Lula não percebe que o Brasil está sem pai nem mãe

Fernando Canzian
Folha

“É lógico que ela pode errar, como eu errei e como qualquer um erra enquanto mãe. Nem sempre a gente faz as coisas que são 100% aceitas pelos filhos”, disse Lula na terça-feira, dia 11. “Mas quando ela errar, ela é nossa mãe e temos de ajudá-la a consertar”.

Há algo de mais atrasado vindo de uma pessoa que já foi o presidente mais popular de uma democracia de 200 milhões de habitantes?

A regressão política faz com que Lula parta agora para uma tentativa de regressão psíquica da sociedade.

Para que essa sociedade, assustada e perdendo empregos, os veja como papai e mamãe que só pisaram na bola. Que espere, suporte, se conforme e ajude o PT e a presidente mais impopular do Brasil a tirá-los dessa situação.

PÁTRIA EDUCADORA

Lula acha que sabe o que faz e que conhece seu público: o país da “Pátria Educadora”, de maioria pobre e educação ruim.

Mas nesse processo de regressão, Lula e Dilma estão sendo obrigados a se fechar só no que ainda resta: a base social do PT “hardcore”; agora financiada com dinheiro de toda uma sociedade que desaprova em massa o governo.

Como a tal Marcha das Margaridas em Brasília na quarta (12). Contraponto aos prováveis protestos de domingo e recebida por Dilma, teria reunido 30 mil pessoas, segundo a PM. Ao custo de R$ 855 mil da Caixa Econômica Federal, do BNDES e da Itaipu Binacional.

Apesar da grande popularidade de Lula e Dilma nos seus melhores momentos, eles pouco fizeram para transformar estruturalmente o Brasil que governam há 12 anos e meio.

Lula surfou na onda das commodities em alta e no maior ciclo de crescimento global (até 2007) do pós-Segunda Guerra. Não fez reformas que pudessem ajudar a melhorar as contas públicas no longo prazo. Só ampliou gastos

Dilma pegou o bastão com o país crescendo 7,5% e com problemas à época relativamente fáceis de resolver. Inventou estratégias econômicas extravagantes e também nada produziu de novo para mudar o estrutural. Só ampliou gastos.

Vivemos um longo período sob gastos públicos, crédito e consumo em alta. Enquanto a indústria perdia a metade de sua participação no PIB, investia-se pouco e importávamos para valer, criando empregos lá fora.

Só agora, pelas mãos de um ministro adotivo, mamãe impopular quer passar no Congresso, a toque de caixa, reformas que poderiam ter sido feitas em três longos mandatos populares. Como perdemos tempo.

###
PS
Vale a pena rever os níveis de popularidade de Dilma na última pesquisa Datafolha. Note-se que mesmo a maioria pobre e menos escolarizada para a qual Lula se dirige não engole mais seu discurso retrógrado. A avaliação negativa é geral e bastante homogênea entre toda a população. (C.N.)

8 thoughts on “Lula não percebe que o Brasil está sem pai nem mãe

  1. A popularodade da Dilma segundo o Globo era igual a da Cristina Kichnner, que pos a Argentina em pé novamente, e seu candidato a Presidencia da Republica foi o mais votado a semana retrasada. Concordo com voce e com a “honesta” pesquisa que diz que os pobres ja não acreditam em Lula e Dilma, ja os intelectuais TODOS acreditam em Lula e Dilma

  2. Alguem deveria explicar pra lula o que significa o ditado latino: “ex nihil nihil”. Já Brizola, um visionário político, que chamava o pt de UDN de macacão, avisou em outra ocasião que lula destruiria a esquerda no Brasil. Acertou ou passou perto?

  3. Esse Fernando Canzian deve ser um dos obtusos jornalista que deve receber de um dos partidos “eticos”. Vem falar que Lula surfou no crescimento mundial. Lula pegou o pais em 16º lugar na economia mundial, com um PIB de 504 bilhoes de dolares de Fernando Malandro Cardoso,e a Dilma esta com o pais em 7º lugar na economia mundial, com um PIB em DOIS TRILHOES E QUATROCENTOS BILHOES DE DOLARES, em 2014. Qual pais no mundo cresceu tanto assim,? só a China bobos.

  4. BOM SENSO E SERENIDADE FARIAM BEM AO LULISMO

    Não entro nas implicações de Lula na ‘Lava-Jato’ ou em qualquer outra operação faxina necessária ao país, seja de escova ou vassoura, porque isto cabe a ele se defender e aos tribunais o veredicto. A ninguém mais.

    A questão é política e aí o lulismo – nem culpo o Lula senão pela falta de comando – tem se apresentado pior que encomenda. Ao contrário de elevar o debate, a cada manifestação há rebaixamento de nível.

    Qualquer pessoa de bom senso e desprendida de questões menores, porque do contrário até a capacidade de percepção se perde, sabe que os desmandos corriam consentidos em outras gestões (‘FHLula’).

    Só três fatos reforçam meu raciocínio: 1. Ministros não iam depor no Congresso Nacional; 2. Delatores do caso Petrobras foram demitidos por Dilma entre 2011 e 2012; 3. O título do link abaixo é falso dilema e o conteúdo voltado ao eleitoralismo.

    http://www.redebrasilatual.com.br/revistas/100/lula-exclusivo-quem-arrumou-a-casa-fomos-nos-diz-1117.html

  5. Só queria que me explicassem como o BNDES e a Caixa, que são bancos públicos, podem patrocinar a Marcha das Margaridas e ficar tudo por isso mesmo.
    São quase 900 mil reais do meu, seu, nosso dinheirinho.
    E o MPF? Nada?

  6. A Patria Educadora e outra farsa ! Ontem mais uma Universidade Federal teve a luz cortada por falta de pagamento.
    Os comediantes da ideologia falam em areas sociais , mas a farsante de Porto Alegre quer aumentar a DRU de 20 para 30%.

  7. Eu só queria que me explicassem como é que o BNDES, que é financiado com nosso suado dinheirinho, e a Caixa, que é um banco público, podem pagar por um evento para apoiar o governo, e fica tudo por isso mesmo.
    Quase 900 mil reais (mais ou menos trinta reais por cabeça) enquanto se corta educação, saúde, saneamento básico e investimentos, se adia o pagamento do 13o. dos aposentados, o desemprego corre solto.
    MPF? Vai ficar por isso mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *