Lula e Temer serão investigados por formação de quadrilha

Delação do senador Delcídio complica Lula e Michel Temer

Beatriz Bulla e Fabio Fabrini
Estadão

A Procuradoria-Geral da República deve pedir mesmo a inclusão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Michel Temer no inquérito que apura formação de quadrilha por políticos que supostamente atuaram no esquema de corrupção na Petrobrás, segundo fontes ligadas à investigação. A investigação corre no Supremo Tribunal Federal desde março do ano passado e apura cerca de 40 pessoas, entre elas parlamentares e lideranças do PMDB, PT e PP.

Investigadores avaliam a possibilidade de que as menções feitas pelo senador Delcídio Amaral (PT-MS) em delação premiada sejam também incluídas na investigação que corre no Supremo e tenta mostrar o sistema organizado de políticos no recebimento de propina e benefícios oriundos de contratos da Petrobrás.

A delação de Delcídio, homologada na segunda-feira, 14, pelo ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato na Corte, reforça a apuração sobre o PMDB e sobre o PT no inquérito, o que pode gerar a inclusão de Temer e Lula no rol de investigados.

No caso de Lula, além das menções feitas por Delcídio, os procuradores devem solicitar informações à Justiça Federal no Paraná, que conduz a investigação que tem o ex-presidente como alvo. Se Lula for confirmado ministro de Estado, no entanto, a solicitação nem será necessária, pois todo o material de investigação que corre na justiça de primeira instância será encaminhado para a PGR e para o Supremo Tribunal Federal.

RELAÇÕES PERIGOSAS

Na delação, Delcídio detalha a proximidade do ex-presidente Lula com um amigo pessoal, o pecuarista José Carlos Bumlai, réu na Operação Lava Jato. O senador petista também relata tentativa de Lula evitar o depoimento do lobista Mauro Marcondes, réu na Operação Zelotes, na CPI do Carf.

Já com relação a Temer, procuradores devem avaliar sua inclusão unicamente com base nas falas de Delcídio. O delator envolve o vice-presidente em suposto esquema de aquisição ilícita de etanol pela BR Distribuidora. O peemeebista teria, segundo Delcídio, “apadrinhado” o ex-diretor da subsidiária da Petrobrás João Augusto Henriques, supostamente envolvido no caso e que fez pagamentos indicados como propina ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

OBSTRUÇÃO DA JUSTIÇA

A Procuradoria não descarta incluir o nome de Lula e de Bumlai também na acusação contra Delcídio por tentativa de obstrução de investigações da Lava Jato. Na delação, o senador conta que Lula pediu que o parlamentar ajudasse Bumlai para garantir o silêncio do ex-diretor da Petrobrás, Nestor Cerveró, em eventual depoimento aos investigadores. Segundo Delcídio, foi intermediado o pagamento de valores por Maurício Bumlai, filho do pecuarista, ao então advogado de Cerveró.

Delcídio foi denunciado em dezembro, ao lado de André Esteves, do BTG Pactual, Diogo Ferreira, assessor do parlamentar, e Edson Ribeiro, ex-advogado de Cerveró, todos por tentativa de atrapalhar as investigações da Lava Jato.

TEMER NEGA

Por meio de sua assessoria de imprensa, o vice-presidete Michel Temer disse que não comentaria o caso. Interlocutores alegam que ele é presidente de um partido e, nessa condição, não pode ser responsabilizado por eventuais falhas cometidas por seus correligionários.

7 thoughts on “Lula e Temer serão investigados por formação de quadrilha

  1. Estupefato com o que estamos testemunhando,concluo que se Dilma não queria mais – ou não tinha mais condições de comandar – o governo que os seus propagandeados 54 milhões de eleitores lhe confiaram, deveria ter a decência e a coragem de renunciar para que ele fosse continuado sob os preceitos constitucionais vigentes.
    Ela não tem o direito de simplesmente entregá-lo a um fugitivo que ninguém elegeu. De resto, a organização criminosa que nos desgoverna , que está sendo investigada pela Lava Jato e que é supostamente chefiada pelo ministeriável Lula , está reorganizando seus membros como segue:
    ————————————————————————————————————————–
    Segundo a Folha apurou, a ideia é deslocar o ministro Edinho Silva da Comunicação Social para Esportes, alteração com a qual ele já tem trabalhado. Para seu lugar, foi sugerido o jornalista Franklin Martins, que ocupou a pasta no governo do petista.

    Para o Banco Central, Lula sondará Henrique Meirelles, que também esteve à frente do cargo na administração do petista. O ministro Alexandre Tombini disse a interlocutores que caso a entrada do petista envolva uma guinada econômica, ele não toparia continuar à frente da autoridade monetária.

    Para Relações Exteriores, o petista tem defendido o retorno de Celso Amorim e, para substituir o ministro Aloizio Mercadante na Educação, ele defende Ciro Gomes, do PDT.

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/03/1750567-com-entrada-de-lula-dilma-cede-e-planeja-reforma-administrativa.shtml

    • Sabemos disto, Vieira. Só que em um mundo real e não nessa Banânia de ficção que nos empurram goela abaixo a seco achando que a sociedade é mentecapta.O que estamos presenciando não é uma mandatária escolhendo o mais indicado auxiliar ministro para ajudá-la a governar da melhor maneira possível .
      Em vez , esta senhora está , isto sim , de forma abjeta, para se proteger de um impeachment , terceirizando os poderes que o eleitorado lhe concedeu , se submetendo a ser refém dos interesses espúrios de um investigado por crimes contra a República , se autogolpeando para que o projeto criminoso de poder petista não morra nas suas mãos , abdicando da presidência para proteger da polícia um cumpanheiro de gang e não por qualquer outro legítimo interesse da nação. Dilma e Lula cospem na cara do povo.
      Se ética é o melhor comportamento moral do indivíduo , Lula e Dilma dela nunca ouviram falar. Se política é o melhor comportamento moral da e para a coletividade
      os nossos atuais desgovernantes precisam urgentemente ser apresentados a ela.

    • Desculpe, Vieira, pelo “sermão” mais acima e por ser tão l-e-n-t-o . De tão indignado – estou assistindo ao arremedo de julgamento dos embargos da Câmara – perdi o senso de humor , e o que é pior , a sua piada.Valeu!

    • Atenção! Moro acaba de retirar o sigilo sobre o processo Lava Jato!
      Todos poderão ter acesso às transcrições e gravações!
      Já estão divulgando conversas (pressões) de Lula!
      O “CALDO” está entornando minha gente, . . . !!!!!

      Tem muita gente tentando invadir o Palácio do Planalto ! ! ! MUITA GENTE ! ! !

  2. Pimentel,

    Mais do que escrevemos sobre Dilma renunciar é impossível!

    Afirmei, inclusive, que se ele tivesse um minimo de dignidade tomaria esta atitude e conservaria uma grande parte da sua bagagem politica.

    Não. Dilma não tem qualquer resquício de decência, de zelo pelo País, ao contrário, quer é debochar do povo e desta Nação, exatamente como sempre escrevi, que se trata de se vingar pelo período que este presa e não teve ajuda da população, na década de sessenta.

    Pois temos, agora, a comprovação do tanto que comentamos sobre esta senhora, que abdica da presidência e a entrega para uma pessoa desqualificada, um desonesto, mentiroso, enganador, mitômano, que se acha dono do Brasil!

    Tomara que as ações contra esta nomeação tenham guarida, que sejam aceitas e declarem nula esta posse de Lula ou, então, está inaugurada a época sem lei nesta terra, onde vale tudo pelo poder e as instituições se quedam diante desta vontade férrea do PT.

    Um abraço.
    Saúde e Paz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *