Lutar contra terceirização é tese correta da Agência Sindical

João Franzin

Já no final de julho, a Agência  Sindical entendia que a luta efetiva naquele momento deveria ser contra o Projeto da Lei da Terceirização (PL 4.330). Sem desconsiderar a importância da Pauta Trabalhista e sua força unitária, defendíamos a necessidade de somar aliados para atacarmos o projeto do capitalismo selvagem nacional.

Lembrávamos, então, que essa matéria, por seu conteúdo atrasado e escravagista, tinha um inequívoco sentido de luta de classes. E, em sendo luta de classes, era ali que deveria o sindicalismo focar suas energias, fazer as articulações, pressionar e mesmo negociar, caso fosse o caminho.

Nas entidades que aqui assessoramos, esse entendimento foi compreendido e adotado. Destacamos, como exemplo efetivo, a última edição do Jornal Sindical, dos Metalúrgicos de Guarulhos, com 45 mil exemplares, que encartou quatro páginas sobre o PL 4.330, com nomes e contatos de deputados, e, na página 12, destacou “As 10 maldades da terceirização”.

QUALIDADE DOS SERVIÇOS

Em outros Sindicatos, fizemos carga contra o PL nos sites, boletins eletrônicos e nas redes sociais. No caso dos Servidores de Guarulhos, seguidos editoriais do presidente Pedro Zanotti Filho chamavam atenção para um aspecto (ainda mais) negativo da terceirização no setor público: a queda na qualidade dos serviços à população e o risco de contratos maquiados, para desvio de dinheiro público. Ou seja, corrupção.

Outra frente em que marcamos nossa posição contra a terceirização selvagem, a pejotização e o ataque a conquistas trabalhistas foi o programa de TV Câmera Aberta Sindical. Fizemos programa específico para denunciar o projeto de Sandro Mabel e também levamos ao ar reportagens com dirigentes alertando sobre os malefícios do PL gestado na Casa Grande.

Vale relembrar que nosso boletim eletrônico, Repórter Sindical, nos últimos dois meses, martelou seguidamente a questão da terceirização, publicando informes da ação sindical e artigos de especialistas. A versão do boletim em áudio, na rádio da Agência Sindical na web, também reforçou o discurso contra o PL peçonhento.

ENGAJAMENTO

A comprovação do acerto de nossa tese ficou clara pelo crescente engajamento das Centrais e demais entidades na luta para rejeitar a matéria.

Ressaltam, ainda no campo dos apoios, o importante documento do TST, a nota da Anamatra e o posicionamento de outras entidades, que se somaram ao esforço de combater o PL e denunciar a agressão a direitos.

Essa luta, cada dia mais forte, a partir do entendimento de que a derrota do projeto de Mabel é essencial para os trabalhadores e o Estado de Direito, mostrou sua força, e amplitude, na audiência pública da quarta, dia 18, durante o debate acerca da matéria em vias de ser votada na CCJ da Câmara e diversas vezes adiada.

A identificação daquilo que é concreto, o entendimento de sua real natureza e riscos, isso sim une e mobiliza. A vitória não está ainda sacramentada.

Mas a nossa derrota, dada como certa até por setores sindicais, não ocorreu. Cabe, doravante, manter a vigilância, a mobilização e a articulação. No que depender desta Agência, é o que será feito.

João Franzin, é jornalista da Agência Sindical

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

One thought on “Lutar contra terceirização é tese correta da Agência Sindical

  1. O que é de se lamentar, é o governo dito dos trabalhadores, com os deputados e senadores do PT, mais os aliados do PMDB e pendurícalhos, criaram esse clima de insegurança, contra as conquistas da CLT, que tiraram o trabalhador da escravidão do trabalho sem garantia alguma para sí e sua família.
    Essa terceirização desenfreada, é “crime contra o trabalhador” já tão sacrificado pelos impostos escorchantes, entregando o governo 5 meses de salários, e nada recebe em troca, isso é um Governo do Povo para o povo, e ainda a anarquia iniciada pelo FHC, o PT sonho, ao virar governo, transforma em “pesadelo”
    Que País é esse, De Gaulle e RUI tem razão.
    05 de outubro de 2014, VOTO NULO!!. Chega de embromação!!!!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *