé é estar seguro no sentido da vida.

A fé é uma luz. Mas, como escreveu o papa Francisco na encíclica “Lumen Fidei”: “A fé não é luz que dissipa todas as nossas trevas, mas é uma lâmpada que guia nossos passos na noite, e isso basta para o caminho”.

Em nome dessa fé em Jesus morto e ressuscitado se reuniram esses milhares de jovens e acorreram mais de 2 milhões de pessoas a Copacabana.

Entre outros traços do carisma do papa Francisco, sua fé cristalina é que o torna tão despojado, sem medo (o que se opõe à fé não é o ateísmo, mas o medo), buscando proximidade com as pessoas, especialmente com os pobres. Ele inspira o que é próprio da fé: a confiança e o sentimento de segurança.

O papa fez uma conclamação importante, verdadeira lição para muitos movimentos no Brasil: a fé tem que ter os olhos abertos para as chagas dos pobres, estar perto deles e com mãos operosas para erradicar as causas que produzem essa pobreza.

Na jornada, o papa Francisco enfatizou especialmente para os padres e os bispos uma evangelização que se acerca do povo, na simplicidade e na pobreza, sem estilo principesco.

Quantos são aqueles que se apresentam como ateus e agnósticos e, no entanto, possuem essa fé como afirmação do sentido da vida e se empenham para que seja justa e solidária! Talvez não a confessem em termos de fé em Deus e em Cristo. Não importa. Pois a base subjacente a essa fé em Deus e em Cristo está lá presente, sem ser dita.

Essa fé básica impõe limites à pós-modernidade vulgar que se desinteressa por uma humanidade melhor e que não tem compromisso com a solidariedade pelo destino trágico dos sofredores. Outros, vendo o fervor da fé dos jovens e sua comoção até as lágrimas, sentem talvez saudades da fé da infância. E aí podem surgir impulsos que os animam a viver a fé humana fundamental e, quem sabe, podem se abrir até a fé num Deus e em Jesus Cristo. É um dom. O dom de uma conquista. E, então, um sentido maior se abre para uma vida mais feliz.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

9 thoughts on “Jornada do Papa veio reafirmar a crença de que a vida tem um sentido

  1. Mensagem corrupta e criminosa é a constante apologia do comunismo feita pelo Boff.

    Enquanto este Boff não fizer uma renúncia expressa ao comunismo, seus textos nunca gozarão de credibilidade. Será sempre um lobo em pele de cordeiro.

    Aliás, qual o interesse de manter defensores do comunismo (ditaduras repressoras), tais como Boff e Santayana, escrevendo em páginas da internet? Será que eles vão deixar alguém escrever em algum lugar quando chegarem ao poder?

    Eles que escrevam para a tuma deles. Eu, quando venho a este espaço, quero encontrar opiniões novas, escritores sóbrios, artigos leves sobre temas profundos, e não a velha cantilena de defesa do comunismo, como salvação da pátria.

    Se eu quisesse ler elogios ao comunismo, iria procurar as páginas do pablo capilé e do pt.

    Viva o Millor: “Democracia é quando eu mando, ditadura é quando outro manda.”

  2. Caro Boff, saudações.
    Acompanhei nas ruas o Papa Francisco. Emoção única. O sentido da minha vida é exatamente este, a fé inabalável em Jesus Cristo, pois identifico-me com Suas palavras e atitudes. Encontro as respostas que procuro, e assim vivo feliz.

  3. O que seria o saber cientifico tão propagado por Leonardo Boff? A comprovação fraudulenta de que suas teorias fajutas estão certas?
    Leonardo Boff que ser um grande líder. Adora tentar fazer lavagem cerebral nas pessoas com um ar de estudioso de teólogo preocupado com os pobres, os desvalidos. Conversa mole de espertalhão comunista. Mentiras, mentiras e mentiras.
    Leonardo Boff é uma farsa. Leonardo Boff é o Jim Jones brasileiro.
    Leonardo Boff quer ter sua seita particular.Quem dele não se afastar, no minimo irá perder a fé e a salvação. Ele já perdeu tudo.
    CUIDADO! Com Leonardo Boff.
    A Santa Igreja já fez obsequiosa advertência.

  4. Será que aqueles sapatos vermelhos são realmente Prada, de acordo com o primeiro comentarista? É que vi alguns anos atrás um filme com um título perigoso sobre o assunto estrelado pela Meryl Streep e participação da nossa Gisele Bundchen.

  5. Para aqueles que foram abandonados pela china, devido a falta de higiene corporal e mental, tem o dever de ficar calado, embora possam espernear.
    Já aqueles que querem se manifestar sobre tudo, tem toda liberdade de se dizer coisas contrárias daquilo que outrem julga certo (mesmo estando errado). E estando errado, quando apenas discordam do pensar certo de quem demostra outro pensamento, podem até escrever lamas de borracho para continuar não falando nada. Na verdade, os estúpidos jogam confetes naqueles que se dizem novos e cheios de novidades convenientes, para enganar os bobos. Esquecem de estudar um pouco mais as lições.
    Leonardo Boff, há muito é uma arapuca para pegar terneiro amalucado. Arapuca de babaca que não tem outra coisa para fazer, se não arregimentar idiotas para uma seita pagã.

  6. Estou me divertindo com os comentários desses religiosos evangélicos que ficaram irados com a atuação do Papa Francisco e com seu estrondoso sucesso.
    Como sou ateu e não acredito nessa história de que “Deus é fiel”, ou mesmo “infiel”, sugiro que os que desejam um caminho rápido para a eternidade não se incomodem com o que escreve o ex-frei Leonardo Boff, mas mergulhem de cabeça em um BURACO NEGRO. Como se sabe, a física quântica ensina que um Buraco Negro é o caminho mais rápido para a eternidade. Não se esqueçam de que o estudo do espaço elástico levou os cosmólogos a propor uma teoria da criação que difere muito da versão bíblica.

  7. …YESHUA..NOS ENSINOU COUSAS MARAVILHOSAS NO FAMOSO SERMÃO DA MONTANHA..DELEGOU AOS SEUS
    DISCIPULOS (APÓSTOLOS)…UMA FORMA DE VER QUÃO SOMOS : (2013 ANOS DEPOIS..CALENDÁRIO
    GREGORIANO…) MAUS , IDÓLATRAS, INFIÉIS E IMPIEDOSOS.

    Todos que sabem utilizar de forma adequada o lado esquerdo dos seus cerébros, sabem que
    queira alguns ( ateus e insensatos ) ou não, há uma verdade estampada e dirigida não
    a todos , mas , somente aos eleitos..estes sim , jamais pactuarão com essa desgraça
    chamada igreja católica romana ( legado do império romano ).

    Como este espaço é onde cada um pode expressar sua visão comum de tudo que nos dias
    atuais nos rodeis (fatos e etc..), não muito me admira em ler escritos do Sr. Paulo
    Solon que se diz ateu e no pleno exercicio do seu direito de livre expressão usa
    o deboche, e falta com respeito contra aquele que tenham uma visão de fé no ALTISSIMO
    e na sua insensatez , fala de cousa que nem sequer teve contato e isso digo de forma
    espiritual, se não teve uma experiência pessoal com sua própria alma ..então é uma
    besta ignorante, pois não entende o que escreve e fala de cousas que não lhes são
    destinadas. Exatamente como faz esse adepto da mentira romana e do “sistema comunista”
    tudo criação humana, baseada na mentira , na maldade e no ódio a tudo quanto se refira
    ao SOBERANO YAWHE ..que nos criou…Mas isso já é demais ..para qq. ateu ou idólatra
    como todos que obedecem a essa seita criada nos intestinos do “império romano”.

    Nem vou me delongar com relação a todo esse sistema “religioso católico ou evangélico “,
    pois a própria História …já nos legou informações suficientes para nos mostrar que
    alguma cousa está errada nestas duas.

    Mas, a VERDADE de YAWHE …que nos legou de forma gratuita a SALVAÇÃO a todos nós eleitos de acordo
    com o conselho de sua vontade, já é uma prova de que todos os homens jazem ..na podridão
    dos seus “corações (mentes ) “. Dignos de perdição eterna, caminham a passos largos para
    a eternidade , cientes de que quando aqui viveram ..foram nada mais que criaturas más e
    inutéis .

    Uma instituição que é detentora de ações de uma industria de armas , que passa a mão na
    cabeça de tarados e degenerados sexuais por crianças e por outros homens, uma instituição
    que apoiou a exploração de escravos, que fechou seus olhos para a matança indiscriminada
    de seres humanos nas américas, que faz acordos secretos com governos corruptos, que
    acumula “tesouros” sujos de sangue nos mais diversos bancos e paraisos financeiros..
    uma instituição que prega e ensina uma cousa e vive uma outra totalmente diferente, uma
    instituição que começou de forma humana e ainda continua humana em sua estrura, uma
    instituição que assim se comporta..JAMAIS ..pode ser uma seguidora daquele que

    ENSINOU O SERMÃO DA MONTANHA. ( tem muito mais , mas ficarei neste ponto de Ex. ).

    Da mesma forma vale para TODAS as INSTITUIÇÕES EVANGÉLICAS…que teiman em ser “filhas”
    da instituição católica romana.

    TODAS VOCÊS NUNCA FORAM DE YESHUA..NOSSO SALVADOR .

    YAWHE SEJA LOUVADO E ADORADO…

    Carlos de Jesus – Salvador – Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *