Juízes federais criticam Toffoli por aceitar ‘pacto’ que inclui reforma da Previdência

MARCOS CORREA / AFP

Os homens de preto parecem mais perdidos do que cego em tiroteio

Daniel Gullino
O Globo

 A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) divulgou nota nesta quarta-feira para “manifestar sua preocupação” com o “pacto” discutido na última terça-feira pelos presidentes dos três Poderes. O texto critica especificamente o apoio anunciado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, à reforma da Previdência, porque pontos da proposta podem vir a ser questionados na Corte.

“Sendo o STF o guardião da Constituição, dos direitos e garantias fundamentais e da democracia, é possível que alguns temas da reforma da Previdência tenham sua constitucionalidade submetida ao julgamento perante a Corte máxima do país. Isso revela que não se deve assumir publicamente compromissos com uma reforma de tal porte, em respeito à independência e resguardando a imparcialidade do Poder Judiciário, cabendo a realização de tais pactos, dentro de um Estado democrático, apenas aos atores políticos dos Poderes Executivo e Legislativo”, diz o texto.

CAFÉ DA MANHÃ – Na terça, Toffoli se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro e com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Eles analisaram a minuta de um “pacto de entendimento e metas”, que inclui as reformas da Previdência e tributária e o pacto federativo, entre outras propostas. O governo federal quer que o pacto seja formalizado em um ato no Palácio do Planalto em junho.

A ideia do pacto foi apresentada pelo próprio presidente do STF em outubro do ano passado. A versão defendida por Dias Toffoli inclui cinco pontos: reforma da Previdência, reforma tributária, pacto federativo, segurança pública e desburocratização.

NOVA VERSÃO – Em fevereiro deste ano, segundo um auxiliar do Planalto, a ideia foi encampada por Bolsonaro, e coube à Casa Civil fazer uma nova versão e apresentá-la aos chefes dos Poderes.

Em entrevista à imprensa após café no Palácio da Alvorada, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o documento foi “praticamente validado por todos” e agora passará por ajustes finais.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Um dos problemas de Toffoli é a falta de cultura. Como se sabe, foi guindado ao Supremo sem o pressuposto do notório saber, apenas por conveniências político-partidárias, com a conivência do Senado. Devido a essa carência de conhecimentos, Toffoli desconhece que não tem poderes para fazer pacto com os outros poderes, em nome do Supremo. Por isso, a Associação dos Juízes Federais veio a público manifestar sua preocupação, antes que Toffoli caia na besteira de assinar um documento que significa o abastardamento do Supremo e necessitaria do apoio prévio de pelo menos cinco outros ministros. Quanto ao Legislativo, Rodrigo Maia tem mais experiência e não assinará nenhum pacto que desrespeite os princípios democrático, e o senador Davi Alcolumbre acompanhará essa posição do presidente da Câmara. (C.N.)

25 thoughts on “Juízes federais criticam Toffoli por aceitar ‘pacto’ que inclui reforma da Previdência

    • Tecnicamente falando, ele não está tão longe assim da verdade. Evidentemente que ele não manda sozinho no STF, para isso existe um plenário. Tanto que não é raro o STF legislar, impondo suas leis a sociedade e ao Legislativo.

      • Não, meu caro Marcos … a CIDADÃ é conforme a Doutrina Social da Igreja … a Nomenklatura veio com o Aparelhamennto de Althusser, começado pelo FHC com as Agências etc

          • Althusser é o que percebeu que pelos 4 anos a criança se define como opressora ou oprimida … na Cultura JudaicoCristã, dizemos que é quando a criança entra da Idade da Razão (e começa a se tornar responsável pelos seus atos).

            É por isso que está havendo uma chiado geral porque Bolsonaro quer mudar a Educação!!!

          • Porém, o pior em Althusser é o Aparelhamento Ideológico … em que se procura acabar com a opressão!!!

            Na época dele (pelos 1965) … já se sabia que o Comunismo de tipo Soviético não dera certo … visto que os proletários dos Sovietes só tinham poder na Constituição de Lênin.

            E foram aparecendo vários filósofos procurando achar uma maneira de finalmente tornar real um comunismo comunista (sic) … à maneira de Engels e Marx.

            A maneira proposta por Althusser é a mais ditatorial possível; pois considera o Estado (dirigido pelo partido) como Santo KKK

            Então todo o Estado deve ser Aparelhado para as crianças finalmente optarem por não serem opressoras … … … e também não estarão sendo oprimidas porque o Estado é Santo … entendeu???

          • E os da Direita dizem que o Método de Paulo Freire é com esse objetivo althusseriano … não entendo de Filosofia … … … conheço um pouquinho da Bíblia; e não estou em condições e analisar se o Método de Paulo Freire é mesmo libertador … sei que o Brasil gasta um dinheirão em Educação – e ficamos na rabeira na disputas internacionais.

          • Conforme a Cultura JudaicoCristã, com a Idade da Razão, a criança se torna pecadora (criminosa na Civil) ou com tendência à Santidade (bom cidadão na Civil).

            Na Cultura MarxistaAlthusseriana, o Aparelhamento do Estado leva a criança a ser santa; visto que o Estado é Santo … e então só existem INOCENTES … … … e nunca se acharão culpados de nada … … … alguém já se confessou na LavaJato??? sem ser para obter vantagem na Delação Premiada??? alguém já devolveu voluntariamente algum dinheiro desviado???

            A Moral MarxistaAlthusseriana é totalmente diferente da Moral JudaicoCristã!!!

            Agora … posso desistir … de vez … Ciao!!!

  1. O pacto proposto é um lance tático, uma sinuca de bico nos punguistas do Congresso e STF. Se o glutão da GOL aceita, reforça a figura de líder do Bolsonaro (sagrado na eleição e na marcha do 2605) na condução da agenda do futuro; se recusa, reforça sua imagem de estorvador geral.
    Só, e somente por isso, os aliados da corruptocracia tucano-petista fazem das tripas coração para desqualificar o pacto presidencial.

  2. Pô, meu caro amigo Newton, pô!!!

    “Rodrigo Maia tem mais experiência e não assinará nenhum pacto que desrespeite os princípios democrático, e o senador Davi Alcolumbre acompanhará essa posição do presidente da Câmara.”

    Meu dileto amigo, respeitosamente te pergunto:
    QUE PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS SERIAM ESTES???!!!

    Somos obrigados a votar;
    Já confiscaram nossa poupança e depósitos em bancos;
    Empurraram abaixo em nossas goelas um sem número de planos econômicos, que nos prejudicaram e lesaram de forma brutal;
    Juros são extorsivos e por conta do humor do banqueiro;
    Decisões são tomadas sem a nossa participação;
    Vivemos um período de absoluta IMPUNIDADE;
    o Supremo é o primeiro a não cumprir com a Constituição;
    Ladrões do erário são contemplados com o beneplácito do STF, cuja condenação do réu, os ministros prolatam sentenças de que a “punição” será de ficarem “retidos” em suas mansões, adquiridas com dinheiro roubado, evidentemente;
    Temos de trabalhar para sustentar o sistema seis meses por ano, legítima escravidão;
    A Tabela de Restituição do IR está defasada há anos;
    Sonegadores, inadimplentes dos impostos determinados são perdoados, enquanto um professor tem descontado de seu salário aviltado, humilhante, Imposto de Renda;
    Aspones parlamentares são contratados sem qualquer exigência enquanto o povo, se quiser ascender à categoria de funcionário público, concurso os mais diversos e PREVIAMENTE DEMARCADOS SOBRE QUEM SERÃO OS “VENCEDORES”;
    O parlamento se concede reajustes em seus vencimentos milionários, ilegais e imorais, os índices que desejarem. para o trabalhador e aposentado, o salário mínimo, CEM VEZES MENOS QUE os ganhos de um inútil, corrupto, incompetente, VAGABUNDO deputado ou senador;
    Parlamentares frequentam o congresso quando querem, a ponto que a soma dos dias que estão em plenário fazendo suas pantomimas pavorosas porque todos canastrões, não chega a uma semana por mês!!!

    E, tu me falas em princípios democráticos, meu caro Mediador???!!!

    Abração.
    Saúde, muita saúde, para suportar tantas afrontas e injustiças contra o cidadão!

    • Caro Bendl, assino 2 mil vezes teu artigo, a isto que aí está chamam República Democrática, chamo a muito tempo, “republiqueta democradura ( casamento de democracia com ditadura). A Cidadania e Direitos humanos, no Brasil virou utopia, as promessas dos politiqueiros já nascem com a ideia de roubar o cofre público, sai una quadrilha entra outra. O Sinistro Paulo Guedes banqueiro trabalha para os colegas banqueiros, transformarem 220 milhões em escravos, do poder econômico. Lembro que prestaremos contas de nossas OBRAS, pós túmulo, conforme mensagem de Jesus Cristo: ” A cada um segundo suas obras e pagarás até o último Ceitil, no Tribunal Divino, à Consciência.
      57 milhões traídos em seu voto de confiança para um Brasil decente e justo!!. Que Deus-Pai tenha misericórdia para nosso povo. Muita saúde e longa vida Bendl. Forte abraço do irmão em DEUS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *