Na História de Joinville, o exemplo da solidariedade do povo brasileiro

José Guilherme Schossland

Joinville, “submarinamente fundeada” em 1851 e por isso, à mercê de chuvas e trovoadas, comemora hoje 161 anos. Nesse dia, gostaria que fossem lembrados seus ribeirinhos e primeiros residentes, valorosos e desassombrados caiçaras, moradores do que se constituía e eu designo como o “fundo de quintal” de São Francisco do Sul, fundada em 1504 onde fica hoje o Estado de Santa Catarina.

Quando os imigrantes europeus aqui chegaram, tiveram todo o apoio logístico daqueles que por aqui, há 347 anos, dominavam toda a área a ser desbravada, pois tinham instalados seus engenhos de farinha e de cana e seus derivados, como também de outros produtos de suas lavouras e pescarias. E deram o apoio para a abertura de picadas e rumos, na oferta de pousadas e no auxílio para a construção das primeiras moradias dos imigrantes.

Quando era vereador em 1999, apresentei proposição indicando que, nas comemorações do Projeto “Brasil 500 anos”, fosse enaltecido o resgate dessa memória caiçara de Joinville. Esse sentimento de solidariedade do povo brasileiro precisa ser lembrado e enaltecido, para sempre.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *