Juiz federal é cortejado por 6 partidos, inclusive o PT, para ser candidato a governador de Mato Grosso

Laíse Lucatelli (Mídia News)

Em Mato Grosso, a expectativa de que o juiz federal Julier Sebastião da Silva abandone a toga e ingresse na política tem despertado o interesse no meio político, e pelo menos seis partidos já cortejaram o magistrado para que ele se filie – PT, PMDB, PR, PC do B, PSC e PV.

Com bom traquejo político e demonstrando abertura ao diálogo, Julier vem costurando apoio ao seu projeto eleitoral entre diversos líderes e partidos, principalmente os que compõem a base do Governo de Silval Barbosa (PMDB).

Caso decida ser candidato nas eleições de 2014, Julier terá que pedir exoneração do cargo e se filiar a um partido político até o início de abril do próximo ano.

PT É O PRIMEIRO DA FILA

O primeiro da fila é o PT, que já trabalha, em seus atos e reuniões, o nome de Julier como pré-candidato da sigla ao Governo do Estado.

O juiz já militou no partido na juventude e ainda mantém uma boa relação com os petistas. Seu nome já foi avalizado pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, que elogiou a trajetória de luta social do magistrado e seu histórico de juiz combativo.

“Ao PT, interessa tê-lo como candidato. Mas não somente como candidato do PT, e sim do arco de alianças da presidenta Dilma Rousseff (PT). É preciso uma aliança forte que dê sustentação à candidatura dele”, afirmou o ex-vereador Lúdio Cabral, em entrevista recente ao MidiaNews.

Os planos do PT são lançar Julier como candidato a governador, caso ele escolha ingressar no partido.

O projeto de candidatura própria ganhou tanta força dentro do partido que até mesmo selou a união entre o grupo que comanda o PT hoje e o grupo do deputado estadual Ademir Brunetto, que estavam brigando, até alguns dias atrás.

OUTROS PARTIDOS

Líderes do PMDB, como o presidente da sigla e deputado federal Carlos Bezerra, e o governador Silval Barbosa, também já tiveram diálogos com Julier sobre a possibilidade de filiação. O partido, que é aliado do PT em níveis nacional e estadual, vê em Julier um nome de peso para se lançar como sucessor de Silval.

No caso do PR, a filiação do juiz ainda não é consenso entre os membros do partido. O deputado estadual Mauro Savi fez sondagens ao juiz, mas líderes como o senador Blairo Maggi (PR) já se manifestaram contra o convite.

Caso as negociações com o magistrado avancem e ele se filie ao PR, ainda será debatido se é mais vantajoso para o partido lançá-lo como candidato a governador ou a senador.

NANICOS”

O PC do B oficializou o convite a Julier no dia 10, em um café da manhã em uma padaria de Cuiabá, com a presença de um representante do diretório nacional, Augusto Madeira, que é presidente no Distrito Federal. A sigla quer lançá-lo na disputa majoritária, seja para o Senado ou o Governo.

“Sabemos que é preciso estrutura partidária e financeira para uma campanha majoritária. No caso de o juiz Julier se filiar ao PC do B, a candidatura dele será tratada como prioritária pelo partido em nível nacional, e nós teremos a estrutura nacional do PC do B à disposição dele”, afirmou o presidente estadual do PC do B, Aislan Galvão.

O PSC também convidou o magistrado com vistas a lançá-lo ao governo. “Existe interesse em termos candidato ao governo, uma vez que teremos o Everaldo Pereira como candidato a presidente da República. Já conversamos com o juiz Julier sobre a possibilidade de filiação e estamos de portas abertas para ele”, afirmou o secretário-geral da sigla, Valdinei Iori.

O PV foi outra agremiação que já sondou o magistrado. O projeto também é lançar a candidatura de Julier a governador, para dar palanque ao candidato a presidente do PV à Presidência da República, Fernando Gabeira.

“O PV sempre defendeu uma política limpa e Julier tem esse perfil. Precisamos de pessoas comprometidas com esse novo tempo que vemos ruas, e ele já teve militância política e uma atuação social forte. O juiz Julier com certeza é uma opção importante na disputa”, disse o secretário nacional do partido, Aluizio Leite.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

5 thoughts on “Juiz federal é cortejado por 6 partidos, inclusive o PT, para ser candidato a governador de Mato Grosso

  1. o assunto diz respeito ao estado do mato grosso, não de minas (inaceitável o erro). o cara definitivamente está picado pela mosca azul e em campanha. devia era se preocupar em trabalhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *