Moro aceita denúncia e identifica Palocci como o “Italiano” da lista da Odebrecht

Resultado de imagem para palocci charges

Charge do Miguel, reproduzida do Jornal do Comercio

Deu no Correio Braziliense
(Agência Estado)

O juiz federal Sérgio Moro aceitou a denúncia contra o ex-ministro Antonio Palocci (Fazenda e Casa Civil/Governos Lula e Dilma). Palocci é réu por corrupção e lavagem de dinheiro. Também são acusado Branislav Kontic, ex-assessor de Palocci, o empreiteiro Marcelo Odebrecht e outros 12 investigados por corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro relacionados à obtenção, pela Odebrecht, de contratos de afretamento de sondas com a Petrobras.

Palocci foi preso na Operação Omertà, 35ª fase da Lava Jato, em 26 de setembro. Para os procuradores, o codinome ‘Italiano’ em planilhas de propina da Odebrecht é Antonio Palocci.

CODINOME – Segundo Moro, “há razões fundadas para identificar Antônio Palocci Filho como a pessoa identificada pelo codinome ‘Italiano’ no Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht”.

“Entre elas, a referida planilha apreendida que retrata, sob o título ‘Posição Programa Especial Italiano’, os pagamentos e compromissos de pagamentos de vantagem indevida pelo referido grupo empresarial a agentes do Partido dos Trabalhadores entre 2008 a 2013, as mensagens eletrônicas nas quais executivos do Grupo Odebrecht discutem a respeito da interferência de ‘Italiano’ em seu favor junto ao Governo Federal e os registros na contabilidade subreptícia de pagamentos de valores a ‘Italiano'”, afirmou o magistrado na decisão.

A Omertà identificou que, entre 2006 e 2015, o ex-ministro “estabeleceu com altos executivos da Odebrecht um amplo e permanente esquema de corrupção destinado a assegurar o atendimento aos interesses do grupo empresarial na alta cúpula do governo federal”.

PROPINAS DO PT – Neste esquema, segundo a denúncia, “a interferência de Palocci se dava mediante o pagamento de propina, destinada majoritariamente ao Partido dos Trabalhadores (PT)”.

A Procuradoria sustenta ainda que Palocci atuou “em favor dos interesses do Grupo Odebrecht no exercício dos cargos de deputado federal, ministro da Casa Civil e membro do Conselho de Administração da Petrobras”.

A acusação do Ministério Público Federal aponta que o casal de marqueteiros João Santana e Mônica Moura, “que prestavam serviços de publicidade eleitoral em diversas campanhas do Partido dos Trabalhadores, teriam recebido, conscientemente e sob a supervisão de Antônio Palocci Filho, parte dos pagamentos das propinas a título de remuneração dos aludidos serviços”.

SETE BRASIL – Ainda segundo a denúncia, também houve pagamento de propinas pela Odebrecht em contratos celebrados com a empresa Sete Brasil para fornecimento de sondas para utilização pela Petrobras na exploração do petróleo na camada de pré-sal. Um dos delatores da Lava Jato, o ex-gerente executivo da estatal Pedro Barusco afirmou que a Petrobras lançou licitação, em cujo formato teria Antônio Palocci Filho influenciado, para o afretamento de vinte e uma sondas para exploração do pré-sal no Brasil.

Além de Palocci, são réus nessa ação João Vaccari, Marcelo Odebrecht, João Santana e a mulher Mônica Moura, Renato Duque e mais nove envolvidos no esquema de corrupção.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Moro desfez o mistério da lista da Odebrecht, ao revelar que Palocci é o “Italiano”, codinome que antes fora atribuído a Guido Mantega e a Fernando Migliaccio, que também é um dos réus dessa ação da Lava Jato. O advogado de Palocci e Mantega é o criminalista José Roberto Batochio, que também é descendente de italianos, e assim fica tudo em famiglia. (C.N.)

 

10 thoughts on “Moro aceita denúncia e identifica Palocci como o “Italiano” da lista da Odebrecht

  1. Sr.editor,eminente jornalista Carlos Newton,
    É realmente lamentável,que um Blog,tão sério e de grande qualidade,tenha se tornado um espaço para um só comentarista.
    Se os comentários fossem inteligente,seriam até aceitáveis.Pena que sejam,bobagens infantis.
    É muita infantilidade,pobreza de espírito e mediocridade.
    Onde estão os comentaristas sérios e inteligentes,que davam brilho e beleza ao Blog?
    Realmente,muito triste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *