Lula pode melhorar como pessoa e como político, em função do sofrimento com a doença.

Ofelia Alvarenga

Por que toda essa grosseria com Lula, no momento em que ele se encontra mais frágil? É próprio da humanidade isso, esse tipo de vingança. O problema do SUS começou com Lula ou a Saúde, no Brasil, vem descendo ladeira abaixo há anos e anos?

O SUS é uma grande idéia, como disse o neurocirurgião Paulinho Niemeyer à entrevistadora Marília Gabriela em um desses domingos da vida, no GNT. Faz tempo. Na mesma ocasião, o conhecido e talentoso médico disse que já se podia andar no Rio com os vidros dos carros abertos, graças ao Sérgio Cabral. Bom, talvez apenas na Barra eu ande com o vidro do carona um pouco aberto, nas pistas largas em que não encontramos transeuntes. Nos outros bairros, mesmo na Zona Sul, eles continuam fechados pra mim e o ar condicionado ligado.

Mas eu estava falando do SUS e dessa crueldade que é imprensar alguém quando essa pessoa está frágil diante de uma grave doença. Basta a doença como castigo para qualquer coisa, se o que querem é o castigo. Em qualquer hospital, no melhor deles, a doença é sinônimo de sofrimento.

Lula vai sofrer ricamente. É melhor sofrer ricamente que pobremente? É melhor, sem dúvida, mais confortavel até. Mas o sofrimento existe de qquer modo.

Faz muitos anos vi um filme, se não me engano, com William Hurt, em que ele fazia o papel de médico. Os pacientes, para ele, eram números ou partes, ‘peças’ do corpo. Até que ele se viu doente e percebeu como um paciente se sente, do que ele precisa quando adoece. E no pós-doença vemos esse médico modificado, tratando pacientes pelo nome, entre outras coisas.

Tudo na vida é aprendizado, não ponham a culpa do mundo nas costas do Lula. Acho, no entanto, que ele vai aprender bastante com a própria doença, mesmo sendo tratado nos melhores hospitais. Talvez um Lula mais atento aos problemas de saúde da população surja desse Lula agora em tratamento de câncer.

Compaixão, minha gente (royalties pro Collor por esse ‘minha gente’, viu, Limongi?). Que Lula se recupere completamente e possa nesses meses de terapia fazer uma avaliação de si mesmo como pessoa, como homem e presidente que foi… e será. Se Deus quiser.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *