Manobra da Operação Abafa anistia até mesmo propinas, acredite se quiser

Resultado de imagem para lista da odebrecht charges

Charge do Tacho, reprodução do Jornal NH

Isabel Braga
O Globo

Emenda discutida nesta quarta-feira por líderes com o presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) vai além da dita anistia do caixa dois. O texto que boa parte dos líderes defende que seja incluído no projeto das 10 medidas contra corrupção se estende a qualquer crime que esteja vinculado a doação legal ou ilegal. A proposta é tão polêmica que, hoje, um dos líderes que está com Rodrigo Maia já avaliava que a emenda deveria ser deixada de lado para que o plenário apenas corrija pontos do texto aprovado na madrugada de hoje na comissão especial.

“Não será punível nas esferas penal, civil e eleitoral, doação contabilizada, não contabilizada ou não declarada, omitida ou ocultada de bens, valores ou serviços, para financiamento de atividade político-partidária ou eleitoral, realizada até a data da publicação dessa lei”, diz o texto que ainda não tem dono.

CRIMES ANISTIADOS – Na operação Lava-Jato, os delatores têm dito que pagaram doações registradas ou não como forma de propina a partir de contratos com a Petrobras. E o texto da emenda diz expressamente que estas doações não poderão ser punidas nas esferas criminal, civil e eleitoral.

Após horas de reunião entre líderes partidários e o presidente da Câmara, o vice-líder do PT, Vicente Cândido (SP), contou, na madrugada desta quinta-feira, que o texto aprovado pela comissão especial será rejeitado “na íntegra” em plenário e será apresentado um substitutivo modificando quase todo o relatório de Ônyx Lorenzoni (DEM-RS).

MAIA É CONIVENTE – Nesta quinta-feira, ao chegar na Câmara, Rodrigo Maia reafirmou a intenção de votar o projeto das dez medidas de combate à corrupção ainda hoje no plenário. Mas se fala na possibilidade de adiar a votação para a próxima semana. Maia disse que o texto que vai tratar do crime de caixa 2 será decidido pelo plenário, mas negou anistia e garantiu que outros crimes correlatos ao caixa 2 – corrupção passiva, ativa, peculato – não serão anistiados pelos deputados. Quarta-feira, no entanto, em almoço na casa de Rodrigo Maia foi discutido o texto da emenda que anistia outros crimes.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
O texto pretendido pelos articuladores da Operação Abafa anistia até propinas. Basta que o réu alegue que as propinas foram usadas para financiar a campanha ou mesmo suas atividades políticas. E la nave va, cada vez mais criminosamente. (C.N.)

 

 

 

34 thoughts on “Manobra da Operação Abafa anistia até mesmo propinas, acredite se quiser

  1. REVOLTA POPULAR JÁ !!!

    Você foi nas ruas acreditando que os nossos CORRUPTOS VOTARIAM MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO: 

    – Assinou 10 medidas contra corrupção, que viraram 12 MEDIDAS A FAVOR DA CORRUPÇÃO. 
- Apoia a Lava Jato, mas poderá ver Moro na cadeia com a NOVA LEI DO ABUSO DE AUTORIDADE.
    – Acreditou na justiça mas vem aí a ANISTIA DE CRIMES DOS POLÍTICOS.
    – Pediu o fim do Foro Privilegiado e criaram uma VARA ESPECIAL PARA POLÍTICOS.
    – Queria Lula preso, mas Temer garantiu que LULA JAMAIS SERÁ PRESO.

    VOCÊ FOI ENGANADO.

    FORA Micheque TEMER !!!

    • Os verdes e amarelos da Paulista, batedores de panelas esperavam o quê? Que a saída de Dilma iria esterilizar o Brasil? Ou são inocentes ou burros para achar que a turma de Michel eram menos corruptos. Agora chegou a hora de “estancar a sangria”. Voltem para a rua para consertar a m* que fizeram ou se calem na sua ignorância.

      • ERRADO, Juares Machado, ERRADO!

        Se Dilma foi para casa pela corrupção de seu governo, o povo que pediu pelo impeachment AGIU CORRETAMENTE!!!

        Se Temer age da mesma forma, vamos exigir a extinção do seu mandato, mas não me venhas escrever que, Temer sendo impedido, que iremos corrigir o passado, NÃO MESMO!!!

        DILMA TINHA DE CAIR E, PELO QUE TUDO INDICA, TEMER SEGUE O MESMO CAMINHO!!!

        E deverá ser assim, mesmo que não tenhamos presidentes que completem suas administrações não importa, mas não suportamos mais corruptos e desonestos e, Lula, Dilma e Temer são iguais, pois íntimos no passado.

        Mais a mais, Juares, temos de calar é quem rouba, quem nos explora, e não quem berra contra os desmandos, os descalabros, os roubos, que são cometidos contra o povo e país!

        Pensa melhor antes de escrever
        impropérios como este, que Dilma seria melhor que Temer, se ambos pertencem à mesma quadrilha que nos deixou falidos ética e moralmente, financeira e economicamente!!!

        Saúde!

        • Sérgio Moro acaba de divulgar uma nota sobre o risco de aprovação da anistia geral, que, segundo ele, “impactaria não só as investigações e os processos já julgados no âmbito da Operação Lava Jato, mas a integridade e credibilidade, interna e externa, do Estado de Direito e da democracia brasileira, com consequências imprevisíveis para o futuro do país”.

  2. Esperar o que do cartola petista Vicente Candido , sócio do Marco Polo del Nero da CBF , que está com o FBI atrás dele ?
    Lá não tem anistias.
    O Vicente também foi o relator da Lei Geral da Copa, vulgo farra das empreiteiras, que estendeu o RDC da Petrobras para outras obras?

  3. Será que explica ???

    O sinal de alerta foi ligado porque relatórios da PF citam contato que o doleiro teria tido com o deputado petista Vicente Cândido, sócio de Marco Polo Del Nero, conforme mostraram a revista “Veja”e o jornal “Folha de S.Paulo”.

    Segundo a “Folha“, relatório da PF mostra uma declaração de Youssef afirmando que, a seu pedido, um executivo esteve com Cândido, em São Bernardo, em busca de recursos, mas não obteve sucesso. Ao jornal, Cândido disse ter conhecido o doleiro numa viagem a Cuba.Porém, não se lembra de ter encontrado um emissário dele no ABC.

    Os cartolas que demonstram estarem mais atentos ao caso são os que não fazem parte das cúpulas da CBF e da FPF. Eles acompanham os desdobramentos das investigações de olho nos efeitos que elas podem provocar no alto comando do futebol brasileiro.

    O caso já fez um deputado, André Vargas, pedir licença por 60 dias, reunciar à vice-presidência da Câmara e se desfiliar do PT. Se Cândido sair chamuscado, Del Nero, seu sócio num escritório de advocacia, perde um quadro no Congresso Nacional. O deputado despontou como um dos principais defensores dos clubes em Brasília, o que ajudou Del Nero, eleito para presidir a CBF a partir do ano que vem, a se fortalecer junto a dirigentes de outros Estados.

    Cândido se aproximou dos cartolas de clubes e federações tentando emplacar o Proforte, lei pela qual os times pagariam 90% de suas dívidas fiscais com ações voltadas para a formação de atletas.

  4. Bom, nessas alturas vejo que mais uma vez eu tinha razão quando pedia para que o congresso fosse fechado!

    Não levo como surpresa os parlamentares aprovarem este texto esdrúxulo, que os isenta de crimes e os deixa impunes pelos delitos praticados.

    Deste congresso venal, corrupto, desonesto, ladrão, composto por VAGABUNDOS e inúteis, perdulários e irresponsáveis, somente podemos esperar legislações em causa própria, enquanto o povo padece pelas consequências de um parlamento solerte, traidor, infame!

    Curiosamente, a partir da decretação desta repugnante “lei” que abafa a Lava-Jato e oficializa a propina, o povo será legítima e indiscutivelmente comandado por LADRÕES, TANTO PELO LADO do legislativo quanto do executivo, restando aos brasileiros ou aceitar passiva e covardemente a instalação da cleptocracia em caráter definitivo ou, então, revoltar-se e expulsar a corja a porradas do congresso, à força, na marra, diante do estabelecimento de uma ditadura parlamentar criminosa, e lugar de bandido é na CADEIA!!!

    Se não nos rebelarmos violentamente contra esta excrescência, esta aberração, esta demonstração de que o país lhes pertence, merecemos mesmo passar pelas privações do momento, e aplaudir entusiasticamente os ladrões que faliram com a Petrobrás, com os estados, municípios, e arrasaram com a população!

    Agora, aqueles que não se quedam diante de ladrões, então que se reúnam e lutem contra esses exploradores, e sou voluntário para esta decisão, tenha ela a forma que tiver, se pacífica ou beligerante, mas do jeito que estão governando esta nação, só mesmo a gente pegar em armas!!!

    • O Vicente Cândido era vendedor da Kibon, fez direito na FMU da Av. Faria Lima e virou sócio do del Nero….. Ele ia viajar escondidinho na comitiva do Temer que foi ao G8…
      Sob Nova Direção…

        • Quem recebia para fazer isso era o amigão do Zé Dirceu Breno..”Além de Breno , havia mais uma peça importante na turma da pesada: o deputado estadual do PT paulista Vicente Cândido. Aliado de Dirceu na corrente Campo Majoritário, a maior do partido, Cândido fez gestões para que o próprio Lula recebesse Berezovsky no Palácio do Planalto. Felizmente, não foi bem-sucedido. Mas o deputado chegou a ir a Londres para participar de reuniões com o russo, sob a justificativa de que Berezovsky teria interesse em investir no país nas áreas de energia e aviação. Sabe-se que Dirceu queria participar de eventuais negócios fechados pelo russo no Brasil. Outro petista que trabalhou por Berezovsky, de acordo com a PF, foi Hélio Madalena. Entre abril de 2003 e junho de 2005, Madalena dirigiu o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, órgão ligado à Casa Civil, então presidida por Dirceu.

          Com a denúncia apresentada à Justiça, os projetos de Dirceu e companhia envolvendo Berezovsky naufragaram. Mas esse não era o único negócio no qual a turma da pesada apostava. O relatório da PF diz textualmente que Dirceu atuava como “lobista”, “aparentemente praticando tráfico de influência”. E dá como exemplo os contatos entre o ex-ministro-chefe da Casa Civil e Darc Costa, que já ocupou a vice-presidência do BNDES. A conversa, acompanhada pela PF, aconteceu quando Darc já não exercia esse cargo. A idéia era que Dirceu fosse apresentado a um empresário que tinha firmado um contrato de 40 milhões de dólares com a República Dominicana. Dirceu tem ótimas relações com o presidente do país, Leonel Reyna, a quem já apresentou projetos na área de exportação do etanol brasileiro.

          O outro negócio de Breno Altman é mais obscuro. De acordo com a PF, o jornalista alardeava ter influência sobre juízes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo, já que “os juízes são indicados por Brasília”. A polícia só conseguiu obter informações sobre essas atividades porque pediu autorização judicial para grampear Dirceu e Breno. A PF tomou essa decisão ao perceber que o trabalho da dupla para os cartolas do Corinthians tinha um forte odor de ilegalidade. A nova turma da pesada de Dirceu não foi denunciada pelos crimes apurados pela Polícia Federal. Isso não quer dizer que escapou da Justiça. “Os fatos que não estão relacionados diretamente ao Corinthians ainda terão uma apuração específica”, avisa o procurador Rodrigo de Grandis, um dos autores da denúncia do caso MSI.Dirceu Breno..

  5. Vicente, mais um dos operadores do Lula…

    Brasil
    Deputado do PT oferece “honorários” a conselheiro da Anatel para atuar a favor da Oi
    Autor da proposta indecente, Vicente Cândido é considerado “petista orgânico” e tem, entre seus amigos, sócios da empresa de telefonia, que tem interesse em resolver a situação de multas superiores a 10 bilhões de reais.
    Era sobre isso que Vicente Cândido queria conversar. No exercício de seu primeiro mandato na Câmara, o deputado está longe de ser um noviço na política. Fundador do PT, antes de chegar a Brasília ele exerceu seguidos mandatos de vereador e deputado estadual em São Paulo. Não à toa, tem recebido missões importantes do partido. Foi escolhido como relator da Lei Geral da Copa e, no ano passado, trabalhou na coordenação da campanha de Fernando Haddad à prefeitura paulistana. Ajudou inclusive na arrecadação. É um petista orgânico, bastante chegado a figuras de proa do partido, entre elas o próprio Lula. Foi usando o nome do ex-presidente que ele tocou no assunto mais candente de sua conversa com Bechara. Disse que Lula está muito preocupado com o futuro da Oi e enumerou algumas medidas consideradas pela empresa como soluções ideais. Por fim, sem cerimônia, sacou a caneta e escreveu num papel: “honorários?”. O deputado queria saber quanto o conselheiro cobraria para ajudar na empreitada. O deputado ofereceu propina.

    Bechara reagiu à oferta. Disse que até concordava com as ponderações e as medidas apresentadas pelo parlamentar, mas que não queria dinheiro. O clima ficou tenso. O conselheiro deixou o gabinete irritado. Na sequência, preocupado com as implicações do episódio, confidenciou o ocorrido a algumas pessoas de seu círculo mais próximo. Na semana passada, procurado por VEJA, Bechara confirmou o teor da conversa. Disse ele: “Eu reagi com estranheza à abordagem do deputado. Preferi fingir que não entendi. Isso está distante da minha realidade”. Apesar do imbróglio, o deputado e o conselheiro se encontraram novamente no último dia 12. Mais uma vez, o encontro foi no gabinete de Vicente Cândido. Dessa vez, o deputado entregou a Bechara um envelope que continha um documento timbrado da Jereissati Participações, acionista da Oi, elencando formalmente as pretensões da companhia junto à Anatel – entre as quais o “imediato cancelamento de 80% das multas” e uma mudança “urgente” na norma que obriga as telefônicas a manter quatro telefones públicos para cada grupo de 1 000 habitantes nas regiões onde operam. Naquele mesmo dia, Vicente Cândido teve um encontro reservado com Lula na área de hangares do aeroporto de Brasília. Ele nega que naquela reunião tenha conversado com o ex-presidente sobre a recuperação da Oi.

  6. Pensando bem…será ótimo! Canalhas do Congresso, aprovem logo essa infâmia, aprovem logo! Só assim, e enfim, teremos DUZENTOS MILHÕES DE BRASILEIROS NAS RUAS, ENFURECIDOS, QUEBRANDO TUDO, EM DIREÇÃO AO CONGRESSO NACIONAL!!!
    Canalhas, vagabundos, pilantras, biltres, patifes, pústulas, criminosos e safados! ” O QUE TÊM DE FAZER, FAÇAM LOGO!!!”
    Enfim, o Brasil está a um passo, a uma aprovação, de chegar à nossa Revolução Francesa, à nossa Guerra de Secessão…

    • CAZÉ, meu caro,

      Então me acompanhas nesta empreitada?

      ÀS ARMAS?!

      Antes morrer lutando que ser governado por LADRÕES, CORRUPTOS, VAGABUNDOS, INÚTEIS, que se transformou o legislativo!

      E, da mesma forma, este governo pífio, incompetente, venal, que alberga ministros criminosos!!!

      Saúde!

  7. Tão surpreso? Olha em volta. Renan, Juca, Eduardo H Alves, Gedel, Padilha,Rodrigo Maia, etc… Desculpem a insistência, mas, com essa gente esperar o que? Relembrem Itamar, quando acusaram Hargreaves ele o exonerou. Provado que nada o desabonava,foi reconduzido. É assim, penso, que se procede. Vai esperar isso do Temer. Ora, ele já provou que é um fraco. Vejam caso Gedel.E la nave va.

  8. Ainda por cima com a canalhice do anonimato …

    Segundo passo para o golpe
    Brasil 24.11.16 13:30

    O primeiro passo para o golpe foi a aprovação da urgência. O segundo passo, e mais importante para os golpistas, é rejeitar o requerimento do PSOL para que a votação seja nominal e abrir caminho para o acordão.

    • Desde domingo (20), quando notas de R$ 100 e R$ 50 começaram a aparecer no mar na região do Quadrado da Urca, uma pequena marina onde embarcações ficam ancoradas, na zona sul do Rio de Janeiro, barqueiros e pescadores iniciaram uma espécie de “caça ao tesouro” nas águas da Baía de Guanabara.

      A movimentação, que continuava nesta quarta-feira (23), chamou a atenção dos moradores do bairro e também atraiu mergulhadores de outros bairros que estão na busca do dinheiro. Na mureta ao longo da orla, havia dezenas de curiosos, e vários mergulhadores se arriscaram a entrar na água para tentar a sorte.

      “Meu amigo é barqueiro e me contou que estavam encontrando dinheiro aqui. Mas acho que cheguei tarde, porque não consegui nenhum centavo. Na próxima ressaca eu volto para procurar”, disse Mayko Vieira, 35, mergulhador que mora em Copacabana e pratica caça submarina, um tipo de pesca com arpão.

      Dias com ressaca no mar costumam ser os piores para os barqueiros, mas o último domingo foi uma exceção. As águas agitadas trouxeram para Roberto Pereira, 42, R$ 45 mil em notas e maços de dinheiro boiando.

  9. Sei não…
    Pelo que consta na VEJA, hoje, declaração do presidente da Câmara Rodrigo Maia, essa hipótese não existe. Disse ele:

    “Ao falar de alguns pontos polêmicos da proposta, o presidente da Câmara considerou que não haverá anistia à prática do caixa 2. “Não tem anistia para um crime que não existe. O que estamos tratando na proposta é a tipificação. De forma nenhuma a gente pode anistiar um crime que não existia”, ressaltou. Maia considerou, por outro lado, que as tentativas de se inserir no texto crimes de responsabilidades para juízes e magistrados “criou um ambiente muito ruim”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *