Moro não deve ser candidato à Presidência, é melhor começar como senador

O desafio de Moro: em 14 estados, facções estão em guerra dentro e ...

Charge do Paixãoi (Gazeta de Curitiba)

José Vidal 

Na 13ª Vara, Sérgio Moro agiu mais como acusador e menos como juiz. As conversas reveladas e não desmentidas pela The Intercept, demonstraram isso, porém há pessoas que dizem: o que importa é o resultado, os meios são irrelevantes. Isso é bom? Não acho, até porque um juiz de verdade deve ser imparcial, não tomar partido de alguma parte e ele, muito mais que os outros deve seguir a lei.

Aí uns falam que ele deveria ser candidato à presidência. Pergunto, então qual o pensamento econômico de Moro? Ele já foi gestor, fora a pequena experiência como ministro da justiça? Pobre de nós, basta alguém agir como populista e ser endeusado.

LAVA JATO – E por falar em argumentos inconsistentes, há um que extrapola o bom senso: a perenização do Grupo de Trabalho da Lava Jato. Pergunto, quem nomeia os GTs do Ministério Público Federal? Por acaso não é a Procuradoria-Geral da República? E é por tempo indeterminado?

Continuamos iguais. Discutimos, escolhemos, sem usar a razão. Só na base do achismo, sem uma análise mais profunda. Ainda é muito cedo para projeções. Mas podemos dizer hoje que Moro é uma figura que não terá chance caso dispute a Presidência. Talvez possa mirar uma vaga de senador.

Os setores de centro esquerda poderão ser competitivos se o PT (Lula) abrir mão de querer ser protagonista e houver um projeto de desenvolvimento econômico viável e inclusivo. E no caso de costumes, a pauta não pode ser tão liberal e identitária.

EVANGÉLICOS – Uma grande parte da população, principalmente os mais necessitados, aderiu à religião evangélica que é conservadora nos costumes (pelo menos dos outros). Essa parcela está majoritariamente apoiando Bolsonaro, justamente porque ele sempre tentar o apoio a essa pauta.

Nas redes sociais isso é salientado pelos apoiadores. Esses mesmos apoiadores tentam transferir as responsabilidades do presidente sobre temas como saúde e economia para os outros, através de manipulações e até de notícias falsas ou distorcidas. E essa estratégia ilude muita gente, independentemente do grau de escolaridade.

A disseminação de notícias falsas que prejudicam pessoas é algo grave que deve ser combatido. Há interesses pessoais que fazem disso a sua profissão, financiadas, na maioria das vezes, por personagens que tem o intuito de permanecer ou ganhar poder. Notícias falsas que denigrem a reputação de pessoas e instituições devem, sim, ser combatidas. Nisso o STF está certo. E não é coisa de direita ou esquerda.

22 thoughts on “Moro não deve ser candidato à Presidência, é melhor começar como senador

  1. Você quer saber a verdade, você defende a verdade? Você é um petralha esquerdista comunista. Você não fala nada com nada. Você é um vagabundo.
    A lava jato é uma realidade que vocês não conseguem dormir. Só isso. Vocês são todos todos uns canalhas vagabundos corruptos. Quer que cite os nomes. Vou citar. Só que não consigo digitar pois são milhares milhares de vagabundos.
    Ah país vagabundo.

  2. Sr. gregório quer saber a verdade?
    Como seguir o seu pensamento se é claro que o senhor possui um baixíssimo
    Afora o atraso cognitivo que salta aos olhos.
    Não conseguir digitar, em seu caso, é absolutamente normal.
    Parabéns sr Vidal, belo artigo. Faz pensar….
    E sigo em frente, o fato de sérgio moro agiu mais como acusador e menos como juiz, causou fenómenos como o do artigo abaixo.
    Procuradores sabotando o MP, em função de sua ideologia…….como se não fossem pagos para seguir a lei.

  3. Vou começar. Zé Dirceu Luladrão Dilmanta o Amigo do Amigo do Meu Pai, o Botafogo vou tirar as vírgulas o Batoré o juiz de Merda o Beiçola a mulher com anéis nos polegares a sapatao vampiro o cabeça de ovo o cuecão a coxa essa é um caso a parte também é a amante amante de quem do lindinho aí o Renan ha ha ha dividia aí tem o velhaco velho de horror Sarney aí tem o Collor aí tem FHC paternidade desmentida aí tem a Rosemary Noronha aí tem a sapatao Dilmanta aí tem o vampiro Temer todos estão vivos vivos recebendo dinheiro de nós os OTÁRIOS. A lista é grande como disse não para nunca.
    Ah país vagabundo.

  4. Francamente, uma entrada de Moro na política, como candidato a qualquer cargo que seja, só servirá para que os seus críticos de todos os matizes o acusem de ter condenado Lula apenas para obter autopromoção. Seria melhor para ele que se afastasse disso e daqueles que teimam em lança-lo na arena eleitoreira. O Joaquim Barbosa fez isso, contra toda a insistência da mídia.

  5. Moro não tem chances pelos motivos que você apresentou. Muito competente na Lava Jato, mas e as outras áreas? Quem da direita, esquerda ou centro votaria em Moro? Uma parcela muito pequena da população, como indicam todas as pesquisas. Se Bolsonaro estiver mal das pernas em 2022, basta colocar o Tarcisio como candidato que o mesmo leva fácil, fácil. Demonstra competência inquestionável em várias áreas.

    Cristãos em sua maioria são conservadores. Catolicos, ortodoxos, protestantes, evangélicos e pentecostais tem muitos pontos de alinhamento em comum que são inegociáveis. São valores arraigados, fundamentados e sólidos. Praticamente impossível de serem mudados.

  6. Como a vida é cruel, Moro se renuncia como gente de bem, ou seja, indo ao PR e manifestando seus motivos para renunciar, hoje seria um forte candidato a Presidencia.

    Parecia um sujeito sério e íntegro, porém fez tudo o que não se deve fazer. Primeiro declarando que o “PR nunca cometeu crime algum e menos interferiu na PF”. Se isso é certo porque fez todo esse circo na sua saída? Se criticam o Bolsonaro por ser tosco e rude o ex-juiz mostrou sua incoerência e limitação mental na melhor hipótese, porque na pior ele mostrou seu oportunismo, cinismo, falta de ética e moral. Assim como pode ser candidato a alguma coisa?

  7. Moro deveria ser candidato a Deus brasileiro por ser um milagre: o único homem público transparentemente íntegro.
    Moro deixou de lado a ambição de ter alto salário, vantagens e mordomias no STF para ser ele mesmo. Outros babões medíocres continuam a puxar o saco do Imbecil como bons lacaios. E ainda se acham heróis…

  8. O articulista acha que o Dr. Moro não deveria concorrer à Presidência da Repúblico por não ter pensamento econômico, mas sim a uma vaga no Senado. Queria, no entanto, saber que explicação ele daria para a vitória do Lula e do Bolsonaro, ambos eleitos e totalmente ignorantes no campo da economia. Quanto a Moro concorrer ao Senado, penso que ele não deveria, isso porque seu caráter e sua índole demonstrados ao longo de sua carreira são incompatíveis com o caráter e a índole da maioria dos nossos congressistas e até de alguns que chegaram à Presidência da República, incluindo o último eleito.

  9. Se Sérgio Moro adquiriu algum conhecimento do mundo político, como resultado da sua atuação na Lava Jato, nunca se meterá a ser candidato a nada. Penso que o Joaquim Barbosa nunca se candidatou, apesar da mídia tratá-lo como candidatíssimo a cada quatro anos, pelo mesmo motivo. Depois de se ver nos autos o que a política é, não se tem muita vontade de entrar nela. No caso de Barbosa, acho que ele tem mostrado que não é tão político quanto seus detratores diziam.

  10. A capacidade e o talento do editor é que produziu esse texto, fruto da compilação de alguns comentários que fiz.
    Sempre escrevo: dada a opinião, deve-se estar preparado para as críticas favoráveis ou contrárias. Faz parte do jogo e acho bom, porque ninguém é infalível e a unanimidade leva à acomodação e é da natureza humana essa qualidade que nos faz progredir.

    Sempre procuro criticar a opinião, não quem a emite. Penso que quem critica a pessoa é porque tem falta de argumentos.
    Um abraço a todos.

  11. HA….HA..HA…um pouco de humor meus amigos …

    Esse ex “juiz” pode até se candidatar ao cargo de presidente mas só vai ganhar quando o “homem pisar de novo na lua “…HA..HA.HA….

    HA..HA..HA… Outra : Só ganha a presidência , se
    a galinha botar “ovos de ouro ” .

    E finalmente : O Embusteiro só ganha a presidência , quando a seleção de futebol do Suriname for Campeã Mundial de Futebol INVICTA .
    HA..HA..HA..HA….

    Saúde e paz a todos….

    YAH SEJA LOUVADO SEMPRE ..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *