Juiz suspende as atividades do Instituto Lula e convoca a Receita para apurar fraude

Imagem relacionada

Juiz Ricardo Leite manda devassar o Instituto Lula

Rubens Valente
Folha

O juiz federal substituto Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, ordenou a suspensão das atividades do Instituto Lula, localizado no bairro do Ipiranga, em São Paulo. A decisão, somente divulgada nesta terça-feira (9), foi tomada no último dia 5.  O juiz Ricardo Leite acolheu manifestação do Ministério Público Federal, que pediu a coleta de documentos para uma ação judicial que transcorre em Brasília a fim de apurar possível envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na compra do silêncio do ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró. A decisão do juiz, contudo, não é clara a respeito do período da suspensão, e a Folha pediu mais informações à Justiça Federal e ao Ministério Público Federal.

“Como o próprio acusado [Lula] mencionou que no local [Instituto Lula] se discutia vários assuntos, e há vários depoimentos que imputam pelo menos a instigação de desvios de comportamentos que violam a lei penal, a prudência e a cautela recomendam a paralisação de suas atividades. Há indícios abundantes de que se tratava de local com grande influência no cenário político do país, e que possíveis tratativas ali entabuladas fizeram eclodir várias linhas investigativas”, escreveu o magistrado.

Leite pediu apoio da Receita Federal para cumprimento da decisão.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG O repórter não teve acesso do inteiro teor da decisão, por isso a matéria está incompleta. Mas tudo indica que a suspensão de atividades tenha sido acompanhada de busca e apreensão, com apoio da Receita Federal, porque a questão inclui também fraude contábil, caso contrário o juiz não teria pedido a adesão dos auditores do Fisco. (C.N.)

10 thoughts on “Juiz suspende as atividades do Instituto Lula e convoca a Receita para apurar fraude

    • Inclusive, uma vez terminados esses procedimentos judiciais, tá bom de pegar toda trupe de vigaristas, o Zé Dirceu, Lula, Palhoca, Manteiga. Okamoto, acorrentar uma bola de ferro fundido no pé de cada um, e fazer com que trabalhem no desmanche do imóvel onde funcionou o instituto molusco, empunhando, cada um, uma picareta …

      Imagine filmar os 87 dias que levariam para terminar o serviço, cada dialogo, cada picaretada na barba, a verdadeira face dos babões …. Ibope garantido!

      PT: Picaretas Trabalhando….

      O BlumLAMEN de faxineiro.
      Dilma no cafezinho.
      Os “bahianos da Brecha” na remoção dos destroços…

    • Corretíssimo Tarciso, o Lulla jamais será esquecido pois estará na galeria junto com Nero, Hitler, Escadinha e o mestre dos mestres Al Capone.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *