Lentidão da Justiça garante a impunidade dos corruptos

Guilherme Reis (O Tempo)

Relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostra que, dos 3.742 processos por improbidade administrativa que ingressaram em 2012, apenas 1.074 foram julgados. Os outros dois terços prescreveram.

Os 2.918 casos que caducaram envolviam crimes de lavagem de dinheiro e improbidade administrativa denunciados em 2010 e 2011. Até o fim do ano passado, haviam quase 26 mil processos com acusações de teor equivalente. Ou seja, no período, mais de 10% das ações perderam a validade.

O levantamento apontou ainda que, em 2012, o Judiciário recebeu 1.763 denúncias do Ministério Público de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro e 3.742 ações cíveis de improbidade.

A cada oito casos julgados por corrupção, lavagem de dinheiro e improbidade administrativa no Brasil, apenas um é condenado. Em 2012, foram realizados 1.637 julgamentos desses tipos, mas apenas 205 réus foram condenados.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

5 thoughts on “Lentidão da Justiça garante a impunidade dos corruptos

  1. tem explicação? 0 ministério da justiça possue o maior contingente humano do Universo – gasta uma fortuna – com quem e para que? 0 pres. do STF pode eventualmente explicar o porque o grosso dos acusados escapa pela tangente? 0 Gal. DEgaule teve razão quando proferiu aquela celebre frase” 0 Brasil não é um país sério” ou não foi êle Degaule que falou esta frase? Tanto faz – a frase é atualíssima. E o que diz o celebre presidente do STF?

  2. Apenas sugestão,
    O Congresso deveria compilar as deliberações (portarias) de alguns Conselhos, que não passa de invasão na área legislativa. Em mãos tais documentos o congresso submeteria a aprovação ou não destas decisões.

    Vejamos o caso de uma letrinha pequenininha exigida no exame de vista, enquanto o motorista tem a sua frente um carro com largura de 2 metros. Este exame seria aconselhado para Professor, Promotor, Juiz e outros que praticam a leitura no exercício do cargo. Vencida a carteira e não renovada imediatamente perde o direito de renová-la.

    A lei que precisa ser regulamentada, mas se torna necessário explicar que regulamentar não é sinônimo de alterar.

  3. Os juízes corruptos, e os políticos só tomarão vergonha na cara, e temerão a verdadeira justiça, quanto tiver fim a lei de imunidade parlamentar e o foru privilegiado.

    Leia; caso esteja de acordo, assine e divulgue; pois uma andorinha sozinha não faz verão!
    O sistema que só prende as prostitutas, os pobre e os pretos, deveria punir os políticos corruptos e os juízes que vendem e negociam sentenças.
    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=Janciron
    Os signatários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *