Mais um escândalo. Desta vez, na Agência Nacional do Petróleo

Édson Menezes Silva foi indicado pelo PCdoB…

Eduardo Militão
Correio Braziliense

O ex-superintendente de Abastecimento da Agência Nacional do Petróleo (ANP) Edson Menezes Silva — deputado federal na década de 1990 pelo PCdoB-RS — foi denunciado pelo Ministério Público por corrupção. Segundo a Procuradoria da República no Rio de Janeiro, ele era o destinatário de uma cobrança de propina de R$ 40 mil de uma advogada que representava uma empresa de petróleo, a Petromarte. O caso foi revelado pela primeira vez pelo Correio em maio de 2009, mesma época em que o Congresso se debruçava sobre outra CPI da Petrobras.

Segundo a denúncia, divulgada ontem e protocolada na 2ª Vara Criminal Federal do Rio na quarta-feira, foi a mando de Menezes Silva, indicado pelo cargo pelo PCdoB, que o então procurador da ANP Antônio José Pereira e o estagiário Daniel de Carvalho Lima pediram suborno à advogada Vanuza Vidal Sampaio. O caso ocorreu em maio de 2008, quando ela defendia os interesses da Petromarte na agência. Se pagasse os valores, dos quais R$ 25 mil iriam para o superintendente, os processos da empresa seriam acelerados.

Um vídeo incluído no inquérito da Polícia Federal e divulgado há três anos mostra Pereira e Carvalho pedindo o dinheiro em uma mesa a Vanuza. Endossam a denúncia do procurador Fernando José Aguiar de Oliveira depoimentos da advogada e do agente da PF Wilson Pinna. Para o procurador, a filmagem das cenas “não deixa dúvida” de que Pereira e Carvalho “agiam em nome do primeiro denunciado, Edson”.

Leia mais notícias em Política

Silva disse ontem à noite que estava “estupefato” com a denúncia. “É uma grande armação”, afirmou ao Correio o ex-dirigente, pouco depois de saber da notícia. “Eu não autorizei ninguém”, afirmou, isentando-se de responsabilidade das atitudes dos outros dois ex-colaboradores da ANP. Se forem condenados, o ex-superintendente e os demais denunciados podem pegar de dois a 12 anos de cadeia.

Em 2011, Vanuza afirmou à revista Época que sofria ameaças de morte e que fora informada de que o dinheiro da propina era “para o partido”. Ontem, Menezes disse que a advogada já negou as afirmações três vezes. Primeiro, quando o Correio publicou a notícia, em 2009. Depois, numa interpelação judicial que fez contra ela e num processo judicial no Rio Grande do Sul. A reportagem não localizou a advogada nem Pereira ou Carvalho.

16 thoughts on “Mais um escândalo. Desta vez, na Agência Nacional do Petróleo

  1. O poder corrompe.
    Infelizmente a maioria nem sabe o que é poder e muito menos suas satanices.
    E aí está a nossa esquerdinha que sempre se diz honestinha fazendo as suas de sempre, quando ocupa um cargo no governo.
    Outro dia a BBC divulgou um livro dum guarda-costa de Fidel, que diz que o ditador tem uma ilha onde se refestela com os privilégios do poder.
    Acorda inocentes.

  2. Palavras do Lula ANTES DE SER ELEITO:

    “Não, ninguém pratica corrupção por causa do regime jurídico, meu caro. Não é por isso. Ou seja, a pessoa pratica corrupção porque tem vontade de praticar a corrupção”.
    (Candidato Lula, Estadão, 2002)

    Logo os PeTistas praticam corrupção porque tem vontade de praticar a corrupção!

  3. Pesquisa DATA-FOLHA não se cansa de confirmar. DILMA 37% liderança isolada pro BRASIL seguir em frente com a redução das desigualdades e com a PETROBRAS batendo sucessivos recordes de produção. É DILMA de novo, com a força do Povo!

  4. Pesquisa IBOPE por sua vez, reafirma o que diz o DATA-FOLHA. DILMA é a preferida da maioria dos brasileiros pra manter o BRASIL no rumo da redução das desigualdades e aprofundamento do progresso com a nossa PETROBRAS e as riquezas dos PRÉ-SAL em nossos domínios. É DILMA de novo, com a força do Povo!

  5. E os institutos CENSUS e VOX-PÓPULI, o que conseguiram apurar? Não têm mimimi, DILMA é disparada a preferida pela maioria dos Brasileiros para dar seguimento ao projeto que vem transformando o BRASIL com inclusão social. Sim, o BOLSA-FAMÍLIA, MINHA CASA MINHA VIDA, MAIS MÉDICOS, PRÓ-UNI, PRONATEC, ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL, CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS, PETROBRAS BATENDO RECORDES DE PRODUÇÃO, RECURSOS DO PRÉ-SAL FINANCIANDO NOSSO PROGRESSO, RECUPERAÇÃO DO PODER DE COMPRA DO SALÁRIO MÍNIMO e controle da inflação sem desemprego vai continuar. É DILMA de novo, com a força do Povo!

  6. Caro Jornalista,

    -Faça uma relação de A a Z das empresas comandadas por políticos brasileiros.
    -Escolha uma delas. Aleatoriamente.
    -Mande uma equipe de perícia contábil da Polícia Federal ou uma de auditoria independente fazer levantamento no seu plano de contas.
    -Alguém duvida qual será o resultado?

    A causa todos sabemos: A IMPUNIDADE!

    NO BRASIL VALE A PENA SER LADRÃO!

    Por isso, desde o tempo do RONALD BIGGS até hoje, tempo dos CESARI BATTISTI, os bandidos têm escolhido esta terra como sua PÁTRIA para morar sossegadamente.

    -SOLUÇÃO?
    Não vejo como, pois cada bandido que assume o poder PROCURA SE CERCAR DE LEIS, tornando necessário que, para a sua prisão, a prova incriminadora tenha FIRMA e RAZÃO SOCIAL do dolo reconhecidas em cartório – de maneira que torne ilegal e impossível a sua prisão. Sem falar nos cúmplices inseridos no Poder Judiciário, estrategicamente posicionados, para fazer cumprir essas leis. O senhor já não viu a quantidade de operações e de processos anulados pelo STF?

    No Brasil, tudo o que diz respeito a fazer justiça, acabar com a impunidade e prender bandido é considerado ILEGAL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *