Ministro do STF confirma envolvimento de parlamentares nos escândalos da Petrobras

Ministro Teori Zavascki é o relator e começa a abrir o jogo

Carlos Newton

Ao homologar o acordo de delação premiada de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras e principal envolvida no esquema de corrupção levantado pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), destacou que por meio das revelações dele, “foi possível identificar um conjunto de pessoas físicas e jurídicas envolvidas em operações ilícitas, entre as quais as utilizadas inclusive para lavar dinheiro oriundo de crimes antecedentes praticados em detrimento da Petrobrás”.

Para o relator do processo, “há elementos indicativos, a partir dos termos do depoimento, de possível envolvimento de várias autoridades detentoras de prerrogativa de foro perante tribunais superiores, inclusive de parlamentares federais, o que atrai a competência do Supremo Tribunal Federal, a teor do artigo 102, I, b, da Constituição”. Ou seja, o processo vai se desenrolar no supremo como Ação Penal, exatamente como o Mensalão.

É pena que não haja vazamento dos nomes dos parlamentares antes das eleições, para que os eleitores pudessem mudar os votos. Mas de toda forma será reconfortante assistir ao martírios deles, perdendo os mandatos, caso sejam vencedores este domingo.

15 thoughts on “Ministro do STF confirma envolvimento de parlamentares nos escândalos da Petrobras

  1. São as vantagens da Estatização … Escândalos … Escândalos … Escândalos.
    Já que a Petrobrás e outras Estatais pertencem ao povo Brasileiro, que suas ações em poder da MáDrasta União e suas Enteadas Estaduais e Municipais sejam multiplicadas pela Cidadania gratuitamente e sem poderem ser vendidas … Moisés já, visto que Jesus não mudou a Lei Econômica.

  2. A declaração do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), de que por meio das revelações do beato Paulo Roberto Costa, o PC do PT, “foi possível identificar um conjunto de pessoas físicas e jurídicas envolvidas em operações ilícitas” apenas ratifica o que todos sabemos, que o PT é o partido dos trambiqueiros, o partido das tretas.

    Agora, com a fartura de atos desonestos que tomamos ciência por meio da mídia, somos obrigados a concluir que Lula sempre soube de todas as mutretas.

    Por isso, quando Dilma afirmou que a refinaria de Pasadena tinha sido comprada com base em um relatório falho, incompleto, Lula disse, categoricamente, que ela tinha dado “um tiro no pé”.

    Ora, se Lula não tivesse ciência dos fatos desonestos praticados, em volume diluviano, na Petrobras, jamais teria afirmado que Dilma deu “um tiro no pé”.

    Pelo publicado, a rede está cheia de peixe grande… e o doleiro Yousseff ainda não fez seu discurso, mostrando o que tem em sua rede.

  3. é o óbvio, o evidente, o claro, o patente, o comum, o banal (segundo essa tal “presidente”), o cotidiano,
    o geral, o habitual, o regular, o usitado, o amiudado, o incessante, o reiterado, o sucessivo, o permanente,
    o constante, o efetivo, o imutável, o indelével, o infindável, o perpétuo… acho que cansei

  4. Perguntar não ofende…”Quem são os 2 Presidentes da República que tiveram a Petrobrás subordinada diretamente nestes últimos 12 anos ????? Quem são os Ministros que tiveram a Petrobrás subordinada diretamente nestes últimos 12 anos ? Quem foram os Presidentes e demais Diretores da Petrobrás nestes últimos 12 anos subordinados diretamente ao Ministério e a Presidência da República ???? Quem foram os Presidentes do Conselho de Administração da Petrobrás nestes últimos 12 anos e tomaram todas as decisões que resultaram no maior desvio de dinheiro público da História Republicana Brasileira ??? Quem foram todas as Autoridades Constituídas que Presidiram o País, seus Ministérios, suas Empresas como a Petrobrás, e comandaram,ordenaram, autorizaram, assinaram , participaram de todas as decisões e dos Atos e Fatos Administrativos e Econômicos da Petrobrás conforme a Constituição e suas Instruções Normativas ????? Todo o Brasil, tá registrado em Diário Oficial, sabe o nome dessas pessoas, se tívessemos um país sério nenhum deles estariam participando de quaisquer contendas eleitorais, e, estariam presos e devolvendo o que surrupiaram da Nação nestes últimos 12 anos, conforme consta neste grandioso processo que corre em segredo de Justiça, mas, que já tiveram 2 delações premiadas que giram suas setas em direção a estas pessoas e cúmplices !!!!

  5. Mandou muito bem, Moderador.
    Poíticos vão e voltam do inferno, graças ao céu iluminado que lhes garante o foro privilegiado, excrescência criada e mantida para manter na rédea curta a ação do poder judiciário, lento, comprometido, cúmplice e de muitos modos também corrupto ao esquecer o fundamento maior da lei, que é o Direito…o certo, o correto, o ético.
    Válido o pensamento do Moderador em lembrar com propriedade o martírio de alguns… de fato, martírio que muitos fazem por merecer.

  6. DA MESMA MANEIRA QUE O FALECIDO QUERCIA ALARDEOU “EU QUEBRO O BANESPA MAS ELEJO MEU SUCESSOR”. DITO E FEITO O FLEURY FOI ELEITO E O BANESPA QUEBROU!
    O LULA TAMBÉM PODE ALARDEAR ” EU QUEBRO A PETROBRÁS MAS REELEJO A DILMA”

    PELO JEITO VAI CONSEGUIR MAS QUE AMBOS VENHAM A TER A MESMA SORTE DO EX-GOVERNADOR! ALIÁS O SIRIO LIBANES JÁ SALVOU A AMBOS, MAS A JUSTIÇA DIVINA HÁ DE FUNCIONAR!! MALDITOS PETRALHAS!!

  7. 6.
    ADEUS. FEITORES DAS OBRAS DO DIABO, PARA SEMPRE!
    (OS.6.3) Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor: (1JB.4.2) Ninguém jamais viu a Deus, (GL.3.23) porque estávamos sob a tutela da lei, e nela encerrados, à mercê desta fé que de futuro haveria de revelar-se, (DT.2.30) como hoje se vê: (IS.16.14) Agora, porém, o Senhor fala, e diz: (AP.22.18) Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: (JB.14.17) O Espírito da Verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós; (AT.17.23) porque passando e observando os objetos do vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: AO DEUS DESCONHECIDO: Pois Esse que adorais sem conhecer ,é precisamente Aquele que Eu vos anuncio: (MT.7.23) Então lhes direi explicitamente: (JB.19.30) Está consumado! (JB.20.22) Recebei o Espírito Santo: (JB.3.18) Quem Nele crê nãoé julgado;o que não crê já está julgado: (AM.5.24) Antes, corra o juízo como águas, e a justiça como Ribeiro perene: (TG.3.18) Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça para Aqueles que promovem a paz:
    7.
    (2RS.21.10) Então, o Senhor falou por intermédio dos Profetas, seus Servos, dizendo: (2RS.21.10) O meu amor seja com todos vós em Cristo Jesus: (2PE.1.2) Graça e paz vos sejam multiplicadas no pleno conhecimento de Deus e de Jesus Cristo, Nosso Senhor:
    (ÊX.4.22) Israel é meu filho, meu primogênito; (IS.49.3) por quem hei de ser glorificado: (MT.12.13) Eis aqui o meu Servo, que escolhi, o meu amado, em quem a minha Alma se compraz: Farei repousar sobre Ele o meu Espírito, e Ele anunciará juízo aos gentios: (JÓ.32.8) Na verdade, há um Espírito no Homem, e o sopro do Todo-Poderoso o faz sábio; (MT.11.24) porque era Homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé: (1CO.2.11) Quem conhece as cousas do Espírito de Deus, senão o Espírito de Deus? (1CO.2.14/15) Ora, o homem natural não aceita as cousas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura e não pode discerni-las, porque elas se discernem espiritualmente: Porém, o Homem espiritual conhece estas cousas, (IS.28.26) pois o seu Deus assim o instrui devidamente e o ensina:(JB.2.25) E não precisava que alguém lhe desse testemunho a respeito da natureza humana; (LS.15.3) porque ele conhece a si mesmo:
    Na verdade, (MC.6.15) É Profeta como um dos Profetas, (AT.15.23) escrevendo por mão deles: (1CÓ.14.32) Os Espíritos dos Profetas estão sujeitos aos próprios Profetas, (RM.8.4) a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito; (2CO.4.18) pois não atentamos nas cousas que se vêem, mas nas que não se vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que não se vêem são eternas: (JB,8.41) Nós não somos bastardos, temos um Pai que é Deus: (MC.2.27) Ora, Ele não é Deus de mortos, e sim, de vivos: Laborais em grande erro: (MT.10.28) Não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei, antes, Aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo:
    (JB.3.23) Ora, o seu mandamento é este: (SF.2.3) Buscai o Senhor vós, todos os mansos da terra que cumpris o seu juízo; (TG.3.1) sabendo que havemos de receber maior juízo: (1PE.5.10) Ora, o Deus de toda a graça que em Cristo vos chamou a sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, Ele mesmo há de vos firmar fortificar e fundamentar: (1JB.5.6) E o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade:
    (2CO.3.17) Ora, o Senhor é o Espírito, onde está o Espírito do Senhor, ai há liberdade: (IS.30.12) pelo que assim diz o Santo de Israel: (JB.14.6) Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida: (JR.29.20) Vós, pois, ouvi a palavra do Senhor, todos os do exílio, que enviei de Jerusalém para a Babilônia: (EZ.30.19) Assim executarei juízo no Egito, e saberão que Eu sou o Senhor, (JB.8.32) e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará: (ÊX.6.7) Tomar-vos-ei por meu povo, e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas do Egito: (JB.15.23) Está consumado:(JB.5.9) Hoje removi de vós o opróbrio do Egito; (EZ.12.24) porque já não haverá visão falsa nenhuma, nem adivinhação lisonjeira, no meio da casa de Israel: (EZ.30.13) Também destruirei os ídolos e darei cabo das imagens, (LS.14.27) porque o culto aos ídolos abomináveis, é o principio de todo o mal:
    8.
    (PV.1.23) Atentai para a minha repreensão, eis que derramarei copiosamente para vós outros o meu Espírito, e vos farei saber as minhas palavras; (JB.6.45) e serão todos ensinados por Deus: (MT.15.10) Ouvi e entendei:
    (LC.11.48) Assim sois testemunhas e aprovais com cumplicidade as obras dos vossos pais; porque eles mataram os profetas e vós lhes edificais os túmulos! (OS.7.13) Ai deles! Porque fugiram de mim: Eu os remiria, mas se rebelaram e falam mentiras contra mim: (DT24.26) E se foram e serviram a outros deuses e os adoraram, deuses que não conheceram, e que não lhes havia designado: (JB.6.65) Por causa disto é que (SL.14.3) Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer:(LC.11.46) Ai de vós também, interpretes da lei; porque sobrecarregais os homens com fardos superiores as suas forças, mas vós mesmos nem com um dedo os tocais! (IS.5.21) Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos, e prudentes em seu próprio conceito! (IS.10.1) Ai dos que decretam leis injustas, dos que escrevem leis de opressão! (IS.29.15) Ai dos que escondem profundamente o seu propósito do Senhor, e as suas próprias obras fazem as escondidas e dizem: Quem nos vê? Quem nos conhece?(IS.5.13) Ai dos que puxam para si a iniquidade com cordas de justiça; (RM.10.3) porquanto, desconhecendo a justiça de Deus, procuram estabelecer a sua própria, por não se sujeitarem a que vem de Deus!
    (LS.6.2/4) Ouvi, pois, ó reis, e tomai a instrução, ó juízes de toda a terra: Aplicai os ouvidos, vós que governais os povos, e que vos gloriais de terdes debaixo de vós muitas nações; porque de Deus vos tem sido dado o poder, e do Altíssimo a força; (LC.1.37) porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas:(1CO.6.9) Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? (JZ.7.17) Olhai para mim e fazei como eu fizer, (JB.13.’5) porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também:
    9.
    (JB.15.28) Se Eu não viera, nem lhes houvera falado, pecado não teriam, mas, agora, não há desculpa do seu pecado: (LV.18.28) Não suceda que a terra vos vomite, havendo-a contaminado, como vomitou o povo que nela estava antes de vós; (LV.18.27) porque todas estas abominações fizeram, e a terra os vomitou: (AT.10.29) Pergunto, pois: (1SML.2.25) Pecando o Homem contra o próximo, Deus lhe será o arbitro; pecando, porém, contra o Senhor, quem intercederá por Ele? (DT.32.37) Onde estão os seus deuses? E a rocha em quem confiavam? (GN.18.25) Não fará justiça o juiz de toda a terra? (IS.65.6) Eis que está escrito diante de mim e não me calarei, vingarme-ei totalmente; (LS.1.15) porque a justiça é perpetua e imortal:
    (IS.13.11) Castigarei o mundo por causa da sua maldade e os perversos por causa da sua iniquidade; farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos violentos; (1PE.4.5) os quais hão de prestar contas Àquele que é competente para julgar vivos e mortos: (1CO.4.3) Todavia, pouco se me dá de ser julgado por vós ou por tribunal humano; (1CO.11.31) porque se julgássemos a nós mesmos, não seriamos julgados: (1CO.9.8) Porventura, falo isto como Homem ou não o diz também a lei? (LC.20.17)Que quer dizer, pois, o que está escrito?
    (SL.116.14) Abri-me as portas da justiça: (SL.118.20) Esta é a porta do Senhor, por ela entrarão os justos: (AP.22.15) Fora ficarão os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras, e todo aquele que ama a prática da mentira: (IS.46.8) Lembrai-vos disto e tende ânimo, tomai-o á sério, ó prevaricadores; (2CO.13.8) porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade:

    (IS.33.10) Agora me levantarei diz o Senhor; levantar-me-ei a mim mesmo; (JB.1.15) para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios acerca de todas as obras ímpias, que impiamente praticaram, e acerca de todas as palavras insolentes, que impios pecadores proferiram contra mim:
    (LS.5.1) Então se levantarão os justos com afoiteza, contra aqueles que os atribulavam, que lhes roubavam o fruto dos seus trabalhos; (RM.5.19) porque assim como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores; assim também, pela obediência de Um só, muitos se tornarão justos:
    (FL.4.’3) Tudo posso naquele que me fortalece: (JÓ.34.22) Já não há trevas nem sombra assaz profunda, onde se escondam os que praticam a iniquidade, (JR50.27) pois é chegado o seu dia, o tempo do seu castigo: (1CO.10.12) Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia; (DT.10.17) pois o Senhor vosso Deus, é o Deus dos Deuses, e o Senhor dos Senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não aceita acepção de pessoas, nem aceita suborno: (JS.24.23) Agora, pois, deitai fora os deuses estranhos que há no vosso meio e inclinai o vosso coração para o Senhor Deus de Israel:(GL.1.9) Assim como já dissemos, agora repito: ADEUS, FEITORES DAS OBRAS DO DIABO, PARA SEMPRE!

    GLORIOSA JORNADA
    10.

  8. OPODER DA VONTAFDE É ILIMITADO…

    Querer é poder! O poder da vontade é ilimitado. O homem, consciente de si mesmo, de seus recursos latentes, sente crescerem suas forças na razão dos esforços. Sabe que tudo o que de bem e bom desejar há de, mais cedo ou mais tarde, realizar-se inevitavelmente, ou na atualidade ou na série das suas existências, quando seu pensamento se puser de acordo com a Lei divina. E é nisso que se verifica a palavra celeste: “A fé transporta montanhas.”
    Não é consolador e belo poder dizer: “Sou uma inteligência e uma vontade livres; a mim mesmo me fiz, inconscientemente, através das idades; edifiquei lentamente minha individualidade e liberdade e agora conheço a grandeza e a força que há em mim. Amparar-me-ei nelas; não deixarei que uma simples dúvida as empane por um instante sequer e, fazendo uso delas com o auxílio de Deus e de meus irmãos do espaço, elevar-me-ei acima de todas as dificuldades; vencerei o mal em mim; desapegar-me- ei de tudo o que me acorrenta às coisas grosseiras para levantar o vôo para os mundos felizes!”

    Vejo claramente o caminho que se desenrola e que tenho de percorrer. Esse caminho atravessa a extensão ilimitada e não tem fim; mas, para guiar-me na estrada infinita, tenho um guia seguro – a compreensão da lei de vida, progresso e amor que rege todas as coisas; aprendi a conhecer-me, a crer em mim e em Deus. Possuo, pois, a chave de toda elevação e, na vida imensa que tenho diante de mim, conservar-me-ei firme, inabalável na vontade de enobrecer-me e elevar-me, cada vez mais; atrairei, com o auxílio de minha inteligência, que é filha de Deus, todas as riquezas morais e participarei de todas as maravilhas do Cosmo.
    Minha vontade chama-me: “Para frente, sempre para frente, cada vez mais conhecimento, mais vida, vida divina!” E com ela conquistarei a plenitude da existência, construirei para mim uma personalidade melhor, mais radiosa e amante. Saí para sempre do estado inferior do ser ignorante, inconsciente de seu valor e poder; afirmo-me na independência e dignidade de minha consciência e estendo a mão a todos os meus irmãos, dizendo- lhes:
    Despertai de vosso pesado sono; rasgai o véu material que vos envolve, aprendei a conhecer-vos, a conhecer as potências de vossa alma e a utilizá-las. Todas as vozes da Natureza, todas as vozes do espaço vos bradam: “Levantai-vos e marchai! Apressai- vos para a conquista de vossos destinos!”

    A todos vós que vergais ao peso da vida, que, julgando-vos sós e fracos, vos entregais à tristeza, ao desespero, ou que aspirais ao nada, venho dizer: “O nada não existe; a morte é um novo nascimento, um encaminhar para novas tarefas, novos trabalhos, novas colheitas; a vida é uma comunhão universal e eterna que liga Deus a todos os seus filhos.”
    A vós todos, que vos credes gastos pelos sofrimentos e decepções, pobres seres aflitos, corações que o vento áspero das provações secou; Espíritos esmagados, dilacerados pela roda de ferro da adversidade, venho dizer-vos:
    “Não há alma que não possa renascer, fazendo brotar novas florescências. Basta-vos querer para sentirdes o despertar em vós de forças desconhecidas. Crede em vós, em vosso rejuvenescimento em novas vidas; crede em vossos destinos imortais. Crede em Deus, Sol dos sóis, foco imenso, do qual brilha em vós uma centelha, que se pode converter em chama ardente e generosa!
    “Sabei que todo homem pode ser bom e feliz; para vir a sê-lo basta que o queira com energia e constância. A concepção mental do ser, elaborada na obscuridade das existências dolorosas, preparada pela vagarosa evolução das idades, expandir-se-á à luz das vidas superiores e todos conquistarão a magnífica individualidade que lhes está reservada.
    “Dirigi incessantemente vosso pensamento para esta verdade: podeis vir a ser o que quiserdes. E sabei querer ser cada vez maiores e melhores. Tal é a noção do progresso eterno e o meio de realizá-lo; tal é o segredo da força mental, da qual emanam todas as magnéticas e físicas. Quando tiverdes conquistado esse domínio sobre vós mesmos, não mais tereis que temer os retardamentos nem as quedas, nem as doenças, nem a morte; tereis feito de vosso “eu” inferior e frágil uma alta e poderosa individualidade!”
    Autor: Léon Denisrum Espírtita Maio 2015

    REALMENTE O PODER DA VONTADE É ILIMITADO

    (1TG.2.8) Se vós, contudo, observais a lei regia segundo a Escritura: (RM.RM.4.12) Como está escrito: (AP.22.20) Aquele que dá testemunho destas cousas, diz: (JB.19.35) Aquele que isto viu, testificou, sendo verdade o seu testemunho, e Ele sabe que diz a verdade, para que também vós creiais; (IS.28.26) pois o seu Deus assim o instrui devidamente e o ensina: (MT.11.29) Tomai sobre vós o meu jugo,e aprendei de mim; porque sou humilde e manso de coração; e achareis descanso para a vossa Alma: (EZ.24.22) Fareis como eu fiz, (JB.6.38) porque Eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim, a vontade Daquele que me enviou: (JB.8.29) E Aquele que me enviou está comigo, não me deixou só; porque Eu faço sempre o que lhe agrada:
    (LC.12.34) Sabei, porém, isto:(JB.3.27) O homem não pode receber cousa alguma, se do céu não lhe for dada: (1SML.2.6) O Senhor é o que tira a vida e a dá; que faz descer a sepultura e faz subir: (EC.11.14/15) Os bens e os males, a vida e a morte, a pobreza e as riquezas, tudo isto vem de Deus: Em Deus é também que se acha a sabedoria, e o regulamento da vida, e a ciência das boas obras nele mesmo tem sua origem: (LC.21.19) É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma: (LC.29.17) Que quer dizer, pois, o que está escrito?
    (LE.8.11) Visto como não se executa logo a sentença sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto a praticar o mal: (RM.10.14) Porventura não terá chegado isso ao conhecimento de Israel? (SL.33.15) É Ele que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras, (RM.2.8) que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento: (SL.73.7) Com efeito, Deus é bom para com Israel, para com os de coração limpo; (IS.30.12) pelo que assim diz o Santo de Israel:

    “(IL) Isso quer dizer que não existem Direitos Humanos, sem Deveres Humanos, na obra da nossa criação divina: Esses deveres inseridos nos mandamentos eternos e irrefutáveis, serão revelados e estabelecidos no curso da nossa jornada, rumo ao reino de Deus: Na verdade, nem uma folha pode cair ao chão, sem que se satisfaça a vontade do Criador de todas as cousas, porque a sua vontade é soberana e toda-poderosa:
    Por enquanto, apenas acabamos de queimar em praça pública, e banir da face da terra, a famigerada “Declaração Universal dos Direitos Humanos” que os gentios fizeram à revelia da lei, da vontade, e da Autoridade de Deus:
    Avaliai as minhas razões:
    Como todos os filhos dos homens, eu também nasci por vontade que não era a minha, vive para satisfazer as vontades daqueles que me precederam na obra comum da nossa criação, e também morreria a despeito da minha própria vontade; porque até então ninguém acreditava que a vontade que já prevalece na obra comum da nossa criação, não é a da criatura inacabada, como é obvio, e sim, a vontade do Criador de todas as cousas do céu e da terra”.

    (JB.14.11) Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim; (RM.13.11) porque a nossa salvação está agora mais perto quando no princípio cremos:(EC.15.1) O que teme a Deus fará boas obras, e o que está bem firmado na justiça, lançará mão da sabedoria; (LS.8.4) porque é ela que ensina a ciência de Deus, e a que dirige as suas obras:

    (EF.5.14) Desperta, ó tu que dormes, e Cristo te iluminará; (LE.8.6) porquanto grande é o mal que pesa sobre o Homem; (1RS.13.9) porque assim me ordenou o Senhor, dizendo: (DT.15.5) Ouvirás atentamente a voz do Senhor teu Deus, para cumprir todos os estatutos e mandamentos, que hoje te ordeno:
    (GN.4.7) Eis que o pecado jaz à porta; cumpre a ti domina-lo:(GN.18.14) Acaso, há para o Senhor cousa demasiadamente difícil? …

    :

  9. UMA MAÇÃ PODRE

    O ditado popular diz que “Uma maçã podre estraga todas as outras”, a ideia como sabemos baseia-se em uma crença de que um indivíduo de mau comportamento pode contaminar um ambiente e fazer com que outros indivíduos bons passem a se comportar de forma errada. A analogia é feita com o ciclo natural do fruto, que pode ter seu amadurecimento acelerado ao entrar em contato com outro já amadurecido. Mas será que isto é mesmo verdade? Não quanto ao fruto é claro, ele não nos interessa aqui, mas com relação às pessoas, será que um indivíduo mau tem o poder de influenciar os demais, fazendo com que se tornem maus?

    O ciclo natural do fruto nós conhecemos, ele é verde, depois maduro e apodrece, mas e o ciclo natural do espírito? A doutrina espírita nos explica que ele é na verdade exatamente o contrário, um espírito imperfeito amadurece para se tornar um espírito perfeito para toda a eternidade. Assim como uma maçã, que uma vez amadurecida não pode voltar a ficar verde, o espírito não pode desaprender o que aprendeu, os espíritos não retrocedem, não podem involuir, somente evoluem na direção constante do aperfeiçoamento moral. Portanto ninguém pode ser contaminado para adquirir uma má tendência que já não possuísse.

    O que vemos nos casos que dão exemplo ao que chamamos de “maçãs podres”, são na verdade espíritos que já possuem más tendências, mas que se sentem inibidos em praticar estas ações socialmente reprováveis. Estes indivíduos perdem a inibição para praticar estes atos reprováveis ao conviverem com um outro indivíduo recém chegado ao grupo e que não possui esta inibição. Da mesma forma que em uma festa as pessoas chegam tímidas e vão aos poucos perdendo a inibição para cantar, dançar e brincar ao verem outros participantes desinibidos, num grupo cheio de pessoas com algumas más tendências, algumas delas podem perder esta boa inibição que impedia elas de fazerem o mal, ao verem um indivíduo perverso e desavergonhado. Um mal elemento pode tirar a inibição de um grupo, seja de estudantes, trabalhadores, políticos, empresários etc. mentindo, enganando, trapaceando, roubando e despertando assim as tendências que estavam contidas, criando aquele chamado “efeito manada” em que os participantes dizem “eu sou honesto, mas se todo mundo vai mentir, então eu também vou”. Mas sabemos que na verdade não é possível estragar “boas maças”, pois a moral dos espíritos não se deteriora, não regride, apenas se mostra a tendência que estava contida/inibida no espírito ainda impuro.
    Baseando-se neste conhecimento, podemos nos perguntar então: E como fica a educação dos filhos? Será que adianta os pais afastarem os filhos de todo tipo de mau exemplo para que o comportamento destes não seja contaminado, ou será que isto é um esforço inútil?

    Imaginemos por exemplo uma criança criada numa família de criminosos, ela pode achar que o comportamento dos pais é normal, pelo menos enquanto ainda for muito jovem. Caso esta criança seja um espírito mais maduro e que já busca o bem, conforme for crescendo e entendendo o mundo à sua volta e o prejuízo que o comportamento de seus pais causa aos outros, ela passará a reprovar o comportamento de seus pais e se recusará a agir da mesma forma, pois um espírito bom não pode ser forçado a fazer o mau de forma consciente. No oposto deste exemplo, uma criança que foi um espírito criminoso no passado, caso venha a possuir pais muito honestos e dedicados ao bem, imitara, como toda criança, o comportamento dos pais, mas conforme for amadurecendo e entendendo melhor o mundo a sua volta, poderá se sentir tentada a agir de maneira oposta aos seus pais, obtendo vantagens para si com prejuízo para os outros. Mas esta criança terá sempre o exemplo e a vigilância dos pais como freio do seu comportamento. Ao contrário do espírito bom que não pode ser forçado a praticar o mal, o espírito bom pode ser forçado ou pelo menos freado pela vergonha que o inibe de praticar o mal.

    Esta é justamente a razão de encontrarmos na terra espíritos com diferentes inclinações, nenhum de nós é muito melhor do que o outros, todos temos mais ou menos a mesma quantidade de qualidades e defeitos. Mas temos tendências diferentes, um espírito pode ter mania de contar pequenas mentiras mas ser bastante trabalhador, este espírito pode se sentir envergonhado em mentir ao ter contato com um outro espírito que nunca mente. Já este outro espírito honesto que não mente pode ser um pouco acomodado e até preguiçoso, ele por sua vez vai sentir vergonha em fazer corpo mole ao ver que seu colega (o mentiroso) trabalha mais do que ele, e vai se sentir motivado a se esforçar um pouco mais.
    O espirito sabe naturalmente diferenciar o certo do errado e estando em contato com espíritos bons, a vergonha o inibe e ajuda a eliminar gradualmente aquela tendência ao mau comportamento. E isto vale para tudo, vemos esta evolução dos espíritos individualmente e da sociedade como um todo em relação preconceitos de raça, de classe, a eliminação gradual dos sistemas de casta em diversos países, o combate ao machismo, à homofobia, e aos poucos vamos vendo também ganhar espaço o repúdio à uma vida de preguiça e à ganancia desenfreada. Assim como a maçã que apodreceu não pode reverter seu caminho natural e voltar ao estado anterior, o espirito não pode retroceder no seu caminho natural que é a evolução moral e a eliminação das más tendências. Assim, para os espíritos, ao contrário das maçãs, os bons é que contaminam os maus.

    Download grátis dos livros:

    Cristo e o Dinheiro – Um confronto entre a teoria econômica e os princípios cristãos

    PDF – https://goo.gl/CFl6Rx
    ePub – https://goo.gl/Y0diap

    Janela de Luz – Coletânea de artigos espíritas
    PDF – https://goo.gl/HSo6Um

    Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/artigos-espiritas/uma-maca-podre/#ixzz4YNepMzzB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *