Maior risco do impeachment é Dilma renunciar

Luis Nassif
iG Notícias

Montando os Atos Institucionais e a lista de cassações, Costa e Silva chamou o Ministro da Fazenda Delfim Netto e indagou o que ocorreria se incluísse na lista o banqueiro Walther Moreira Salles.

Delfim disse que nada de mais. Haveria problemas com os bancos nova-iorquinos e europeus, sem dúvida. Também com a mídia norte-americana, já que Moreira Salles era amigo pessoal dos donos da CBS, do New York Times e do Washington Post. Fora isso, nada de mais.

A mesma coisa se sair o impeachment de Dilma. Pouca coisa mudará, com exceção das seguintes:

* Do lado esquerdo, movimentos sociais, sindicatos e estudantes sairão às ruas protestando. Do lado direito, sairão os grupos vociferantes que dominaram as ruas nas últimas manifestações. Entre ambos, os inevitáveis black blocs e baderneiros em geral.

* Para manter a ordem, governos estaduais darão um liberou geral para suas Polícias Militares. Dado o grau de exacerbação produzido pelo impeachment, as pancadarias de Curitiba parecerão bailes de debutantes perto do novo quadro.

* A bandeira da anticorrupção será levantada em todos os rincões do país e se transformará em palavra de ordem. De nada adiantará Aécio Neves prometer blindagem para os políticos peemedebistas citados na Lava Jato. Depois que Sérgio Moro provou o poder de um juiz de Primeira Instância – prendendo sem motivo aparente o presidente do maior grupo nacional – o exemplo se espalhará pelo país. Bastará o casamento de um juiz de primeira instância justiceiro com um procurador vingador para os mais poderosos se abalarem e os menos poderosos serem varridos do mapa.

* Haverá uma caça às bruxas na qual grupos de extrema direita, a exemplo do antigo CCC (Comando de Caça aos Comunistas), sairão a campo para denunciar, prender e agredir os recalcitrantes. A enxurrada levará não apenas militantes petistas, mas quem ousar investir contra a onda.

* Do outro lado, o sentimento de indignação e impotência poderá levar a atitudes radicais, como as que produziu o AI-5.

* Lula não poderá sair sem escolta nas ruas. Mas Fernando Henrique Cardoso também não. O sentimento de ódio prevalecerá em todas as instâncias.

* Em pouco tempo, os novos vitoriosos estarão se digladiando pelo botim. Eduardo Cunha e Renan Calheiros brandirão o tacape do controle das bancadas. E os jornais junto com o PSDB tentarão carrear a vaga do denuncismo para o lado deles.

* Pouco importa se a guerra quebrar grandes grupos, produzir estragos nos pequenos e médios, ampliar o desemprego e o descontrole. O que importa é o poder.

* Quando o grau de fervura estiver insuportável, serão convocadas as Forças Armadas, para colocar um mínimo de ordem no caos produzido pela elite política. Dependendo do grau de conflitos, há a possibilidade de se invocar a Lei de Segurança Nacional, com desdobramentos sobre a mídia e sobre as redes sociais. E, se a bandeira anticorrupção estiver a pleno vapor ainda, não faltarão motivos para estender a longa mão de Moro sobre outros presidenciáveis e outros partidos.

Fora isso, nada de mais ocorreria em caso de impeachment. Daí porque o maior risco não é a possibilidade de um impeachment. Mas de Dilma jogar a toalha.

40 thoughts on “Maior risco do impeachment é Dilma renunciar

  1. Esse “vicentelimongi” não se deve levar a sério. Da mesma forma o capacho “nassif”. Francamente! O “lado esquerdo” de que fala o capadócio, onde andará?

  2. Resumindo:
    1. seguir a constituição gera o caos no país (o impeachment consta na constituição, ou não?). A constituição só vale quando for a favor.
    2. quando ocorreu o impeachment do collor aconteceu tudo isso que o jornalista descreveu?
    3. o PT e seu braço violento (MST, UNE, blackbloc, etc.) já não promove o caos quando perde alguma votação? Alguma novidade nesta prática fascista?

  3. Esse pústula asqueroso do Luis Nassif, em mãos dadas com o crápula nauseabundo do Paulo Henrique Amorim já levaram mais de 8 milhões de reais do Governo PT, ou seja, do nosso dinheiro, para ficarem puxando o saco e lambendo as botas desses petistas nojentos! Jô Soares é outro!

  4. A democracia tem um custo. Mas ainda continua sendo o melhor sistema. Por isso me obriguei a leitura da matéria desse “bastião do jornalismo nacional” e sendo assim, posso dar o meu comentário DEPLORÁVEL, LAMENTÁVEL, INFELIZ, etc. Perdei a oportunidade de não escrever nada. Sr. Nassif saia de trás do sistema. Largue a boquinha na rede Brasil. Nem o Franklin Martins e nem o Jo Soares poderiam fazer melhor. Lamentável

  5. Caro Jornalista,

    Permita-me discordar do senhor Luiz Nassif:

    “* Do lado esquerdo, movimentos sociais, sindicatos e estudantes sairão às ruas protestando.”
    -Ora, se isso acontecer, os tais “movimentos sociais” não estarão representando a sociedade, pois 64% a acham que a Dilma é ruim ou péssima! E os “estudantes” serão a minoria que matou aula para defender os menores assassinos no Congresso Nacional.

    “* Para manter a ordem, governos estaduais darão um liberou geral para suas Polícias Militares. Dado o grau de exacerbação produzido pelo impeachment, as pancadarias de Curitiba parecerão bailes de debutantes perto do novo quadro. ”
    -Não acredito nisso, pois o PT não tem governadores em todos os estados. Só mesmo em país governado por criminosos pode ter gente que prefere a “liberação geral” dos bandidos em relação àqueles… Por isso estamos onde estamos.

    “* A bandeira da anticorrupção será levantada em todos os rincões do país e se transformará em palavra de ordem. ”
    -ORA, NASSIF, quer dizer a bandeira anticorrupção está abaixada, atualmente? Mas o Lula não vivia denunciando os corruptos, antigamente? Deve ser por isso que tem tanto ladrão fora da cadeia, mesmo depois de 12 anos de governo petista! QUER DIZER QUE LEVANTAR A BANDEIRA DA ANTICORRUPÇÃO E PRENDER CORRUPTOS OFERECE RISCO À GOVERNABILIDADE DO PAÍS?

    “* De nada adiantará Aécio Neves prometer blindagem para os políticos peemedebistas citados na Lava Jato.”
    -Entendi. Que dizer que, atualmente, os ladrões (sim, quem é honesto não precisa de blindagem) do PMDB estão blindados. Por Dilma? E que é melhor eles “abrirem os olhos” pois, se a Dilma cair, cairá a blindagem?

    “* Depois que Sérgio Moro provou o poder de um juiz de Primeira Instância – prendendo sem motivo aparente o presidente do maior grupo nacional – o exemplo se espalhará pelo país.”
    -Quase o senhor disse, depreciativamente, que o “tal Moro” não passa de um reles “juiz de Primeira Instância” que ainda tem muito o que aprender sobre política com os do Supremo… que conhecem mais de POLÍTICA do que de DIREITO.

    “* Bastará o casamento de um juiz de primeira instância justiceiro com um procurador vingador para os mais poderosos se abalarem e os menos poderosos serem varridos do mapa.”
    -Meu Deus do céu! Quer dizer que, NESTA ATUAL COLÔNIA, os juízes não são “justiceiros”? Não recebem para aplicar a justiça? Então devemos chamar o Marcola para tal mister?

    “* Haverá uma caça às bruxas na qual grupos de extrema direita, a exemplo do antigo CCC (Comando de Caça aos Comunistas), sairão a campo para denunciar, prender e agredir os recalcitrantes. Do outro lado, o sentimento de indignação e impotência poderá levar a atitudes radicais, como as que produziu o AI-5.
    -Ora, o povo desses grupos ou já morreu ou está com artrose! Estamos no ano de 2015 e os cabelos brancos, as rugas, as dores no corpo e a calvície chegaram e O SENHOR NEM PERCEBEU! Duvido que a saída da Dilma enseje o envio na Quarta Frota ao litoral brasileiro. Os americanos hoje têm mais o que fazer o que financiar uma ditadura jabuticaba…

    “* A enxurrada levará não apenas militantes petistas, mas quem ousar investir contra a onda.”
    -Aqui o senhor está, mais uma vez, ameaçando: se os petistas saírem do poder, quem tirá-los também poderá ser tirado, por isso é melhor não mexer. A “onda” seria a “onda da corrupção”?

    “* Lula não poderá sair sem escolta nas ruas. Mas Fernando Henrique Cardoso também não.”
    -Ora, isso já acontece hoje. Com eles e com quem tem dinheiro! Além disso, o que o FHC tem a ver com a situação atual? Seria um “recado” aos tucanos?

    “* Em pouco tempo, os novos vitoriosos estarão se digladiando pelo botim. Eduardo Cunha e Renan Calheiros brandirão o tacape do controle das bancadas. E os jornais junto com o PSDB tentarão carrear a vaga do denuncismo para o lado deles.”
    -O SENHOR ESTÁ SE ESQUECENDO DE UMA COISA: O tal “denuncismo” está vindo da parte do Poder Judiciário, embasado por leis e portanto, espera-se que, no caso da saída da Dilma, esse mesmo Poder mantenha as regras legais vigentes. E não se trata de “butim”, mas de se cumprir a justiça!

    “* Pouco importa se a guerra quebrar grandes grupos, produzir estragos nos pequenos e médios, ampliar o desemprego e o descontrole. O que importa é o poder.”
    -O senhor está equivocado: até agora só foram atingidos pelas denúncias quem, supostamente, estava envolvido com a roubalheira. Quer dizer que, por se tratar de “grandes grupos” não devem ser alcançados pela justiça? Mas não era essa elite de OLHOS AZUIS que o Lula acusou de ser a responsável pelo nosso estado de penúria? Deverão ficar impunes? Não foi o Lula, no caso do PROER, que acusou o FHC de proteger e financiar os “grandes grupos” financeiros?

    “* Quando o grau de fervura estiver insuportável, serão convocadas as Forças Armadas, para colocar um mínimo de ordem no caos produzido pela elite política.”
    -O caos atual não foi produzido pela nossa “elite política”, mas pela nossa ELITE POLÍTICA CRIMINOSA que está no poder. Ou será que doze anos foi pouco tempo para se arrumar as brechas da dispensa contra os ratos?

    “* Dependendo do grau de conflitos, há a possibilidade de se invocar a Lei de Segurança Nacional, com desdobramentos sobre a mídia e sobre as redes sociais.
    Que dizer que essa Lei existe, mas não pode ser usada? Se o Lula tivesse sangue nos olhos, a teria invocado quando o PCC parou São Paulo, a maior cidade do país, e causou a morte de aproximadamente 500 pessoas.

    “* E, se a bandeira anticorrupção estiver a pleno vapor ainda, não faltarão motivos para estender a longa mão de Moro sobre outros presidenciáveis e outros partidos.”
    -Seria uma “ameaça” aos outros partidos? “O que acontecer comigo poderá acontecer contigo, então deixa eu roubar que na tua vez eu te deixo…”
    -Outra coisa: Os “outros presidenciáveis e outros partidos” só sofrerão a “Mão de Moro” se estiverem cheios de ladrões, como o partido que atualmente ocupa a presidência. O senhor prefere não mexer nos nossos atuais ladrões para que continuem a roubar em paz e o caos não seja instalado NO NÍVEL DELES, porque no nível da população ele já se faz presente há muito tempo!!!

    Caro Nassif, A BANDEIRA DA ANTICORRUPÇÃO, nos países sérios, ESTÁ SEMPRE TREMULANDO…

    Resumindo o artigo: “DEIXEM A GENTE ROUBAR NESSES QUATRO ANOS QUE DEIXAREMOS VOCÊS ROUBAREM OUTROS QUATRO!!!

    Abraços.

  6. Aplausos, sr. Francisco Vieira, muitos aplausos. A escumalha quer continuar roubando sem ser incomodada. E, tem mais, o presidente Fernando Henrique pode ser encontrado na Livraria Cultura, na Avenida Paulista, em algumas tardes, sempre saudado com respeito por quem o veja. E em restaurantes idem. A escória não se recolhe, é impressionante.

  7. Bem.. de qualquer forma, acho bom que o Nassif possa manifestar a opinião dele neste espaço:

    01- Quem mantem esta pagina funcionando é o jornalista Carlos Newton e não eu.
    02- Se todos daqui tivessem a mesma opinião e o mesmo conhecimento, seria um tédio e uma perda de tempo enorme consultar, diariamente, os conteúdos deste espaço.
    03- Eu mando na minha página, e não na página dos outros…

    Abraços.

  8. Francisco e Mara, só gostaria de solicitar mais uma coisa ao “Isento” jornalista sr. Nassif. Ao invés de ficar escondido atrás do sistema, apenas trabalhe em um mundo mais real. Para de se beneficiar. Eu posso afirmar pois vivi, vivo e não sei se viverei esse universo do óleo e gás por muito tempo, porém sempre ateavés da iniciativa privada, veja bem Sr. Nassif, iniciativa privada e pude constatar: é tudo verdadee isso por estarem com o universo bem limitado. Os comunazinhos de m.i.e.r.d.a vermelhinhos do já falecido PT instituciinalizaram o “desvio das verbas, para não dizer outra coisa. Sr. Nassif, vá trabalhar ou se junte ao Franklin Martins e ao cafetão Jô Soares

  9. Com menos de 9% de aprovação, acho inverossímil este cenário. O grito é livre, mas a constituição deve imperar. Delírio de moribundo é a colocação das forças armadas neste indigesto bolo de argumentos.

  10. Os 7,5 milhões (dinheiro de propina ) do Ricardo Pessoa, foi de mentirinha; as pedaladas fiscais não existiram; Os desmazelos, a incompetência e a cumplicidade na gestão da petrobras na gerência da DilmAnta, não aconteceram; Luis Nassif não é financiado pelo governo dos petralhas, e agora eu acredito no papai noel e também na branca de neve. E mais a DilmAnta é uma boa comunicadora, seu raciocínio, só os Gênios, entendem e decifram os seus dizeres.

  11. “O discurso do golpe que vemos hoje assumido pela presidente da República, e repetido pelos seus ministros e pelos petistas, nada mais é do que parte de uma estratégia planejada para inibir a ação das instituições e da imprensa brasileiras no momento em que pesam sobre a presidente da República e sobre seu partido denúncias da maior gravidade.

    Para o PT, se o TCU identifica ilegalidades e crime de responsabilidade nas manobras fiscais autorizadas pela presidente da República, trata-se de golpe.

    Para o PT, se o TSE investiga ilegalidades na prestação de contas das campanhas eleitorais da presidente da República, trata-se de golpe.

    Se a Polícia Federal e o Ministério Público investigam crimes de corrupção praticados por petistas, para o PT trata-se de golpe.

    Tudo que contraria o PT, e os interesses do PT, é golpe!

    Na verdade, o discurso golpista é o do PT, que não reconhece os instrumentos de fiscalização e de representação da sociedade em uma democracia.

    O discurso golpista do PT tem claramente o objetivo de constranger e inibir instituições legítimas, que cumprem plenamente seu papel.

    Os partidos de oposição continuarão atentos e trabalhando para impedir as reiteradas tentativas do PT para constranger e inibir a autonomia e independência das instituições brasileiras. Aécio Neves

  12. Só em 2014, Luiz Nassif recebeu R$ 83.699,78 mensais em propaganda das empresas comandadas pelo Palácio do Planalto para falar bem dos desmandos dos governos Dilma+Lula+PT.

    Quem tiver estômago pra ler a reportagem completa, publicada no Blog do Fernando Rodrigues. Preparem o pinico, pois dá vontade de vomitar.

    Leia mais em: http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2015/07/02/publicidade-federal-para-midia-alternativa-vai-a-r-92-milhoes-em-2014/

  13. Pois é, sr. Rogerio, o tal “jornalista” não quer abandonar a boquinha. Além de ter patrocínio para seu blog, consta que ganha muitíssimo bem na TV do Lula.Ele, e outros na mesma polpuda situação, não querem mesmo que a organização criminosa seja apeada do poder.

  14. Desculpem, mas foi infeliz a ideia de colocar o texto desta pessoa que recebe vultuosas quantias em seus posts para falar bem do Governo. Prefiro ele tocando chorinho.

  15. Segundo matéria do Jornalista Fernando Rodrigues, pagamos em 2014 para esse sujeito a bagatela de R$ 1.004.397,00, quase 84mil dinheiros por mês para ele falar bem da petralhada e que todo o resto é golpista.
    O blog é do sr, Carlos Newton e ele faz o que bem entender, inclusive reproduzir lixo, mas… sei lá, acho desnecessário.

  16. Oi, Limonge, ” inegável e democraticamente eleitos nas urnas, ” você devia não está por aqui pelo Brasil quando da apuração secreta dos votos senão saberia que Dias Tófolli ganhou a eleição para Dilma; teria ficado sabendo que Aécio meia hora antes estava disparado na frente! Acorda!

  17. Há muito não vejo tanta besteira escrita por um sujeito reconhecidamente inteligente e inegavelmente vendido ao sistema do poder sem projeto, populista e fingido…..
    O oráculo dos pixulecos continua funcionando à toda……
    Porque não gastar sua inteligência financeira explicando que o país está à deriva em face dos desmandos financeiros e corrupção generalizada, necessária para manter o “projeto” de desestabilizar as instituições em nome da manutenção do poder!
    Onde estão os benefícios não consumistas e sob responsabilidade do Estado gigante criado?
    Nada de saúde, educação e segurança! Tudo de corrupção, desmandos e projetos mentirosos!
    Lamentável

  18. É o verdadeiro conto do terror. Lembro da história do inglês que dormia ao lado de um companheiro e acordou com o companheiro em cima dele e para não haver hipotéticos problemas futuro ou porque gostou, disse: já que está deixa ficar.
    O povo brasileiro não pode aceitar a filosofia do inglês da referida história.

  19. Em 2005, por não honrar os pagamentos mesmo após negociações da dívida, o contrato foi executado, cobrando-se do blogueiro a quantia de R$ 4,2 milhões. O banco já estava buscando bens para penhora quando ocorre o acordo judicial entre as partes.
    Pelo acordo, o devedor-executado teria sua dívida repartida em duas parcelas: uma de R$ 2,38 milhões (subcrédito A) e outra de R$ 1,9 mi (subcrédito B). Pagando a primeira, ficaria DESONERADO da segunda. Isso mesmo: R$ 1,9 milhões não precisariam ser pagos ao BNDES, banco público gerido pelo governo federal.
    Esse tal “subcrédito A”, nos termos do acordo firmado entre BNDES e Luís Nassif, poderia ser pago ATÉ O ANO DE DOIS MIL E DEZESSETE. Isso mesmo: praticamente dez anos depois da data da celebração do acordo. São 120 parcelas que, sendo pagas, eliminam a exigência do pagamento do tal “subcrédito B” e, vale reiterar, num acordo judicial firmado SEM QUALQUER GARANTIA DE BENS.
    Ainda assim, em agosto DESTE ano, o banco NOVAMENTE executou Luís Nassif, alegando o seguinte (termos da execução de número 582.00.2005.200321-5, que tramita na 17ª Vara Cível de São Paulo_____________________________________________________
    Desde terça-feira, o jornalista tem destacado em seu blog informações em defesa do protesto contra a imprensa marcado para hoje a partir das 19 horas no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Nassif é do conselho consultivo do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, que integra a organização do protesto, intitulado “Contra o Golpismo Midiático e em Defesa da Democracia”. Movimentos sociais de apoio ao governo, como centrais sindicais e a UNE, já manifestaram adesão ao movimento.
    A EBC informou que o jornalista foi contratado porque a legislação “prevê a dispensa de licitação para pessoas ou empresas de notória especialização”.
    Nassif fechou um novo acordo depois de ter expirado, em julho, o contrato de R$ 1,2 milhão que tinha para fazer o programa Brasilianas.
    Nassif disse que sua contratação sem licitação se deve ao fato de o contrato ter como objetivo http://fb.me/1xdQ23phL
    um “trabalho intelectual”, com “pessoas com reputação em sua área e reconhecimento público, que ajudam a reforçar a cara da emissora”. “Em relação à minha área – comentários econômicos -, há muitos e muitos anos fico entre os três jornalistas mais votados (no prêmio Comunique-se) na categoria jornalismo de economia, mídia eletrônica, além dos prêmios que recebi como jornalista de economia da mídia impressa”, afirmou.

  20. esse artigo só pode ser piada. Não tem como acontecer esse ‘colapso da civilização’ anunciado pelo Nassif. Jânio renunciou imaginando que com isso causaria um caos tão grande que as multidões iriam implorar por sua volta e isso não aconteceu. Se Dilma renunciar, Temer assume e tudo que os petistas podem fazer é esperar a próxima eleição,.

  21. Obrigado senhores Francisco Vieira e Guilherme Almeida pelas justas ponderações e o excelente link. Que decepção ver o triste fim do sr. Nassif, com quem trabalhei na Folha. Como diria Gabeira: “O que é isso, companheiro ?”

  22. Mr. Limongi, se for para doar parte do seu tempo faça alguma coisa com conteúdo. Me patece aquele tipo de pessoa que não tendo resposta diz o seguinte: o que vem de baixo não me atinge/caco de vidro, inveja diamante/ a inveja é uma m…..etc..vamos saia de debaixo das asas do sistema. Dispensa a babá e encare a realidade. Apesar que eu acho que você deve ser um dos que gostam e lutam pela ” manutenção da boquinha ” como disse o seu glorioso líder. Chega de vermelhinhos de boutique! O povo Cubano, na maioria na m…e o filhote de Fidel, hospedado em Resort de us 5,000.00 de diária se não me engano, na Turquia. Acorda…vamos levantar e seguir para o trabalho

  23. PODE FICAR TRANQUILO SR. NASSIF! DONA DILMA, A ANTA PRESIDANTA NÃO RENUNCIA! E NÃO RENUNCIA PORQUE É UMA PSICOPATA, SÓ VAI SAIR DO PALAÁCIO DO PLANALTO DENTRO DE UM CAIXÃO DE PÉS JUNTOS OU AMARRADA NUMA CAMISA DE ORÇA, ARRASTADA POR PELO MENOS UNS 5 BRUCUTUS!
    ENTÃO NESSE CASO SERÁ “IMPICHADA” E [ÁI VAMOS PRO PAU?
    ENTÃO VAMOS VER, COMO SE DIZIA ANTIGAMENTE, QUEM TEM MAIS GARRAFA PRÁ VENDER OU QUEBRAR NA CABEÇA DO OUTRO!
    NÃO VAI ACONTECER NADA, BOA PARTE DOS PETRALHAS, TÃO APEGADOS QUE SÃO AOS CARGOS VÃO SER PMDBs OU QUALQUER OUTRO PARTIDO ALIADO DESDE CRIANCINHA!

  24. Perfeito W. Sandoval. Dia 16 de agosto está chegando para botar o povo na rua. Porém antes, essa pseudo economista, pseudo gestora, pseudo gerentona, pseudo guerrilheira (ela, genoino, Dieceu “tonia carrrero e Lula….fizeram um estrago nos pseudos porões…caguetes), pseudo doutora, pseudo economista, pseudo ministra, pseudo cinselheira, pseudo presidente e pseudo avó ( andou com o netinho no banco da frente de carro ), ou seja, essa fraude, vai sair e sendo uma sociopata, vai sair na marra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *