Lula ameaçou “incendiar” o país e está conseguindo concretizar essa promessa

GOD-LULA029.jpg

Em BH, Lula semeia a luta de classes e a rebeldia dos jovens

Carlos Newton

O ex-presidente Lula da Silva não tem futuro na política nem na vida. Poderia ter se tornado uma das mais destacadas figuras da política contemporânea, como o primeiro operário de pouca instrução a ser eleito para presidir um país da importância do Brasil (o quinto maior em número de habitantes e extensão territorial, a nova economia mundial), sem jamais ter lido um só livro. Mas agora está destinado a ser lembrado apenas pelo enriquecimento ilícito de sua família e de seus companheiros de sindicalismo.

MAIS UM GOLPE – Nesta quarta-feira, dia 7, Lula sofreu mais um golpe, com a revelação das ligações de seu filho mais novo Luís Cláudio com empresas usadas para distribuição de propinas no esquema da Lava Jato. As provas contra a família Lula são cada vez mais abundantes. E na próxima terça-feira o empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS, que mantinha relações íntimas com o então presidente, volta a ser ouvido em Curitiba pelo juiz Sérgio Moro, ninguém sabe o que poderá dizer.

O fato concreto é que o cerco está se fechando em torno de Lula e de dois de seus filhos, além da mulher Maria Letícia, que também já foi denunciada pelo Ministério Público, reclama o tempo todo, transformou a vida do marido num inferno permanente.

DOIS CAMINHOS – Judicialmente, Lula está condenado, sabe que não há criminalista capaz de operar o milagre de inocentá-lo. Na avaliação dele, só lhe restavam duas opções – ou pedia asilo na embaixada de governo que lhe seja simpático (Uruguai, Venezuela, Cuba, Equador ou Bolívia), ou comandava uma ruptura institucional no país, através da implantação do caos nas grandes cidades.

Já está claro que o ex-presidente optou pela segunda hipótese, ao incentivar os “exércitos” de Stédile (sem-terra) e Boulos (sem-teto) a ocuparem as ruas e estradas, com apoio direto do PT, do PCdoB, de centrais sindicais, de federações, de sindicatos, de movimentos populares e de pastorais da Igreja Católica, com entusiasmada participação dos vândalos do movimento black bloc.

Na terça-feira, dia 6, em Belo Horizonte, diante de 7 mil jovens de todo o país, integrantes do movimento Levante Popular da Juventude, Lula demonstrou claramente esse intento, ao fazer um discurso de incentivo à radicalização política e à luta de classes.

GOLPE DAS ELITES – “Parece que as elites deste país não aceitaram, não assimilaram o fato de as pessoas humildes, da periferia, começarem frequentar universidades públicas e privadas. Causou incômodo à direita o pobre viajar de avião, ter carro. O nosso problema foi provar que o pobre não é o problema desse país”, disse Lula, ovacionado pela plateia.

Durante os quase 30 minutos do pronunciamento, voltou a denunciar que os avanços sociais durante 13 anos de governo do PT foram os verdadeiros motivos do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. “A preocupação deles era me tirar do caminho em 2018. Eu já estou com 70 anos, já fui presidente. O problema deles não é mais comigo, mas com vocês que sofreram o golpe”, disse ele, conclamando os jovens a se manifestarem politicamente.

“Eu fico assustado quando vejo as pessoas negarem a política. Na negação da política, cresce a direita, os Bolsonaros”, disse o ex-presidente, acrescentando: “Se vocês pararem de gostar de política, quem gosta vai governar por vocês. A elite vai continuar no poder por mais 500 anos”.

ESTÁ DANDO CERTO – Lula tem limitações culturais, mas sua intuição política é impressionante. A determinação que deu ao PT foi no sentido de abandonar e esquecer Dilma Rousseff. Sua estratégia agora é fortalecer a campanha “Fora Temer”, sem a contrapartida “Volta Dilma”, e recriar o movimento “Diretas Já” três décadas depois.

Se dúvida, a estratégia vem dando certo. A manifestação de domingo em São Paulo foi impressionante e no feriado desta quarta-feira o PT conseguiu pegar carona no tradicional ato “Grito dos Excluídos”, organizado todo ano pelas pastorais da Igreja Católica em todo o país, desde os anos 90.

A iniciativa de Lula está conseguindo massiva adesão dos jovens carentes e de classe média, em todo o país. É aí que mora o perigo, como se diz atualmente.

REBELDIA NATURAL – Não é preciso ser sociólogo nem psicólogo para saber que os jovens demonstram tendência natural à insatisfação e à rebeldia. As injustiças sociais são percebidas e condenadas por eles, que não conseguem entender a passividades das gerações anteriores. Por isso, não é difícil despertar revolta entre os jovens.

Nos dias de hoje, a disseminação dessas palavras de ordem de Lula é imediata e universal, através das redes sociais. A violenta repressão policial, prendendo e até ferindo os manifestantes, como aconteceu com a estudante atingida no olho, só faz agravar a situação.

Este é o quadro atual, que já preocupa – e muito – as forças estaduais e federais de segurança. Lula ameaçou incendiar o país e está cumprindo a promessa.

21 thoughts on “Lula ameaçou “incendiar” o país e está conseguindo concretizar essa promessa

  1. Caro Newton, assino teu artigo, minha preocupação é uma guerra civil, com derramamento de sangue, Lula transformou o PT Sonho em pesadelo, formou quadrilha para o roubo da Cidadania.
    O lamentável nessa história, é o stf, se apequenar em suas atribuições, mas, a partir de 12/09, vamos ter uma Presidente, que nos dá Esperança, de termos um STF, mas, temos que rogar a Deus, que a proteja e ilumine, para que não aconteça o pior, Lula por fogo no Brasil.
    Como dizia Rui Barbosa, a Fome é má conselheira, temos mais de 12 milhões de desempregados, que representam 48 milhões na rua da amargura.
    Teremos eleição em outubro, com urnas fraudáveis, Guapimirim/Rj, com candidata a prefeito, condenada, pelo roubo em 2012, de 48 milhões (cidade pobre é uma grandíssima fortuna) mais liberada pela justiça, e o stf, desmereceu os Tribunais de contas (o do Estado do Rio) é conivente, bem como o stf, e já cheguei a triste conclusão, os 3 Poderes estão podres, que o eleitor vote com consciência e Dignidade, para evitar o pior, e que o Temer, respeite a soberania nacional, governando para o povo.
    Há uma Justiça que nos aguarda, além túmulo, a Divina, que julgará nossas Obras.
    Tiradentes, teu exemplo de “Liberdade e Soberania Nacional” doando as gerações futuras, tua Vida,vem sendo jogado no lixo,
    lhe peço, rogue a Jesus e a Deus, por nós.
    Ontem a apatia do povo, dia, que D, Pedro, deu o grito da Liberdade, conseguindo acabar com o jugo de Portugal, não foi enforcado como tu, por ser da Família Real.
    Deus, e Jesus, o Cristo, minha alma roga em agradecimento, pela empréstimo de reencarnar neste solo bendito, com riquezas ímpares, para sermos o “Coração do Mundo e Pátria do Evangelho”; Pai, nos ajude!!

  2. .Este ser abjeto sempre foi incendiário,não é novidade,porém, as manifestações não chegam nem perto das contrárias.
    Está quase morto,só falta acertar a cabeça, e aí sim, enterrar o maior inescrupuloso que já tivemos.

  3. Tancredo fazia reuniões quando as decisões já estavam tomadas.

    Lula da Silva gosta de disputar partidas decididas.

    Ir para julgamentos já absolvido.

    Ser canonizado pelo Papa Francisco antes de morrer.

    Substituir Bolsonaro como representante do atraso.

  4. O objetivo é vandalizar forçando o Estado a intervir para manter a ordem pública. Aí eles saem gritando para o mundo que está ocorrendo um golpe militar. Contudo, como ocorreu em 2013 na Copa das confederações, a maioria vai voltar para casa e só ficarão os militantes profissionais. Aí é cumprir a lei e mostrar o currículo dos vândalos apreendidos para a população saber quem está botando terror. Mas quem fará isso? O banana do Alckimn? O octogenário Dornelles? O “cumpadre” processado Pimentel? Só chamando a Força Nacional, como fez a dilma com os caminhoneiros.

  5. Ele ameaça por ter os “poderes nas mãos”, são seus iguais. Se as Autoridades simplesmente se utilizassem da Constituição, tanto ele como seus “cumplices legislativos e jurídicos” já estariam presos em regime fechado. Como faz falta um Mal. Castelo Branco para por Ordem nesse imenso prostíbulo a céu aberto !

  6. Não creio em intervenção militar das forças armadas. Gatos escaldados tem medo de água fria e macaco velho não mete a mão em cumbuca. Enquanto o STF não decidir se vandalismo é ou não liberdade os bandidos do de expressão, o movimento do black bloc é legal, segundo os nobres doutos, não generalizando, do STF de ilibada conduta e reconhecido saber em ciências ocultas e letras apagadas.O que pode acontecer é uma convolução social típica de um estouro de uma boiada numa loja de cristais: Uma revolta sem liderança.

  7. Não tenho a menor dúvida de que ele vai fazer o diabo, como prometeu. O Diabo também tem força. Não estão vendo as manifestações “Fora temer”? A maior incoerência, pois Dilma em 2014 disse que Temer tinha todas as qualidades politiicas para substitui-la. Há um Carlinhos Vidente dizendo que ele não vai aguentar e vai reununciar.

  8. Pingback: Lula ameaçou incendiar o país e está conseguindo concretizar essa promessa – Debates Culturais

  9. Lula incendiar o país? Só se for cuspindo sua saliva de altíssimo teor alcoólico em algum incêndio florestal.
    Muitos milhares estão indo às ruas para o confronto, mas com quem? Milhões estão tocando suas vidas, muito melhores sem os discípulos deste senhor, trabalhando, estudando, enfim vivendo civilizadamente. Quando esta multidão se sentir de fato incomodada pelos agentes deste senhor, ele é quem terá de tomar muito cuidado ao sair de casa.
    Muito crédito para quem não o tem, e nunca teve.

  10. Caros articulistas e comentaristas, o que me dana, é a hipocrisia dos 3 podres poderes, em ver nossa juventude, sem escola que ensine Cidadania, no dia 06, perguntei a alguns escolares do fundamental e do 2º grau, porque o feriado nacional do dia 07, resposta: não sei, sei que é feriado, nas vésperas das datas magnas, faço essa pesquisa, dou os esclarecimento, e fico triste, e com esse ensino, esses jovens, amanhã adultos, sem cultura cívica, o que vão fazer com a Pátria, o que já acontece, não sabem o que é Democracia, Cidadania…… o significado do Hino e da Bandeira, como Símbolos que nos representa perante as Nações do Mundo. O jovem de 16 anos, sem conhecimento de Civismo, pode Votar, se não tem consciência do Valor do Voto em nossas Vidas. Um dos itens para o Brasil caminhar a passos firmes na Estrada do Lema Ordem e Progresso, é o Voto Livre e Consciente, e não o voto de curral de hoje. (a prova do curral, está aí, o governo, só mandará suas maldades, após a eleição de 02 de outubro). Confúcio a 3 mil anos já pregava: Uma Nação se faz com Escola que ensine.
    Que Deus nos socorra, para um Brasil decente e justo; mas façamos nossa parte, não reelegendo, e votando com consciência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *