Ministério Público investiga se FAB transportou garimpeiros para reunião com ministro

Garimpeiros bloqueiam rodovia por legalização de garimpos e ...

Ministro mandou parar a repressão da PF aos garimpeiros

Washington Luiz
O Globo

O Ministério Público Federal (MPF) vai investigar o uso de avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para transportar supostos garimpeiros de Jacareacanga, no Pará, até Brasília para uma reunião com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Em documento enviado ao MPF, a própria FAB confirmou que concedeu, em seis de agosto, uma aeronave para levar pessoas até a capital, mas informou que se tratavam de lideranças indígenas.

Indígenas consultados pelo Ministério Público afirmaram, no entanto, que as pessoas transportadas eram defensores dos interesses de garimpeiros que atuavam com a exploração ilegal de minérios no interior da terra indígena Munduruku.

A PEDIDO DO IBAMA – Segundo as apurações, Salles havia se encontrado com os garimpeiros um dia antes, durante visita ao sudoeste do Pará. A FAB informou que enviou as aeronaves por solicitação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), para apoiar uma operação de combate a crimes ambientais dentro das terras Munduruku e Sai Cinza. Porém, a operação não ocorreu.

Ainda de acordo com a resposta da FAB, a determinação para ceder um avião foi acompanhada de ordem para suspender temporariamente a Operação Verde Brasil 2 na região de Jacareacanga.

Para o MPF, a paralisação da operação e o transporte de garimpeiros até Brasília prejudicaram a fiscalização. “Ao transportar criminosos, pode ter se configurado o desvio de finalidade, já que a presença da FAB na região tinha o objetivo de apoiar operação contra os crimes ambientais”, afirma o órgão.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGCaramba! A que ponto chega a ousadia dessas autoridades, cuja missão é acabar com o garimpo, ao invés de incentivá-lo. O Brasil parece estar de cabeça para baixo(ou ponta-cabeça, como dizem nossos amigos paulistas). (C.N.)

4 thoughts on “Ministério Público investiga se FAB transportou garimpeiros para reunião com ministro

  1. MINISTÉRIO DEIXA DE APLICAR MAIOR PARTE DA VERBA PARA MUDANÇA CLIMÁTICA E BIODIVERSIDADE, DIZ CGU

    AUDITORIA APONTA QUE MEIO AMBIENTE EXECUTOU 13% DOS RECURSOS PARA MUDANÇA CLIMÁTICA E 14% PARA BIODIVERSIDADE EM 2019

    Ministério diz que alterou planejamento estratégico.

    Fonte : globo.com  

    Por Marcelo Parreira, TV Globo — Brasília

    22/08/2020 05h00  Atualizado há 6 horas

    https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/08/22/ministerio-deixa-de-aplicar-maior-parte-da-verba-para-mudanca-climatica-e-biodiversidade-diz-cgu.ghtml

  2. Parece que interesses escusos não querem deixar que o índio evolua nunca. Não é para desenvolver pecuária, agricultura, e menos ainda explorar as abundantes riquezas minerais de suas terras. No querer dessas pessoas os índios devem ficar numa redoma, feito bichos em zoológico, sendo eternamente amparados pelo Estado, permanecendo eternamente em atraso evolucionário. O normal é a evolução de todos povos, senão ainda viveríamos nas cavernas e a Internet não existiria, como também esse Blogue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *