Mourão diz que os mares estão agitados por causa dos vídeos e das redes sociais

Mourão em palestra em Sata Catarina — Foto: NSC TV/Reprodução

Mourão fez uma importante palestra em Florianópolis

Karollayne Rosa
G1 SC

Sem mencionar diretamente os dois vídeos compartilhados na terça-feira (25) pelo presidente Jair Bolsonaro, o vice Hamilton Mourão afirmou nesta sexta-feira (28) que “mares não estão tranquilos, porque vídeos são divulgados, redes sociais se encandeiam”.

Mourão afirmou ainda que é necessário clareza, determinação e paciência para superar o “eterno turbilhão” e que “ninguém está atentando contra a democracia”.

DESAFIOS A SUPERAR – “Santa Catarina é o primeiro estado que visito no ano de 2020 para falar daquilo que é a realidade que estamos vivendo e quais são as propostas do nosso governo em fazer avançar ao longo deste ano. Nossa apresentação se destina a falar desses desafios que temos de superar e, mais uma vez, eu destaco que os mares não estão tranquilos”, afirmou o vice-presidente no início de uma palestra na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

“Os mares não estão tranquilos, porque vídeos são divulgados, redes sociais se encandeiam, as pessoas, muitas vezes, não raciocinam sobre aquilo que estavam escrevendo, que estão discutindo, emoções são colocadas à flor da pele, e parece que nós vivemos num eterno turbilhão.”

Na terça, Bolsonaro compartilhou um vídeo em sua conta pessoal no WhatsApp convocando para manifestações organizadas por grupos de direita que o apoiam. O objetivo dos atos é protestar contra o Congresso e contra o Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente não citou os dois poderes em suas mensagens.

FORTES PROTESTOS – A publicação gerou fortes protestos de ministros do STF, de políticos e de entidades da sociedade civil. Na quarta-feira (26), Bolsonaro disse por meio de redes sociais que tem no WhatsApp “algumas poucas dezenas de amigos onde, de forma reservada, trocamos mensagens de cunho pessoal”. E não contestou a hipótese de os vídeos se referirem a fatos atuais.

Já nesta quinta-feira (27), o presidente mudou a versão. Durante live distribuída pelo Palácio do Planalto, afirmou que o vídeo postado por ele, e revelado pela jornalista Vera Magalhães, do jornal “O Estado de S.Paulo”, é de 2015.

‘ETERNO TURBILHÃO’ – O evento do qual Mourão participou faz parte das comemorações do aniversário de 70 anos da Federação catarinense. No começo de seu discurso, o vice-presidente falou aos empresários sobre a necessidade de superar o “eterno turbilhão” vivido pelo país.

“Este eterno turbilhão tem de ser superado por uma tríade que desde o ano passado venho tentando demonstrar: É a tríade da clareza, da determinação e da paciência. É só com isso que vamos conseguir chegar aos objetivos que temos pela frente”, disse Mourão.

Para ele, a democracia é respeitada enquanto o governo busca atingir os objetivos, que são “restaurar e reerguer a pátria, libertá-la da corrupção, da criminalidade, da irresponsabilidade econômica e da submissão ideológica”.

DEMOCRACIA LIBERAL – “Com a nossa visão de fazer do Brasil a mais vibrante e próspera, e ainda deixar muito claro, democracia liberal do Hemisfério Sul. Aqui ninguém está atentando contra a democracia, isso tem que ficar muito claro”, disse.

O presidente da Fiesc, Mario Aguiar, aproveitou para pedir apoio para solucionar problemas rodovias federais de Santa Catarina e também maior repasse de recursos federais. Ele disse que Santa Catarina contribuiu em R$ 66,3 bilhões com impostos e recebeu da União R$ 6,7 bilhões. “Estado de Santa Catarina está alinhado ao governo federal”, afirmou Mario no início de sua fala.

Segundo a Fiesc, 14,5 quilômetros de obras de ampliação e duplicação foram entregues nos últimos 10 anos das rodovias BR 163, 280 e 470. O presidente da Federação ainda mencionou atrasos de projetos ferroviários que podem auxiliar para escoar a produção catarinense.

OUTROS ASSUNTOS – Mourão falou sobre guerras mundiais, democracia e mencionou o leilão do 5G como essencial para o desenvolvimento da internet e economia do conhecimento no Brasil. “O capital anda para onde tem lucro. O capital não tem pátria”, disse.

Mourão ainda falou da expectativa para que o Congresso entregue a reforma tributária este ano, citou as concessões como um dos pilares da produtividade para a retomada do crescimento e falou sobre o que considera dificuldades no setor agrícola do país.

“Não podemos perder a guerra do ambiente porque nós possuímos a legislação mais avançada do mundo. Em nenhum outro local do mundo, o proprietário rural é obrigado a preservar parte da sua propriedade, só no Brasil. [Nos] Estados Unidos e [na] Europa os produtores são livres para plantar onde quiserem, aqui não”, afirmou Mourão.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Como se vê, parece que Mourão anda lendo a TI, único órgão de comunicação que tem repisado o fato de que o Brasil tem a mais moderna legislação ambiental do mundo. Mourão merece respeito; nós, também. (C.N.)

26 thoughts on “Mourão diz que os mares estão agitados por causa dos vídeos e das redes sociais

  1. Mar agitado e cheio de tubarões.

    Muita gente pensa em substituir Bolsonaro por Mourão. Mas acho muito difícil Mourão como Presidente liberar a grana para os tubarões.

    O sonho dos tubarões é que as coisas voltem a ser como era.

    O problema é que tem o povo no caminho. Um povo que cada vez acredita menos nas narrativas da esquerda, nas lorotas midiáticas e nas mentiras dos políticos.

  2. Mourão, só peço mais uma coisa, se é que já não a fez: observar com muita atenção o fato do Bolsonaro mandar propostas e o congresso não colocar elas na pauta para nem serem avaliadas pelos deputados.

    Este é o ponto fundamental:
    O presidente manda suas medidas provisórias, suas propostas, e a quadrilha do Botafogo as boicotam, não as colocando na pauta de votação e deixando-as caducar. Com isso , mais uma vez, o povo se vê frustrado naquilo que ele mais precisa com urgência e por direito.

    • Diria o ex governadores Alceu Colares,” irmãozinho” Mourão deu um show de sensatez, equilíbrio,honestidade intelectual ao afirmar que o momento é delicado,os nervos estão a flor da pele,e as pessoas não RACIOCINAM qd° estão escrevendo.

      Falou para público interno, clã e companhia,e ao público externo.

      Deu um cala boca nos golpistas que escreve diariamente,e deu chega pra lá no escrivão,e no Delegado sem prestígio,ao afirmar ninguém está atentando contra a democracia,etc..

      Alguém tem dúvida,que irmãozinho não Lê a TI.

      Por derradeiro,tem gente não sabe contar até dez..

      Claro,Lula não vale, só tem nove dedos….

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Rodrigo Maia desrespeita soberania nacional e precisa se afastar da Presidência da Câmara.
    O Botafogo das planilhas da Odebrecht foi à Espanha para tratar de PARLAMENTARISMO com o Rei Filipe VI.
    E depois quem atenta contra a DEMOCRACIA é o atual presidente do Brasil Jair Messias Bolsonaro.
    Tomem VERGONHA nas suas caras de pau, seus HIPÓCRITAS!
    FARSANTES que se dizem socialistas/comunistas e defensores dos fracos e dos oprimidos, porém, na verdade usam os DESVALIDOS do Brasil para chafurdarem nos cofres dessa pobre nação.

    https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/19054/rodrigo-maia-desrespeita-soberania-nacional-e-precisa-se-afastar-da-presidencia-da-camara

    • Quando o presidente Bolsonaro entrou em briga com o congresso estava na cara que ia acontecer isso.
      Se ele não quer governar com o congresso então para que se candidatou .
      Uma democracia funciona assim o congresso legisla e o executivo executa.
      Tudo dentro da lei ficar ofendendo e uma péssima demostração de civilidade

  4. “NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Como se vê, parece que Mourão anda lendo a TI, único órgão de comunicação que tem repisado o fato de que o Brasil tem a mais moderna legislação ambiental do mundo. Mourão merece respeito; nós, também. (C.N.)”. Trocando em miúdos. Podem continuar nos seguindo, posto que não estamos perdidos, como muitos de vossas excelências, mas estamos, isto sim, trilhando o caminho certo, que vai além das cercanias e dos interesses da direita, esquerda e centro. Parabéns, Comandante C.N. A luta continua.

    • Gratíssimo por suas palavras, amigo Mário. Somos cada vez mais lidos em Brasília, pela credibilidade de não defender nem A nem B, tentando apenas defender o que é certo.

      Forte abraço e vamos em frente, sempre juntos.

      CN

      • Então é por isso que você afirma que estamos cada vez mais descendo a ladeira.
        A vagabundagem esta lendo seus impropérios, e por isso em cada post, você afirma que o Brasil vai piorando.

        PS: E quando não tiver mais como esconder que o Brasil esta melhorando, você vai querer receber os “louros”.

      • Perco a liberdade (mais um comentário censurado), mas não perco a piada. Você e o mário, não vão ganhar nada atrás do armário.

        Nunca vi você defender nada. Só vejo você atacando o Bolsonaro.

        PS: E continue assim, o bom governo (do Bolsonaro) precisa de uma imprensa que critique, e nunca elogie. E muito menos esconda, como VOCÊS jornalistas sempre faziam.

  5. Lembro que em 2011 toda a imprensa amava as redes sociais que, dizia-se, tinham derrubado todos os ditadores árabes, e acreditava-se, iriam destronar o Putin na Rússia e o partido comunista chinês, e converter definitivamente todo o planeta aos valores exportados pelos Estados Unidos. Como o ocidente era um mundo perfeito, as redes sociais nunca causariam problemas, e elas serviriam só pra fofocas e pornografia. Como as não foram bem assim, e começaram a ser eleitas pessoas desaprovadas pelas “zelites”, surgiram as acusações de “fake news”, para justificar esse desvio.

  6. -500 anos governados e mantidos na miséria por uma linhagem de LADRÕES, genocidas e escravagistas com gravata no pescoço e lagosta na barriga, e o mundo pode acabar por causa de um vídeo!

    -E a mesma coisa que está na zona e ficar escandalizado pelo fato de uma mulher entrar com minissaia…
    -Ô paisim s…..!

  7. Na verdade não sei se é verdade que o Presidente fez a convocação para nos manifestarem no dia 15/03, porém uma coisa me deixa bem encucado.
    Manifestar não é um ato democrático??? Até onde sei, uma democracia comporta manifestações, ou estou errado??
    O presidente se convocou ou não, sinceramente não tenho como afirmar, mas se convocou mesmo, está certíssimo, pois ninguém com mais poder do que o POVO, para dar um empurrão nesses congressistas “meia boca” que temos em nosso país.
    Se nosso presidente fez essa convocação, está corretíssimo. Ou será que os congressistas preferem intervenção militar???

    • Se esse seu comentário ainda não foi censurado. Nunca mais repita esse tipo de opinião aqui; se não você poderá ser banido para sempre (você vai ser colocado na “caixa de spam”.

      Democracia só será admitida se for a favor do Cid escavadeira, lulinha pixuleco, professor Fernando haddad.

      • Caro Piadinha,
        Talvez você tenha tido algum tipo de censura, devido sua identificação ser um pouco inadequada, ou talvez, não tão levada a sério.
        Se quiser um conselho, oferece ao jornal online, uma melhor identificação, para que se tenha maior credibilidade em seus comentários.
        Mas de qualquer forma, você tem o direito de se identificar da maneira que melhor lhe convier.
        Quanto aos responsáveis por este jornal online, posso te garantir que sempre fui tratato com muito respeito e carinho, inclusive sendo aconselhado pelo nobre Carlos Newton, que tão bem faz em manter um blog como este, capaz de nos permitir externar nossas opiniões.
        A ti, desejo-lhe um excelente final de semana, com saúde e harmonia.
        Forte abraço,
        Vanderson Tavares

  8. Não reclamo de nada, quem reclama já perdeu.
    Mas criticar, critico.
    Matérias tirando o escalpo do Bolsonaro fazem hora extra no pedaço, principalmente da Folha.
    Mas que gosto de fazer uma chiste, gosto.
    Entonces lá vai, a Tribuna está para a Folha como as minas de Ofir estava para rei Salomão.
    Hehehe desculpe a brincadeira aí CN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *