Jornal espanhol El País faz a ‘inquietante pergunta’ se a justiça é igual para todos no Brasil.

Deu na Agência Brasil

Uma análise publicada quinta-feira no jornal espanhol El País afirma que a reabertura do julgamento do Mensalão distancia os brasileiros de seus juízes.

O texto diz que a revisão da condenação de 12 dos 25 réus julgados “na maior trama de corrupção da história democrática do Brasil” deve levar também ao “fim da lua de mel entre a sociedade brasileira, farta de tanta corrupção e impunidade, e o Supremo Tribunal Federal”.

“O presidente da Corte, Joaquim Barbosa, promoveu no ano passado um julgamento duríssimo dos responsáveis do Mensalão, algo que que fez com que muitos brasileiros retomassem a confiança em seu órgão judicial de instância máxima”.
Pergunta

Para o El País, agora fica no ar a “inquietante pergunta” sobre se a justiça é igual para todos no Brasil.

O diário espanhol afirma que, três meses após a onda de protestos no país, os brasileiros observam agora sua máxima instância judicial aplicando “uma manobra para beneficiar um grupo de políticos corruptos contra os quais ficou suficientemente provada a responsabilidade e participação no maior escândalo político das últimas décadas”.

E avalia que a reabertura do caso representa um motivo a mais para que milhões de brasileiros voltem às ruas, meses depois de terem ouvido da presidente Dilma Rousseff o discurso em que defendeu que a corrupção deveria ser tratada como crime hediondo.

“Em outubro do ano que vem serão realizadas eleições no Brasil e o impacto que o novo julgamento terá na campanha eleitoral do PT ainda é incerto”.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

10 thoughts on “Jornal espanhol El País faz a ‘inquietante pergunta’ se a justiça é igual para todos no Brasil.

  1. ahahahah
    Só pode ser piada. Mandem o pessoal do El Pais direcionar essa pergunta ao puteiro do stf.
    À proposito, em 2006 Francenildo Costa teve o sigilo bancário violado a mando de Antônio Pslocci, e o puteiro do stf não viu crime nisso…Por que ninguém se escandalizou??? Ah, lembrei: Francenildo era um humilde caseiro…..

  2. Diz o povo que de médico e de louco todo o mundo tem um pouco, e que cada louco tem as suas manias e delírios. Eu, com a minha maluquez, como disse o “Maluco Beleza”, Raul Seixas, respeitando as maluquices do Lula Miranda, do Leonardo Atuch (servindo a dois senhores ao mesmo tempo), e Josias de Souza Marineiro, entre muitos outros articulistas que já têm as suas candidaturas preferidas, prefiro continuar Sonhando e acreditando que o HoMeM do Mapa a Mina do bem comum do povo brasileiro ( se o Companheiro Ivan Valente ajudar, como o HMM o ajudou desde a sua primeira eleição), ainda vai conseguir virar o jogo, dar a volta por cima, e vencer o velho continuísmo da mesmice das velhas heranças malditas, e nos convencer de que o melhor a fazermos neste momento histórico, é optarmos pela paz, amor, perdão, conciliação, união e mobilização em torno da Mega-Solução (RPL-PNBC-ME), A Revolução Pacífica do Leão, o Novo Caminho de Verdade para o Novo Brasil de Verdade, porque evoluir é preciso, por 100 anos de prosperidade, alegria e felicidade para o sofrido povo brasileiro, que, com a RPL-PNBC-ME, pode mais, muito mais, inclusive conquistar o IDH número 1 do Planeta Terra. Conheça você tb A Revolução Pacífica do Leão. É Nova, é Boa, é a Número 1, desce redonda e sobe lúcida. Tudo isso porque acredito no MMilagre da multiplicação dos pães, dos peixes e das oportunidades à moda brasileira, porque o Papa Francisco é Nosso, porque Deus é brasileiro, porque os excluídos e humilhados serão exaltados, porque os últimos serão os primeiros , porque sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor e não desisto nunca, e, sobretudo, porque se o Bicho não pegar em 2014, nada irá mudar de Verdade neste país. E quem viver verá. Tenho dito.

  3. É claro que não é igual para todos. É só ver como eles querem condenar o Dirceu, e procuram colocar o mensalão tucano numa prateleira, apesar de o mensalão tucano ser 10 vezes maior do mensalão do Jose Roberto Arruda, e muito mais velho que os do mentirão petista e de valor muito maior .

  4. NA MESMA LINHA DO JOSE ANTONIO, a justiça espanhola é tao igual p/todos que condenou o velho Pinochet e deixou que bush, e muitos outros criminosos de Guerra, livreszinhos da silva. Ou pelo menos, os atos de Garzon, nao foram ecoados
    pela chamada grande, midia-empresa.
    Em relaçao ao Francisco de Assis: que 10 vezes, pode aumentar seus multiplos, pois la o negocio foi de bilhoes e olhe que lá o dinheiro, era verdadeiramente publico.
    e nao esqueçamos deste caso, de mais de 1 trilaho nao pode ficar sem investigaçao e devoluçao. Pena que lá nao tem nenhum centavo de ptistas, senao, … MAS, o silencio é sepulcral!!!!!
    http://heliofernandes.com.br/?p=71133#comments

  5. E por acaso no Brasil tem justiça pra pobre ?? Faz-me rir. Quem se lembra da ministra Helena Calmon CNJ que queria passar a limpo muita malandragem. Muitos magistrados ficaram enfurecidos, pois ela mostrou que os mesmos estavam desviando bilhões dos cofres públicos. No judiciário quem for honesto é convidado a ficar calado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *