José Dirceu está confiante em que vai ser solto de novo pelo STJ ou pelo Supremo

Resultado de imagem para dirceu preso de novo

Dirceu já em Curitiba (imagem reproduzida do site da BBC News)

Deu no Estadão

Após longa e cansativa viagem de carro desde Brasília, e com cinco horas e meia de atraso, José Dirceu de Oliveira e Silva apresentou-se nesta sexta-feira, dia 17, à Polícia Federal em Curitiba, origem e base da Operação Lava Jato. O ex-ministro-chefe da Casa Civil do governo Lula, condenado a 8 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro de contrato da Petrobrás, obedeceu a uma ordem do juiz Luiz Antonio Bonat, da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba. O magistrado havia dado prazo para Zé Dirceu se entregar até as 16 horas desta sexta.

Na sede da PF na capital paranaense também está preso desde 7 de abril de 2018 o ex-presidente Lula, cumprindo pena inicial de 12 anos e um mês de reclusão – imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), o Tribunal da Lava Jato -, e reduzida para 8 anos e dez meses pelo Superior Tribunal de Justiça.

JURISPRUDÊNCIA – A prisão do ex-ministro foi decretada pelo TRF-4, sediado em Porto Alegre, na sessão desta quinta-feira, 16. Os desembargadores negaram embargos de Dirceu e mandaram prendê-lo, seguindo jurisprudência do Supremo que autoriza execução provisória de pena de condenados em segunda instância.

O ex-ministro foi condenado em primeira instância pelo então juiz Sérgio Moro. A Lava Jato sustenta que Zé Dirceu pegou propinas em contrato superfaturado da Petrobrás com a empresa Apolo Tubulars, fornecedora de tubos para a estatal, entre 2009 e 2012, quando o petista, então réu em outra ação penal, a do Mensalão, já não ocupava cargo no governo Lula.

A força-tarefa do Ministério Público Federal revela que parte dos valores do contrato da Petrobrás, que chegaram a R$ 7.147.425,70, foi repassada a Renato Duque, ex-diretor da área de Serviços da Petrobrás, e parte a Zé Dirceu.

DE JATINHO – Para disfarçar o caminho do dinheiro, o ex-ministro e seu irmão, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, teriam usado a empresa Credencial para receber R$ 700 mil – o restante teria sido usado para bancar despesas com uso de aeronaves em mais de 100 vôos realizados pelo ex-ministro.

Em outra ação penal da Lava Jato, Zé Dirceu está condenado a uma pena mais grave ainda, 30 anos, 9 meses e dez dias de reclusão, pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e pertinência à organização criminosa.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Antes da viagem para se entregar à Polícia Federal, Dirceu gravou uma mensagem dizendo confiar nos recursos que fará ao STJ e ao Supremo, onde Dias Toffoli conseguiu libertar o ex-ministro “de ofício”, ou seja, concedendo-lhe um habeas corpus que a defesa de Dirceu nem havia solicitado, vejam a que ponto de desfaçatez chegou a Justiça brasileira. (C.N.)

11 thoughts on “José Dirceu está confiante em que vai ser solto de novo pelo STJ ou pelo Supremo

  1. A Bolsonaro foi dada a incumbência de remontar o Brasil, pois completamente desmontado.

    As peças separadas, embaralhadas, como se fosse um quebra-cabeça, tiveram muitas delas escondidas do presidente, e a imagem que ele deveria se basear para a montagem da capa, ou seja, de como deve ser o Brasil depois de remontado, tornou-se mera imaginação!

    Bolsonaro sabe que deve unir as peças, porém não tem a menor ideia a respeito do seu final, pois uma incógnita.

    Em outras palavras:
    Enquanto Bolsonaro quer construir, certas áreas importantes do país querem destruir!

    Pois é exatamente hoje a função primordial do Supremo Tribunal Federal, que impede que a Justiça seja feita contra aqueles que roubaram as peças do quebra-cabeça, dos que esconderam a imagem brasileira, dos que almejam que continuemos desmontados!

    A declaração do crápula e criminoso Zé Dirceu vai exatamente ao encontro da forma como a Alta Corte hoje opera, a serviço do parlamento, do PT, de uma esquerda ladra, incompetente, inútil e corrupta!

    A origem de alguns ministros é clara, insofismável, indiscutível, pois egressos do PT, nomeados pelo PT, que devem trabalhar para livrar o PT de suas punições merecidas!

    Zé Dirceu sabe disso.
    O recado que deixou sobre o vulcão ter iniciado a sua erupção não é para o povo, a militância petista, não, mas para o Supremo, que deve libertá-lo porque o canalha conhece profundamente os bastidores dos Tribunais Superiores!

    A delação de Zé Dirceu, caso ela a fizesse, evidentemente que não abordaria a política, seus golpes, seus roubos, mas a maneira como o STF foi montado para servir aos criminosos políticos!!!

    Ou tem cabimento, é crível, que Mendes, Toffoli, Marco Aurélio, Moraes, Lewandowski, sejam tão afinados com os meliantes?!

    De graça?
    Por simpatia?
    Por afinidades clubísticas?

    Dá licença, meu, hoje o país não só é inviável como a razão fundamental da impossibilidade de ser remontado está no Judiciário e Legislativo, os sapadores de obras, terroristas políticos e justiceiros na proteção de ladrões, de traidores, de gente sem escrúpulo!

    Aliás, neste aspecto de se definir de que lado está, o STF demonstrou sobejamente a sua posição:
    Comprou COM O NOSSO DINHEIRO, COM NOSSOS ESCASSOS RECURSOS, iguarias as mais caras possíveis, bebidas finas e de altos preços, louças e toalhas do mais fino requinte, simplesmente querendo dizer que, “prestem atenção em quem manda nesta republiqueta”!

    Bolsonaro está sendo um inocente INÚTIL!!!

  2. “Por que não mataram todos em 64?”

    Bem que tentaram minha senhora. Bem que tentaram matar Dirceu. Não deu naquele momento. Mas hoje conseguiram uma coisa ainda mais efetiva: matar-lhe em vida, destruir-lhe a reputação.

    É muito melhor assim, senhora. Muito mais inteligente.

    Dirceu também é, ao mesmo tempo, um representante dessa furiosa vontade de realizar, de superar obstáculos, que caracteriza o homem político, em todos os tempos, sem o qual não haveria jamais progresso, jamais república, sufrágio universal, avanços sociais, revoluções.

    Um homem, que fique bem claro; não um santo.

    Não, santo jamais! Antes um demônio!

    O aforisma de Nietzsche:

    “Eu conheço meu destino. Um dia meu nome será associado à memória de algo tremendo – uma crise sem igual na terra, a mais profunda colisão da consciência, uma decisão que foi tomada contra tudo que se acreditou, pediu, venerou. Não sou um homem, sou dinamite”.

    Ecce Homo. Dirceu. Símbolo de tudo que há de bom e ruim, de forte e fraco, na política.

    Um homem que fundou um partido, que fez esse partido crescer e, contra tudo e contra todos, ganhar o poder.

    Um homem que destruiu um partido, que se tornou a principal ferida desse partido.

    Um homem que venceu, que conquistou o mundo.

    Um homem que viu esse mundo fugir-lhe das mãos, e voltar-se, furioso, contra si mesmo, e tirar-lhe tudo: reputação, família, patrimônio, liberdade.

    Glória, poder, vergonha, humilhação.

    Um homem, enfim.

    Ecce Homo.”

  3. Jaco,

    A meu ver, Zé Dirceu não merece ser enaltecido como um homem talentoso e, ao mesmo tempo, um destruidor.

    Não merece ser exaltado pelo máximo que conseguiu, e pelo drama que depois a sua vida se tornou em consequência de seus atos.

    Aliás, foste de uma sutileza elogiosa pois, ao final do teu comentário, usas as palavras também proferidas por Pôncio Pilatos ao apresentar perante à multidão:
    Ecce Homo!

    Em face da tua cultura, que admiro, regataste o melhor livro do filósofo alemão antes do seu declínio, Ecce Homo, dedicado ao egocentrismo humano, e entre a razão e a loucura!

    Lembro que Nietzsche é um dos críticos mais ferozes da religião, da MORAL e da tradição filosófica do Ocidente.

    O livro que mencionas é a sua autobiografia, portanto, Zé Dirceu jamais poderia ser definido mediante um dos aforismos do célebre filósofo germânico contido neste seu livro, pois Zé é um ladrão, criminoso, enquanto o pensador alemão contribuiu para com a humanidade através de sua obra honesta, sincera e de indiscutível qualidade!

    Zé somente teve na sua vida um estágio, o da maldade.

    A construção do PT visava conquistar o poder, e dele jamais se afastar ou perdê-lo!
    A intenção do Zé sempre foi de lesar o povo, roubar o país, deletar a ética e a moral nos Três Poderes!

    E, parte deste seu plano logrou êxito.
    O assalto na Petrobras, a sua liberdade dada pelo Toffoli sem que ela tivesse sido solicitada(!), o enriquecimento ilícito do PT, a sua riqueza obtida através de golpes, falcatruas, poder de influência quando era Chefe da Casa Civil, a sua aproximação com Lula, as propinas que recebeu … Zé só pode ser medido pelos seus males praticados, pois benefícios ao povo simplesmente não existem e, tampouco a si mesmo!

    A cadeia é o lugar que merece, que conquistou, que tanto lutou para obter uma cela.
    Que apodreça dentro dela.
    Ecce Homo!

    • Caro Sr. Francisco, infelizmente tal texto não foi escrito por mim, apesar de apoiar o conceito em que está baseado. O autor consta no link acima.
      Grato.
      Aos sábados preciso tomar conta da “lojinha”, me é impossível escrever tão bem no pouco tempo vago que possuo.

      • Jaco,

        Então retiro o que escrevi dirigido a ti, e o destino ao autor deste texto.

        Grato pela informação, e me perdoa o erro involuntário, por favor.

        Abraço.
        Saúde.

    • A meu ver, Zé Dirceu não merece ser enaltecido como um homem talentoso .

      Pode sim Bendl,
      João Acácio Pereira,José Carlos Dos Reis Encina, Márcio José Sabino Pereira, Luiz Fernando da Costa, Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, Luciano Barbosa da Silva, Celso Luís Rodrigues, Marcos Willians Herbas Camacho, Adolf Hitler.

      Talentos todos nos os temos, é dado pelo poder do universo, o que fazemos com ele que é a questão

      • Meu amigo al,

        Na minha ideia, no meu modo de entender talento, tal qualidade só pode ser assim definida se for para o lado útil, proveitoso, de enaltecer quem o detém pelo bem que faz a si e às demais pessoas.

        Quando alguém é inteligente e opta para o lado mau, de lesar, prejudicar, denomino de má índole, caso contrário, até mesmo um serial killer poderia se dizer que é talentoso para matar pessoas!!!

        Mas é a minha maneira de entender esta palavra, al, e não que eu discorde da tua definição.

        Abraço.
        Saúde.

  4. Caro Bendl, Dirceu, no poder, disse que “O PT Não rouba e não deixa roubar”, mas fizeram exatamente o contrário, roubaram e deixaram (PMDB, PL, PR, etc.) roubar em nível cavalar. E Dirceu era o principal mentor do assalto ao erario,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *