Lupi ameaça novamente de expulsão os dois senadores que votaram contra Dilma

Carlos Lupi (Foto: Elza Fiúza/ABr)

Carlos Lupi reafirma que os senadores podem ser expulsos

Nonato Viegas
Época

Apesar da irritação pela insistência dos senadores Acir Gurgacz (RO) e Lasier Martins (RS) em votar pela continuidade do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, o presidente do PDT, Carlos Lupi, disse à Época que vai aguardar para ver o comportamento dos dois senadores ao fim do processo, quando se decidirá em definitivo sobre o mandato da presidente afastada. Segundo Lupi, a orientação do partido é contrária ao impeachment e a punição possível para quem desobedecer a ela é a expulsão do partido. Lupi afirma que o assunto foi deliberado na convenção partidária e que “eles [Acir e Lasier] estão cientes”.

Procurado, o senador Lasier Martins desafia. À Época, ele afirmou: “Vou manter a coerência sobre meu voto, que está amparado no Artigo 33 da Lei do Impeachment. Ele [artigo] garante aos senadores o voto de consciência, sem as orientações partidárias ou de bancadas”. Já o senador Acir Gurgacz, embora procurado, não se manifestou.

HISTÓRICO – No dia 30 de maio, o PDT suspendeu os processos de expulsão dos senadores Lasier Martins (RS) e Acir Gurgacz (RO). Eles tinham votado a favor da admissibilidade do processo de impeachment no Senado, concorrendo para o afastamento da presidente Dilma Rousseff. Segundo declarou o presidente da legenda, Carlos Lupi, a suspensão dos processos ocorreu porque votaram somente a favor da admissibilidade do processo, e não, ao menos por enquanto, pela saída definitiva de Dilma.“Vamos aguardar a votação do mérito”, disse Lupi naquela ocasião, acrescentando que Gurgacz se comprometeu a votar contra o impeachment de Dilma na votação decisiva.

Acontece que Gurgacz, líder do partido, e Lasier votaram contra Dilma. E a mais difícil é a situação de Lasier. Ele não só desafiou a posição do partido, como, num pronunciamento no final de abril, na tribuna do Senado, disse que deplorava “os rumos que vem tomando o meu partido sob a presidência de Carlos Lupi, que vem liderando o desvirtuamento do PDT”. E completou: ”Se Carlos Lupi ama Dilma, que case com ela! Mas deixe o PDT em paz.”

19 thoughts on “Lupi ameaça novamente de expulsão os dois senadores que votaram contra Dilma

  1. Brizola, com a presidência calhorda do LUPI, chora de vergonha pelo que ele está fazendo com o Partido. Ministro do trabalho de Dilma, como ele deixou de ser ministro, uma lava jato em seu tempo ministro……, Lupi não merece respeito, por estar ha muito traindo os postulados de Brizola.
    Que esses Senadores, honrem sua consciência, saindo do PDT, penduricalho do PT, não sendo conivente.

  2. THéo Fernandes, você não conhece a história do trabalhismo de Getúlio, Jango e Brizola. Ficas agora destilando tua insuficiência política contra Lupi pessoa que não conheces. E ainda como se fosses o “ZÈ DO CAIXÂO” queres desenterrar Brizola para ver se seu cadáver está chorando. Na última reunião da Executiva do partido em que Brizola estava vivo Lupi foi eleito com aprovação de Brizola como primeiro vice-presidente. Portanto Lupi é um presidente legítimo. Segundo, Lupi já há muito tempo declarou que seu cargo não é uma “Capitania Hereditária”, sugerindo que apresentem uma chapa para concorrer a presidência do partido. Até agora nunca conseguiram apresentar uma chapa. As eleições de Lupi sempre são por aclamação.O PDT tem tradição de lealdade. É só lembrar que o PDT presidido por Brizola apoiou Collor até aparecer a denuncia de um carro Elba comprado com cheque de propina em nome do presidente. Aí Brizola retirou o apoio de Collor. Se Dilma tivesse sido acusada de crime de apropriação de dinheiro para si ou para sua família o PDT não a estaria apoiando. Lupi e os senadores erraram. Os senadores erraram por não terem questionado na hora em que foi decido em suas presenças.. E Lupi errou por não ter liberado os senadores. Acontece que os senadores por oportunismo e pensando que Dilma ganharia na Câmara concordaram. Depois viram que o vento ventava contra Dilma mudaram de posição. A expulsão não será draconiana. Os senadores terão a Comissão de Ética para se defenderem. se quizerem.

  3. O Senador Lasier nunca foi trabalhista, sempre em sua vida profissional apoiou a direita. Aproveitou-se da boa imagem do partido, entrou e se elegeu senador. Foi uma eleição épica, pois derrotou o senador Pedro Simon e Olívio Dutra, dois candidatos fortíssimos. Chegou no Senado atacando a administração de Lupi, influenciado por Cristovam. Acho que Lasier nada perde se sair do partido. Da mesma maneira o PDT nada perderá. Pelo contrário ganhará, pois o partido não pode manter em seus quadros quem irresponsavelmente fica destilando ódio. Acusando Lupi de ter ajudado a destruir a Petrobrás. Ele prestaria um serviço ao PDT e aos brasileiros se provasse suas acusações. Não vai prová-las. Querendo atingir Lupi, atinge o partido. Um partido não existe sem militância e nós da militância achamos que é melhor ele sair. Tem muitos partidos que o receberão de braços abertos. Tem o PMDB, PSDB, PP, PSB, Solidariedade do Paulinho da Força. São partidos de gente honesta e muito boa. Não precisa nem olhar para trás.

      • ” cego pela corrupção a diferença não interessa.”

        Sr. Paulo, como diria aquele Velho Lárapio Parabólico
        ” O que for bom a gente divulga, o que é ruim a Rede Globells esconde pra nóissss.”””

        Ás vezes Sr. Paulo, perco de 10 a 20 minutos do meu precioso tempo assistindo a TV Senado e TV Câmara.
        Vejo alguns discursos de vários parlamentares de todos os naipes.
        E já vi por várias vezes os discursos do Senador pelo Rio Grande do Sul,(se não me falhe a memória os outros dois são Dona ana amélia PP, e o também paulo, mas paim, do pt.
        Pelo que notei o nobre Senador também é da Turminha dos Contra a CorruPISSAUM,, mas com um detalhe, em nenhum momento o Senador fez discursos contra a CORRUPISSAUM dos pares, zéVampiro da Móoca, Efeagaecio nevers, aloisio nunes, jucá, temer, e todos os envolvidos do lado de lá.
        Qual será o motivo desse esquecimento.??

  4. Coitado do Lupi ! Coitado do Aquino ! Senador Lasier, senador Gurgacz, dêem logo uma banana olímpica para esse partido da era da pedra lascada que o cheiro de mofo é insuportável e caiam fora.

  5. Parecem que os trabalhistas esqueceram que Dilma (uma mulher sem votos) que por influência do então marido deputado exerceu vários cargos nas administrações pedetistas. Parecem que esqueceram que Brizola expulsou Dilma e Sereno Chaise por infidelidade partidária .Por não querer apoiar Collares como candidato a prefeitura. Onde cunhou a frase ” eles se venderam por uma prato de lentilhas” O PDT precisa de renovação urgente. A ” ala moça do PDT” que esta na casa dos seus 70 anos . Não suporta a renovação. E este tal de Lupi faz todas as manobras possíveis para se perpetuar no poder. Como acontece no PMDB . Infelizmente o partido virou apêndice do PT em busca de cargos para os amigos do rei Lupi.

  6. Enquanto o Brizola estava vivo o Lupi era uma pessoa, após a morte de Brizola, mudou completamente. Qualquer político ou partido que apoia o governo do PT, que tanto mal fez ao Brasil, merece nosso desprezo.

  7. Não pensem suas vezes. Sei quem é quem. Tem um pilantra que tem bronca do Lupi por ter levado umas porradas dele. Dia de sexta-feira as esquinas estão cheias de macumbas feitas contra o Lupi. Tudo por inveja porque ele foi vendedor de jornais.

  8. Caro Sr Aquino.

    Ter pensamento discordante não quer dizer inveja. Não preciso dizer diretamente a ele. Mas disse no diretório do PDT em Porto Alegre quando me desfilhei do partido em protesto a expulsão dos nossos deputados. Como também da neutralidade do nosso presidente Pompeu de Mattos ( mandei um e-mail protestando ). Apoiei o PDT por quase 30 anos. Era um jovem assistindo Ziraldo entrevistando Brizola num programa de TV. Sentados numa arquibancada. Ele com sua camisa azul e no bolso a sigla PTB escrito num cartão. Falavam de educação. Foi aí que fiz minha opção politica. Não por questão de moda. Como muitos colegas que optaram pelo PT. Mas porque a prioridade nº1 é a educação. Como Brizola e Darcy sempre diziam e faziam nos seus governos. Como Collares fez em Porto Alegre e no RS. Não sou politico de carreira muito menos ocupei alguma cargo de confiança nestes anos. Mas….contribui com militância nas eleições . Depois quando formado e mais estabilizado com algum pouco dinheiro. Ou jantares pagos. Meu ultimo foi nas eleições a governador comprando um convite a um jantar a Cr$ 500,00.Ser filiado e votar num partido não quer dizer que pretende fazer carreira nele. Mas que se identifica om seu programa para mudar o pais. E reitero que esta mudança passa pela educação. Este PDT fisiológico não me representa mais. E de muitos eleitores que estão saindo fora. O PDT deveria ser como a fênix e ressuscitar das cinzas. Voltar a ser um partido ideológico. Renovar seus quadros. Investir na juventude. Para isto . Deveria mudar seu presidente nacional. O fracasso do PDT no Rio fala por si. As saídas de Pedro Taques e Cristovam Buarque também. Me despedindo, preconceituoso é o senhor, quando escreve das “macumbas” nas esquinas. Macumba é um instrumento musical. O que tem nas esquinas são oferendas colocadas por alguns Umbandistas ou povo do Candomblé geralmente para abrir os caminhos de alguém. Feitiçaria e magia negra é outra coisa. Estas com certeza não encontraras em locais movimentados. Muita luz na sua caminhada.

  9. Brito, quem é trabalhista seguidor de Getúlio, Jango e Brizola, tem a obrigação de permanecer no partido para criticar a direção do partido com faço com freqüência. Brizola conheceu Lupi no dia seguinte que chegou do exílio aqui no RJ em 1979. O acompanhamos a uma banca de jornal e Lupi disse que não tinhao jornal mas que procuraria na cidade. Lupi estudava e tomava conta de duas bancas de jornal em Ipanema. Lupi encontrou o jornal e foi ao Hotel Everest e entregou diretamente a Brizola. Desde 1979 a 2004 Lupi acompanhou Brizola. São 25 anos de lealdade. Porquê eu vou ser contra Lupi? Se ele fosse corrupto como Lasier insinua, ele também é um mágico. A PF, PGR, STF e Sérgio Moro até agora não o indiciaram em nada. Tudo que o partido recebeu de ajuda sempre foi declarado. O deputado do RGS foi expulso porque levou grana de Cunha. Pompeu agiu corretamente, provando que não recebeu dinheiro de Cunha.

  10. Brito, só para lembrar: Nem Sereno Chaise e nem Dilma foram expulsos do partido. Dilma deu um arrastão no PDT levando 504 pedetistas para o PT. Inclusive o filho de Brizola Vicente Brizola. Sei porque Brizola respondendo a um militante aqui no RJ que perguntou sobre a saida de Dilma disse: Companheiro, ela nos trocou por um prato de lentilhas. Lamentavelmente você individualiza teus sentimentos. Entraste no partido por causa do Brizola que passou 15 anos no exílio. Saiste do partido por causa do Lupi que é gordo não se deixa tutelar e foi jornaleiro. Você é um influenciável. Absorveu a ideologia dos opressores. Nunca vi Cristovam criticar Jucá, Cunha e outros corruptos. Cristovam é um pilantra. Recebeu dinheiro de muitas empresas.Teve uma que lhe deu 400,000,00. Sai no Blog do Naciff. É um falso moralista.

  11. Brito, não recuso nada que seja sincero. Mas , chegando aos 85 anos de idade acho que Deus tem me concedido muita luz. Consolidei minha consciência cidadã e trabalhista em 1950 quando entrei na Marinha e Getúlio foi eleito. Tenho a obrigação de defender o PDT com seus defeitos e virtudes. Não vou é defender Cunha, Renan, Jucá, Lobão, Temer, Agripino, Caiado, Moreira Franco que quis dar o Golpe da Procunsult em Brizola na eleição de 1982. Quem quiser que siga a manada. Eu não.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *