Merkel está de braços abertos para Hollande?

Tatiana Coutto

Hollande não é um Lula, não é sindicalista e não veio da classe operária mas da Escola Nacional de Administração. É verdade que a expectativa em torno de Hollande é muito alta – não só na França mas também na Itália e em vários países africanos – e que isso sempre representa um risco.

É certo que vários aspectos do pacto europeu não poderão ser renegociados, mas a eleição de Hollande manda um sinal para os alemães. Por falar nisso, a frase de Merkel “receber Hollande de braços abertos” é o oposto do que disse ha alguns meses quando se recusou a receber Hollande, entao em campanha.

Na Europa, a percepção de que os alemães estão “cantando de galo” começa a crescer. De qualquer forma a agenda de esquerda de Hollande -aumento de impostos sobre os mais ricos, mais professores e, melhor ainda, fim da demonização dos imigrantes pelo próprio governo – já é uma vitoria e tanto.

Realmente, Hollande teve a maioria dos votos dos verdes e da extrema esquerda, isso era esperado. Mas creio que quem fez mesmo a diferença foram os eleitores de Bayrou – que, mesmo com fraco desempenho, contribuiu para o placar final de 51,6% de Hollande).

Contou muito também a fidelidade dos eleitores de Le Pen, que nao transferiram em grande parte seus votos a Sarkozy. Ou seja, não adiantou sinalizar um acordo com a Frente Nacional nem pegar “mais pesado” no discurso antiimigraçao.

Tudo o que Sarkozy conseguiu foi fortalecer o FN para daqui a 5 anos,e talvez já até nas próximas eleições legislativas. O risco agora é de uma “revanche” da direita (com resultado global mais expressivo, como colocou em seu comentário) nas eleições legislativas.

Hollande corre o risco de ter que nomear alguém da direita para cargos importantes, e aí o governo ficará engessado no que aqui se chama “cohabitaçao” (como já aconteceu com Chirac). Mais outra boa razão para continuar conversando com Bayrou.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *