Não adianta brigar com a notícia: Lula é candidato e já está em campanha

Charge do Mariano, reprodução da Charge Online

Carlos Chagas

Em dois anos, tudo pode acontecer, até não acontecer nada. Assim, a indagação que se estende para 2018 refere-se a quem será o adversário do Lula no segundo turno das eleições presidenciais. Porque, de início, não se cogita de acabar com o sistema de votação em dois turnos, um com todos os candidatos, outro apenas com os dois primeiros, ficando o vencedor obrigado a apresentar a metade mais um dos votos válidos.

Apesar da torcida que fazem os principais partidos, mais boa parte do eleitorado, das elites, das forças conservadoras e da mídia, a verdade é que o ex-presidente será o candidato do PT e forças afins, mais a maioria dos sindicatos e a legião dos  temerosos beneficiados dos programas sociais hoje ameaçados.

Dúvidas inexistem de que a campanha do Lula já começou, e mais se acentuará após as eleições municipais.

QUEM SERÁ O RIVAL? -Do outro lado, a incógnita prevalece: o segundo colocado será Aécio Neves, Geraldo Alckmin, José Serra, Marina Silva, Ciro Gomes, Henrique Meirelles, Ronaldo Caiado, Jair Bolsonaro ou, hipótese em aberto, Michel Temer? Um deles será forçosamente convocado a terçar armas com o primeiro-companheiro, por maiores esforços que façam seus adversários nessa frente ampla temerosa de mais uma derrota.

Torna-se necessário praticar aquela regra tão simples no jornalismo, ainda que combatida ao máximo por parte da população: é impossível brigar com a notícia. E a notícia, hoje, como ontem e talvez amanhã, dá ao Lula lugar garantido no primeiro turno das eleições presidenciais, abrindo-se o leque das especulações sobre quem ocupará o segundo lugar.

O resto são dúvidas: o ex-presidente encontrará forças para, na hora da decisão, superar a frente ampla certamente organizada contra ele?  E já entrado nos setenta anos, estará fisicamente preparado? Encontrará meios para retomar as propostas que realizou pela metade, nos seus dois primeiros governos?

18 thoughts on “Não adianta brigar com a notícia: Lula é candidato e já está em campanha

  1. Pelo andar da carroça, Lula não será preso e tampouco fugirá do País, meu prezado Antônio Rafael Rocha!

    Se fosse para prender o larápio do ex-presidente, ele já deveria estar na cadeia. Esperam pelo quê?!

    E Lula sabe que este STF não irá admoestá-lo, então parte para se candidatar à presidência porque quanto mais o seu nome se solidifica mais força recebe do povo, AMEDRONTANDO a tal “justiça brasileira”(STF) em determinar a sua prisão!

    E quanto mais posa de coitadinho, de ser perseguido, o mafioso cresce perante o povo que entende ele ter sido o melhor presidente que tivemos, menos o que mais roubou, que arruinou a Petrobrás, que assaltou os fundos de pensão, roubou dos que pediram empréstimos através do consignado, ocasionou o desemprego, a inflação, recessão econômica e caos social e político!

    E são essas milhões de pessoas, incultas, incautas, analfabetas absolutas e funcionais – a maioria do povo brasileiro -, que votam no “pai dos pobres”, naquele que as “incluiu socialmente”, e porque os ricos e os bancos são os responsáveis pela pobreza do povo, omitindo que foi na administração petista o período de ouro do sistema financeiro, cobrando dessa população que adora Lula juros extorsivos!

    Um abraço, meu amigo.
    Saúde e Paz!

  2. E o que é pior: com reais chances de ser eleito. Isso como consequência de duas realidades: política partidária se tornou coisa de bandidos e, cada povo tem o governo que merece.

  3. E pelo ritmo das críticas a lava-jato por parte de quem tem o dever de cumprir e resguardar a Constituição, ele ganha de qualquer forma. As urnas infringentes vão aparecer e tudo vai ser definido a portas fechadas. Cabe ao povo ir ás ruas para derrubar a bastilha porque se aproxima, com jurisprudência total, a perpetuação da Organização Criminosa nos Poderes. A Constituição virou papel higiênico nos sanitários jurídicos !!!

  4. Chagas, se tudo se confirmar como dizes e eu acredito. Lula só deixará de ser candidato se não tiver saude. As acusações são tão fracas que em pouco tempo a população de dará conta que Lula está sendo vítima de uma perseguição política.

    • Senhor Antônio Santos Aquino,

      Tivemos alguns quiprocós anteriormente, que não quero repeti-los, pelo contrário, dei um fim às celeumas.

      Porém, respeitosamente, discordo quando o senhor alega que as acusações contra Lula são fracas!

      Fracas em que sentido?!

      Está mais do que provado que foi o mentor intelectual dos roubos contra a Petrobrás;

      Igualmente esteve envolvido até a medula no mensalão;

      Houve o escândalo com a Rose;

      Existem os casos do tríplex e do sítio, cujos laudos da PF indicam que Lula é mesmo o dono e usou os prédios para lavagem de dinheiro;

      O PT, Lula, e Paulo Bernardo, roubaram do cidadão, que contraia empréstimos consignados, mais de CEM MILHÕES DE REAIS;

      Aguardamos, ansiosos, a devassa no BNDES para que venha à tona as doações de Lula para países africanos e governos alinhados ideologicamente com o PT;

      Lula DOOU A MORALES, BOLÍVIA, duas refinarias da Petrobrás, pois nada fez contra esta violência boliviana contra o patrimônio brasileiro;

      Lula aparelhou as instituições com mais de UM MILHÃO DE CARGOS SEM CONCURSO PÚBLICO!

      Se, na sua ótica, as provas são “fracas”, repito, respeitosamente discordo veementemente do senhor, por entender que elas são robustas e poderosas, que geram, inclusive, dúvidas sobre as razões pelas quais Lula ainda está solto!

      Saúde e Paz!

  5. Chagas, se tudo acontecer como falas, e eu concordo. Lula será um candidato forte com chances de eleger-se em 2018. Seus inimigos fazem propaganda negativa diária sobre ele sem
    provarem nada. Dentro em pouco tempo o povo
    se dará conta que Lula está sendo perseguido politicamente.

  6. Vou assinar embaixo do comentário do Francisco Bendl.
    É muito difícil provar que qualquer chefe de máfia ou chefe de organização criminosa esteja envolvido nos crimes cometidos pela quadrilha, isto porque, os chefes não fazem o trabalho sujo, ele nomeia sub alternos para fazê-lo. Dinheiro de corrupção (propina) não passa recibo, então usam o velho chavão: não há provas!
    Se o Lula sair ileso de todas as denúncias com fortes evidências que lhe são impostas é porque o nosso judiciário não funcionou como deveria.

    • Caro Jacob,

      As provas existentes contra Lula são irrefutáveis, afora as denúncias dos delatores “premiados”!

      O safado está solto porque escreveste muito bem, o nosso Judiciário é falho(STF).

      Simplesmente os ministros da Alta Corte TÊM MEDO que algo aconteça com eles, se Lula for condenado e preso, pois o ex-presidente poderia soltar o verbo contra um e outro!

      Como o povo é idiota e imbecilizado, inculto e incauto, Lula ainda é o “cara”, e pode, sim, ser eleito à presidência da República!

      Agora, se um desempregado e/ou endividado votar neste criminoso, então tem mais é de continuar na rua da amargura, e com muito mais desespero ainda!!!

      Um abraço.
      Saúde e Paz!

  7. Mais reserva moral….
    quarta-feira, 24 de agosto de 2016 – 08h33 Atualizado em quarta-feira, 24 de agosto de 2016 – 10h06
    SP: vereadores são presos por fraude em contratos
    Grupo criava concursos para favorecer candidatos indicados por eles
    Da Redação noticias@band.com.br
    Quatro vereadores foram detidos na noite desta terça-feira (23), em plena Câmara Municipal de Carapicuíba, na Grande São Paulo, por fraude em contratações. Acontecia uma sessão ordinária quando policiais do SIG (Setor de Investigações Gerais), de Barueri, e uma equipe da Promotoria de Justiça de Carapicuíba compareceram ao local.
    Foram cumpridos cinco dos sete mandados de prisão preventiva expedidos pela 1ª Vara Criminal de Carapicuíba contra os vereadores Carlos Roberto Mendes Peixoto, Elias Fernandes Cassundé, Orcival Crepaldi, todos do PPS, e Jeferson Soares de Macedo, do PSDB, além da ex-secretária de administração municipal Elaine Cristina Pereira, filiada ao PT e atualmente exercendo o cargo de professora da rede estadual.
    Duas pessoas não foram encontradas e são consideradas foragidas da Justiça. São elas: o atual candidato à prefeitura da cidade Everaldo Francisco da Silva (PT) e o ex-deputado estadual e atual secretário de Gestão Isaque Reis.
    -(…)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *