Jornalista ajuda a mudar orientação do governo dos EUA sobre uso de fio dental

Não há comprovação científica de que o fio dental funciona

Deu na Folha

Quando o ortodontista de seu filho ofereceu ao jornalista Jeff Donn, da agência Associated Press, uma dica para uma matéria, ele teve dúvidas. A informação era simples: não há nenhuma evidência sólida de que o uso do fio dental realmente funciona. “Quando comecei a ler as pesquisas, percebi que era uma boa dica – e definitivamente a melhor que já recebi de um ortodontista”, disse Donn, que já foi finalista do prêmio Pulitzer em 2012, em entrevista ao instituto de jornalismo Poynter.

A matéria que escreveu sobre o assunto teve um grande impacto na imprensa e acabou ajudando a mudar as orientações oficiais do governo dos Estados Unidos, que antes recomendavam o uso do fio dental. “Por lei, as orientações do governo devem ter base na ciência, então pedi aos funcionários das agências responsáveis a documentação por trás dessa recomendação”, disse.

Depois de semanas sem uma resposta, ele fez um pedido formal de acesso à informação. Seis meses depois, o governo publicou uma nova edição atualizada das orientações, na qual a recomendação de uso do fio dental havia sido discretamente abandonada.

GOVERNO CONFIRMA – Donn recebeu no dia seguinte uma carta do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, dizendo que não havia registros científicos relevantes sobre o assunto. “No fim, esta pareceu ser uma rara ocasião em que um simples pedido de acesso à informação mudou a política do governo.”

Baseado nessa experiência, Donn recomenda que o jornalistas “questionem tudo, incluindo se sua mãe realmente ama você”.

Ele também confirmou que, apesar da descoberta, continua usando o fio dental para remover pedaços de comida presos no dente. “Mas acho que a melhor ciência indica que não estou fazendo nada de benéfico para minha saúde.”

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGVejam a que ponto chega o poder do marketing comercial. E as fábricas de fio dental, é claro, insistem em apregoar os supostos benefícios que jamais foram comprovados pela ciência(C.N.)

4 thoughts on “Jornalista ajuda a mudar orientação do governo dos EUA sobre uso de fio dental

  1. Experimentem então deixar “aquele” pedaço de carne presa entre os dentes e não usem fio dental!! Não funciona mesmo, né? Daqui a pouco vão inventar que escovar dentes também não serve para nada!

    • Tenho 75 anos. Uso fio dental todas as vezes que mastigo alguma coisa. É claro que o seu uso é muito útil à saúde dos dentes. O modo de usar é que deve ser correto, mas só de tirar os alimentos presos entre os dentes já lhe justifica o uso. Em tempo: a Folha está sem assunto ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *