Moreira Franco critica o uso do BNDES com fins políticos nos governos do PT

Deu no Estadão

O secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimento (PPI), Moreira Franco, afirmou nesta segunda-feira (15) que “a economia não pode ser tratada de maneira publicitária como no governo anterior” e que “a sobrecarga que atingiu o BNDES foi exagerada”, ao ser transformado em braço político do PT.

Após participar de reunião com o governador licenciado do Rio, Luiz Fernando Pezão. O ministro fez ainda uma série de críticas ao modelo de concessões e de parcerias com a iniciativa privada adotado no governo da presidente afastada, Dilma Rousseff,

“Os projetos têm que ter consistência. As consequências desses projetos têm que ser factíveis. Não podemos gerar confiança para causar frustração. Todas as decisões estão sendo tomadas com lentidão para que sejam profundas”, disse Moreira Franco.

Ele ressaltou também a intenção de atrair financiadores para as concessões, além do BNDES. Segundo o ministro, é preciso gerar “um ambiente de financiamento que não crie dificuldades para o banco e que permita que outras agências financeiras, privadas ou públicas, entrem nesse processo”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Se o BNDES fosse uma instituição privada, o Banco Central já teria decretado intervenção. Mas banco estatal não vai à falência. Foi essa circunstância que salvou Silvio Santos no governo do PT. Ele convenceu Lula a mandar a Caixa Econômica comprar 50% do Banco PanAmericano e assim  conseguiu escapar da falência e da intervenção do BC. Isso é que realmente pode ser chamado de Golpe do Baú (da Felicidade). Também no governo Lula, o Banco do Brasil comprou o Banco Votorantim, livrando de uma gelada a família Ermírio de Moraes. Como dizia Ibrahim Sued, em sociedade tudo se sabe. (C.N.)

4 thoughts on “Moreira Franco critica o uso do BNDES com fins políticos nos governos do PT

  1. Parece que se esquecem, Moreira Franco deixou o estado do Rio de Janeiro em frangalhos, se não fosse Leonel Brizola, que sabe administrar, mesmo sabendo que Moreira Franco deixara uma casca de banana, o povo do Rio de Janeiro teria sofrido muito, mas quem sabe, sabe, Moreira Franco deveria ficar calado, mas a vida é uma droga, só leva quem presta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *