Livro traz registros de sessões espíritas realizadas pelo escritor Victor Hugo

Livro traz registros de sessões espíritas realizadas por Victor Hugo, autor de obras como "Os Miseráveis" Deu na Folha

Lançado pela editora Três Estrelas, selo do Grupo Folha, “O Livro das Mesas” traz textos de Victor Hugo nos quais ele registrou as sessões espíritas que realizou entre 1853 e 1855, em seu exílio no Reino Unido. Conhecido por livros como “Os Miseráveis” e “O Corcunda de Notre Dame”, o escritor francês deixou seu país após o golpe de Estado de Luís Napoleão Bonaparte.

Na obra, o autor conta ter recebido espíritos ilustres como Jesus Cristo, Maomé, Rousseau, Dante, Napoleão e Molière. Nestas sessões, manifestaram-se por meio de diálogos, poemas e até mesmo de uma peça de teatro, mais de uma centena de espíritos.

NA ILHA DE JERSEY – A edição reúne pela primeira vez a maior parte dos escritos da ilha de Jersey, muitos deles inéditos e descobertos recentemente, e retrata os momentos iniciais da história do espiritismo.

As conversas com os espíritos falam sobre a condição humana, o crime e a punição, o sofrimento e a morte, o destino da alma, a vida no além e a importância do amor e do perdão.

Poeta, romancista, ensaísta, dramaturgo e político, Victor Hugo (1802-1885), foi um dos introdutores do Romantismo na França e é considerado um dos maiores escritores de todos os tempos.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGAchei o tema interessantíssimo. No Século 19, alvorecer do Espiritismo, um gênio como Victor Hugo a se dedicar à revolucionária religião, com psicografias e tudo o mais, realmente é um lançamento literário diferenciado. (C.N.)

34 thoughts on “Livro traz registros de sessões espíritas realizadas pelo escritor Victor Hugo

  1. 1) Maravilha de notícia.

    2) Ontem comprei o novíssimo “Espiritismo Judaico”, uma pesquisa de Andréa Kogan (PUC-SP), editora Labrador-Universitário, 160 páginas.

    3) Trata do Judaísmo Kardecista, judeus que praticam a Doutrina dos Espíritos em SP..

    4) Já existe o Espiritismo Budista; é a linhagem Ciência da Felicidade (Happy Science) presente em 80 países, vem do Japão.

    5) Um de seus livros “Mensagens do Céu” tem revelações psicografadas de Buda, Jesus, Moisés e Maomé. Ryuho Okawa é o médium.

  2. Caro Newton, no nascimento da Doutrina dos Espíritos, anunciado por Jesus Cristo, e como sua “promessa” em sua Doutrina de Amor a Deus e ao próximo, o Evangelho- Código da vida, parabenizo tua atitude -“sob o signo da Liberdade”. O Mundo Espiritual, se manifestou em 2 meninas moças irmãs, nos EUA, e as “mesas girantes” foram os instrumentos “oculares” a chamar a atenção do Mundo, precisava, da intelectualidade dos homens do “saber”, e foi dada ao Mundo como “Base- Pedra fundamenta”l: o “Livro dos Espíritos” – Ciência e Filosofia em 18 de abril de 1857, pelo Professor Hyppólite Leon Denizard Rivail, por não ser “obra sua” assinou com o nome de Allan Kardec, nome de uma encarnação anterior como sacerdote Druida, pois, apenas “codificou”, portanto, é “OBRA” dos Espíritos (os mortos da carne, Eterno é o Espirito), e não o “Homem”.
    Que Deus-Pai nos ilumine e a todos nossos irmãos em humanidade, e, que nossas “Obras sejam do Bem” para caminharmos a Luz Divina, destino de todos nós.

  3. Caro Newton e demais, a Misericórdia de Deus-Pai, sempre presente em nossas vidas,
    e do Cristo Jesus, nos mandou o Mensageiro Chico Xavier, com mais de 400 obras em todos os “campos da ciência”, a nos mostrar o que somos, de onde viemos, porque estamos aqui, e para onde vamos, de acordo com nossas Obras no Bem ou no Mal, “A Caminho da Luz” do Espírito Emmanuel, psic. de Chico, relata a caminhada da HUmanidade, e nos mostra o momento crucial que a humanidade atravessa.

    • Essa não! Aí eu vou responder com todo o respeito.
      O senhor já ouviu falar no Primeiro Concílio de Nicéia? Leia a respeito. Antes do Conc[ilio Jesus não era nem Deus nem tinha como compenheiros o Pai e o Espírito Santo. Sabe por que o senhor reza o Credo, porque os Lulas da batina o criaram para os crentes sem dente repetirem (Creio em Deus pai todo poderoso criador do céu e da terra e em seu filho nosso senhor…)
      Uma pessoa que encena mudança de água em vinho, de multplicação de peixes e pão só pode ser uma coisa: embusteiro, trapaceiro, enrolão, falastrão. É esse o seu Deus?!
      (Leia o Dictionnaire Philosophique de Voltaire no item respectivo ao assunto e o livro de Bertrand Russel “Why I am not a Christian”). Nessas obras o senhor encontrará razões para levantar a cabeça e dizer: basta de ignorância!

      • O Concílio de Nicéia (em 325 d.C.) não deliberou a respeito da divindade de Cristo. Tanto esta como o dogma da Santíssima Trindade já eram pontos de fé desde o primeiro século da era cristã, como o demonstram fartamente a bibliografia patrística a partir de Clemente Romano, passando por Inácio de Antioquia, os padres apostólicos e apologistas do século II, Santo Ireneu de Lyon e os autores do século III, por exemplo Tertuliano e Orígenes.
        O Credo formulado no Concílio (Symbolum Nicenium) não introduziu nenhum elemento de fé. Apenas sintetizou aquilo em que os cristãos acreditavam desde os tempos apostólicos.
        De resto, acreditar ou não nos milagres de Cristo é matéria de fé. Afirmar com toda a arrogância que era um embuste remete o prepotente ao ônus da prova, neste caso bem além do alcance dele, como estava além do alcance do falastrão Voltaire, um anticlerical fanático que não tinha escrúpulos de mentir por conveniência, como o fez com Diderot, numa carta forjada com o propósito de provar a sagração religiosa forçada de uma moça. De todo modo, quem quiser se basear em obras anticlericais, ateístas, para dar vazão à sua irreligiosidade, problema dele. Mas a estupidez que sobressai desse material se reflete no amestrado que afirma responder “com todo o respeito” e linhas depois repete as mesmas baboseiras desrespeitosas à crença dos outros. Bastante ignorância.

  4. Muito apropriado o seu comentário Sr Théo Fernandes foram as várias correntes do Cristianismo, que acabou gerando tantos materialistas.
    É a “Doutrina dos Espíritos”;
    Agora se o espírito é budista, católico, e etc, e etc; não deveria vir ao caso.
    Namaste.

  5. Em pleno Século XXI, discutir-se “mesas girantes”, uma prática que foi inventada e desmascarada no Século XIX, é um bocado de anacronismo.

    • As duas moças americanas que deram origem a tudo isso confessaram antes de morrer que foi tudo invenção delas, uma brincadeira. O Sr. Denizard Rivail foi enganado. Hoje milhões de brasileiros acreditam nessa doutrina. E as pessoas ainda se espantam com fato de tantos acreditarem no Lula…!

      • Caro Vicente, as irmãs, eram camponesas, da seita “Protestante” de Lutero – do clero católico, hoje se designam “Evangélicos”, mas, ficam no “Velho Testamento”, foram perseguidas e obrigadas a dizer que mentiram. O Professor Denizard, tinha cultura, não se interessou pelos convites de participação, com a insistência de amigos acabou aceitando participar de uma Reunião, e não aceitou a resposta elevadas que a “mesa dava”, e questionou, teve como resposta: somos nós, Espíritos, que já vivemos com homens, como Professor e Cientista,resolveu, continuar, recebendo dos 4 cantos do Mundo Mensagens, inclusive do Brasil, resolver “Codificar” às “Mensagens”, e publicou o “Livro dos Espíritos”, como Ciência e Filosofia”. A Doutrina é composta por 5 livros, e até hoje a Ciência não conseguiu contestar “uma virgula”, Ela não tem clero, ornamentos,etc. não obriga com ameaça de inferno, apenas informa, respeitando a Consciência e o Livre arbítrio, e o resultado de nossas Obras, informado pelo Cristo, em sua Doutrina de Deus-Pai justo e misericordioso. Leia a Obra da Doutrina Espírita e de Jesus- Cristo, sem preconceitos, que se seguida pelos homens, não teríamos a miséria que grassa no Mundo, do homem canibal que somos, esquecido que a riqueza material, fica no túmulo, junto com o corpo, que será banquete dos vermes. Que Deus nos ilumine, somos “Almas eternas” na Estrada do Progresso, para um “dia”, como filhos pródigos, entrarmos na Luz Divina,

    • Os cristãos não estão falando no relatório sobre o escândalo da Pensilvânia: 300 padres abusaram sexualmente de 1,000 crianças na Pennsylvania, USA, por um período de 70 anos! Até bebês de colo sofreram abusos através do sexo oral. Dessa calamidade os crentes não falam, mas ousam incutir nas mentes sãs essa baboseira de cristianismo, e espiritismo.
      Tenham piedade dos que são exploprados pelos trapaceiros da fé!

  6. Quanto mais sabias são as pessoas, na sabedoria humana , mais fáceis de serem enganadas. Quem morreu não volta jamais.esses ditos espíritos ilustres , não passam de demônios que se passam por pessoas já morreram. Após a morte segue – se o juízo. Hebreus 9:27 quem quiser pode ler . Ao está destinado a morrer uma única vez , depois dito segue-se o juízo. Aquele que parti para eternidade, está aguardando segundo as suas obras , o julgamento eterno . Nos céus se morreu em Cristo ou no inferno se morreu sem ele . O resto é enganação do diabo . Nossas escolhas são feitas aqui nessa terra , após já era!!

  7. Ao homem está destinado a morrer uma única vez , depois disso segue-se o juízo . Hebreus : 9,27 , creia nisso o resto é enganação diabólicas . Um abraço!!

  8. Se pensarmos um pouco chegaremos à conclusão que a idéia de uma única vida no planeta Terra é vã ilusão.
    Como explicarmos o fato de termos nascido em famílias que nos alimentaram, nos proporcionaram estudos, abrigo e do outro lado, milhões de irmãos que são criados em situações degradantes, moradores de locais insalubres, sem direito a refeições diárias, sem terem acesso aos colégios, enfim, vivendo situações abaixo do mínimo respeitável.
    Por que eu estou aqui escrevendo e outros milhões nem puderam estudar?
    Os mais de quatrocentos livros psicografados pelo inesquecível Chico Xavier são mentiras?
    Antes de escrevermos faz-se necessário pensarmos.
    Um bom dia a todos e, lembre-mo-nos que tão-somente a matéria do corpo morre e não nossos espíritos.

    • O espírito não morre porque ele não existe! Provem! Essa ideia de querer encontrar propósito em nossas vidas é falsa até prova em contrário – a verdade precisa ser demonstrada e para a mentira existir basta acreditar nela. Think!

      • Para! Vc não quer uma prova, quer bancar o revoltado. Podemos apresentar mil provas claras pra vc, e vc não vai acreditar. Espiritismo é totalmente baseado em estudos e comprovações, mas “É preciso ter olhos de ver e ouvidos de ouvir”
        Só respeite a crença alheia, se ela não te faz mal e não te afeta em nada, deixa em paz

      • Caro Sapo, No Velho. testamento, tem varias passagens de manifestações de “Espíritos”, que se manifestaram aos “homens”, através de médiun, chamadas pitonisas, que nos informa de Um Deus criador do Universo, só que esse Deus do VT, é parcial com as condições da vida, e o Profeta Moises, que tirou o “povo judeu da escravidão” nos deu os 10 mandamentos, como “base da vida material”. O “Novo testamento”, no informa de um Deus-Paí, justo e misericordioso, e que somos responsáveis pelas nossas obras, no Tribunal da Consciência, e que prestaremos contas delas. Infelizmente o “homem” deturpou totalmente a Doutrina de Jesus, a partir do Concilio de Niceia, no século III D.C., quando os bispos fizerem fizeram um pacto com o imperador romano, criando a seita religiosa, que dominou o mundo, com guerras religiosas, com torturas tenebrosas, usando o Cristo como escudo, a História no mostra as barbaridades havidas. Hoje, os “profetas” do clero protestantes, misturaram Religião com politica, e estão substituindo, o catolicismo de antanho!!. A Vida única das seitas religiosas, ditas cristãs, que a pregam e o Céu e o Inferno, realmente tem feito muitos “Ateus”, por não terem encontrado respostas em sua “razão”, Albert Enstein, foi Ateu, ao chegar a Idade Idosa, declarou, “se não existisse Deus, teria que ser criado “um” pela matemática do Universo, pergunta: O mundo oriental, Índia,Japão, Krisna e Buda, com milhões de crentes na “reencarnação e o Carma das más obras”, o próprio povo Judeu, que chamava “Ressureição”, estavam e estão vivendo uma ilusão??.
        A “porta da Verdade”, do túmulo se abrirá a todos nós!!! Conhecereis a Verdade,

    • Prezado Haley,

      Da mesma forma, se pensarmos que existe vida depois da morte também é uma ilusão, e enorme!

      O desnível social entre os seres humanos pode ser explicado facilmente, sem que tenhamos de recorrer aos espíritos, respeitosamente:
      Trata-se de o pobre gerando filhos pobres!

      Nada a ver com a questão da reencarnação, poi a grande dúvida que surge, e não houve esclarecimento a respeito nem dos que adotam o Espiritismo, trata-se de quem está punindo quem ou de quem está beneficiando quem!

      Precisamos ter em conta, constar na mente de cada um, que podemos resolver nossos problemas sem a intromissão de vidas espirituais, se é que existam.

      Se, a vida neste planeta, determina que devemos nos preocupar com o corpo, com a nossa sobrevivência, com a matéria, indiscutivelmente, e ainda devemos alimentar o espírito de atitudes elogiáveis, de compromissos assumidos e cumpridos, de se cultuar a Deus, definitivamente os deuses estão nos exigindo uma existência impossível de ser levada a efeito!

      Ou piedoso, religioso, monge, dedicado ao espírito ou uma vida mundana boa, honesta, com legados deixados que serão úteis às gerações futuras, pois ambas as situações, JAMAIS!

      Logo, aquele espírito que se desencarnou do corpo morto, levará consigo os defeitos e problemas causados enquanto vivo, enquanto corpo e alma estiveram unidos.

      Ora, se o corpo se desmaterializou com o tempo, e deveria pagar pelos erros cometidos propositadamente, não será este espírito que corrigirá o que antes era uma pessoa, e agora somente … somente … o quê?!

      Lembro que temos uma tendência de acreditar que somos imortais, então a reencarnação, que nos uniria de novo a este plano de expiações … ué, mas não seríamos corrigidos espiritualmente?

      Temos de colocar o nosso espírito errante em outro corpo, INOCENTE pelas vida pretérita que tivemos, mas que pagará o pato, mesmo assim?!

      Se tu estudaste e outros não, Haley, deve-se às circunstâncias da tua vida, dos pais que te geraram, e de onde nasceste.

      O índio, por exemplo, que nasceu e mora na sua aldeia, que cultiva a sua vida como se estivesse mil anos atrás, da pesca e da caça, a sua vida é punição porque não estudou?!

      O seu espirito será tratado de que forma pela equipe que ordena nossas próximas vindas à Terra?!

      E os deficientes físicos?

      E os que nascem com deficiências mentais?!

      Reencarnarão da mesma maneira ou em corpo são?!
      E, se voltarão com seus físicos saudáveis, por que então esta vida não foi concedida no lugar da deficiente?!

      Não podemos nos deixar levar pelo conforto de aceitar teses as mais absurdas, mas que nos contentam a priori.

      Nossa mente, nossa razão, existem para questionarmos, inquirirmos, duvidarmos.

      Abraço.

  9. Se eu estivesse exilado, como Victor Hugo, acho que também aceitaria, no meu desespero, o espiritismo.
    Fico sabendo pelos comentaristas que existe espiritismo judaico, budista e outros… É muita piração!

    • Espiritualismo na verdade, é bem interessante quando vc aceita que nenhuma verdade é absoluta. Que todas as religiões têm a acrescentar e que vc pode aprender, evoluir com todos… existem pessoas boas, que pregam o amor ao próximo e a caridade, independente de religião. E além disso respeitam as crenças e tradições alheias… muita piração é se achar o dono da verdade né. Desesperador deve ser perder a fé.

      • Sra. Carolina, concordo que nenhuma verdade é absoluta, respeito as crenças e tradições alheias, mas acho também que existe muita piração por trás de alguns aspectos religiosos, e espiritismo fatiado em judaico, budista e católico me parece ser uma delas.

        • Entendo seu ponto, Allan Kardec falava que é melhor rejeitar dez verdades do que aceitar uma mentira.
          Mas não vejo como piração e sim integração. Acho que se aprendermos as coisas boas de cada religião e aceitarmos como exemplos a seguir ou refletir, vamos acabar com as intolerâncias religiosas e também os fanatismos…
          um exemplo disso seria uma das prática do espiritismo judaico, que é o “evangelho no lar”
          Ou então agregar meditação budista nos preceitos espiritas.
          Acreditar em Maria, nos Santos e ser espirita…

          Acho que tudo isso só acrescenta, é aquela história de que o conhecimento quando é dividido se multiplica…
          Mas claro, sempre usando a razão e bom senso

          Boa noite

  10. Só se esqueceu de mencionar as irmãs fox, charlatãs que iniciaram o mesmíssimo movimento nos EUA.
    Como todo religioso judaico-cristão (não os de hoje) o espiritismo nada mais é o engodo de lucifer e seus anjos no uso de corpos para impor uma ceita, e se afastar do verdadeiro Deus.

  11. As várias teses e contestações obre o Espiritismo apresentadas acima, apenas levam a conclusões que estamos abordando um assunto muito superficialmente!

    E NÃO PODERIA SER DIFERENTE.

    Filósofos empiristas já afirmavam que a experiência antecede à razão.
    Por mas lógica que possa ser uma questão, jamais aprenderemos se não houver a experiencia anterior, que lhe dá credibilidade, jamais o contrário.

    Exemplo bem prático:
    Um motorista de caminhão não é exemplo de um profissional letrado, culto, de grandes conhecimentos.

    JAMAIS aprenderia a dirigir se não lhe ensinassem, instrutor que também possui suas limitações intelectuais, pois também ensinado por um mestre mais limitado ainda.

    Dito isso, se pegarmos um escritor ou um célebre compositor, dificilmente conseguirão ligar o caminhão, quanto mais conduzi-lo.

    Pois assim é o Espiritismo.
    Aonde estão as experiências com espíritos, que se pode taxá-las de crédulas, absolutas?!

    Alguém já conversou com algum espírito?

    Xico Chavier, notável pessoa que professava o Espiritismo, que se fez notabilizar-se pelas psicografias, explorou a sua mente para estágios que ainda desconhecemos!

    Se estamos elaborando uma nave com seres humanos para Marte, a bem da verdade desconhecemos a mente … humana!

    Nosso cérebro possui partes desconhecidas, então como que queremos acreditar em espíritos do mal e do bem?!
    Em inferno e paraíso?
    Em demônios e anjos?

    Se existem ou não os tais espíritos, tanto faz.
    A questão é vivermos bem com o próximo, e fazermos desta vida a melhor que pudermos.

    Não creio na reencarnação, neste tipo de vai e vem do além, que nos ensinam porque ilógico, simplesmente.

    Muito menos creio na punição da alma, com a pessoa sendo grelhada durante a eternidade no mármore do inferno.

    Tampouco que mereçamos o céu, diante de nossos defeitos, tanto adquiridos quanto hereditários.

    Acho que esta discussão ainda é tão prematura, que redunda em algumas discussões e radicalizações desnecessárias, pois o desconhecimento nosso é indiscutível sobre esta questão, a meu ver.

    Fórmula para se viver bem?
    Existe, sim.

    Não faças aos outros o que não queres que te façam.

  12. Uma lástima constatar que pessoas que lêem e estudam, desconheçam fatos singelos que povoam nossa existência. Ao plantarmos sementes de abóboras, colheremos abóboras, não cenouras ou outros tipos de vegetais.
    Por que estamos aqui, devem haver explicações plausíveis. Eu, particularmente, respeito todas as crenças religiosas, porque acredito que algo maior criou o Universo e tenho plena convicção que todas as pessoas que praticam o bem na maior parte do seu tempo, colherão fatos positivos. Creio que a nossa evolução depende do quanto que olhamos nosso interior e procuramos corrigir nossas falhas.
    Infelizmente, vivemos numa cultura ocidental onde o importante é ter, massacrados por publicidades enganosas e líderes desprovidos de ética, moralidade,capacidade de trabalho e de bons exemplos.
    Enfim, cada um acredita no que quiser e melhor lhe convier, mas respeite sobretudo todas as crenças, como sugeriu acima a leitora Caroline Leite.

  13. Há muito mais entre o céu e a Terra do que supõe nossa vã filosofia. Se há espíritos ou não o tempo dirá, e não está longe. Há muitas evidências bem documentadas inclusive por profisssionais de saúde sérios sobre a Near Death Experince (NDE).

    Assim como há também muita documentação séria sobre OVNIs e afins. Portanto, tudo é possível para quem tem mente aberta.

    E não é preciso ter fé cega para levar em consideração manifestações bizarras da Natureza, basta ler um mínimo sobre física quântica.

  14. Sr. Francisco Bendl, boa noite,
    Agradeço as suas palavras, os seus comentários sempre trazem algo que nos remetem a novas reflexões.
    Quando teci comentários às 19h19 não pensei absolutamente naquilo que o Sr. houvera escrito anteriormente, pois cada um pensa o que acha certo. O que me levou a escrever aquilo partiu de um dos comentaristas que teima em afirmar que o espírito não existe, quando tantas pessoas que ainda vivem já conseguiram se comunicar, receber mensagens de entes queridos que estão noutro plano espiritual.
    De qualquer maneira agradeço a sua atenção, desejando-lhe e aos outros leitores uma boa noite e um bom fim de semana.

  15. Sr. Haley, o Espírita respeita o Livre arbítrio e a Consciência do próximo, não ordena no “crê ou morre”, não faz proselitismo, a Doutrina dos Espíritos é”Ciência e Filosófia”, sua “Fé é raciocinada, com lógica e razão (mente) e tem sua moral no Evangelho de Jesus (3º livro da Doutrina). O Espirito é eterno, a morte é do corpo físico, instrumento do Espírito, criado por Deus simples iguinorantes, para alcançar “um dia” seu Destino” a Luz Divina, por merecimento das “Boas Obras fraternas”, enquanto sua “carga” for de Obras má, tem que reencarnar em Mundo inferior, e o nosso está na condição de “provas e expiação, para purgar as más Obras. Permita, recomendo o Estudo do Livro dos Espíritos e do Evangelho de Jesus, segundo o Espiritismo (interpretação das parábolas de Jesus) “editado pela FEB”, Infelizmente o Orgulho e o egoismo do homem, faz a Dor como companheira.fiz alguns comentários acima, a titulo de esclarecimento, para a situação tenebrosa en que se encontra a Humanidade terrena. Que Deus-Pai, em sua Misericórdia nos ampare e abençõe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *