Mandetta diz que Bolsonaro passou a acreditar na própria narrativa sobre “gripezinha”

Charge do Amarildo (agazeta.com.br)

Pedro Venceslau
Estadão

Para o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM), o presidente Jair Bolsonaro, que recebeu diagnóstico positivo para covid-19 nesta terça-feira, dia 7, vai precisar ter cuidado com o próprio temperamento e ficar 14 dias em isolamento total, caso contrário vai “literalmente” estar transmitindo a doença.

“É crime quando alguém tem consciência que está com doença infecciosa e contamina o outro intencionalmente. O presidente precisa tomar cuidado com o protocolo e com seu temperamento”, afirmou Mandetta ao Estadão.

CONFLITOS – Em abril, Mandetta, que é médico ortopedista, anunciou pelas redes sociais que foi demitido do cargo de ministro da Saúde após uma série de embates com o presidente Jair Bolsonaro, que chamou a decisão de um “divórcio consensual”.

A revelação de que está com coronavírus foi feita hoje pelo próprio chefe do Executivo, em entrevista à TV Brasil. Em entrevista coletiva, Bolsonaro minimizou seu contágio e disse que a maioria da população não sente nenhum sintoma da doença. “O presidente criou uma narrativa própria desde o início e repetiu tantas vezes que passou a acreditar nela. Quem o assessora deve ser gente sem o hábito de leitura científica ou que usa informação sem filtro da internet”, afirmou Mandetta.

“SEGUNDO TEMPO” – O ex-titular da Saúde disse, ainda, que pessoas contaminadas vão bem nos primeiros dias, mas quando acham que estão se curando, ocorre um segundo tempo pulmonar. Mandetta lembrou que 97% dos pacientes de fato sobrevivem.

Bolsonaro disse que começou no domingo a sentir uma certa indisposição, que se agravou na segunda-feira, com cansaço, indisposição e febre de 38 graus. “A letalidade nos indivíduos não é alta, mas o vírus é muito competente para transmitir. Ele é mais letal para o sistema de saúde do que para o indivíduo”, pontuou o ex-ministro.

Mandetta também disse que os moradores de Brasília enfrentam um risco muito elevado de contrair o covid. “Brasília está em fase de transmissão desordenada. Não dá nem para saber quem são os contactantes”. Nos últimos dias, Bolsonaro teve contato com pelo menos 48 políticos, empresários e autoridades.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGAo longo de todos os últimos meses, Bolsonaro enfrentou a pandemia empunhando uma arma contra a sua própria cabeça e da população, encarando uma perigosa roleta russa. Enquanto os estados e municípios não viram uma aceno de solidariedade por parte do presidente, sem visitas, discurso de apoio ou recomendações para que protocolos fossem seguidos. Ele demonstrava total descaso com a sua própria saúde, mesmo com  mais de 65 anos. Diuturnamente incitava aglomerações, dispensava o uso de máscaras, distribuia abraços e apertos de mão, em uma vã tentativa de superioridade ao vírus que não escolhe cor, classe social, credo ou filosofia. Bolsonaro, hoje, sente na pele que mesmo sendo atleta de meia flexão, não está imune. Nem ao vírus, nem às críticas. (Marcelo Copelli)

9 thoughts on “Mandetta diz que Bolsonaro passou a acreditar na própria narrativa sobre “gripezinha”

  1. Acredito que até sexta feira ele volta ao Palácio e vai mostrar que ele e a Cloroquina são maiores do que o vírus! Será ovacionado e seu seguidores irão à loucura! Vão julgá-lo um Semi deus. Fiquem tranquilos, até 2022 teremos muita diversão, trágica mas resultado da democracia.

  2. Copelli,

    Está na hora de Você e o Dr. Mandetta se iterarem da Carta Aberta encaminhada ao Exmo Sr, Governador do Estado de Santa Catarina por 210 Médicos catarinenses que estão na linha de frente ao combate desta pandemia sobre a importância do tratamento na primeira fase da doença. E, com tratamento satisfatório.
    Está na hora de seriedade neste assunto. Não há o porque deixar o paciente aguardando a fase de entubamento hospitalar. ´E possível o tratamento inicial com os remédios que o Exmo Sr, Presidente da República vem falando.
    Estou a sua disposição para lhe encaminhar a citada correspondência, caro queira se iterar do conteúdo.
    SDS.

    • Somos dois a não acreditar, sr Antonio. A dele é dar tempo ao tempo para que chegue a aposentadoria do ministro Celso de Melo e ele ponha lá um semi-jurista que o ajudará a safar-se.

  3. Prezados:
    Acho que o Presidente foi muito inteligente ao criar o factoide da contaminação pelo Covid-19.
    Gracas a isso quase ninguém falou do depoimento do filho.
    Perfeita cortina de fumaça? Ou uma “teoria da conspiração” de minha autoria.

  4. OS INOCENTES DO LEBLON

    Uma primeira interpretação do poema de Carlos Drummond de Andrade, intitulado “Os inocentes do Leblon” , referindo-se à indiferença dos “inocentes do Leblon” quanto à eclosão da Segunda Guerra Mundial

    https://www.youtube.com/watch?v=zF7z-CrZGzA

    Chico Buarque, à luz das inconsequentes aglomerações em plena ascensão da Covid-19, acontecidas há uma semana, que demarca à indiferença e deboche dos jovens de classe média alta, que fizeram aglomerações , bebedeiras , sem uso de máscaras, desobedecendo às recomendações dos cientistas, e debocharam da coronavirose em bares superlotados no Leblon , e Chico Buarque reinterpreta (com imagens) para os dias de hoje, o poema de Carlos Drummond de Andrade, “Os inocentes do Leblon”

    https://www.youtube.com/watch?v=iQ1pan5PeVg

  5. Uma primeira interpretação do poema de Carlos Drummond de Andrade, intitulado “Os inocentes do Leblon” , referindo-se à indiferença dos “inocentes do Leblon” quanto à eclosão da Segunda Guerra Mundial

    https://www.youtube.com/watch?v=zF7z-CrZGzA

    Chico Buarque, à luz das inconsequentes aglomerações em plena ascensão da Covid-19, acontecidas há uma semana, que demarca à indiferença e deboche dos jovens de classe média alta, que fizeram aglomerações , bebedeiras , sem uso de máscaras, desobedecendo às recomendações dos cientistas, e debocharam da coronavirose em bares superlotados no Leblon , e Chico Buarque reinterpreta (com imagens) para os dias de hoje, o poema de Carlos Drummond de Andrade, “Os inocentes do Leblon”

    https://www.youtube.com/watch?v=iQ1pan5PeVg

  6. Pq as pessoas negam o uso da cloroquina, qual o grande interesse,?? Há um vídeo onde Alexandre Garcia entrevista vários médicos renomados, que adotam o protocolo precoce da cloroquina juntamente com outras medicações, q têm curado Covid na fase 1. Um grupo de médicos catarinenses tbem estão adotando o mesmo protocolo. Salvar vidas nao é a prioridade ???Então pq a polêmica??
    O q realmente importa ??
    Parece q salvar vidas perdeu o sentido pra mídia e para alguns ditos filósofos de araque….
    Vá buscar informações e evoluir por favor….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *