Lula se diz perseguido e acusa a força-tarefa de se portar como partido político

Lula diz que foi condenado sem haver provas de crime

Fernanda Krakovics
O Globo

Em ato político na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contestou, na noite desta sexta-feira, as acusações contra ele e afirmou que foi condenado sem provas no processo sobre o tríplex em Guarujá (SP). Para o petista, a Operação Lava-Jato tem motivação política. A ex-presidente Dilma Rousseff também estava presente no evento.

“O pessoal que compõe a força-tarefa (da Lava-Jato) é um partido político” — disse Lula a um auditório lotado de estudantes.

Seis ações penais – Lula é réu em seis ações penais, quatro delas na Lava-Jato. Na operação, ele já foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão, em primeira instância, no caso do tríplex do Guarujá. Ele também responde a ações relativas ao sítio de Atibaia; a supostas irregularidades em contratos da Petrobras com a Odebrecht; à obstrução à Justiça. O ex-presidente também é réu na Operação Janus, por suposta atuação junto ao BNDES para liberação de recursos para Angola; e na Operação Zelotes, por tráfico de influência.

“Essa subordinação da Justiça à opinião pública é um crime muito grave contra o processo democrático. O juiz que largue a toga e vá se candidatar” — disse Lula, em seu discurso.

Para Lula, o Estado de Direito não está sendo respeitado. “Tenho consciência que o Moro não é mais honesto do que eu, nenhum procurador. Não sou eu que tenho que provar minha inocência, eles é que têm que provar minha culpa. Eles não podem repetir a teoria do domínio do fato. Agora eles dizem que não precisam provar” — afirmou Lula, em referência ao julgamento do mensalão.

BOLSONARO IRONIZADO – O ex-presidente ainda ironizou o crescimento do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), de extrema direita, nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República. Lula lidera as pesquisas, seguido de Bolsonaro.

“Eu acho que eles ficam inquietos quando fazem uma pesquisa. Tudo que eles fizeram contra nós foi parir um Bolsonaro. Eles estão em um dilema sério. Com ultrassonografia dá para ver como vem a criança. Eles já sabem qual é o defeito do Bolsonaro. Talvez eles sejam contra o aborto e deixem o Bolsonaro aí — disse o petista.

Dilma também demonstrou preocupação, em seu discurso, com a ascensão de Bolsonaro: “Os segmentos políticos do PSDB são tão irresponsáveis que viabilizam o que há mais de extrema direita no país, que é o Bolsonaro.

23 thoughts on “Lula se diz perseguido e acusa a força-tarefa de se portar como partido político

  1. Hilário e (mesmo triste, muito triste), saber que uma escola de direito tão conceituada dê espaço a quem desvirtua o próprio direito.

  2. Newton, você como um crack que é, decifra essa incógnita: Uma jovem de 32 anos herdou do pai suíço um banco. Portanto é uma banqueira. Essa jovem segundo a mídia esta doando para Lula 500 mil reais.Abriu num banco suíço uma conta em nome de Lula de CZ$ 191.00.00 (cento e noventa e um mil reais), dizendo que: “agora os procuradores brasileiros podem dizer que Lula tem conta em banco da Suíça”. A diferença do 500 mil será em joias que Lula pode vender ou empenhar. Pergunto: Essa doação pode ser confiscada pela justiça?

  3. Estado de direito virou sinônimo de bandidagem, essas Universidades de direito são verdadeiros lixos comunistas, parece que esta turma torce pelos meliantes para poderem encher as burras, são incentivadores de bandidos.

  4. Fazendo um adaptação para o Lula, de um famosa frase de Ipojuca Pontes, dita para o FHC:
    “Na vida política de Lula, onde apertar, sai carnegão.”

  5. O lula não quer a subordinação da justiça a opinião pública.
    Como diria um lusitano: Ora pois pois, mas a opinião
    pública não esta a favor dele? Ou estas estatísticas são só para brasileiro ver, na real a situação é outra?
    O lula é o sujeito mais incoerente que existe no Brasil, não diz coisa com coisa, o discurso dele é moldado a platéia e é sempre a mesma cantilena,
    parece conversa de bêbado, ou é?

  6. Coelho, você deve ser muito jovem e não conhece a chegada de Lula ao sindicalismo. Lula nunca foi de esquerda. não é e nunca será. Pergunta ao Carlos Newton. Lula desde que chegou ao sindicalismo em 1962, primeiro foi protegido dos Villares e depois foi apresentado ao general Golbery do Couto e Silva, que o protegeu até morrer. Nessa, companheiro, você está mais por fora que “bunda de índio”.

      • Posso está por fora, mas ele foi eleito pelo discurso dos esquedopatas do politicamente correto , igualar todos, enfim , se eles continuarem , porque o que hoje ocupa a cadeira foi colocado por eles. Não demora 20 anos e estaremos todos iguais , desempregados !!

  7. Lula não evoluiu em termos de oratória , ainda pensa estar na decada de oitenta.Hoje em dia , Lula só engana cego que insiste em não querer enchergar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *