Multas da Lava Jato não são dinheiro “recuperado” e destroem empresas e obras

Resultado de imagem para operação lava jatos charges

Charge do Bonifácio (arquivo Google)

Mauro Santayana

O sr. Deltan Dalagnoll e certas emissoras de televisão continuam afirmando, nos ataques ao suposto “retrocesso” no contexto da Operação Lava Jato, com  a redistribuição administrativa do pessoal da Polícia Federal envolvido com essa operação, que ela teria recuperado 1 bilhão de reais apenas nos ultimos 10 dias, em flagrante tentativa de  confundir a população. Dinheiro recuperado é aquele devolvido de contas na Suíça, por exemplo – e nesse sentido, a Operação Lava Jato não “recuperou” mais do que algumas centenas de milhões de reais.

Dinheiro de multas punitivas, extorquidas por meio de acordos de leniência, não é dinheiro “recuperado” para a sociedade. Mas apenas mais uma forma, impiedosa, destrutiva, de se “esterilizar” e retirar, da economia real, recursos fundamentais, em um quadro recessivo, de empresas, empregos, projetos e programas que têm sido arrebentados pela justiça nos últimos três anos, acarretando um prejuízo, para a nação, dezenas de vezes maior do que aquele que supostamente foi desviado em corrupção.

BOMBA DE NEUTRONS – São essas obras que deveriam ser urgentemente recuperadas e que, depois que cessar a atividade – se isso vier a ocorrer um dia – da verdadeira bomba de neutrons da Operação Lava Jato, nunca mais retornarão.

É incrível como, a cada vez que se toma, ou alguém diz que vai tomar alguma medida que envolva essa operação, certa mídia e certos procuradores  insistem em tratá-la, direta e indiretamente, como uma Vaca Sagrada, a última limonada do deserto, perfeita,  intocável e impoluta como as vestes de Deus.

A Operação Lava Jato, é preciso que se diga de uma vez por todas, pode – e deve, sempre que necessário, pelo menos enquanto formos, ainda, oficialmente, uma democracia – ser criticada por qualquer cidadão brasileiro e por outras instâncias da estrutura do Estado e da República, quando não por veículos e profissionais de imprensa que não queiram, com relação a ela, agir apenas como vacas de presépio.

ERROS JUDICIAIS – A Lava Jato está repleta, da acusação à “investigação” passando pelas delações premiadas e condenações, de erros judiciais que terão de ser corrigidos pelo Judiciário no devido tempo.

E não merece, até mesmo por uma questão de isonomia, ser tratada de forma especial ou diferente de outras operações em execução pelo Ministério Público e pela Polícia Federal.

Até mesmo, como se não bastassem suas absurdas e nefastas consequências econômicas para o país, porque os juízes, procuradores e policiais que não tomam parte dela, nem fazem palestras ou recebem homenagens devido à espetaculosa e fabricada notoriedade dessa operação, não se encontram – nem funcionalmente, nem profissionalmente – abaixo daqueles que a compõem.

18 thoughts on “Multas da Lava Jato não são dinheiro “recuperado” e destroem empresas e obras

  1. Esperar qual opinião de um petralha doentio?”Multas punitivas, extorquidas através de acordos de leniencia”… é muita sem-vergonhice em uma única frase,. esqueceu que, comparando aos valores desviados/roubados/superfaturados, é dinheiro de pinga, com prazos para pagamento entre 20/25 anos, em suaves parcelas?Em qualquer país sério e civilizado, com legislação que pune exemplarmente, estes valores seriam cobrados em única parcela, levando os bandidos a miséria e pobreza, após o cumprimento de longas penas, incluindo acusações de alta traição e lesa-patria, afinal, seus crimes prejudicaram toda uma nação e seu povo! É revoltante, e reclamam da disseminação do ódio contra uma orcrim com sigla de partido político e seus asseclas! É incompreensível como a TI dá espaço para a opinião de abjetas e desprezíveis criaturas, as quais atacam constamente a democracia e os valores republicanos, tudo em nome da pluridade?

  2. Essas empresas têm que se ferrar mesmo. Foi pouco. Décadas de super faturamento, destruindo o futuro do povo brasileiro e agora deveriam ser poupadas? Deixe de ser ridículo sr. Mauro Santayanna

  3. De que empresas ele está falando? Da Odebrecht? Da JBS? Das empresas do Eike? De todos esses que se fizeram às custas do contribuinte?

  4. Pensei que esta livre deste idiota, eis que surge novamente falando asneiras. Gostaria de saber o que este cara e os petralhas que seguem o molusco usam para ver a situação do Brasil. Pois, para eles nada foi cometido de ilegal neste País pelo bando de ladrões que assumiram o poder em 2003. Um exemplo foi o assalto que cometeram na Petrobras e nos fundos de pensões para manterem sua ganância pelo poder.

    Há alguns meses vi uma figura mostra a desvalorização da Petrobras. Será que este cego não vê isto:

  5. Caramba, quando penso que já tinha visto imbecilidade imbecilidade, aparece mais uma. Este artigo, em defesa das quadrilhas hediondas do poder público e privado, nos leva a pensar, Dignidade, onde andas!?

  6. Mauro Santayana, o senhor fez o teste antidoping antes de escrivinhar o texto acima?

    Ante a bobagera que seu texto prega, mostre almenos uma prova mesmo que indiciaria, que os ilustres adevogados possam usar, ao invés de lenga lenga .
    Sr Mauro Santayana, não tome os outros por tolos, tenha respeito ao seu semelhante e a si mesmo, para que não seja tratado como um abestado manipulador covarde e traidor de nosso pais

  7. A justiça brasileira saberá honrar suas atribuições e o Sr. Deltan tem prestados serviços relevantes ao Brasil. Isso é indiscutível.
    Temos que ajudar essas pessoas que certamente até se arriscam ao se dedicarem a desbaratar essas quadrilhas de homens públicos que se instalaram no país,principalmente, com a subida do PT ao poder.
    Como um operário, dessa forma , o lula se expressa para fazer a cabeça dos otários e alimentar o ego dos espertalhões, pode ter milhões de reais guardados aqui em nossos bancos. Imaginemos o que ele tem lá fora.
    Não vamos atacar a nossa justiça e sim ajudá-la a prender os bandidos do PT e outros partidos.

  8. Santayana, boa tarde.
    Democracia tem limites, e por isso é democracia.
    Você, com essa cara de pau, escreve isso em nome de que?
    Não é possivel que um brasileiro, de verdade, queira menosprezar os homens da justiça, e enaltecer pessoas nocivas como lula e seus “companheiros”.
    Reaja Santayana, e largue de mão essas idéias esquerditas que só levam o Brasil para o buraco.

  9. A claque petista é tão imunda, tão desonesta e corrupta – mesmos moldes de seu amo e senhor! -, que se fosse um ladrão qualquer estaria exigindo a prisão em flagrante delito deste meliante, menos de Lula, que roubou bilhões de reais das estatais, fundos de pensão, empréstimos consignados, e nos deixou com esta população de desempregados e endividados, afora a sua covardia explícita!

    Gentalha, delinquentes, reles bandidos os que defendem e protegem esse desgraçado do Lula, este indivíduo nocivo e nefasto ao povo e país!

  10. O Santayana é um canalha maior. se estivesse na oposição em países que ela apoia o regime( Coréia do norte, Cuba, Venezuela etc,,) já teria sido preso e possivelmente fuzilado. Dar voz a todos é democracia. dar voz a canalhas mentirosos, farsantes como Santayana é desserviço à democracia. Deve ter perdido o “financiamento” petista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *