Maravilhoso presente de Natal. No embalo do Congresso Nacional, vereadores ganham aumentos muito acima da inflação.

Carlos Newton

A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou, no apagar das luzes deste ano, projeto de lei que garante um aumento salarial de 68% aos vereadores, a partir de 2013. O subsídio, atualmente em R$ 9,3 mil, saltará para mais de R$ 15 mil, o que corresponde a 75% da remuneração dos deputados estaduais mineiros.

O texto foi apresentado pela Mesa Diretora e, votado este ano, livra os parlamentares de se desgastar com o eleitor em 2012, ano eleitoral. O aumento de fazer inveja à maior parte dos contribuintes é bem maior que a inflação prevista para os quatro anos da legislatura (2009, 2010, 2011 e 2012).

E a culpa é do Congresso Nacional, que deu aumento de 60% aos parlamentares federais, causando esse efeito cascata – primeiro, nas Assembléias Legislativas; e agora nas Câmaras de Vereadores de todo o país.

Em Belo Horizonte, a previsão do acumulado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), inflação oficial, nos quatros anos do atual mandato, é de 24,03%. Em outras palavras, o reajuste dos vereadores trará um ganho real superior a 30,45%, percentual acima do conquistado pela maioria dos trabalhadores brasileiros. Mas quem se interessa?

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *