Lula está se tornando um colecionador de processos criminais

Resultado de imagem para lula denunciado charges

Charge dOoAlpino, reprodução do Yahoo

Deu na Folha

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já é réu em duas ações criminais e deve responder a outros processos. Nesta segunda, ele voltou a ser alvo de denúncia do Ministério Público Federal, sob nova acusação de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e organização criminosa.

Segundo a denúncia, Lula teria atuado em um esquema de desvios envolvendo a empreiteira Odebrecht e liberação de verbas do BNDES para obras em Angola. Foram denunciados ainda o ex-presidente da empreiteira, Marcelo Odebrecht, e outros nove envolvidos, inclusive Taiguara Rodrigues dos Santos, sobrinho de Lula.

Não é a primeira vez que o petista é denunciado na Justiça. Veja abaixo o que pesa contra Lula:

Obstrução de Justiça – Lula é réu na Justiça Federal de Brasília sob acusação de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato ao procurar impedir um acordo de delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

Caso do triplex – Em setembro, o ex-presidente se tornou réu, dessa vez na Justiça Federal de Curitiba por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A acusação é de que ele teria recebido vantagens indevidas da empreiteira OAS, por meio de reformas no tríplex no Guarujá e serviços da transportadora Granero.

Nomeação para ministro – Procuradoria-Geral da República pediu abertura de inquérito para apurar se a nomeação de Lula como ministro de Dilma, em março, teve desvio de finalidade para obstruir a Lava Jato.

Sítio de Atibaia – Lula é investigado também pela ocultação de patrimônio no caso do sítio de Atibaia, em iniciativa que contou com a participação de seu amigo José Carlos Bumlai, da operadora Oi e das empreiteiras Odebrecht e OAS.

Usurpação de bens – o ex-presidente é investigado simultaneamente em dois inquéritos, em Brasília e em Curitiba, sobre a usurpação de valiosos bens pertencentes à Presidência da República, quando deixou o mandato.

O ex-presidente Lula tem negado todas as acusações contra si e afirmado que sofre perseguição política da Operação Lava Jato e da Justiça.

Nesta segunda-feira (10), os advogados que fazem a defesa do petista afirmaram que o Ministério Público Federal elegeu Lula “como inimigo num cenário de guerra”.

2 thoughts on “Lula está se tornando um colecionador de processos criminais

  1. De fato,
    Lula nunca sabe de nada.
    Nem de que o seu prato da balança, está lá embaixo, pois seus advogados se limitam a reprisar o seu próprio mantra, já desmoralizado, de que não saia de nada…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *