Mais do que confirmado: Governo Temer quer mesmo abafar a Operação Lava Jato

Resultado de imagem para medina osorio

Medina Osório denunciou a intenção de demolir a Lava Jato

Carlos Newton

É preciso reconhecer que o ex-ministro Fábio Medina Osório, da Advocacia-Geral da União, procedeu corretamente ao denunciar que o governo federal está decidido a abafar a Operação Lava Jato, para evitar punição aos envolvidos em esquemas de corrupção – parlamentares, empresários, governantes e autoridades. Agora, não há mais dúvida. A afirmação de Medina Osório, que foi capa da “Veja” em 14 de setembro, está confirmada por fatos que não podem ser desmentidos nem contestados.

ANISTIA DO CAIXA 2 – Primeiro, houve a manobra orquestrada pelo Planalto com o novo presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que repentinamente colocou em pauta numa segunda-feira (dia em que não há votações) um projeto de autoria desconhecida, para anistiar caixa dois de campanha, que é crime eleitoral. A ardilosa jogada, literalmente na calada da noite, só não prosperou porque houve imediata reação de deputados da Rede e do PSOL, e que Deus abençoe a existência da oposição nas democracias.

A manobra do projeto misterioso fracassou, mas está para ser novamente pautada por Rodrigo Maia, porque o Planalto realmente não abre mão desse esquema para abafar a Lava Jato.

ABUSO DE AUTORIDADE – A segunda tentativa partiu diretamente do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que também ressuscitou e reciclou um antigo projeto, desta vez para coibir abusos de autoridades, e o objetivo flagrante é emparedar o Ministério Público, a Polícia Federal e a Receita Federal, que atuam em conjunto no combate à corrupção político-administrativa.

A manobra também foi suspensa, devido à firme reação dos procuradores, delegados e auditores, mas continua em gestação no eixo dos três Poderes e até conta com apoio irrestrito do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que foi citado por Renan como autor da sugestão de ser aprovado um projeto nesse sentido, vejam a que ponto chegamos.

ACORDO DE LENIÊNCIA – Agora surge mais uma tentativa, articulada pelo líder do governo na Câmara, deputado André Moura (PSC-SE), que pede urgência para aprovar mudança nos acordos de leniência previstos pela Lei de Improbidade Administrativa.

Como se sabe, acordo de leniência é uma espécie de “delação premiada” firmada com as empresas. O objetivo do projeto original já era absurdo – punir os empresários, mas preservar as empresas, em nome do interesse dos trabalhadores, segundo o parecer apresentado ainda no governo Dilma Rousseff pelo relator André Moura, hoje na liderança de Temer.

Agora, o prestativo parlamentar resolveu ampliar as benesses, ao estender a isenção de culpa aos próprios empresários que conduziram os esquemas de corrupção. Em tradução simultânea, isso significa mais um capítulo na desesperada tentativa oficial de abafar a Lava Jato, pois Moura está se manifestando como líder do Governo e tem se reunido com o ministro da Transparência, Torquato Jardim, para discutir os últimos ajustes. Ou seja, esses atos têm a digital do Planalto.

MEDINA OSÓRIO – Fica mais do que confirmado que a denúncia do ex-ministro Medina Osório, feita no início de setembro, era mesmo procedente. Na época, ele isentou de culpa o presidente Temer e atribuiu a articulação contra a Lava Jato a Eliseu Padilha, da Casa Civil.

Temer, que é professor de Direito Constitucional, sempre respeitou muito o chefe da AGU. Apesar de nem ter chegado aos 50 anos, Medina Osório é considerado um dos maiores juristas brasileiros e ontem à noite esteve no Superior Tribunal de Justiça para autografar mais uma obra sobre Improbidade Administrativa, ao lado do ministro Mauro Campbell e outros autores.

De tudo isso, pode-se concluir o seguinte: Temer é mesmo refém dos caciques do PMDB ou então faz parte da quadrilha e é o atual chefe.

###
PS
O governo Dilma também fez o possível e o impossível para abafar a Lava Jato, chegando até a nomear um ministro (Navarro Dantas) para o STJ, com a incumbência de libertar Marcelo Odebrecht e os demais empreiteiros, mas o plano “vazou”. Quanto ao líder do governo André Moura, recebemos na noite desta quarta-feira uma mensagem do advogado e economista carioca Celso Serra, com informações sobre a vida pregressa do parlamentar, que responde a uma série de inquéritos na Justiça e é réu em três ações penais no Supremo, além de ter sido condenado em segunda instância por improbidade administrativa e estar investigado na Lava Jato. Ou seja, já é ficha suja. Com um líder dessa categoria, Temer nem precisa de inimigos. (C.N.)

18 thoughts on “Mais do que confirmado: Governo Temer quer mesmo abafar a Operação Lava Jato

  1. Reitero que, o Brasil não tem mais solução continuando desta forma, com sEus governantes corruptos e desonestos e, agora, explicitamente, sem qualquer pudor!

    As medidas, as estratégias, OS GOLPES, que visam impedir o andamento da Lava-Jato, confirmam que estamos sendo governados por ladrões, criminosos, gente da pior espécie, que deveria estar na cadeia, não fosse a PROTEÇÃO do STF!

    Enquanto o povo continuar sendo omisso e até irresponsável com o país e com ele mesmo, sem tomar as rédeas e mudar esta situação política abjeta, a cada dia afundamos maios nesta lama fedorenta, imunda, podre, constituída pelos parlamentares e poder Executivo.

    Nesse meio tempo, o povo sofre, padece, através de medidas que o punem pelas más administrações, corrupção e desonestidade, que assolam o Brasil há décadas!

    No entanto, soltos e livres, ricos e debochando da situação, os partidos políticos QUE SE BENEFICIARAM DE DOAÇÕES ADVINDAS DE CRIMES, os ladrões deputados e senadores, ministros e ex-presidentes, protegidos judicialmente pela excrescência do Foro Privilegiado, mas a população que infringe a lei fica presa até mesmo em lixeira, conforme aconteceu ontem em Porto Alegre!

    Sem falta de vagas nos presídios porque os ex-governadores incompetentes e desonestos jamais se preocuparam com a Segurança, a Brigada Militar se viu obrigada a algemar na lixeira em frente à delegacia os dois presos que transportava, após tê-los mantidos dentro da viatura POR 24 HORAS!

    Os que nos roubaram BILHÕES … “respondem a inquéritos”.

    Falidos ética e moralmente, mais um povo que aceita se submeter às determinações humilhantes de governos ladrões, SALVE-SE QUEM PUDER!

      • Luiz Álvaro,

        Grato pelo apoio.

        Precisamos lutar contra os ataques que estão nos desferindo em termos de roubo, corrupção e desonestidade, para depois nós, o povo, pagarmos as contas!

        BASTA!

        Um abraço.
        Saúde e paz!

    • O povo é partícipe dessa situação é não liga mais para nada, é um povo sem brio, egoísta que, enquanto puder tirar proveito das coisas vai aceitando tudo isso. Moro em Niterói é hoje, pela manhã, na minha rua houve um arrastão , o que vem acontecendo quase que diariamente e quando se quer reclamar, a quem pedir ajuda?

  2. Caro CN … Bom dia!

    1 – Governo Temer … Temer, pela Cidadã de 1988, EXERCE – não é Chefe de Estado nem Chefe de Governo … Art. 76. O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado.

    2 – Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. … … … apesar de independentes e harmônicos entre si – Legislativo é citado primeiro.

    3 – Art. 85. São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra:
    II – o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação; … … … Temer não pode se meter no Legislativo!!!

    4 – Porém, Temer precisa do Legislativo … pois está lá – Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre:
    … … …
    Acontece que os membros do Congresso Nacional foram todos ELEITOS … e seus eleitores merecem ser respeitados … … … até que a morte os separe – êpa (até que em 2018 haja nova eleição)

    Se Temer agir fora deste gibi … se torna ditador – como alguém pretendeu assinando decretos sem autorização do Congresso Nacional. Abr.

  3. Carlos Newton, você ainda não perdeu Dilma de vista. Sei que não é fixação.
    Mas seria melhor ver a influência do governo Temer: O Procurador Regional da República Carlos Fernando dos Santos Lima diz: O que está acontecendo agora é algo que até mesmo o governo Dilma Rousseff tinha vergonha de fazer. E agora? Como ficamos?

  4. A Operação Lava Jato já cumpriu +- 98% do seu Objetivo. Todos sabemos qual era o Objetivo.
    Agora tem que terminar de punir os Culpados ( Pessoas Físicas e Jurídicas) e encerrar suas Operações. Caso contrário destruirá boa parte da Economia Nacional de Matriz no Brasil, para grande alegria do Capital Internacional.
    Que TODOS os outros Órgãos FISCALIZADORES exerçam também CONTINUAMENTE e plenamente suas Funções.
    Não existem SALVADORES DA PÁTRIA, devem existir INSTITUIÇÕES FORTES e ATUANTES.

  5. Com plena razão os comentários indignados e revoltados contra esta situação, de corrupção e desonestidade instituídas.
    Se tivemos 14 anos de PT, roubando e deixando o Brasil praticamente falido, Temer confirma que fomos à bancarrota ética e moralmente.
    Não fossem suficientes os crimes que cometeram e continuam praticando, agora querem que a população pague pelas péssimas administrações e compense os assaltos cometidos contra o erário e patrimônio públicos, enquanto nada acontece aos responsáveis pela situação que vivemos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *