José Dirceu ataca a Lava Jato e quer retirar o poder de investigação do MP

Dirceu plastificou o rosto e está tingindo os cabelos

Bruno Góes e Bela Megale
O Globo

Condenado na Lava-Jato a mais de trinta anos de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa, o ex-ministro petista José Dirceu criticou neste sábado a atuação do Ministério Público, o órgão responsável por tê-lo denunciado em diferentes investigações. Em entrevista ao portal AZ, do Piauí, o petista afirmou que o Ministério Público se tornou “uma polícia política” e que, por causa disso, é preciso “tirar o poder de investigação” do órgão.

Para o petista, que está solto desde junho, por ordem da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), o MP se tornou uma “corporação com os maiores privilégios do Brasil” quando deveria limitar-se à tarefa de “acusar”. Para fundamentar suas críticas ao MP, o petista diz apoiar-se nas críticas feitas pelo ministro Gilmar Mendes que, segundo ele, também “tem criticado isso”.

POLÍCIA POLÍTICA — O Supremo, em 2016, deu poder de investigação ao Ministério Público. Qual é o resultado? Agora há investigações sigilosas. Inclusive o ministro Gilmar Mendes tem criticado isso. Tem que tirar o poder de investigação do Ministério Público. O Ministério Público só é para acusar. O Ministério Público virou uma polícia política. Não há controle nenhum. E mais: uma corporação com os maiores privilégios do Brasil.

Questionado pelo Globo sobre suas críticas ao Ministério Público, Dirceu reafirmou a fala: – Não falei nada extraordinário. Não estou querendo impedir que o MP atue na Lava-Jato. Estou discutindo em geral. O MP não pode investigar e acusar.

— O Ministério Público não pode investigar. Ele acusa. Quem investiga é a Polícia Federal e a Polícia Civil. Quem decidiu isso? A Constituinte. Eles perderam isso. O Ministério Público foi lá, em todas as sessões da Constituinte (e perdeu).

ESCÂNDALO – Na entrevista no Piauí, o petista afirmou ainda que a folha de pagamento de um procurador “é um escândalo” e que a “corporação” de procuradores foi a mais empenhada em fazer lobby contra a reforma da Previdência.

Dirceu vem percorrendo diferentes regiões do país para divulgar sua biografia e debater as eleições presidenciais com militantes do PT. Na entrevista ao portal piauiense, o petista ataca a Operação Lava-Jato e sustenta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é perseguido pelo Judiciário.

— Quando o Lula defende os interesses das empresas brasileiras no exterior ele está defendendo o Brasil. Não está defendendo a empresa – disse Dirceu, referindo-se ao fato de o ex-presidente ter sido investigado por receber milhões de reais de empreiteiras para supostamente fazer lobby em favor delas junto a presidentes desses países.

SEM PROVAS – Dirceu disse ainda que não há provas contra Lula no processo em que o ex-presidente foi condenado. O petista afirma ainda que a Lava-Jato é uma das grandes responsáveis pela “estagnação econômica que o país vive”. E diz que Lula estava certo quando defendia as empresas no exterior.

Para Dirceu, o combate à corrupção na Lava-Jato tem “fins políticos” e viola “as leis e a Constituição”.

— A Lava-Jato se transformou num dos maiores erros do país. Isso daí, o balanço vai ficar claro. Todos os empresários fizeram delação e ficaram com os seus bens. Todas as empresas quebraram ou estão inabilitadas ou estão praticamente paralisadas. O Brasil estava se transformando no maior construtor de siderúrgicas, de estaleiros, rodovias, ferrovias, metrôs e aeroportos na América Latina; hoje não se constrói mais nada.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Dirceu foi libertado pela Segunda Turma do Supremo através de um habeas corpus que nem requereu. Foi uma soltura de ofício, que nem foi solicitada pelo preso. Com dinheiro sobrando (suas contas no Panamá já foram devassadas), Dirceu está aproveitando para dar uma geral na aparência. Já reforçou o implante, escureceu os cabelos, plastificou as pálpebras e meteu silicone nas maçãs do rosto. Está novinho em folha, pronto para retomar o poder, no mau sentindo. (C.N.)

16 thoughts on “José Dirceu ataca a Lava Jato e quer retirar o poder de investigação do MP

  1. Mas o Ministério Público não pode investigar. A Constituição atribui a ele a tarefa de exercer o controle externo da atividade policial. A polícia é que tem que investigar, supervisionada pelo Ministério Público. O que a Constituição autoriza é que o MP faça requisições de diligências investigatórias, mas nunca ele próprio investigar.

    “Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:
    (…)
    VII – exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar mencionada no artigo anterior;

    VIII – requisitar diligências investigatórias e a instauração de inquérito policial, indicados os fundamentos jurídicos de suas manifestações processuais; “

  2. Se livrar das garras do ” bolivarianismo” elegendo um capitão Chávez à brasileira, ou seja, cair nas garras do “bolsonarianismo” ? Ao invés de chutar “cachorro morto”, vocês deveriam se preocupar mais com a quadrilha que está no poder, onde se esconde da Polícia, e que, mesmo nessa condição de acossados pela PF, estão vendendo até as joias da coroa que é o pré-sal, entregando tudo aos gringos, que estão devorando vivo o Brasil, e os tais “patriotas” dando o maior apoio aos bandidos. Basta de manobras diversionistas.

  3. Recado dado pelos seus “iguais/cúmplices” da segunda tchurma das “Cortes Bolivarianas” ! Bandidos são Bandidos nada mais que Bandidos, as “Instituições Criminosas estão Funcionando a todo vapor, ou “beiços apopléticos” ??????

  4. No tempo em que era oposição, os petistas adoravam investigações conduzidas pelo Ministério Público contra o governo FHC, como as do procurador Luiz Francisco, hoje desaparecido da mídia. Agora que investigações se voltam contra o PT, Dirceu quer o ministério público se limite a aguardar os trabalhos da polícia, que é subordinada ao poder executivo.

  5. O poste quer mijar no cachorro.

    Para a quadrilha lulopetista isso é a coisa mais natural e correta.

    De repente o criminoso condenado Dirceu já pensa até em ser o Ministro da Justiça de um eventual governo Haddad.

  6. “Na entrevista ao portal piauiense, o petista ataca a Operação Lava-Jato e sustenta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é perseguido pelo Judiciário.”

    -Na hora de votar, de que lado você estará?

  7. Ele quer deixar tudo a cargo das policias: os antros legalistas que homiziam os quadrilheiros da mais alta periculosidade, encouraçadas por um corporativismo pandemônico. A subordinação dessas facções estatais se dá ao Poder Legislativo e a subornos, vindos de quem oferecer o maior lance.

  8. Dirceu é o exemplo mor de por que Deus não deixa o homem viver eternamente!
    “maior construtor de siderúrgicas, de estaleiros, rodovias, ferrovias, metrôs e aeroportos na América Latina”: Caramba! o brasil era tudo isso na era lula e ninguém ficou sabendo!
    Acho que depois dessa, dirceu tem que ser internado por megalomania (está, no fundo, sendo cínico, aplicando Gramschi).

  9. O seu Zé está cantando de galo, ameaçando todo mundo como se ao poder fosse voltar. Mas não vai, do jeito que está agredindo as instituições volta logo para o lugar de onde o seu ex-empregado o libertou. Quero ver até aonde a macheza do seu Zé dura com o seu querido partido destroçado nas urnas.

  10. é o Dorian Gray, tem pacto com o Diabo. Alguém precisa descobrir aonde esse vagabundo esconde o seu retrato.
    Talvez quando descobrirem ele e o PT vão direto para as profundezas do inferno.

  11. O Dirceu canta de galo porque as suas galinhas do STJ se abaixaram.
    Mas tudo voltará ao normal com seu breve retorno à prisão que não tardará, podem crer, trata-se de justiça e não de profecia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *