Não ouçam o Carlos Newton. “Cuidado com a Bolsa. Ela pode até subir no curto prazo, mas no longo prazo…”, diz um velho lobo do mercado.

Walter Silva Santos

Li agora artigo postado pelo CN no sítio da Tribuna sobre a Bovespa.
Em 2008 , antes mesmo da crise “subprime”, no casamento de minha filha, conversando com um diretor do Bradesco Private e um outro amigo , Carmine , operador do Nagi desde 1980, quando o índice Bovespa operava nos 75 mil pontos, alertava que a Europa estava velha, que o euro havia sido um erro, que os deficits previdenciários  eram altíssimos e de impossível solução atuarial de médio prazo, que o nível de alavancagem dos bancos era absurdo, ou seja, que eles estavam quebrados e que o impacto em nossas bolsas era inevitável.

Nesse memorável dia,  casamento de minha filha, também disse que estava saindo da Bolsa e só voltava nos 55 mil pontos. Pois bem, se corrigirmos o capital a 10% ao ano, os 55 mil pontos de três anos atrás corresponderiam a mais ou menos 70 mil pontos hoje.

A Bovespa operava sexta nos 58 mil pontos, ou seja, dentro das minhas previsões. Já passou muito da hora de retornar a bolsa. Mas acho que não seria um bom negócio. A crise do subprime , que veio após minhas previsões, desnudou um cenário que era inimaginável até para os mais pessimistas.

A Europa não vai quebrar  daqui a alguns anos como previ, ela está quebrada!!! Grécia, Portugal e Irlanda são a ponta do iceberg, e Espanha, Itália e Bélgica são o corpo dele,  com um agravante: para eles, não há dinheiro suficiente para salvar!!!

A Grécia já deu um calote, e os outros, é questão de tempo. Alguns idiotas afirmam que dinheiro não é problema ,é só emitir!!! Se esquecem que emissão de moeda gera inflação e inflação mais recessão ou baixo crescimento é igual a caos!!!

A solução de toda essa confusão é muito mais complexa e ao mesmo tempo mais simples que se imagina. Mais complexa porque irá contra interesses milenares, dos colonizadores europeus, e mais simples porque requer apenas (apenas?) conversa! Conversa em torno da criação de uma nova ordem econômica e social, de uma nova moeda ancora e uma nova reunião de Brenton Woods…

Ufa! Já estou cansado só de escrever , imagina o cansaço que dará aos lideres mundiais discutir !!! Portanto, querido, um conselho: fique fora da Bolsa!!!
Ela pode atá no curto prazo dar piques, esta semana mesmo, com a solução do problema dos EUA, ela deverá subir, mas no longo prazo…
Esta é apenas a opinião de um trader aposentado.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *