José Dirceu ficará confinado em Brasília até ser novamente preso

Resultado de imagem para jose dirceu preso curitiba

Dirceu não tarda a ser preso, por ordem do TRF-4

Cleide Carvalho
O Globo

O juiz Sérgio Moro determinou que o ex-ministro José Dirceu passe a usar tornozeleira eletrônica e não deixe o município de seu domicílio, Vinhedo (SP), além da entrega do passaporte e de ser proibido de sair do país. Depois, a pedido dos advogados dele, permitiu que ficasse em Brasília, onde mora sua mulher e sua pequena filha.  No despacho, Moro afirmou que abriu mão de impor recolhimento domiciliar a Dirceu porque a medida teria o “efeito prático” de uma prisão domiciliar. Na prática, Moro quer que Dirceu cumpra sua pena atrás das grades, mesmo que a sentença demore a ser aplicada. Caso tivesse determinado o recolhimento domiciliar com tornozeleira, o tempo em que o ex-ministro estivesse nesta condição poderia ser abatido do total da pena.

O juiz afirmou em despacho que o recebimento de propinas de cerca de R$ 4,9 milhões no mesmo período em que era julgado no Mensalão “não autoriza que cumpra a pena em casa, o que seria o efeito prático do recolhimento domiciliar, considerando a detração”.

PRUDÊNCIA – Moro disse ainda que a “prudência” recomenda a vigilância eletrônica para que os deslocamentos do ex-ministro possam ser controlados.

“Considerando que José Dirceu de Oliveira e Silva já está condenado a penas totais de cerca de 32 anos e um mês de reclusão, há um natural receio de que, colocado em liberdade, venha a furtar-se da aplicação da lei penal. A prudência recomenda então a sua submissão à vigilância eletrônica e que tenha seus deslocamentos controlados”, escreveu Moro.

“Embora tais medidas não previnam totalmente eventual fuga, pelo menos a dificultam”, acrescentou.

EM VINHEDO – José Dirceu poderá circular apenas dentro dos limites da capital. O juiz determinou ainda que Dirceu não se comunique com testemunhas ou outros réus e que compareça a todos os atos do processo, sendo intimado apenas por telefone. Ele só poderá deixar de ir quando Moro assim decidir. O juiz não impôs fiança, sob argumento de já ter feito o sequestro dos bens que constituiam o patrimônio de Dirceu e estavam em nome dele ou de pessoas interpostas.

Dirceu estava preso desde o dia 3 de agosto de 2015 e foi condenado em duas ações penais. Nesta terça-feira, o Supremo Tribunal Federal (SFT) concedeu habeas corpus impetrado pela defesa do ex-ministro para que aguarde em liberdade durante a fase de recursos às sentenças. Na primeira delas, Dirceu foi condenado a 20 anos e 10 meses de prisão por corrupção, de lavagem e de pertinência à organização criminosa. Na segunda, a 11 anos e três meses por corrupção e Moro decretou nova prisão preventiva.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Moro é enxadrista e sabe mover suas peças. Diante do clamor público, o Tribunal Regional Federal vai apressar o julgamento da primeira apelação de Dirceu, que logo estará novamente atrás das grades. É só uma questão de tempo, e em curto prazo. (C.N.)

8 thoughts on “José Dirceu ficará confinado em Brasília até ser novamente preso

  1. Por que essa tara em manter o Zé Dirceu preso, e o Temer e camarilha em liberdade, dando as cartas e e jogando de mão, mancomunados com a tucanada nas me$me$ condições deploráveis que na oposição condenavam veementemente a camarilha peemedebista no governo do PT. Isso, na verdade, está fedendo a mais fla-flu, estéril e histérico. O Fato é que, como nunca antes visto na história deste país, o brasil e a população do brasil encontram-se estacionados, temerariamente, diante de uma trifurcação histórica, imposta naturalmente pela própria marcha da história a todos, tipo faca no peito, concedendo-nos apenas três opções entre as quais devemos decidir no máximo até outubro de 2018, a saber : é Lula com tudo o que esse cidadão representa, enquanto microcosmo dos últimos 127 anos de república 171 e do estado de corrupção do Brasil, sob a égide do continuísmo da mesmice do $istema político podre, do partidarismo-eleitoral, do golpismo-ditatorial e seus tentáculos, velhaco$, e da plutocracia dos me$mo$, fantasiada de democracia, com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia, enquanto ator que conseguiu fazer a dita cuja render o máximo possível, enquanto primeira via, ou optar pela segunda via tradicional que é a famigerada ditadura militar de triste memória, que é a mãe e pai de tudo isso que ai e sempre esteve, com prazo de validade vencido há muito tempo, ou então optar pela inédita Terceira Via de Verdade, que é o Leão, este humilde criado que vos escreve essas linhas de amor e de esperança por um país de fato melhor e mais alvissareiro para todos, munido do Projeto Novo e Alternativo de Política e de Nação, como propõe a RPL-PNBC-DD-ME, o novo caminho para o novo Brasil de verdade, com Democracia Direta e Meritocracia Eleitoral, porque evoluir é preciso, o novo de verdade que já nasceu, tb numa manjedoura, cresceu, e que, não obstante os Herodes de plantão, quer e precisa estabelecer-se no Brasil e no mundo, com paz, amor, perdão, conciliação, união e mobilização pela Mega-Solução, inclusive para por fim à guerra tribal primitiva, permanente e insana dos me$mo$ (ou seja, do velho que já morreu), por poder, dinheiro, vantagens e privilégios, sem limite$, que transforma seres humanos em besta$-fera$ e fazem do Brasil e do mundo lugares extremamente corruptos e infelizes. Vocês decidem. Só não podem mais dizer que não existe alternativa a tudo isso aí, que já dura 127 anos, e que já vem surrado e podre desde antes dos nossos respectivos nascimentos, dos nossos país e avós, como nunca antes visto na história deste país e do mundo. RPL-PNBC-DD-ME, saudações. http://www.brasil247.com/pt/colunistas/jefersonmiola/293263/A-greve-geral-e-a-correla%C3%A7%C3%A3o-de-for%C3%A7as.htm

  2. O juiz Sérgio Moro demonstra sabedoria que poucos têm. Se determinasse a prisão domiciliar de José Dirceu, esta (a prisão domiciliar) persistiria, caso o Tribunal Regional Federal da 4a. Região venha manter a sentença condenatória imposta a José Dirceu, que continuaria no mesmo regime de prisão, a domiciliar. Sem esta (a prisão domiciliar) Dirceu encontra-se em liberdade, digamos, vigiada. Em liberdade apenas vigiada, monitorizada e fora do cárcere.

    E quando sobrevier o julgamento da apelação pelo TRF da 4ª Região, aí José Dirceu — que se encontra em liberdade meramente vigiada — será obrigado a voltar ao cárcere. Volta a ser preso, portanto.

  3. O pior do Brasil é ver petistas condenando as prisões de petistas que roubaram e receberam propina. Se eles morassem em Cuba ou na Coréia do Norte certamente correriam o risco de fuzilamento. Ou prisão perpétua.
    Nos 13 anos do PT no poder o que se teve no Palácio do Planalto foi uma organização criminosa de baixa inteligência. Deu no que deu,

    • Jorge Frederico
      Primeiro uma grande satisfação em vê-lo,comentando neste espaço tão democrático.
      Mas,você,assim como eu e seu estimado irmão,Carlos Frederico,como autênticos brizolistas,temos o dever de ficar ao lado do Zé Dirceu e torcer para que ele fique em liberdade.
      Felicidades para você e seu irmão Carlos Frederico,
      Cordialmente,
      Manaus

  4. Não entendi porque um brizolista tem que ficar ao lado de José Dirceu. E o pior, torcer para que êle fique em liberdade ! ! !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *