Lula quer montar um “governo paralelo” para desestabilizar a gestão de Temer

Lula quer Dilma viajando pelo país, para denunciar o golpe

Fernanda Krakovics
O Globo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva agora quer que o PT e a presidente Dilma Rousseff montem uma espécie de governo paralelo, com núcleos temáticos, para fiscalizar a gestão de Michel Temer, nos moldes dos que os ingleses chamam de “shadow cabinet”. O plano é aproveitar o conhecimento da máquina pública obtido nestes 14 anos de governo do PT, e a permanência de quadros partidários na estrutura do Estado, para fazer uma “devassa” no governo Temer.

— Vamos responder tudo, tirar os esqueletos do armário, fazer uma devassa nos bancos públicos — disse um petista, após encontro com Lula.

O assunto foi discutido na terça-feira em reunião do ex-presidente com o ministro Jaques Wagner, da Chefia de Gabinete, e com deputados e senadores do PT. Petistas estão preocupados, no entanto, com a falta de “combatividade” de Dilma.

Embora ela venha repetindo em seus discursos que vai resistir até o fim, integrantes do PT afirmam que Dilma não tem demonstrado “entusiasmo em ação”. Lula quer fazer com que ela viaje o país defendendo seu governo, enquanto o Senado estiver julgando o mérito do processo de impeachment.

SEM DESCER A RAMPA

Na terça-feira, Lula agiu para demover Dilma da ideia de descer a rampa do Palácio do Planalto, acompanhada de movimentos sociais, ao ser notificada pelo Senado do afastamento da Presidência da República até o julgamento do mérito, no prazo de 180 dias.

Lula tenta convencer a presidente a fazer um grande ato no Planalto, com a presença de movimentos sociais, mas sem descer a rampa. A preocupação é com a imagem “derrotista”, de que o governo acabou, contrariando a estratégia de manter a militância mobilizada.

DISCURSO DO GOLPE

Dirigentes do PT afirmam que o partido fará uma oposição dura, mas não “incendiária” ao governo Temer. Os petistas pretendem continuar questionando a legitimidade do peemedebista para presidir o país, insistindo no discurso do golpe. Eles apostam que haverá redução de direitos na nova gestão e pretendem centrar aí suas críticas.

— Não tem razão para apostarmos no “quanto pior melhor”, mas não vamos abrir mão da denúncia da ilegalidade (do mandato de Temer) — disse um petista próximo a Lula.

O PT articula a formação de uma frente com partidos de esquerda, como PSOL e PCdoB, além de movimentos sociais, para atuar em conjunto.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Certamente, Temer e Meirelles não irão perder o sono devido a essa história de governo paralelo do PT. Podem dormir tranqüilos.  Se os petistas não souberam tocar a administração depois de exercê-la por mais de 13 anos, como podem pretender ensinar a alguém? O fato é Lula, Dilma e PT estão inteiramente desmoralizados. A única coisa que sabem fazer é denunciar o golpe e mandar os movimentos sociais incendiarem o país. Mas isso logo vai acabar, quando a repressão se tornar mais dura, se eles ultrapassarem os limites. (C.N.)

18 thoughts on “Lula quer montar um “governo paralelo” para desestabilizar a gestão de Temer

  1. Astuto! Para a patuléia ignara, usa o discurso de criar um resistência ao novel governo.
    Intramuros, usa o Meireles para convencer o Temer a esconder os “esqueletos” do BNDES e afins.

  2. O apedeuta ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva agora quer que o PT e a presidente Dilma Rousseff montem uma espécie de governo paralelo, para fiscalizar a gestão de Michel Temer, através de um plano aproveitando-se o conhecimento da máquina pública que obtiveram nestes últimos 14 anos de (de)governo do PT e, sobretudo com a permanência de quadros partidários na estrutura do Estado, para fazer uma “devassa” no governo Temer.
    Simples de barrar esse plano, basta que o Vice-Presidente Michel Temer DEMITA IMEDIATAMENTE todos os quadros partidários do PT e seus asseclas da estrutura do Estado brasileiro.
    Esse plano mostra cristalinamente que essa seita satânica, o partido das trevas, a perda total, não tem o menor compromisso com a nação e o seu povo.

  3. Lula, o canalha, demonstra cabalmente que jamais se preocupou com o Brasil, salvo consigo mesmo!
    No lugar de cooperar e mostrar que o PT estava certo, o boquirroto quer causar dificuldades para Temer ocasionando, em consequência, mais dificuldades à nossa situação caótica.
    Apátrida, traidor do povo, desonesto, corrupto, Lula é um péssimo cidadão, que detesta o seu país, que odeia os brasileiros, que só pensa no partido e poder, e o resto que se dane.
    O povo saberá julgá-lo nas eleições futuras, além de o juiz Sérgio Moro querer que tire umas “férias” na cadeia, de onde levará tempo para ter de volta a liberdade, que tão mal a usou, o inescrupuloso ex-presidente!

    • O país deles é o PT. Nós somos vistos como reféns, com a obrigação de pagar a conta. Se o PT gostasse, mesmo, de pobre, nós teríamos os melhores hospitais, equipamentos para exames, melhor atendimento nos postos de saúde, melhores escolas, segurança presente e outras coisas. Mas escolheram um grupo pra fazer a caridade e criar uma fila de favorecidos. Isto é o que os populistas fazem. Dona Dilma falou que tinha dado oportunidades pra classe C. Mas o que ocorreu é que em vez de ela elevar a C, rebaixou a B. Fora Dilma.

  4. Consta do texto: “— Vamos responder tudo, tirar os esqueletos do armário, fazer uma devassa nos bancos públicos — disse um petista, após encontro com Lula.”
    Esses imbecis não tem o mínimo de discernimento e vergonha na cara. Treze anos de governo petista e nada fizeram. Aliás, nada, não. Eles fizeram mal aos bancos públicos, enfiaram a mão nos fundos de previdência das estatais. Enfim, se alguém tem que fazer a devassa e tirar alguma coisa dos armários será o novo governo; lixar as cracas deixadas pelo funesto lulopetismo nas entranhas do estado. E, ajude-nos Deus, que essa raça nunca mais volte ao poder para roubar.

    • Prezados,

      Na verdade essa é só a versão atual da famosa frase “vamos cortar na própria carne!!”
      Se dependêssemos desse “churrasqueiro” para nos alimentarmos, estaríamos, quando muito, apenas com o molhe vinagrete.

      Um Forte Abraço,

  5. Acorda, Lula. Tua hora está chegando. Sergio Moro já levantou teus dados. O teu “governo paralelo” vai ser na tranca. Já está com todas as informações das maracutaias. Bom proveito.

  6. Alguem me lembra que na cadeia em Curitiba as barras formam um conjunto de forma geométrica paralela. Detrás delas dá mesmo pra organizar um governo paralelo, ou não?

  7. O que o PT lamenta na verdade é o fim ao acesso aos dinheiros das estatais com o qual elegiam a cambada. Vão ter que trabalhar o dobro para eleger a metade da atual bancada .E trabalhar não é mesmo o forte dessa turma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *