Não é difícil acreditar na denúncia, mas falta muito para condenar Lula

Resultado de imagem para lula chorando

Por que Lula chorou? Foi decepção ou arrependimento?

Marcelo Coelho
Folha

Lula está sendo denunciado sem provas? Não é bem assim. O Ministério Público Federal apresentou, num documento de 149 páginas, evidências de que o ex-presidente e sua mulher, Marisa Letícia, receberam vantagens da construtora OAS. São os famosos casos do apartamento no Guarujá e das despesas com armazenamento de bens num depósito da Granero. O não menos célebre sítio em Atibaia ficou fora da denúncia.

O que mais enfraquece a tese da acusação é o fato de dois terços do documento — até a página 92 — serem ocupados pela descrição de todo o esquema de corrupção na Petrobras. E, nesse ponto, o papel efetivo de Lula é tratado com muita retórica e pouco fundamento documental.

Lula “orquestrou”, “comandou”, “garantiu” a máquina de licitações fraudadas e propinas. Para o MP, a “engrenagem delituosa” funcionava “em benefício de Lula, não só pelas vantagens financeiras que recebeu, mas também pela governabilidade conquistada e pelo fortalecimento de seu partido”.

BENEFICIÁRIO – Lula, repete o documento, era “o elemento comum, comandante e principal beneficiário” de tudo. Pode-se mesmo acreditar que a distribuição de “verdadeiros postos avançados de arrecadação de propinas”, como diz a acusação, tivesse de contar com a participação ativa de Lula – tendo continuado mesmo depois de José Dirceu sair do governo.

 

Comprovou-se, até pela confissão dos envolvidos, que diretores da Petrobras como Paulo Roberto Costa embolsaram diretamente porcentagens de contratos arranjados entre o cartel das empreiteiras.

A questão é saber qual a verdadeira atuação de Lula no processo. O episódio mais forte diz respeito à nomeação de Paulo Roberto Costa, indicado pelo PP, para a diretoria de abastecimento da estatal.

NOMEAÇÃO DE DIRETOR – Segundo relato do ex-deputado do PP Pedro Corrêa, houve uma reunião em que Lula exigiu diretamente ao presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, que Paulo Roberto Costa fosse nomeado. Havia resistências; o caso se estendia há seis meses. José Eduardo Dutra observou que não era tradição na empresa mudar de diretor de uma hora para outra.

Se fosse para respeitar a tradição, teria respondido Lula, eu nem seria presidente da República… Deu o ultimato: se Paulo Roberto Costa não fosse nomeado em uma semana, todo o Conselho de Administração da Petrobras seria demitido. Paulo Roberto foi nomeado.

É uma participação e tanto, embora o relato se baseie apenas na delação premiada de Pedro Corrêa. Outro delator, o ex-líder do PT no Senado Delcídio Amaral, corrobora a tese da intervenção pessoal de Lula.

PROPINOCRACIA – Na falta de mais depoimentos, gravações ou papéis assinados, sobrou para o Ministério Público recorrer ao já suficientemente ridicularizado cartaz com círculos em volta de Lula, apontando-o como interessado na “propinocracia”, no “mensalão”, na “perpetuação criminosa do poder”, e termos de peso retórico semelhante.

Ficamos então com o tríplex no Guarujá. Não há dúvida de que Lula e Marisa visitaram o apartamento, na companhia de ninguém menos que o presidente da OAS, Léo Pinheiro, combinando o que seriam as conveniências do casal.

A construtora, raciocina corretamente o MP, não gastaria quase um milhão em reformas personalizadas se pretendesse colocar o apartamento à venda para um desconhecido.

LAVAGEM DE DINHEIRO – Trata-se de “lavagem de dinheiro” por parte de Lula e Marisa, como sustenta a acusação, ou mera aceitação ilegal de uma vantagem? Nem isso, diz Lula. Teria conversado com Léo Pinheiro, mostrando seu desinteresse no apartamento: os quartos eram pequenos, e escada não é boa para quem está com sua idade. O MP duvida, porque as reformas continuaram mesmo depois dessa conversa.

Em resumo, não é difícil acreditar no que diz o documento quanto ao “comando” de Lula, mas não é fácil apostar que o relatado seja suficiente para uma condenação.

12 thoughts on “Não é difícil acreditar na denúncia, mas falta muito para condenar Lula

  1. DURA LEX

    Segundo o penalista Marcos Figueiredo, “o Ministério Público precisa apresentar elementos de informação que sustentem indícios de autoria e materialidade de crime na hora da denúncia. A prova é necessária na hora da condenação. Está no Art. 41 do Código de Processo Penal”. Cláudio Humberto

  2. Lagrimas de crocodilo! Tem milhares de famílias que estão chorando agora não com medo de ser presos, mas por desemprego, fome, falta de atendimento medico, desesperança para com o futuro, enquanto esse vagabundo fica se vitimizando agora que descobriram tudo. Cadeia nele e devolução de todo dinheiro roubado e confisco dos bens.

  3. Atento,observei que a repercussão da fala de Lula – em que ele se autolouva ,ataca os procuradores da Lava Jato que o denunciaram e nada explica sobre as acusações que pesam sobre si , num enfadonho “déjà vu” – não repercutiu como antes.A estrela do noticiário é ator Domingos Montagner, que chocou e comoveu o país após o trágico acidente que lhe tirou a vida em Sergipe.Ontem o ex-presidente tentou salvar o mito do lulismo, mas fracassou ;como cantava Jamelão ,Lula hoje não passa de de “folha morta” que “a corrente transporta”9 ou seria a Lava Jato?).

    RF

  4. Vamos combinar então: Os “meninos” de Curitiba são idiotas e incompetentes. Nota-se que surgiram dezenas de “juristas” soltando pitacos seletivos e superficiais de modo a alivar a barra do sapo maldito e traidor da pátria. Esquecem que nesta fase não se falam de provas e sim indícios. Só o fato da cozinha do triplex ser irmã gemea da do sítio e pagas pela OAS, já amarra o sapo à ocultação de bens. E a milionária armazenagem de “tralhas” muitas surrupiadas do palácio do planalto? Sim, pencas de delações e documentos nas mãos dos ” meninos” convergindo ao molusco chorão e nada valem. Lulla será dizimado pela lava Jato, portanto, corra STF anule a prisão em segunda instância, senão seu amigão vai obrar na boca do boi.

  5. Ora ora esquecem as delações premiadas de Pedro Correa, Marcelinho, Leo Pinheiro, Delcidio, Paulo Costa, Cerveró…aguardem isso foi apenas aperitivo…fogos de artificio..e ainda tem a Rosemary [por onde andas querida?]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *