Horta, a alegria em pessoa
Luciene Cruz
(Agência Brasil)
O jornalista e acadêmico Luiz Paulo Horta morreu na madrugada de hoje (3) vítima de infarto fulminante, informou a Academia Brasileira de Letras (ABL). Horta morreu em sua casa, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. Ele era o sétimo ocupante da Cadeira 23 da ABL. A entidade decretou luto de três dias.
O corpo está sendo velado na Sala dos Poetas Românticos, na sede da ABL. O enterro está marcado para amanhã (4), às 11h, no Cemitério João Batista. Antes do sepultamento, ainda na ABL, às 8h30, o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, vai celebrar missa de corpo presente.
Horta foi eleito para a academia em agosto de 2008, na sucessão da vaga de Zélia Gattai. O acadêmico e jornalista faria 70 anos no próximo dia 21. A Sessão de Saudade será na próxima quinta-feira (8). Após a solenidade, a Cadeira 23 será declarada vaga.
Na academia, era o responsável pela produção e apresentação da série Música de Câmara na ABL. Sua última participação ocorreu na última quinta-feira passada (1º) com o concerto Música & Poesia, com Carol Murta Ribeiro (piano) e Helder Parente (declamação).
Em nota, a presidenta da ABL, Ana Maria Machado, lamentou a morte do acadêmico. “Nas variadas facetas de suas múltiplas atividades intelectuais, Luiz Paulo Horta sempre manteve integridade moral e profundo respeito a um conjunto de valores éticos, cada vez mais raros.”
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Bom jornalista, erudito, educado e bem-humorado, assim era Luiz Paulo Horta. Bom caráter, editorialista, vai se encontrar com nossos amigos Marçal Versiani, Rodolfo e Helinho Fernandes, que subiram antes. Eles têm muito a conversar. (C. N.)
O COMANDANTE DA PM DO RIO É ANALFABETO FUCNIONAL.
Está no cutuque e no deboche contra a população do Rio.
Liberou geral:
Todos os criminosos administrativos
Autoriza oficialmente:
Que os maus policias possam fazer sem problema registros de autos de resitência.
Quebra definitiva do códico de ética, moral e diciplinar da PM depois de 200 anos de existencia.
Ofensa a população do Rio de Janeiro.
No lugar demetir como ocorre em qualquer empresa. Ele dá promoção e elogios. Será isso configurado compra de votos?
DEMISSÃO JÁ.
Se o gevernador não demiti-lo já. Ficará de frente com todos os protestos e terá como punição a privação do sono por 1.000 anos.
COMANDANTE DA PM E ALGUS PMS BANDIDOS ACABAM COM:
Projeto de segurança pacificadora UPPs do Estado do Rio de Janeiro.
Mal exemplo até para crianças em creches.
Isso o que ele fez só pode ser brincadeira.
CANCELAMENTO DE DECISÃO:
Alguém de poder para cancelar essa merda?
Quém?
Então,
Que faça
Sempre que leio a notícia de um eleito para a Academia Brasileira de Letras, lembro-me da resposta do grande historiador Capistrano de Abreu ao lhe perguntarem por que não se candidatava á ABL.
Respodneu o grande mestre: Aprendi no Nordeste que quem anda aos magotes, aos bandos, são os jumentos.