João Bosco Rabello
Estadão
O desmentido do ministro Gilberto Carvalho à tese do PT que atribuiu à “elite branca” as vaias e xingamentos à presidente Dilma Rousseff no estádio de futebol, é o retrato mais fiel da inconsistência das construções eleitorais do partido até agora. A queda da presidente nas pesquisas, que reforça o descontentamento permanente do PT com […]
O desmentido do ministro Gilberto Carvalho à tese do PT que atribuiu à “elite branca” as vaias e xingamentos à presidente Dilma Rousseff no estádio de futebol, é o retrato mais fiel da inconsistência das construções eleitorais do partido até agora.
A queda da presidente nas pesquisas, que reforça o descontentamento permanente do PT com sua candidata, lançou o partido na busca errática de narrativas que ajudem a reverter a trajetória descendente na aprovação de governo e candidata.
Já se produziu de quase tudo – da tão efêmera quanto ruim campanha do medo à do ódio, a conspiração da mídia , agora com lista negra de jornalistas subversivos, até a tentativa, ainda em curso de criação de conselhos populares para confrontar o Congresso Nacional.
Todas essas iniciativas cumprem um roteiro perigosamente autoritário, desde o patrulhamento ideológico até a versão esquerdista de impatriotismo utilizada pelo regime militar, nos anos em que o PT fazia oposição, para desqualificar seus críticos.
Lá, como cá, os militares tinham suas listas de subversivos, alguns levados literalmente às masmorras do regime , de onde muitos não voltaram às suas casas.
MESMO MÉTODO
Não há diferença no método, apenas na consecução: quem discordava dos militares era comunista e merecia ser calado; quem discorda do PT e de seu projeto, é de direita reacionária e merece a mordaça das patrulhas.
É de se perguntar o que fariam os autores da lista macartista tupiniquim, se tivessem o poder das armas e a força da ditadura. Como lá, aqui também se tenta a censura à imprensa, sobre o pretexto da regulamentação da mídia.
É de se perguntar, como se materializaria esse controle, senão nos moldes dos censores em redações, como no passado sem liberdades.
A lista do vice-presidente do PT, Alberto Cantalice, é um estímulo a uma militância que já se mostrou, em diversas ocasiões, capaz de tudo, pelo que foi apelidada pelo líder maior, o ex-presidente Lula, de “aloprada”.
É uma lista com uma dezena de jornalistas de grande evidência e profissionalismo reconhecido, mas a ameaça é a todos os que atuam com independência. Se tivesse sido concebida e divulgada às vésperas da morte do cinegrafista Santiago Andrade, o que poderia dizer hoje o PT e seu vice-presidente sobre o episódio?
A oposição, a intelectualidade e as entidades representativas de classe não se manifestaram a respeito do episódio, que se reveste de gravidade inédita.
Existe para o PT, mais que jornalistas que desagradam ao partido: existem profissionais que precisam ser expostos à sanha de sua militância e desqualificados pelo exercício livre da crítica – não só o bem maior da democracia, mas também a essência da profissão.
ROTEIRO AUTORITÁRIO
Nesse roteiro autoritário, o Supremo Tribunal Federal é político, por isso seu presidente deve ser constrangido nas ruas, o Congresso Nacional não está à altura de seu trabalho, por isso deve ser substituído por conselhos populares, a imprensa conspira contra o governo, por isso deve ser censurada, e a população de um estádio que vaia a presidente é uma “elite branca” que precisa ser eliminada.
Informa O Globo (20/06) que apenas 25% dos jovens com 16 anos, cujo voto é facultativo, tiraram o título de eleitor, o que não chega a ser uma tragédia, mas revela a alienação política, em grande medida decorrente da cooptação financeira de entidades sindicalistas e estudantis, caso da União Nacional dos Estudantes.
De promover a alienação da juventude, pela censura imposta à força, os militares também foram acusados pela oposição, da qual fazia parte o PT, muito embora ausente dos principais movimentos que resgataram a democracia, entre os quais a eleição de Tancredo Neves e a Constituinte de 88.
Nesse diapasão, se viáveis de materialização, os sonhos petistas o condenariam à solidão, pois não restaria pedra sobre pedra das edificações democráticas.
O partido reage da pior forma ao declínio do modelo que escolheu para governar, que exclui todos aqueles que pensam diferente de seu ideário – que, a essa altura, não se sabe mais o que seja.
A propósito da charge em “Macartismo às avessas”, favor não confundir Regulamentação da Mídia com censura de conteúdo!
Vivemos hoje no Brasil uma ditadura comunista disfarçada de pelegismo patrocinado pelo PT.
Se existe algum repudio é ao psdb, que tem no seu maior lider uma rejeição de 57%.
Alem da memoria vivissima, que o povo brasileiro tem, do que ele aprontou com a economia e a moral do pais
E por favor, não venham voces com essa conversa fiada de censura. DEveriam é ser regulados, quando um delegado com as mentiras midiaticas, que saiam toda hora na televisão e de cada 12 horas nos jornais , que os donos da Escola Base eram pedofilos. Destruiram todas as familias, que trabalhavam e viviam pela escola. E sairam mais impunes que os ladroes dos cofres publicos que arrebentaram o pais ate 2002.
Ha poucos dias morreu aquele senhor japones, que tinha uma vida classe media, com a sua escola, e que chegou a passar as necessidades basicas, graças ao trabalho “insensuravel” por parte porca midia brasileira.
Que se regule essa midia antes que seja tarde demais
O correto é incensurável, vem de censura com c.
Argumento tipico de um chapa-branca que não tem argumentos para rebater a realidade de um partido corrupto que tenta implantar no Brasil uma ditadura nos moldes daquela que começom em 1964. Está certo que o lider maior do PT era um delator dos companheiro conhecido como Barba. Este mesmo corrupto senhor depois presidente se especializou em transportar dinheiro roubado no avião presidencial além é claro da amante. E isto é verdade!
Certíssimas as ponderações de João Bosco Rabello,meus parabéns! Tudo o que incomoda o PT deve ser destruído, foi assim com o STF, com vários políticos sérios, com os blogs, com os jornalistas que não se curvaram ao poder do Estado, com o terceiro setor independente, com classe média, e conosco os brancos.
Hoje o PT se vira contra a Igreja Católica, também. Dividiram o Brasil em duas correntes ” apoio o PT” e “não apoio PT” e parece que a turma do Não apoio está engrossando, cada vez mais rápido. Tô nessa!
Diante da minha janela, colocaram uma enorme bandeira verde amarela com letras garrafais “PT NUNCA MAIS”. Para mim, é a frase mais linda nesses tempos que se assemelham a um obscurantismo que pode ser muito mais sanguinário que os “anos de chumbo”. Penso assim, talvez porque eu pertença a “elite branca”. Não me incomoda ser elite, aliás, estudei muito e trabalho muito para poder pertencer ao que pode haver de melhor em uma sociedade. Seus petistas burros e iletrados, procurem no dicionário o significado da palavra elite. Também, o que esperar de quem ofende o vernáculo com esse absurdo de “presidenta”? Romário acaba de perder o meu voto para o Senado Federal, por estar coligado a esse partido. PT NUNCA MAIS.
Basta deixar o PT seguir em frente com os seus projetos, a começar pelo Decreto 8243, com as “consultas” aos tais Conselhos Comunitários, constituídos por vagabundos que mamam na vaca pública sem nada produzirem, encontrarão o mesmo fim que Vladimir Herzog todos aqueles jornalistas que foram inscritos na lista negra pelo Cantalice e outros petralhas. Até um tal de Trajano, de um canal esportivo, repetiu alguns nomes da lista, incitando os militantes petralhas ao ódio e vingança contra os citados.
O PT não suporta o contraditório. O PT quer todo mundo de joelhos, dizendo amém para tudo o que eles decidem. Sorte nossa é que o PT é o Lula. E Lula não suporta ver outro petralha aparecendo tanto quanto ele. Por isso escolhe os candidatos-postes à revelia de todo mundo. Queremos ver o mito ocupar o lugar do poste, para aguentar a ruína em que seu grupo atirou o Brasil. Mas, ele não vai topar. Podem estourar os outros escândalos muito maiores, que eles ainda estão conseguindo abafar. Será que a cidadania italiana da família de Lula foi para se precaver e, se preciso for, para dar uma de Pizolato? Todos os membros da família presidencial, exceto o próprio, são italianos, desde 2009, depois de furarem a fila e passarem à frente de muitos brasileiros. Os Lula’s Boys têm direito a passaporte e até título de eleitor, para não haver dúvidas. Agora são cidadãos europeus. Entraram na “elite branca de olhos azuis”. Uai! Tá lôco, sô!
Caro Sr. Francisco de Assis, o PT-Sonho de moralização e progresso, morreu ao virar PT-governo, Lula seguiu com grande carinho o desgoverno de FHC, como dileto irmão -siamês, a política salarial, com um salário mínimo, que mal dá para o pão de cada dia, os salários dos profissionais, a correção dos aposentados, e por vai, FHC/Lula/Dima, a base do desgoverno é a mesma, e o Zé Mané sobrevive no Pão e Circo, e no me engana que eu gosto. Dilma chegou ao desplante de agredir a gramática, ao querer obrigar ser chamada de predisentA, o que aliás, não é de se estranhar, quando Hadad publicou no ME sua gramática.
Ainda estou filiado ao PT-Sonho, a bem da verdade, não temos candidato confiável para Presidente, Dilma tem Lula que dá as ordens, Aécio terá FHC, Campos, parece-nos que não tem, creio que seja o cacique, leva de contra peso Marina.
Sr. Assis, em meus 85 anos de vida, nunca assisti tanta safadeza, até o STF, como cabeça da Justiça, não está mais merecendo a confiança, com ministros reprovados para juiz da 1ª instância, e com acusações judiciais, 6 condenam, e depois “descondenam” os amigos do Rei/Rainha, mas, os não amigos continuam condenados, com penas pesadas, mais, todos, pertencentes a mesma quadrilha, de roubo do cofre; RUI BARBOSA, morre mais uma vez no túmulo, de Vergonha da Srª Justiça, que ele tanto HONROU, inclusive no 1º Mundo, em HAIA.
Sr. Francisco de Assis, não acredito em “santos”, mais esse nome de “pureza” de um homem, que se dedicou de corpo e alma, a sua gente pobre e humilde, em sua Itália,
deve servir de espelho aos Homens de Bem.
Por um Brasil decente e justo
PS. Sr. Francisco, estou na campanha de não reeleição, como esperança de desmontar as quadrilhas, renovar é preciso!!!
Prezados…Prezados…
Seja quem for “eleito”…. a regra é que tudo vai ficar como é…cada um “metendo” a mão na grana
nos contratos, nas licitações…etc..etc…seja PT SEJA PSB…OU PSDB…fiquem sabendo vcs , que
TODOS …são no fundo …no fundo…”farinha do mesmo saco”.
Somente em YAWHE …temos a paz , a verdade e o descanso para nossas almas.
O resto? vcs verão após a tal da “eleição”…TUDO IGUAL.
YAWHE SEJA LOUVADO SEMPRE…E QUE HONREMOS O SEU NOME SALVADOR..
Carlos de Jesus – Duque de Caxias -RJ
Esse Yahee deve ser o capeta, ppor generalizar as coisas.
Que se sabe para que haja justiça é preciso analisar caso a caso.
Botar tudo no mesmo saco deve ser coisa dessa tal Yahee com chifre, rabo e pés de bode.
Amém.